segunda-feira, 16 de novembro de 2020

As melhores famílias - Grupo 5 - Sideways

Fabricantes há que aquando das apostas nos modelos a reproduzir, se apoiam em estudos prévios de forma a que se popularizem as suas criações. Slot.It, Scaleauto e Sideways, são três nomes que neste âmbito poderemos referir, dadas as suas tremendas apostas em algumas das categorias. Se a Scaleauto aborda com algumas precauções o ataque aos modelos de GT, Slot.It e Sideways não se rogaram nas suas apostas aos modelos de Grupo C e de Grupo 5 respectivamente.
Abordaremos em imagens alguns dos modelos que tiveram como elemento de partida o Ford Capri de Gr.5 por parte do fabricante "Racer", através da sua fantástica linha "Sideways".
Se a chegada do Ford Capri parecia até uma envergonhada chegada, após a menos conseguida abordagem aos modelos DP (Daytona Prototipe), a verdade é que abriu portas a um esplendoroso mundo que muito bem tem vindo a saber explorar.
Se a realidade nos tinha mostrado um mundo de sonho destas brutais máquinas, toda essa magia acabaria também por ser projectada na escala 1/32, através de edições que umas atrás das outras, nos iam também encantando.
E na verdade, é todo um mundo fantástico que este fabricante nos tem vindo a conseguir estender aos nossos olhos, numa realidade que juntou já 13 distintos modelos pertencentes a uma só categoria, a que se juntam também uma infinidade de versões que contemplam até pequenas evoluções e imensas decorações.
E temos actualmente uma panóplia de mundo cromático, que continua num crescendo de brilhantismo e competitividade.
E se o encanto destas máquinas é algo que a Sideways conseguiu nos aficionados, conseguiu também apaixonar os praticantes mais adeptos da competição pura. É verdade que, para que se tornem máquinas extremamente apuradas, a opção do berço de motor de origem Slot.It será fundamental, mas é verdade também que se a base não estivesse lá, a fórmula do êxito não seria atingida.
E foram brilhantes os campeonatos apoiados nestas verdadeiras máquinas, mas será de referir que poderemos dividir estes bólides em dois grupos, já que as duas versões do BMW M1, o BMW 3.20, Ford Capri e Ford Mustang se distinguem claramente da restante gama de modelos, onde a totalidade dos Porsche, do Ferraria 512 BB, Lancia Stratos e Lancia Beta registam diferenças de performances substancialmente inferiores. De referir que de fora desta análise se encontram ainda o Nissan Skyline e Toyota Celica, visto não ter existido ainda oportunidade de avaliação destes dois novos elementos. Existe contudo a convicção de que respectivamente, o primeiro se integrará no grupo dos mais rápidos e o segundo, no dos mais lentos.
Mas fica o brilhantismo de reunirem esses dois fundamentais factores, o da agradabilidade das suas imagens, com a possibilidade de proporcionarem grandes disputas competitivas.
Posto isto, apreciem as imagens destas belas máquinas que aqui se mostram.



Paralelamente, tem apostado ainda a Sideways em edições cujo intuito exclusivo versa o coleccionismo, como a série "Historical Colors" onde surgiram por exemplo, belos exemplares vestidos com as côres da "Gulf".
Mas foram lembradas ainda outras famosas côres que se eternizaram também.

domingo, 15 de novembro de 2020

A Fly Car Model depois de ter anunciado a edição das For Transit Trophy 2011 que preencheram o calendário do campeonato nacional de velocidade, acaba de mostrar as primeiras imagens desta comercial que participou tanto em circuitos como rampas e sempre com dois pilotos por equipa. 
A Ford Transit 260S Van, dotada de um motor de quatro cilindros a gasóleo e 2200 cc, conseguia a brilhante potência de 185cv, o que aliado ao peso aligeirado e tracção traseira, proporcionava excelentes momentos de pilotagem e de disputa nas enormes grelhas de partida.
A primeira referência que se anuncia, é a do Team Ibertal, entregue aos pilotos Paulo Renato e João Baptista. Trata-se de mais uma arrojafda aposta por parte deste fabricante, depois de ter surpreendido com as suas edições de camiões de velocidade. No entanto, parecem ser estas comerciais, modelos mais aptos para a disputa de provas mais equilibradas.



E enquanto estas não chegam, aqui ficam em imagem, as memórias do troféu que se chegou a realizar em Braga no ano de 2012, com estas extraordinárias comerciais.











segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Nissan Skyline GT-R R32 - Slot.It

Mostrado em formato final pela Slot.It, temos já o Nissan vencedor da prova da Guia em Macau, no ano de 1990.
E uma vez mais encontramo-nos perante uma bela reprodução, algo em que este fabricante brilha normalmente, apesar das apostas menos felizes no que respeita aos moldes que vão deixando por vezes, muito a desejar. Não se percebe que seja o caso, mas será alvo de análise mais cuidada a seu tempo.
Pelo que se vê para já, só temos críticas positivas, pois as proporções parecem correctas, bem como a exactidão nas linhas gerais deste modelo.
O que não se entende para já, é o objectivo do lançamento deste modelo. Não parece enquadrar-se em coisa alguma, para além de acreditarmos que a nível de performances, deixe algo a desejar. Sabendo como sabemos da apetência dos praticantes pelas categorias mais pujantes e se os F1 Clássicos a par dos DTM da sua autoria também, estarem a encontrar enormes dificuldades em vingar, qual o futuro que se augurará para este tipo de carros?

Trata-se de um modelo que tem os seus apaixonados, pelo que estamos certos de que a sua edição acabará por ser bem vinda, mas gostaríamos de ter a certeza de que para além das estantes, o seu futuro viesse a passar por uma história um pouco mais dinâmica.
Apesar das enormes incógnitas que se possam abater sobre este modelo nipónico que marcou uma era, acreditamos que a Slot.It tenha algo mais valioso na manga, que faça dele mais uma preciosidade do slot.

Winners Collection - Slot.It - A vez do Opel Calibra

Coube desta vez a honra de integrar a série dedicada aos "vencedores" por parte da Slot.It, ao Opel Calibra do campeonato DTM, depois de ter sido o Alfa Romeo o primeiro modelo deste campeonato, a fazer parte desta colecção.


Este lindíssimo Opel preto patrocinado pela "Cliff", havia já sido abordado pelo fabricante Ninco, mas como todos sabemos, estas produções italianas surgem bem mais apimentadas, tanto a nível estético como competitivo, dadas as excelentes performances de que se encontram dotados.
Apesar de nada trazer de inovador relativamente às anteriores edições, não deixa de nos despertar interesse pelo seu brilhante resultado estético.

Em 1995 surgia o Opel Calibra (em baixo) com as côres da "Cliff", numa edição Ninco. São substâncias as melhorias, volvidos que foram 25 anos.


As ficções da NSR

Por ausência de novidades, o fabricante italiano NSR prossegue a saga das suas ficções. Enquanto não nos brinda com a edição da sua futura criação, o Porsche 917/10 Can-Am, vamos assistindo à chegada de modelos conhecidos, decorados com pinturas míticas que marcaram o desporto automóvel.
E para o Porsche 908/3, serviram-se da incontornável decoração que eternizou os Porsche 917/30 do Team Penske participantes no campeonato Can-Am. Com as côres da "Sunoco", este Porsche só peca mesmo por não ter existido, porque até faz mesmo lembrar aquela portentosa máquina germânica.

Já para o Chevrolet Corvette C7-R, as côres da Martini servem para recriar duas versões, uma com base prateada e outra branca. Aqui, já me parece esta invenção menos conseguida e desinteressante.
E enquanto nos vão chegando estas edições pouco cativantes, continuamos a aguardar que haja mais desenvolvimentos sobre a sua anunciada futura criação, o Porsche 917/10 Can-Am, um modelo a avaliar pelo que foi já desvendado, muito mal reproduzido. E se mecânicamente nada trouxer de inovador, as nossas expectativas sairão goradas, visto não vir a conseguir qualquer superioridade sobre o seu antecessor, o Porsche 908/3.