segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Novidades Slot.It / Policar

O início do ano de 2021 traz-nos da parte dos fabricantes Slot.It e Policar, o anúncio de modelos que vêem completar gamas de alguns modelos que não nos são já estranhos.
E assim, da parte da Slot.It iremos assistir à chegada de mais um Nissan Skyline, de um Toyota 86C e de mais um Alfa Romeo 155 V6 Ti, sendo estes três, os modelos que irão receber novas decorações anunciadas por este fabricante 
Para o primeiro, veremos chegar a versão vencedora da prova australiana de Bathurst em 1992, para o Toyota chegará a versão dos 1000 Km de Fuji em 1986 e para o Alfa Romeo, uma belíssima decoração "Martini" sobre fundo vermelho e correspondendo à prova de Mugello pelas maos do piloto italiano Gabriele Tarquini.
Já da parte da Policar, iremos ser presenteados com a chegada de um dos mais bonitos Marcha 701 que terão existido. Trata-se da versão sulafricana e participante justamente do Grande Prêmio da África do Sul no ano de 1971, tripulado pelo piloto John Love, com a sua chegada prevista ao mercado, para finais de Fevereiro do corrente ano.


Também foi anunciada a segunda versão do interessante Ferrari 312 B2 e que se distingue da versão de lançamento, pela adopção de duas rampas nas extremidades dos aerofólios frontais .
Portanto, para além das novidades absolutas já anunciadas neste Blog, Slot.It e Policar recheiam os seus catálogos com mais algumas versões muito bem vindas.
 

sábado, 16 de janeiro de 2021

Campeonato Clássicos 1/24 - Um campeonato inédito

Numa hercúlea iniciativa levada a cabo por Rui Noronha, um apaixonado amante do mundo dos slot car há muitos anos, resolveria levar à prática uma ideia que há muito lhe fervilhava nas veias.
O projecto consistia no fabrico de chassis e carroçarias por sua conta, mas tendo sempre por base modelos que tivessem militado em provas nacionais, incluindo as acontecidas em território ultramarino, anteriores a 1974, territórios esses de onde tinham nascido belíssimos teams que marcariam o panorama do desporto motorizado nacional, sobretudo de Angola.
Posta a ideia em pratica, o seu fabrico passaria a chamar-se "Bandido", mas limitado apenas o projecto ao fabrico e desenvolvimento do conjunto mecânico, passando a ser de variada origem e de material diverso, que abrange o plástico, a resina ou mesmo a fibra, as carroçarias.
E por trás deste homem encontra-se também uma invejável estrutura, já que se é da sua total responsabilidade a parte operacional de desenvolvimento e montagem dos chassis, as carroçarias obrigam para que se proceda a uma cuidada reprodução dos modelos escolhidos por cada participante e uma vez que não se repetem versões dos modelos existentes, a um estudo prévio das suas côres e decorações, bem como a encomenda das mesmas e sua posterior preparação para pintura e decoração.
Findas as duas tarefas, existe a necessidade de trabalhar os apoios entre carroçaria e chassis, de forma a que os seus chassis universais se adaptem a cada caso. Depois torna-se obrigatório o posterior teste dinâmico, de forma a poder-se proceder nas devidas condições à entrega a cada um dos felizes proprietários participantes das máquinas por que cada um terá optado, para tomar o seu lugar no que se espera venha a assumir-se como um campeonato com contornos verdadeiramente inéditos.
Mas o promotor desta iniciativa e depois do entusiasmo que terá gerado entre os praticantes, onde se conta já com a manifestação de interesse de cerca de setenta entusiastas, abriu mão de alguns aspectos previamente definidos, acabando por admitir a participação de chassis de outros fabricantes, incluindo fabrico próprio, desde que obedecendo a parâmetros obrigatórios.
O palco e centro nevrálgico para que esta iniciativa se desenrole e que poderá mesmo vir a tornar-se de índole internacional com a participação de elementos oriundos da Bélgica, encontra-se centralizado nas instalações do Guimarães Slot Clube, na cidade de Guimarães, sendo a sua pista de carácter permanente e de fabrico Carrera, a arena perfeita para que se esgrimam depois, outros argumentos.
Mas a ideia expandiu-se e fabricantes como Niemas, Jens, Parke, de Wachter, Ortmann, Brau, Andrey e Basas, são alguns nomes que poderemos já enumerar e que mostraram enorme interesse nesta iniciativa e forma de mostrar e fazer valer os argumentos dos seus produtos.
Já da parte dos pilotos, muitos terão sido acordados pelo interesse do ressurgimento de tão carismáticas máquinas, focando na sua mira o prazer do deleite, que se sobrepõe à disputa pelos lugares de classificação. Não deixará com isso de estar presente o aspecto competitivo, outro dos aspectos privilegiado por outro grupo de pilotos, que pautarão a sua presença pelo melhor registo competitivo possível.
São já várias as máquinas vistas a ser testadas, para nosso perfeito  deleite, mas que infelizmente toda a situação pandémica mundial tem vindo sistematicamente a condicionar e a adiar para data indeterminada, o início de tão louvável iniciatica. No entanto, é ao rubro e de forma impaciente que muitos dos entusiasmados pilotos aguardam a chegada do dia "D".
Aguardemos então pelo dia certo, para que se reúnam as condições para que o tiro de partida possa ser dado.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Toyota TS050 LMP1 - Slot Racing Company

A Slot Racing Company, disponibilizou já imagens da primeira unidade montada na fábrica, do seu futuro modelo LMP e que representa o seu lançamento nesta categoria.
Ainda que tivesse merecido ajustes da parte de alguns elementos que compõem a sua carroçaria, começa já a percebe-se o elevado nivel que nos irá este fabricante apresentar. 
Aliás, à imagem das suas anteriores edições, também este nos irá deixar maravilhados. Relativamente ao conjunto mecânico, esse parece estar já refinado e absolutamente brilhante. Se virá combater as produções Slot.It, é que é a questão, mas a ambição parece estar lá toda...
 

domingo, 10 de janeiro de 2021

Porsche 917/10 - a primeira novidade da NSR para 2021

A NSR mostrou já imagens da sua próxima criação, ainda que não em formato definitivo, de um verdadeiro ícone do Campeonato Can-Am, o Porsche 917/10. Programado para chegar ao mercado em Fevereiro, sendo inicialmente quatro as côres disponibilizadas, encontrando-se programadas para Abril a chegada de versões que representam réplicas de modelos que terão existido.

Apesar de algumas correcções relativamente aos primeiros protótipos deste modelo anteriormente mostrado, outros pormenores persistem errados como por exemplo, a parte lateral inferior, que deveria apresentar-se de forma mais arredondada na zona mais inferior, como se poderá observar através da imagem que abaixo se mostra, duma produção Fly. Apresenta-se também demasiado compacto, o que para isso terá contribuído a redução da dimensão do cockpit. Retrovisores pequenos e de aste curta, são outro dos aspectos a apontar.
Também a cava da roda frontal surge demasiado apertada, ficando um reduzido espaço entre a roda e o painel lateral. 
Mas o aspecto geral surge convincente e capaz de enganar os olhos menos especializados. Mais importante será perceber se terá havido algum acréscimo qualitativo relativamente à dinâmica de que será capaz de nos oferecer. Sabendo-se que o prometedor Porsche 908/3 não terá conseguido contrapôr argumentos com as mais eficazes máquinas da actualidade, fica a curiosidade em perceber, se estará aqui algum acréscimo nesse sentido, o que, pela arquitectura do próprio modelo, nos deixa muito a desconfiar.

Contráriamente a todas as versões reproduzidas conhecidas, a criação NSR incorpora na própria carroçaria a ventoinha de arrefecimento do motor, o que acaba por reduzir ao número de acessórios que complementam o conjunto.
Para Abril chegarão então as primeiras reproduções de versões verdadeiras, que trarão de novo, apenas isso.


A imagem inferior mostra uma enorme incorrecção desta carroçaria. O limite do capôt traseiro não deveria acabar directamente na cava da roda, pois existe ainda um pouco de carroçaria, conforme se poderá facilmente constactar por comparação com outro modelo da Fly que mais abaixo se mostra.

O interior da carroçaria mostra-se reduzida ao menor número de acessórios, o que contribuirá para a redução geral do peso do modelo.
Mas o seu peso total indicado pelo fabricante é de 70g, o que não se mostra muito favorável às suas pretensões, já que o seu antecessor, o Porsche 908/3 regista como valôr do mesmo parãmetro, 67,8g. Mas apresentando a concorrência modelos com registo de 59,1 gr, no caso do Lola T70 Spyder da Thunder Slot,    como poderemos encarar os 70g deste novo Porsche?
Como restantes valores e cotas temos 17,5g para a carroçaria, apresenta um comprimento de 130,5 mm, 64,5 mm de largura e 30 mm de altura, a contar com o aileron. Do eixo traseiro ao patilhão, o registo marca 99 mm. 




O conceito mecânico é o básico deste fabricante para os modelos clássicos e em que se apoia já o Porsche 908/3, não surgindo neste caso qualquer novidade.
O berço é já dos novos, recebendo um motor de 21.500 rpm (21.900 na verdade), admitindo os novos bronzes de encaixe lateral e não de pressão, com a possibilidade de fixar o motor à bancada através de parafuso e permite no seu aperto ao chassis que se montem suspensões, apesar do modelo de série não o admitir, devido há opção dos cones onde se procede ao aperto dos dois órgãos.



Para o eixo frontal existe a possibilidade de regulação em altura do mesmo, algo já comum à grande maioria dos modelos actuais.

A "bomba" da Team Slot?

O novo produto que muito brevemente chegará ao mercado numa produção da pouco popular Team Slot, pode para já merecer alguma crítica, por comparação com a versão que lhe serve de inspiração.
Na verdade, este pequeno fabricante tem pecado pela menor eficácia dinâmica demonstrada nas suas apostas, por onde passa por exemplo a utilização de ímpares jantes cuja eficácia muito deixam a desejar. Contudo, desta vez parece terem alguns aspectos merecido uma revisão, o que nos leva a um merecedor reconhecimento, a par de um excelente trabalho apresentado na reprodução da carroçaria. Neste particular, assinalar a ausência dos tirantes frontais que reforçam o longo spoiler frontal e que se deveriam fixar neste e no lábio negro inferior.
Portanto, parece encontrar-mo-nos perante uma excelente reprodução em que  na dúvida, fica a utilização de uma excessiva motorização, cuja potência poderá deitar todas as evoluções aqui apresentadas por terra, já que não cremos que o conceito do seu chassis consiga acompanhar sequer o que Slot.It, Sideways ou Scaleauto teem feito e onde as motorizações até às 25.000 rpm se teem mostrado mais que suficientes.
Talvez a tampografia não se encontre ao melhor nível, mas será um dos aspecto a melhor analisar inloco.
E a chegada deste novo Ford Escort MK II, eleva as expectativas relativamente a uma das suas próximas edições. O mesmo Ford Escort MK II, mas na sua mais ousada versão de Grupo 5. Mas aqui a coisa pode vêr-se complicada com o surgimento de um rival de peso, visto encontrar-se também nos planos da Sideways a edição deste mesmo modelo. De que será aqui a Team Slot capaz de fazer? Pelo menos a versão escolhida, é já uma aposta ganha....


sábado, 9 de janeiro de 2021

O X-Pack da Team Slot, quase a chegar..

Tratando-se o Ford Escort MK II na sua mais evoluída versão de frente alemã, a série X-Pack, uma extraordinária peça e mais ainda quando se trata de uma série limitadas orientada sobretudo para o mercado britânico, a Team Slot joga uma excelente cartada comercial.
Sendo um modelo de pouca divulgação e representando este uma versão de competição extremamente evoluída, aliada a uma decoração que não nos passa também despercebida, tornar-se-há com naturalidade num modelo de colecção.
A sua comercialização poderá não se encontrar ao alcance de muitos, mas soubemos já, que a loja "Slot Madeira" irá comercializa-lo a partir da próxima semana, altura que conta recebê-los.

Interessante é também o seu conjunto mecânico, que a avaliar pelas imagens, representa uma evolução significativa relativamente aos seus mais básicos conceitos. Equipado com um motor de 30.000 rpm, a coisa promete...