sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mercedes-Benz SLS Scaleauto - Preparação.

 Já aqui se escreveu o quanto a Scaleauto tão bem tem trabalhado e quanto correcta se encontra esta sua última criação, no que respeita às linhas deste modelo.
Originalmente muito desenvolvido, permite contudo alguma evolução, através da adopção de alguns elementos de maior nobreza de calibração e desenvolvimento técnico.

 Dotado de série de um berço capaz de acoplar tanto o motor como o eixo posterior e seus restantes elementos, este porém, permite apenas a opção de motor em linha. Hoje consegue-se tirar muito maior partido dinâmico quando os carros se encontram dotados de motorização em posição anglewinder. Os fabricantes de hoje sabem-no e portanto, ao projectar uma nova máquina, preparam-na já para essas evoluções e consequentes ganhos financeiros proporcionados pela venda desses mesmos acessórios.
 E então, para a preparação de uma destas máquinas de corrida, será pois a primeira das apostas a fazer-se. Como em baixo se observa, a nova posição do motor é angulada, proporcionada justamente pela adopção desse novo berço.
 Dependendo das pistas, os modelos serão preparados e adaptados pela aposta em opções que melhor se coadunem com as características particulares de cada uma, desde o tipo de traçado ao tipo de plástico onde nos iremos degladiar.
 E para a preparação do carro para a prova que marcou a sua estreia cá em Bragada, optou-se pela aposta de jantes de plástico e de pequeno diâmetro à frente, para dessa forma se reduzir o seu peso. Atrás o princípio foi o mesmo, mas aqui a escolha recaiu em material de aperto e calibrado, já que o eixo de tracção assim o exige, reduzindo-se os efeitos de indesejadas vibrações. Estas apostas foram ainda feitas baseadas no princípio de que a pista se tratava de uma Carrera onde o grip é baixo e o regulamento obrigava a pneus da Scaleauto em que a tracção não seria das melhores. Estes factores, não levariam a que o baixo peso na secção frontal do Mercedes deixassem levantar a frente na aceleração à entrada das rectas. Por vezes, recorre-se a materiais mais pesados para contrariar esta tendência, mas apesar da enorme potência disponibilizada por estes motores, isso não chegou a acontecer neste caso, o que permitia a manutenção de materiais leves à frente.
Jantes de grande leveza para a e pneus de muito baixo perfil para a frente e de baixo peso mas calibradas, para trás.

Mas o carro para as provas em Espanha, sofrerá algumas alterações. Na sequência do atrás explicado, poderemos dizer que como a pista irá ser de fabrico Ninco, o grip aumenta substancialmente. Então, vai mesmo ser necessário recorrer-se a um aumento de peso da secção frontal, para não permitir que essa parte do carro descole da pista em aceleração.
A opção recai então em novas jantes da Scaleauto e em alumínio. Além disso, são calibradas o que melhora a diminuição de vibrações que estas pistas Ninco geram. Também a existência de parafuso de aperto destas jantes ajuda ao aumento do seu peso, o que não sendo em excesso, permitirá o equilíbrio desejado.
 Atrás opta-se agora por novas jantes também da Scaleauto, por serem de maior diâmetro. Dado tratar-se de uma pista mais abrasiva, a tendência para o aumento de consumo de borracha é uma realidade. Sendo o diâmetro maior, o aconchego do pneu à jante torna-se também maior, o que diminui  o seu desgaste, ao mesmo tempo que garantirá que o modelo não ficará demasiado baixo prematuramente.
 A opção de parafusos métricos é uma vantagem, pois tira-se imenso partido na hora das afinações da basculação entre carroçaria e chassis. Atrás, a utilização do stoper, o batente que bloqueia o eixo posterior no berço do motor, é uma necessidade obrigatória. As vibrações transmitidas à totalidade do carro, provocam grandes desapertos e este acessório é de absoluta necessidade.
Os casquilhos de apoio do eixo ao chassis, mais conhecidos por bronzes, têm neste berço uma enorme deficiência. Encontrando-se exageradamente laços, permitem que aconteçam vibrações exageradas. Para a sua solução, o trabalho passa por uma muito cuidadosa colagem. Devem ser fixados ao berço, mas não poderão ficar a trancar o bom desempenho do eixo. Será sempre um trabalho muito arriscado, mas que se mostra fundamental.
 O berço do motor permite na sua extremidade frontal, a sua fixação ao chassis através de três opções. Existe um braço comprido, onde surgem três orifícios que permitem que se faça a sua fixação ao chassis. A que consideramos ser a melhor opção, recaiu na mais próxima do motor.
 Outro aspecto importante, prende-se com o patilhão. Na pista Carrera, cuja calha é funda e larga, apostou-se num patilhão de lâmina alongada que permite um melhor e maior apoio nas curvas de maior exigência. Para a Ninco, substituiu-se este acessório por troca com o que equipa originalmente o modelo, visto as calhas serem menos profundas e por vezes excessivamente apertadas. Assim, diminui-se a probabilidade do aperto entre o patilhão e a própria calha.
 Em baixo, podem observar-se dois dos órgãos substituídos, por exigência de troca dos plásticos Carrera pelos da Ninco.
 O chassis na parte do apoio do eixo frontal, inclui também os já conhecidos cabeçotes para inclusão de parafusos allen, que servem para regulação da altura do eixo. Esta afinação é também muito importante, pois permite optimizar o apoio frontal e diminuição do atrito em pista. No nosso caso, dado que o regulamento não obriga a que as rodas frontais toquem na pista, este é afinado de modo a ficar com as rodas completamente no ar, mas perto da pista. Isto para que em caso de necessidade, estas sirvam de apoio e não deixem o modelo adornar de forma indesejada.
Os fios alimentadores de corrente eléctrica ao motor, deverão ser descarnados na ponta, de maneira a facilitar o movimento giratório do patilhão. O plástico que reveste os fios, não o deverá cobrir até ao patilhão, pois enrigesse o movimento prejudicando o modelo em curva.
 Na parte inferior do chassis, surgem também dois orifícios específicos para a introdução de parafusos allen, cuja função se prende exclusivamente com a regulação da altura do eixo da frente.
Pode observar-se tanto na imagem de cima como na de baixo, o local existente nas extremidades do chassis, e que servem para a aplicação de parafusos allen que têm como função, limitar o jogo de basculação entre a carroçaria e o chassis.
Na carroçaria e pela parte de dentro, podem ser vistas umas lâminas horizontais e no alinhamento desses mesmos parafusos e que servem justamente para provocar esse bloqueio ou afinar os limites da basculação do conjunto.
 Em baixo, tal como à frente, existem as lâminas que permitem o bloqueio do jogo do conjunto.

 Nestas duas imagens, pode verificar-se agora, como as rodas da frente se encontram reguladas de forma a não tocarem na pista em andamento, mas suficientemente perto para servirem de apoio em caso de necessidade.

Agora, é trabalhar na melhor opção das relações para cada pista em concreto e apertar e desapertar parafusos até à melhor das soluções. Trabalho minucioso, mas necessário.....

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Campeonato LMP


É esta sexta-feira dia 4, que tem início o Campeonato LMP 2011.
Em mais uma organização conjunta entre GT Team Slot Cars e o Clube Slot de Braga, inicia-se aquele que talvez se venha a tornar o mais competitivo de todos os campeonatos, já que os modelos a utilizar e o regulamento elaborado, permitirão atingir-se performances de respeito.
Uma vez mais aberto a todos, não perca a oportunidade de se confrontar com outros valores e deixar que a sua adrenalina dispare.....

Consulte o regulamento em:
 https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B-ZEyyHOjnCQNjIyMTkzODQtMjU4ZS00NWYxLTk2NjgtYjE4MWNiOWRhNjMy&hl=en_US&pli=1

E enquanto uns dão por cá o pontapé de saída neste campeonato, outros, por terras espanholas,  darão o seu melhor na procura de um resultado de relevo.

Igualada 2011

É já na madrugada de amanhã que equipas do Porto, Trofa e Braga, partem para a festa maratona do Slot em Espanha.
Na mala, alguma esperança de que pelo menos uma das equipas portuguesas, consiga algum resultado de relevo. Trabalho de casa não faltou, mas a falta de experiência e conhecimento do traçado, poderão ser uma das fortes contrariedades e condicionantes.
Mas somos portugueses e esperança, essa, á a última a morrer......

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Racer - Chaparral 2G

 O fabricante Racer, traz-nos agora o fabuloso Chaparral 2G, uma natural evolução do 2E, modelo este já editado tanto por este fabricante como também pela Slot.It.
Poderemos apontar erros como um dorsal demasiado grande, ou a metada lateral inferior, demasiado alta, mas no geral, encontramo-nos perante uma réplica muito interessante.
E trata-se então mais uma vez, de uma réplica muito bem conseguida e capaz de nos transmitir na maior pureza, a agressividade que este carro de competição soube impor em pista, nos campeonatos Can-Am.
 A diferenciá-lo visualmente do seu antecessor 2E, estão os enormes alargamentos que a carroçaria sofreu para cobrir as rodas cujas vias haviam sido substancialmente alargadas e a tomada de ar incorporada sobre as trombetas de respiro para os carburadores, anteriormente a céu aberto.
 Também o seu aileron acabou por ser acrescentado lateralmente, até ao novo limite que a carroçaria passou a ter com os novos alargamentos.
 Estes são os aspecto que mais se fazem notar entre ambos os modelos, mas são suficientes para nos proporcionar uma imagem de modelo muito mais agressivo.
 Quanto a pormenores, basta dizer que se trata de um Racer. Esses cuidados são característica do fabricante.
 Dizer que relativamente ao modelo da Slot.It, estará certamente mais limitado em termos de performances, pois a diferença de pesos entre a resina e o plástico, é significativa, o que penalizará bastante este novo e bonito Chaparral.



Bom seria vermos este modelo ser reproduzido também pela Slot.It. Se o 2E fabricado por este fabricante já é bom, o que poderiamos pensar deste, bem mais largo?

NSR - Mais um Ford GT40 MKII

A NSR edita uma nova versão/decoração, para o seu Ford GT40 MKII.
A cor prateada será bem melhor acolhida para a competição, do que a anterior cor azul escuro.
Mas mais se seguirão......

Custom GT



Um novo modelo surgido no mercado automóvel, dá pelo nome de Custom GT.
De entre as várias opções disponibilizadas para este carro, consta uma movida a GPL, o que ajuda a reduzir as emissões poluentes.
Dotado de motores desenvolvidos pela GM, encontram-se ainda disponíveis um V8 de 6,0 litros capaz de atingir os 444 cv e 560 Nm de binário e um 7,0 litros também V8 e capaz de atingir os 542 cv e 605 Nm. Dispôem também duma versão V8 sobrealimentada com turbocompressor, com 7,0 litros de capacidade e capaz de atingir os 730 cv.
Existem ainda as opções de caixa manual de seis velocidades ou caixa de velocidades sequencial.
Este carro começou a ser desenvolvido em 2009 numa criação de Tom Gerards da CCG Automotive, impulsionado pela paixão, entusiasmo, dedicação e uma inabalável crença em alcançar a meta, diz o seu criador. Feito em painéis de fibra de vidro e de carbono no seu exterior, é ainda reforçado com fibra de compósitos. Como resultado, um peso pluma de 1,040 Kg que acaba por permitir uma aceleração dos 0 aos 100 Km/h em 3.3 segundos para a versão de 7,0 litros. Variando em função das relações de transmissão, esta bala pode ir atingir entre os 285 Km/h e os 320 Km/h.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SCX - Novas referências

 Depois do lançamento do bonito Renault F1, a SCX faz-nos chegar o não menos interessante Lotus Renault.
 A retomada combinação cromática dos saudoso Lotus JPS, foi uma aposta acertada por parte da renascida Lotus.
 E no minimodelo, o belo efeito do modelo real, é igualmente cumprido.
 Visto de cima, mostra o quanto esbeltos são os F1 da actualidade e bem demonstra o quanto deve ser difícil a reprodução destes modelos da actualidade.
 A introdução dos motores da série RK por substituição da série RX, é uma realidade de muito duvidoso interesse..

O BMW M3 de última geração, é agora reproduzido na sua versão de Nurburgring em 2010.
 Esta versão agora trazida por este fabricante, teve como um dos pilotos nele integrado durante a edição das 24 horas de Nurburgring, o português Pedro Lamy.
 Tendo recebido uma nova decoração para esta edição, foi o modelo com que Pedro Lamy igualou o record de 5 vitórias nesta prova, anteriormente conseguido por  Marcel Tiemann e Timo Bernhard (este, conseguido apenas em 2011).



 
 Mas a alteração na decoração base, é suficiente para que sejam facilmente distinguidos.
 Quanto ao motor, regista-se a manutenção da série RX.

BMW M3 - Scaleauto

 A Scaleauto edita a versão de 2011 das 24 Horas de Le Mans, do já nosso conhecido BMW M3.
Tratando-se de um modelo à escala 1/24, terá certamente os seus seguidores.

Mr Slotcar - Novidades


O fabricante canadiano Mr Slotcar, depois da agradável surpresa do lançamento do Mazda 787B, faz finalmente chegar referências de novos produtos da sua linha de catálogo.
 A primeira surpresa é feita pela edição do saca-pinhões, de aparente facilidade de manuseio e da sua reduzida dimensão. O que parece é não funcionar para pôr os pinhões, o que seria uma real mais valia.
 O que parece estar também na forja, são os modelos já pensados para a competição, onde para além da exclusão da decoração e atribuição de várias cores às carroçarias, estamos em crer que repensaram também nas questões de peso. E para isso, é muito provável a fuga ao convencional interior, onde o conjunto do habitáculo e piloto somavam umas indesejáveis gramas. A solução talvez passe pela adopção do lexan no seu lugar.

Mecanicamente será onde surgem as melhores novidades.
Estes modelos, dotados originalmente de berço com motor de caixa pequena em posição inline, encontravam-se já preparados para receber novos berços para motor noutras posições.
Embora anunciados em simultâneo com a sua chegada aos mercados, só agora o fabricante nos faz chegar esses produtos.
E uma das opções anunciadas, dizia respeito à posição do motor paralelo ao eixo, isto é, em posição sidewinder. Já que a aposta do motor não se faz no de caixa pequena, isto só se torna possível pela introdução de um motor de caixa comprida mas de menores dimensões que o habitual e há já muito introduzido em modelos de série do fabricante inglês Scalextric/Superslot. Embora os modelos ingleses o tenham adoptado, este vem em posição inline e encaixado directamente no chassis. Agora, além do posição ser oposta, também vem num berço independente com as naturais vantagens que daí se poderão usufruir.


Mas o mais esperado mesmo era o berço para motor em posição anglewinder. E este faz também agora a sua estreia neste fabricante. Espera-se então que estes conjuntos possam trazer os modelos canadianos para o mundo da verdadeira competição, onde estou certo, os grandes rivais virão da parte dos modelos italianos da Slot.It.
 Em teste comparativo já aqui neste Blog mostrado, entre justamente este modelo mas de produção destes dois fabricantes, ficou demonstrado que em carros estritamente de série, foi surpreendente a vantagem deste carrito da Mr Slotcar. Como será depois de devidamente preparado este Mazda? A vantagem continuará a ser sua? A expectativa é naturalmente grande, mas será um teste adiado até podermos ter acesso a estes recentes produtos.

 A chegada do restante material para as afinações de relações, é também outra boa notícia. E boa novidade é verificarmos que a distinção do número de dentes nas cremalheiras não se faz através da aposta na variação de cores, mas sim pela gravação numérica em cada uma delas. É de facto muito mais prático, pois a variedade de fabricantes já existentes que optaram por essa solução, torna bastante complicado decorar a correspondência número/cor. Assim, torna-se uma solução muito mais racional. E a cor dourada é específica para um diâmetro de 14.5 mm e para pinhões de 7.5 mm.
Em cima cremalheiras específicas para berços com motor em posição anglewinder e em baixo inline.
A aposta das cores serve para diferenciar os diâmetros das cremalheiras. E assim, enquanto as douradas são de 14.5 mm, as pretas são maiores e correspondem a um diâmetro de 15.5 mm para pinhões de 6.5 mm. Tanto uma como outra medidas, acabam por ser específicas para os modelos deste fabricante, já que mais nenhum optou por estes diâmetros, o que os incapatibiliza com os restantes modelos existentes no mercado.

Boas notícias .......