quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Razões para o declíneo ....

Questiono-me sobre as razões que levaram uma Power Slot, ao declínio.
Isto faz-me lembrar, o que se passou igualmente com outro fabricante, cujos ideais de projecto pareceriam projectá-los para o estrelato. Foi o caso também, da Spirit.
 Afinal, o que se encontra na génese do fracasso?
Talvez a explicação, se encontre na razão inversa.
Porque terão outros fabricantes, tanto sucesso?
 A Power Slot, e continuo a encontrar similitude no fabricante Spirit, foi inovadora a nível de conceitos e até no que respeita às opções de modelos a integrar nas apostas de lançamentos para o mercado. E tanto um como o outro, embora ousadas, tocaram em pontos sensíveis do automobilismo histórico, suficientemente capazes de acordar dentro de nós históricos registos gravados nas nossas longínquas memórias. Também as recentes criações para o automobilismo mais moderno, foram sendo descobertas, fazendo com que nos mantivessemos despertos para as mais recentes evoluções do automobilismo mundial.
Bem, mas se assim foi, então onde recaiu o insucesso?
 O Lola T298, foi uma das melhores criações deste fabricante. Registou-se na mesma, um desesperante insucesso.
 Não faltaram sequer, as mais ousadas apostas em modelos bem vivos das mais recentes memórias, como foi o caso do Hummer e a sua gloriosa batalha da Guerra do Golfo, que sugeria um eficaz aproveitamento destes modelos para as provas de Todo Terreno.
 Mas uma vez mais, o desespero deste fabricante, culminava com uma insistente falha nas vendas.
Um incontornável fracasso que terminava com o enterrar do machado, ao registar-se mais uma falência.
 Mas afinal, e então?
Afinal, se calhar, o sucesso dos restantes fabricantes, deve-se não só a tudo e a todas as apostas que atrás foram ditas, mas sobretudo à inegável qualidade dos acessórios que em paralelo vão comercializando.
 Na verdade, tanto a Power Slot como a Spirit muito deixavam a desejar nesse particular. E constatarmos que os Hummer quase se desfaziam, a par da utilização de pneus que mais pareciam apropriados para equipar brinquedos infantis de Hipermercado, fazia dó.
Afinal este monstro tudo parecia ter para vingar, mas a fraca qualidade era tão gritante, que na realidade outra coisa não se esperaria. Uma pena.
Mas foi com bastante espanto que durante a deslocação a Igualada, espantosamente via estes brutos das nossas pistas, em desempenhos de se lhe tirar o chapéu em fantásticas provas de TT. Quase babava....
Mas o sucesso deve-se mesmo às excelentes mecânicas que nuestros hermanos lhes conseguem adaptar. Dotados de uma brutal tracção associada a um desempenho de suspensões absolutamente notável, era delicioso verificar como ultrapassavam as incríveis dificuldades que se lhes interpunham.
Então, se estes fabricantes tivessem sabido impor alguma qualidade geral aos seus modelos, talvez ainda hoje estivessemos a usufruir de algumas máquinas de sua origem.
O mercado não se compadece com os mais fracos e esta é uma realidade cuja constatação, para muita pena nossa, ocorreu à frente dos nossos olhos.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

24 Horas Slot da Trofa

Vai ter lugar a 3 e 4 de Dezembro do corrente ano, a 2ª edição das 24 Horas da Trofa.
O evento irá decorrer este ano, no Salão Polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa e espera-se à semelhança do ano transacto, a presença de inúmeras equipas estrangeiras, sobretudo oriundas de Espanha.

Em perspectiva, mais uma grandiosa prova de iniciativa do Slot Clube da Trofa, onde o nível competitivo é do mais elevado em Portugal.

Espera-se que as presenças portuguesas consigam estar ao nível das concorrentes rivais do país vizinho, pois seria sinal de grandiosidade do nível nacional, já que em Espanha o nível competitivo é do melhor do mundo.

Mercedes-Benz SLS - Carrera

 O Mercedes-Benz SLS GT3, tornou-se mesmo o carro de Slot da moda. Depois da SCX, Scaleauto e mais recentemente a Ninco, chegou a vez da Carrera.
De bom aspecto, de uma assentada editam duas decorações. Pena este modelos não poder vir nunca a degladiar-se com os restantes concorrentes, já que este fabricante nos tem habituado a modelos de elevadíssimo peso e conceitos mecânicos que começam a cair em desuso, sobretudo no capítulo das competições.
 Mas é mais um, capaz de enriquecer as infindáveis colecções.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Rali dos Santos

É já amanhã que decorrerá nas instalações da loja GT Team Slot Cars, o Rali dos Santos.
Integrado no Campeonato Regional de Ralis de Braga, trata-se uma vez mais de uma organização conjunta entre esta loja e o Clube Slot de Braga.
Como habitualmente, o agrupamento de Super N será a classe rainha, enquanto a segunda classe que trará os concorrentes à luta nas classificativas, será a Produção Ninco.

Regulamento Super N:

Regulamento Produção Ninco:


Venha connosco participar e sentir a adrenalina proporcionada pelos carrinhos.....

BOMBÁSTICO.......Renascer das cinzas - Cheetah, o regresso

A espera de mais de 40 anos, parece ter valido a pena.
A fábrica que produzia os incríveis Cheetah, propriedade de Bill Thomas e que foi consumida pelas chamas no final de 1965, ressurgiu das cinzas.
Para que possamos tornar a ouvir o incrível rosnar deste animal selvagem e o poder absoluto da velocidade deste Cheetah, este sonho que perdurou décadas na obscuridade do silêncio, voltará. E não como réplica, mas sim e verdeiramente na sua forma original, depois da autorização do lendário pai deste gato, Bill Thomas.
Excelente notícia, proporcionada por Rui Queirós (Ruic's).

Igualada - As provas - Porsche NSR

 As cores de Portugal foram bem representadas na maratona de Igualada e acabaram com um  verdadeiro brilharete  por parte do GT Team/ART Slot Cars, através da equipa representada pelos pilotos Nuno Aguilar e Luís Azevedo.
 34 equipas fizeram-se representar na prova destinada aos Porsche do fabricante NSR, entre as quais, duas do GT Team/ART Slot Cars. Para o modelo com a cor vermelha, ficaram destinados os pilotos Nuno Aguilar e Luís Azevedo, enquanto no Porsche verde, participavam Augusto Amorim, Paulo Mendes e Rui Mota.
A prova foi marcada por um desempenho exemplar por parte de Nuno Aguilar e Luís Azevedo, que com excelentes turnos de pilotagem, acabaram incluídos no grupo dos mais fortes pilotos ali presentes, culminando a mesma no Top Five. É caso para dizer que ficou bem perto a subida ao pódio.
Enquanto isso, na segunda equipa, Rui Mota dava-se muito mal nos seus turnos de pilotagem, acabando por condicionar a possibilidade de um segundo resultado de vulto. Mas mesmo assim, uma 12ª posição no final acabou por se traduzir num resultado positivo, resultando de óptimos desempenhos dos seus dois colegas Augusto Amorim e Paulo Mendes, que conseguiram colmatar o mais fraco entendimento entre piloto/punho/carro/pista por parte de Rui Mota.
Em 12º lugar, Paulo Mendes, Rui Mota e Augusto Amorim, na cerimónia de entrega de prémios, feita pelos homens da NSR.
Na 5ª posição, Nuno Aguilar e Luís Azevedo. Os nossos heróis.....

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Igualada - A prova raínha - Ford GT40 Slot.It

Aquela que para nós constituía a prova mais importante do evento e afinal a razão que nos levou a esta aventura, era mesmo a destinada aos modelos da Slot.It.
A dedicação levou-nos a prepara uns quantos Ford GT40, dos quais depois de testados no palco dos acontecimentos, haveria de sobressair um e que constituiria a melhor opção para a prova.

Opção feita, foi necessário proceder-se posteriormente de acordo com os habituais trâmites obrigatórios e superviosionados pela organização, como são a entrega dos motores e sua montagem e a respectiva montagem de pneus novos, tudo fornecido pela própria organização.
De acordo com os horários previamente estabelecidos, lá se partiu para a sessão de qualificação, onde as equipas com elementos de nacionalidade portuguesa estabeleceram respectivamente a 5ª posição para o Clube Slot da Trofa, a 7ª para a Trofa/Astur, para o GT Team/ART Slot Cars, a 26ª posição para a CAT Racing Team e a 35ª posição para o Slot Clube do Porto, num total de 36 equipas e onde a pole position foi conseguida pela equipa da Slotmania.
 Para a grelha de partida, a escolha recaiu na calha 7, ó primeiro dos números que o carro recebeu no vidro.

 Uma das 4 grelhas de partida, aquela em que se encontrava o modelo da nossa equipa, para uma batalha que duraria 12 horas.
 Outra das grelhas de partida.
 A 8ª posição da grelha, era de facto prometedora, pois a falta de experiência  em pistas Ninco e respectiva preparação destes modelos para este tipo de pistas, levantava algumas dificuldades e preocupação. Mas o ânimo era grande, como se atesta pela felicidade estampada no rosto de Rui Mota, momentos antes da partida.
 Dado o início da prova, lá fomos fazendo o possível, subindo paulatinamente na classificação geral, até ocuparmos alguns lugares de relevo. Deve referenciar-se também, que a subida de lugares não se devia apenas aos bons desempenhos dos nossos pilotos, mas também pela paragem obrigatória que as equipas iam sucessivamente tendo, pois era necessário parar durante duas calhas, para que se cumprissem as calhas virtuais. Logicamente, quando chegasse a nossa vez, cairíamos também, o que aconteceu também, mais para o final da prova.
 Mas lugares como o 5º e até 4º, foram por nós ocupados durante longos períodos, o que é sempre um ânimo para quem participa. Essas foram posições em que também se envolveram o Clube Slot da Trofa e a Trofa/Astur.
Com mais dificuldades encontraram-se os elementos do Clube Slot do Porto, cujo piloto Lino Marão (o Varela) se queixava de grandes dificuldades de adaptação. Algo que não é de admirar, já que o traçado era francamente difícil e se o carro não ajudar, passa a ser fácil de acreditar nas palavras deste experiente piloto, secundado pelo Pedro e ainda o Luís Alcino (o Guimarães). Pior encontrava-se o simpatizante da modalidade e Team Manager desta equipa, o Berto,  (o Bertinho), que acabou por se ver forçado a um curso intensivo de pistador.....
A rondar a 15ª posição, andava a CAT Racing, constituída por pai e filha e que completaram só os dois, quase a totalidade da prova. Apenas durante uma das calhas, foram socorridos por Filipe Pires que se encontrava também em Igualada, mas nas batalhas dos ralis.
 No final, a melhor representação portuguesa acabou caber à equipa mista da Trofa/Astur que integrava os trofenses Pedro e o Rúben e completaram a mesma na 9ª posição. No 11º lugar surgia o Clube Slot da Trofa imediatamente seguida do GT Team/ART Slot Cars na 12ª posição. Na 24ª posição posicionou-se o CAT Racing Team com Luís Veloso e Ana Veloso, enquanto mais a baixo e na 31ª posição ficava o Slot Clube do Porto.
 Como nota, referenciar que se tratou duma excelente experiência para a nossa equipa. O resultado que não tendo acontecido no Top Ten, não deixa de ser de relevo, sobretudo atendendo à quantidade de participantes presentes. A experiência acumulada, poderá colher dividendos de futuro, pois o objectivo para a próxima, já será pautado por outras metas.
 Mas esta participação, trouxe-nos sem dúvida sobretudo, um ímpar convívio entre elementos de Braga, Trofa e Porto. E daqui os saúdo, agradecendo o bom ambiente que com eles consegui desfrutar, inclusive, uma estratégica fuga às prustipegas......não foi Rúben????
 Os vencedores, acabaram por ser os fortíssimos homens da Slotmania, seguidos da Punt Slot e Polónia Racing. A equipa da Cric Crac, quedou-se apenas pela 4ª posição final.
 9º - Tofa/Astur

 11º - Clube Slot da Trofa

 12º - GT Team/ART Slot Cars

 24º - CAT Racing

 31º - Clube Slot do Porto

No final, cada equipa presente acabou por receber um destes modelos comemorativos.

O momento alto - Audi R18 TDI Plus - NSR

 O momento mais alto da deslocação do GT Tem/ART Slot Cars a Igualada, acabou por prender-se com a invulgar oportunidade da estreia mundial que tivemos, ao sermos os primeiros pilotos convidados a testar esta máquina ainda em desenvolvimento e prestes a ultimar a chegada ao mercado.
 Os cinco pilotos deste Team, tiveram oportunidade de em privado, tomar o primeiro contacto em pista, com o novíssimo Audi.
Em baixo, pode ver-se Luís Azevedo em pleno desempenho de domínio desta nova máquina que se mostrou impressionante, apesar do seu ainda muito primário estado de desenvolvimento, ou seja, completamente de série. Apesar disso, deu para concluir com facilidade e apesar de uma relação absolutamente desadequada para este traçado, de que de uma verdadeira máquina se trata. Agora, estou em crer, o Mosler vai finalmente ser batido.
Obrigado amigos da NSR.....
Grazie amici del NSR .....

Fly Slot

Acaba de nos hegar a notícia de que a Fly retomará o conceito antigo dos Fly Racing, ou seja, uma edição de modelos pensados e destinados à competição.
Depois do verdadeiro marasmmo como postura que este fabricante assumiu, parece ter acordado e despertado para uma nova realidade. Ou seja, se não vendes para coleccionadores, ou trabalhas para a competição, ou vais mesmo ao fundo!
Pena este projecto parecer muito mais manso do que o desejável, já que ao que nos é dado perceber, a intenção pára numa mera redução de pesos, através da aposta num novo e leve interior. Como vantagem, um preço mais acessível, mas parece-me ficar aquém das exigências do praticante actual da modalidade.
 O chassis que nos é mostrado, tratando-se ser do modelo Porsche 917, parecer ter como nota relevante, a aposta num interior ultra-leve e um motor em posição inline. Ora, isto não chega. Hoje seria fundamental recorrer-se a chassis dotados de berços de motor independentes.
 E lembrando-nos dos extintos Fly Racing que tão bons resultados trouxeram para as pistas, de que estará este fabricante à espera?
Esta nova série recebeu o apelido de série "Alpha", que parece não vir a durar muito tempo, dada a extrema limitação do que nos trará de novo.
Mais interessante parece vir a ser o modelo apresentado no folheto que acima se mostra. Um belo GT2 da Porsche.
Esperemos......

Igualada - As provas Mercedes-Benz SLS Scaleauto

A equipa do GT Team/ART Slot Cars que se deslocou a Igualada para participar no Campeonato Nacional Espanhol de Slot, viu-se tal como descrito em crónica anterior, desprovido de um dos seus mais importantes elementos no primeiro dia de competições.
Como o desconhecimento das pistas por parte de alguns de nós era total, apostara-mos em nos inscrevermos em algumas provas mais, para dessa forma irmos treinando este difícil traçado, para aquela que considerávamos ser a prova rainha, a Endurance Classics Series, cujos modelos eram os Ford GT40 do fabricante Slot.It. e que merecera da nossa parte os respectivos minuciosos cuidados na preparação do modelo.
Em cima e da esquerda para a direita, Rui Mota, Paulo Mendes, Luís Azevedo e Nuno Aguilar.

E pela ausência de Augusto Amorim e porque foi necessário manter Luís Azevedo a acompanhar a montagem do Ford GT40 para as verificações da prova que se seguia, partimos os restantes três pilotos para a prova de abertura, a estipulada para os recentemente chegados ao mercado Mercedes-Benz SLS do fabricante Scaleauto. Foi necessário recrutar um elemento extra, para que assim se conseguissem as duas equipas de duplas de pilotos obrigatórios para esta prova. Ana Veloso, a única representante feminina ali presente, acabou por se juntar a Rui Mota, o que lhe servia também de treino, já que se encontrava igualmente escalada para participar na prova dos Ford GT40 pelo Clube Slot da Trofa.
Ana Veloso aqui acompanhada por Luís Veloso, o seu pai, veio a fazer equipa com Rui Mota.
As pistas, essas, mostraram de imediato ser um dos piores adversários a contornar. Nada habituados que estamos às pistas Ninco e às suas armadilhas de altos e baixos, mantinham ainda as desagradáveis trajectórias com mini rectas entre pedaços de curvas, situação que dificulta exponencialmente a condução de quem aqui se aventura poucas vezes.


Os Mercedes da equipa, apresentavam-se com a decoração amplamente divulgada neste Blog. Inicialmente previsto para participarmos com 3 equipas, o carro de Augusto Amorim (modelo verde) acabou por não participar por razões já divulgadas.
Dada a partida, começamo-nos de imediato a confrontar com as dificuldades duma pista de traçado difícil, onde as saídas acabaram por se transformar numa desagradável constante.  Entretanto, Nuno Aguilar e Paulo Mendes, debatiam-se ainda com um nada cooperante modelo, que parecia ir-se degradando em termos de comportamento, à medida que a prova ia evoluindo.
Rui Mota e Ana Veloso, esta carinhosamente tratada por todos os elementos por Aninha, lá iam fazendo das tripas coração, conseguindo ainda dar alguma luta a uns quantos concorrentes que se transformavam em adversários directos na pista.
Embora longe do desejável, os resultados conseguidos acabaram por não ser a verdadeira essência do pretendido, pois essa, passava mesmo pelo ganho de tempo em termos de treino e assim, serviu plenamente os interesses desta equipa.
Em termos de resultado, esta primeira experiência culminou com uma 11ª posição para Rui Mota/Ana Veloso (GT Team/ART 1) e 13ª para Nuno Aguilar/Paulo Mendes (GT Team/ART 2), estes verdadeiramente agastados com o fraco rendimento que o seu modelo lhes proporcionou.
Mas valeu, já que a experiência com que lá chegámos, era francamente nenhuma.
Gostaria de aqui, agradecer a pronta disponibilidade com que a Aninhas encarou este desafio para participar comigo nesta prova e com um modelo que nunca havia pilotado.