sexta-feira, 26 de julho de 2013

Honda HSV VS Honda NSX

 O patrocínio da "Autobacs" tem vestido alguns modelos da Honda. São os casos do modelo NSX e mais recentemente, o HSV.
 O fantástico NSX foi há uns anos reproduzido pela Ninco, tendo actualmente a Scaleauto apostado na mais recente versão da Honda, o HSV. Entre ambos, nota-se uma distinta coloração no vivo vermelho alaranjado, mas à qual não poderemos fazer qualquer tipo de crítica, já que desconhecemos em absoluto se essa distinção é real, ou se um estará mais correcto do que o outro, pela falta concreta de elementos para o poder avaliar.
 De linhas distintas e conceitos mecânicos absolutamente díspares, poderão no entanto num confronto directo em pista, levantar sérias dúvidas quanto à melhor das eficácias.
 A seu tempo, o modelo da Ninco comprovou uma invejável eficiência que contrasta actualmente com a menos conseguida capacidade dinâmica marcada pelo HSV da Scaleauto, quando confrontado com as restantes valências do presente.
 Estéticas distintas sobre um mesmo Sponsor, marcam de modo interessante épocas do mundo real automóvel mas também do Slot Car.

E das duas versões já disponíveis do modelo HSV, a mais recente versão parece bem mais apelativa do que a versão de lançamento.

Em termos mecânicos, nada se alterou. O único registo, prender-se-à com o novo tipo de imane e a sua nova colocação. Inicialmente era um redondo à frente do motor e agora passou a ter formato rectangular e colocado debaixo do eixo posterior.

Mr SlotCar - Mazda 787B


O fabricante canadiano muito tem prometido, mas muito embora a já comprovada qualidade dinâmica da sua produção, traz-nos como novidade, apenas uma nova versão do mesmo Mazda 787B já bem nosso conhecido.
Depois das referências MR 1001 à qual corresponde o modelo base disponibilizado em Kit, fizeram-nos chegar a referência MR 1002 cuja versão representa este interessante Mazda em versão de Test Car, totalmente negro.

 Seguiu-se-lhes depois a histórica versão vencedora de Le Mans e que teve como marcos históricos o facto de ter sido o primeiro construtor nipónico e único até à data a sagrar-se vencedor da mítica prova francesa e ainda por se ter tornado igualmente no primeiro modelo a vencer a mesma prova, movido com uma motorização rotativa ou Wankel. Esta edição recebeu a referência MR 1003.
Agora e volvidos bastantes meses e quando se aguardava pela chegada de um modelo de outra marca, eis que nos surpreendem em parte pela negativa, fazendo-nos chegar mais uma versão para a mesma base, tendo recebido a referência MR 1004. Trata-se da representação do modelo participante nos 500 Km de Sugo, onde finalizou a mesma na 9ª posição.
 Afinal, mais do mesmo, onde como maiores notas de relevo se poderá referenciar que perdeu os cristais transparentes dos faróis e onde as cores se encontram invertidas, relativamente à versão de Le Mans.

 Mecânicamente também a mesma base, onde o modelo recebe um berço para motor de caixa pequena e em em linha.
 A nota positiva vai para a edição do modelo com a referência MR 1005A, que tem como objectivo único, a competição. Um pouco ao estilo já lançado pela Sloting Plus, disponibilizam-se várias cores para o mesmo modelo
Fornecidos completamente montados, encontram-se no entanto equipados com motores de caixa grande, mantendo a sua posição em linha, mas fornecidos com bancadas extra tanto para posição Anglewinder como Sidewinder.
Parece-nos uma primeira tentativa de penetrar mais seriamente no mundo da competição, onde cá por Braga já se foi testando com resultados positivos, as capacidades dinâmicas deste modelo produzido do outro lado do Atlântico.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sideways - As últimas


 A Sideways, uma linha paralela do fabricante de resinas Racer e dedicada actualmente às grandes máquinas que militaram nos fantásticos campeonatos de Grupo 5, parece estar a enveredar também pela projecção das suas produções, em séries especiais e limitadas.
Depois da bem sucedida experiência que constituiu a edição do Ford Capri Zakspeed com as cores da John Player Special, chegou a vez de explorar um dos mais extraordinários modelos desta classe de carros de competição, o Porsche 935 Moby Dick. E assim, fazem-nos chegar um modelo de ímpar beleza cuja decoração persiste a mesma da versão de testes do modelo, mas onde o branco base se vê substituído por uma cromagem. O resultado é magnífico e complementará muito bem a estante onde porventura repousará já o Ford Capri. 

 E enquanto não nos chega o "verdadeiro", o Moby Dick da Martini, começamos já a ver imagens do inigualável 512 BB de que muitos Tifosi aguardarão com grande ansiedade.
 E tal como nos restantes modelos já editados, também este nos parece encontrar-se no bom caminho. O que é possível para já observar, mostra-nos um eixo traseiro descentrado com a cava da roda, mas por certo tratar-se-hão de defeitos de prototipagem sujeitos às respectivas correcções.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lotus - Flyslot

 Depois dos Lotus de Mário Andretti e de Gunnar Nilson, foi a vez da Flyslot nos fazer chegar a mesma máquina, mas pilotada por Ronnie Peterson.

 A mesma estética de um modelo vestido com as características cores  da John Player Special, mas pilotado por um dos mais icónicos pilotos de Formula 1. Curiosamente, este piloto viria mesmo a falecer em consequência de um acidente nesta máquina, numa altura em que a Lotus utilizava já a versão 79.
 Para os apaixonados da F1, de Ronnie Peterson e da Lotus, um modelo a não perder.

Campeonato GT's - Quinta prova

Realiza-se hoje a prova de fecho de campeonato dedicada aos modelos GT, numa realização do GT Team Slot Clube.

Merecerão destaque as lutas pelos lugares secundários, já que se encontra definido o vencedor do mesmo e pertença de José Pedro Marques. As restantes posições do pódio irão ser discutidas por Luís Azevedo e Augusto Amorim. Enquanto isso, Paulo Mendes, Rui Mota, David Azevedo e Paulo Gonçalves, entrarão na disputa das posições seguintes. Com uma diferença de três pontos, está também a disputa do melhor iniciado.
Matéria de intersse não falta mas a aposta que se pôe é a seguinte: qual o modelo com que Paulo Mendes alinhará hoje?

Descubra e.......compareça.....

BMW Z4 Scaleauto


 A Scaleauto editou o BMW Z4 participante e vencedor da sua classe (A6), nas 24 Horas de Barcelona em 2011.
 Dotado de uma curiosa e interessante decoração, este modelo da Schubert Motorsport atrairá com toda a certeza potenciais compradores, até porque surge também com a particularidade de possuir o aileron assente directamente na tampa da mala.
 De estética e decoração ímpar, não passará despercebido. Apenas um reparo, relativamente à cor das jantes. Estas deveriam ser pretas.


Ford P68 - NSR

A NSR edita com base no existente na sua linha de produção Ford P68, a versão de Alan Mann da prova de Brands Hatch no ano de 1968.
 Depois das versões que nos fizeram chegar e correspondentes a participações reais deste modelo, surge agora uma das primeiras versões deste Ford, onde deveria ter desaparecido o lábio rontal que surge pintado a branco nas primeiras edições deste fabricante.
 Para se encontrar correctamente reproduzido, a frente deveria ter perdido esse lábio e o retrovisor deveria também surgir a dourado e não cromado.
 Em baixo, um destes modelos na sua versão original, onde se pode observar bem como deveria ser a frente.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Campeonato GT's 2013 - Quarta prova

 Foi na sexta-feira última, que se levou a cabo a quarta jornada dedicada aos modelos GT, uma vez mais a decorrer nas instalações do GT Team Slot Clube.
Aliciante extra, constituía a participação de Paulo Mendes a estrear o Aston Martin da Black Arrow.
Na manga principal, alinhavam Luís Azevedo, David Azevedo, Augusto Amorim, José Pedro Marques e Paulo Mendes, que nos trazia o condimento especial chamado Aston Martin. Por outro lado, Luís Azevedo corria atrás do êxito proporcionado pelos Saleen e apostava também num desses modelos, por troca com o seu habitual Ferrari F40 da Slot.It.
 E dado o tiro de partida, de imediato se confirmava que tanto José Pedro Marques como Luís Azevedo se encontravam noutro campeonato, ficando em suspenso no ar, o desfecho da mesma. Os andamentos equilibravam-se e a incerteza quanto ao vencedor, era uma verdadeira incógnita. Por outro lado, Paulo Mendes mostrava um Aston Martin com défice de traseira, o que comprometia um bom resultado frente a um Augusto Amorim em perda, relativamente à prova anterior, muito por culpa de um estado de saúde pouco colaborante. David Azevedo não acompanhava os andamentos impostos pelos adversários, o que o viria a posicionar na quinta posição da manga, a cinco voltas de Paulo Mendes.
 A prova registava ainda a presença de olhares femininos interessados na descoberta deste mundo para si desconhecido.

 A segunda manga via novamente a mistura de consagrados e de iniciados sempre prontos a uma desfeitazinha....
 Participavam então Paulo Gonçalves, Bruno Martins, Carlos Jesus, Nuno Lima e Rui Mota. Enquanto Carlos Jesus trocava o seu habitual Mc'Laren pelo Porsche 911 GT1 EVO, Nuno Lima aderia à "fórmula Saleen", em detrimento do seu BMW Z4.
Iniciada a partida, encetava-se a habitual guerra entre Paulo Gonçalves, Bruno Martins e Rui Mota, sendo no entanto este último a tirar melhor partido das condicionantes causadas pelos iniciados. Bruno Martins cometia alguns erros, mas impunha-se com alguma naturalidade a Paulo Gonçalves, que desta feita dispunha de um Mc'Laren algo melhorado relativamente às anteriores participações.
No ceio dos iniciados, Carlos Jesus uma vez mais demonstava um andamento muito eficaz perante o seu directo rival, Nuno Lima.
 Contas feitas, Rui Mota viria a conseguir destronar Augusto Amorim do pódio, não deixando que este viesse a ser monopolizado pelo modelo da Arrow Slot. Bruno Martins ficava-se pela quinta posição a uma volta de Augusto Amorim e com a vantagem de uma volta também, sobre Paulo Mendes. A guerra entre Paulo Gonçalves e David Azevedo mantem-se, apesar do primeiro ter conseguido uma vez mais impôr-se. A diferença no entanto, fez-se apenas pela diferença de 16 metros. Carlos Jesus continua num processo evolutivo que todos tem surpreendido, enquanto Nuno Lima vai pecando pelo maior número de saída que tem vindo a protagonizar.
 Mais uma excelente jornada que nos permitiu desde já e através de Paulo Mendes ficar com uma ideia das potencialidades do Aston Martin e onde os iniciados começam a amadurecer e a tornar-se verdadeiras promessas.

 O pódio de pilotos, onde José Pedro Marques consegue a terceira vitória em quatro possíveis, cimentado desta forma a liderança do campeonato. Igualmente, Luís Azevedo confirma a segunda posição, enquanto a terceira posição de Rui Mota não lhe permite aspirações a um pódio final.
Para aceder aos resultados do campeonato, clique aqui.