quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Matra Simca MS 670B - Agora o vencedor - Slot.It

 Vai chegar-nos brevemente a versão vencedora de Le Mans do Matra Simca MS670B e numa produção Slot.It.
 Como habitualmente e por tratar-se de uma versão vencedora, a sua embalagem é a característica de cartão, neste fabricante.

 Trata-se de um modelo em tudo semelhante ao já anteriormente editado, com a excepção das cores, em que na primeira edição se utilizava a cor vermelha e neste o verde, ambos sobre o azul característico da marca e que ajudava a uma maior facilidade da sua identificação no decorrer da prova. Claro que tanto o dorsal como os nomes dos pilotos foram também alvo da respectiva correcção.


 Talvez menos atraente visualmente do que o primeiro que nos chegou, mas com a acrescido valôr histórico de um modelo com palmarés em Le Mans.





 Mecanicamente, nada a acrescentar.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Novo patilhão Slot.It para os modelos LMP

A Slot.It apresenta o seu novo patilhão específico para os seus modelos da categoria LMP.
 Constituído por vários elementos, entre os quais as lamelas, o patilhão própriamente dito, uma anilha e parafusos.
 As lamelas serão para dobrar a meio e interposta entre as suas duas faces, colocam-se as palhetas.
 Este conjunto é depois introduzido pela parte frontal do patilhão, dobrando-se depois a palheta para a parte posterior.

 Depois introduzem-se nos orifícios existentes para o efeito, as carapuças que constituem as extremidades dos fios que transportarão a corrente eléctrica até ao motor. Estas poderão ser substituídas por parafusos allen. A colocação destes tem agora uma posição pouco ortodoxa, mas necessária para um melhor funcionamento deste órgão.

 Para melhor reforço frontal, as lamelas poderão receber uma pequena dobra frontal, o que constitui um novo tipo de montagem, mas não sob orientação oficial.
 Mais um louvável passo no constante desenvolvimento de conceitos e acessórios deste fabricante.


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Matra-Simca MS670 - Slot Racing Company

Em 1972, a Matra-Simca através da dupla de pilotos H. Pescarolo e G. Hill, conseguiam pela primeira vez na história da marca, a vitória absoluta nas 24 Horas de Le Mans.
A Slot Racing Company, continuando na senda de alguns históricos do automobilismo mundial, vai trazer-nos este exemplar que na sua versão curta se impôs aos seus irmãos cauda longa.

Um pouco de História da marca Matra
A Matra, conhecida no seu início por Mecanique Aviation Traction, era uma companhia francesa que englobava actividades relacionadas com automóveis, bicicletas, aeronáutica e o armamento militar. Propriedade da família Floirat originalmente, a Matra ficou famosa na década de 60, através do seu envolvimento na produção de automóveis desportivos e de corridas, nas quais foi obtendo marcantes êxitos. No ano de 1994, passou a ser uma filial do Grupo Lagardere, operando sob este nome desde então até à actualidade.
E a miniatura? De facto, estamos perante quase uma obra de arte, aliás algo em que este fabricante nos sabe verdadeiramente agradar. Mais uma vez, uma carroçaria de excelência. Pena este fabricante não acompanhar este brilhantismo, no que se refere ao seu conceito mecânico. Algo a precisar de novo empenho por parte destes espanhóis, ou simplesmente através de uma parceria que lhes permitisse esse necessário incremento.








Policar - Lotus 72 já ganha provas

 É de facto notável o empreendedorismo que Maurizio Ferrari leva a cabo no mundo dos slot cars. Depois de ter surpreendido o mundo com a chegada da sua marca, a Slot.It, mantém uma constante toada orientada para a inovação. Numa constante luta pela evolução dos seus modelos e numa consecutiva aposta nas inovações da qual poderemos lembrar por exemplo o revolucionário sistema 4x4 que virá a equipar o Audi R18 e-tron, infiltrou-se mais recentemente no campo dos F1 clássicos através da renascida Policar.
 Ainda que numa fase de desenvolvimento, esta sua última criação foi posta à prova em luta directa com modelos da mesma categoria e de outros fabricantes. A diferença consistia no entanto, em dois factos significativos. Por um lado, tratam-se de modelos já desenvolvidos pelos pilotos ao longo de várias épocas e por outro, tratava-se de um traçado dominado pelos pilotos, mas de puro desconhecimento para Maurizio Ferrari. No entanto e mesmo assim, conseguiu estabelecer o terceiro melhor registo nos treinos e vindo mesmo, embora por diferença mínima, a ganhar a prova. Algo absolutamente notável, mas que não poderemos estranhar assim tanto, dada a invariável qualidade das suas criações.
Uma vez mais parabéns Maurizio. Só nos restará aguardar pelo dia da chegada desta bela máquina às bancas comerciais. Acrescentar apenas que inicialmente será comercializada a versão da "Gold Leaf Team Lotus" e só posteriormente a da "John Player Special".

domingo, 9 de novembro de 2014

Clássicos Protótipos 2014 - 4ª prova

 A quarta prova deste interessante campeonato, era esperada como uma das mais disputadas. E assim foi, já que apesar do extraordinário empenho dos protagonistas maiores, foi Paulo Mendes quem constituíu a maior das surpresas. Depois de ter estreado o Matra-Simca na jornada anterior, optou pela retoma do Ford GT40 para enfrentar a acérrima concorrência. Embora de Guimarães só se pudesse ter contado com a presença de Marco Silva, César Amorim retomou o campeonato depois de ter faltado à terceira jornada. Quem não marcou presença foram mesmo José Pedro Marques e Ricardo Ferreira.
 Alguns curiosos entusiastas interessados na modalidade, marcaram presença sob intenso curioso olhar.
 César Amorim e David Ferreira, os benjamins do clube, degladiaram-se com os mais maduros destas lides.
 E a prova demonstrou que o renovado Ford GT40 de Paulo Mendes havia de ser o grande protagonista, já que se debateu e saiu glorioso, na batalha frente aos quase intocáveis Chaparral de Luís Azevedo e Ferrari 312 PB de Augusto Amorim. Uma impressionante batalha entre estes três protagonistas de onde Paulo Mendes havia de levar de vencida com uma volta de vantagem, os dois mais sérios candidatos à vitória final no campeonato.
 Uma vantagem de dois metros no final da prova de Luís Azevedo sobre Ausgusto Amorim, definiriam as segunda e terceira posições. Sem qualquer hipótese de se imiscuir naquela batalha, viria a classificar-se Rui Mota na quarta posição, naquele que tem sido o melhor Mc'Laren deste campeonato. A duas voltas deste, classificou-se David Azevedo em carro semelhante. Seguiu-se-lhe David Azevedo e César Amorim, ambos com o mesmo número de voltas e a fechar a tabela de classificação, Marco Silva a uma volta destes e a estrear-se com um Chaparral, por troca do Matra-Simca. Note-se que este piloto, conseguiu mais dez voltas do que na anterior jornada, tendo completado a mesma na 8ª posição, mas a apenas uma de César Amorim que o precedeu. Notável foram também as 164 voltas estabelecidas por Paulo Mendes, um novo recorde neste campeonato

 Pela primeira vez, um Ford GT40 impõe-se ao conjunto de belas máquinas do fabricante Slot.It.

Paulo Mendes, a surpresa da jornada a impor-se a Luís Azevedo e Augusto Amorim.

Scalextric - Lancia

A Scalextric espanhola vai editar um conjunto que contempla dois históricos da Lancia, o Deltona e o Delta S4. Ambos com as não menos historicas cores da "Martini", farão um extraordinário conjunto.

Mais um Porsche 956 - Slot.It

A Slot.It trem já pronta mais uma versão do Porsche 956 KH. Desta vez, trata-se de um participante nos 1000 Km de Mugello, no ano de 1983. Trata-se de mais um modelo da nova geração e do qual usufrui das mais recentes evoluções deste fabricante.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Mais duas referências - Slot.It

 A Slot.It vai fazer-nos chegar mais duas referências, uma para o Ford GT40 e outra para o Audi e-tron quattro. O primeiro corresponderá à versão vencedora das 24 Horas de Daytona do ano de 1967 e o segundo e enquanto não chega esta mesma versão mas vencedora das 24 Horas de Le Mans, corresponderá ao modelo que serviu de testes de desenvolvimento desta nova tecnologia 4x4 alemã.