quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Mc' Laren M8D - Slot.It

 Embora anunciado só para Junho, a Slot.It mostra-nos já a quarta versão por si a editar do Mc'Laren M8D, um modelo do campeonato Can-Am.
 Como nota mais distintiva relativamente às anteriores  versões, a inclusão de pequenas derivas na parte central frontal do modelo. Todo o resto se apresenta à semelhança das anteriores edições.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A mais bonita pista que vi.


Com dicas de Henrique Silva, a era do digital estará aí?

Assim, começo a gostar....Sillageracing, um sistema com alguma vantagem relativamente aos sistemas digitais mais divulgados, pois consegue definir as trajectórias ideais e detectando a proximidade de outro carro, consegue redefinir a trajectória.
Esqueçamos os sistemas SCX, Scalextric e Carrera e partamos para isto, assim, ....sim....

SCX - Sistema WOS

A Scalextric / SCX disponibilizará a partir da segunda metade do corrente ano, o seu novo sistema com a designação WOS (wireless Overtaking System), que tudo tem a ver com a nova era que tarda em chegar, dos sistemas digitais. Ainda pouco convincentes, a era digital parece dar passos demasiado lentos para as ambições dos praticantes. Mas este fabricante espanhol, volta e meia acrescenta uma pitadinha e será esta uma vez mais, a procura do aperfeiçoamento e de mais um avanço nesta matéria. Desta vez o que se acrescente e de maior relevo, será a simulação sonora do trabalhar dos modelos reais, algo já bastante comum na matéria das miniaturas ferroviárias. Além disso, um comando sem fios, algo já disponibilizado mas sem grandes resultados positivos e a necessidade de se socorrerem de reabastecimentos, será algo com que terá agora que se lidar. Aguardemos então pela sua chegada para uma melhor avaliação desta novidade.
Entretanto, o próprio fabricante disponibilizou imagens computorizadas que permitirão a nossa visualização do futuro.

Cursa Models - Volkswagen Transporter T1

 A Cursa Models é um fabricante de modelos de slot, que se singe sempre a um número limitado de exemplares, em virtude de se tratarem de criações em resina de alta qualidade, comprovada pela sua enorme flexibilidade e também pela sua leveza relativa. A sua última criação prende-se com o modelo alemão que fez o delírio da juventude nas décadas de 60 e 70 e que ainda hoje é a eleita por grande número de surfistas. Trata-se da Volkswagen Transporter T1. E o modelo de lançamento é uma histórica das competições Norte Americanas, pois era utilizada pelo representante naquele continente, dos modelos da marca Porsche.
 Vasek Polak popularizou de certa forma esta carrinha, pois transportava através de um reboque, os Porsche que se deslocavam para as corridas e que funcionavam também como carrinhas de assistência. O reboque é algo que será posteriormente comercializado também. Com produções limitadas a 150 exemplares, a Cursa vai comercializar esta versão assim acabada, mas também em kit completo ou sem mecânica e ainda com ou sem a parte referente à sua decoração. Os preços da carrinha variarão entre os 48 e os 144€ e os do atrelado, entre os 48 e os 78€.
Mas tendo este modelo existido em várias versões, o fabricante propõe-se então fazer-nos chegar alguns destes exemplares, tendo dado o pontapé de saída com a versão mais comum, a Kombi.


Parece então que vem aí a febre das Kombi, depois da Scalextric/Superslot se ter antecipado nesta guerra, embora as comparações sejam difíceis de se fazer, dados os extremados conceitos utilizados por cada um.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

OSC - Na procura do perfeccionismo











O fabricante OSC abre o ano, na tentativa de melhorar mais, aquilo que se encontrava já, quase no estado do Nirvana. Ou seja, pegar no que estava perfeito, mas conseguir ainda assim, produzir algo ainda melhor. Nessa procura, deu-se ao cuidado de pegar em versões já editadas e com algum trabalho extra, editar alguns estados das suas participações, ou seja, dotar a miniatura de algumas particularidades com que surgiram no decorrer da prova real. Por essa razão, equipou-se agora este 205 Turbo 16 participante no Rali de Montecarlo, com novas jantes, um conjunto extra de faróis à frente e de alguns pormenores de requinte. O que se corrigiu também e que se encontrava de facto incorrecto, foi a côr do pequeno spoiler traseiro, que na versão vencedora era branco, mas havia sido editado de início, na côr preta.

A imagem de cima mostra-nos a primeira versão editada deste modelo vencedor de Montecarlo e em baixo, surge uma imagem do modelo verdadeiro, em plena acção. Desprovido de faróis extra e equipado com as jantes comuns deste modelo aquando da sua apresentação, comprova-se a fidelidade deste fabricante relativamente à realidade. Mas pode ver-se também, que o pequeno spoiler da capota surge a preto, quando deveria ser branco.
Mas o aperfeiçoamento levou este ímpar fabricante a melhorar alguns dos quase imperceptíveis pormenores. Os pequenos stop's traseiro, graças a um trabalho manual, foram coloridos em tricolor, recriando assim, um maior realismo.
 As grelhas laterais incorporadas nos guarda-lama traseiros, foram também objecto de atenção, já que inicialmente surgiam a negro e agora foram pintadas de prateado.
 Agora surge também equipado com jantes PTS atrás e com dissipadores no conjunto frontal, tal como chegou a acontecer na realidade.
 O habitáculo ao que se anuncia, foi também melhorado ao nível dos seus acabamentos, algo que não se torna perceptível através das imagens disponibilizadas.

 Só por si, as novas jantes e o novo conjunto óptico adicional, já conferem uma nova imagem a esta maravilha do slot e acrescido de mais alguns requintes, o que sobrará para uma verdadeira crítica construtiva? Penso que nada haverá a gora a apontar a este exímio e requintado fabricante.
 A bateria de faróis, encontra-se fixada ao pára-choques, mas não ficaram esquecidos os esticadores que conferem maior rigidez ao conjunto e que anulam por sua vez, as indesejadas vibrações dos faróis suplementares.



 Mas não contentes com o resultado, o mesmo modelo e na mesma versão, recebe uma terceira opção, proporcionada pelos mesmos requintes de melhoramento, mas recebendo agora as mais convencionais jantes Speedline equipadas com a imitação dos pneus de neve, mais estreitos e com sulcos proeminentes.

 Em termos de agressividade ficará certamente a perder, mas confere indiscutivelmente com uma verdadeira aproximação da realidade.





 No pára-choques frontal, surge agora também uma pequena fita reparadora, na imitação do resultado de um pequeno acidente sofrido por este histórico do Mundial de Ralis no decorrer desta mítica prova.

A versão participante no Tour de Corse igualmente já editada, foi à semelhança do primeiro, objecto de um cuidado enriquecimento.
Uma pena não terem afinal, completado o deflector traseiro com as devidas cores, já que as derivas verticais que balizam o conjunto central, serem num castanho claro esverdeado. A OSC preferiu manter tudo em azul, o que não corresponde em nada à realidade. O escape também poderia ter sido reproduzido em cinzento e não preto. Mas nesta secção do modelo, surge já pintado a vermelho a simulação do gancho do reboque, algo que não acontecia. A ausência das palas é uma realidade atrás e surgem uma em miniatura na zona do eixo frontal e na côr branca.
 Mas o que foi já escrito encima, aproveita-se na íntegra para adjectivar as melhorias acrescentadas nesta versão EVO 2.
 As jantes passaram a ser agora as PTS e recebeu também o conjunto óptico frontal extra tão útil para as participações nocturnas. Repare-se também, que as palas frontais receberam agora um acrescento para a parte de cima das cavas e na côr branca, algo que só consegui constactar na versão Museu. No decorrer da prova, nunca consegui constactar este facto (observem-se as imagens que abaixo se mostram). Anteriormente estas surgiam apenas as na parte correspondente à côr vermelha e nessa côr.



 Se esta versão já era extraordinária, o que poderemos agora dizer?
 A reprodução anterior, veio equipada com o tipo de imagem que a fotografia de cima mostra, mas agora as jantes passaram a ser outras.



Mais uma vez OSC, pelo inusual esforço que têm feito na procura de uma melhoria contínua dos seus produtos.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Flyslot - Nuremberga 2015

 A Flyslot, é outro dos exemplos em que se apresentaram as novidades através de folhetos. E afinal, que novidades para nos apresentarem? Muito, mas do mesmo, ou seja, muitas decorações para modelos sobejamente conhecidos, entrando no campo do que havia já feito no tempo da original Fly. Levar ao limite a exploração dos seus modelo, parece ser a espinha dorsal deste fabricante, sempre com a parte negativa da pouco convincente dinâmica em que apostam. Mas para agora, fica a grande incógnita. Anunciam-se novos chassis, novos motores, novos eixos, novos patilhões, novos pinhões e novas cremalheiras, tudo isto graças à parceria como fabricante Avant Slot. Então o que esperar deste anúncio? Muito provávelmente e finalmente, modelos da Fly, competitivos, mas aguardemos para crer.
 O capítulo da F1, parece contrariar o que faz parte da essência da Flyslot. Isto é, quase terminados que devem estar as versões dos Williams, Lotus e March, há que partir à descoberta de novos rumos. E eles aí estão. Brabham BT44, Lola T370 e Toleman TG184, irão ser os novos cavalos de batalha, sendo que este último terá ainda aproveitamento na série dedicada aos modelos em que o saudoso Ayrton Senna se iniciou e militou na F1.
 Os camiões continuarão a fazer parte das suas produções, mantendo a política de exploração das versões ao limite, através da introdução de novas decorações. No entanto, o modelo Buggyra MK08 parece tratar-se de um novo modelo mesmo, dentro da sua linha dos camiões.