domingo, 15 de março de 2015

Campeonato GT Superacing Scaleauto - Paulo Mendes campeão

Deu-se por findo o Campeonato que reuniu máquinas da categoria GT do fabricante Scaleauto e pilotos que bem souberam abrilhantar mais esta competição.
 Prometia-se luta séria àquele que insolentemente havia ganho todas as provas, deixando para trás pilotos como Luís Azevedo e Augusto Amorim, por exemplo.
 De Guimarães, tivemos uma vez mais a presença de Marco Silva, muito embora se tenha apresentado abatido fisicamente, já que o seu corpo se sentia levado por um princípio de gripe. Os seus olhinhos não mentem.
 Carlos Campos aproveitava a sua presença, para registar também alguns instantâneos.
 E lá se iniciava a primeira das duas mangas que comporiam esta prova, com Paulo Mendes a sentir-se despreocupado, pois detinha uma máquina com provas já assumidamente dadas.
 A assistência feminina é sempre um agradável complemento e não falhou a presença da mãe da nossa grande promessa. Em boa hora o terá feito, pois assistiu à primeira e única derrota que Paulo Mendes haveria de sofrer neste campeonato e logo conseguida pelo seu filho, David Fernandes. De exemplar conduta no decorrer da prova, este jovem pôde contar com alguns problemas de que padeceria o Honda de Paulo Mendes. No entanto, não se lhe pode retirar mérito nesta vitória, pois foi exemplar o se desempenho. Outro dos potenciais vencedores era Augusto Amorim, mas sentiu-se incapaz de lutar pela primeira posição, tendo completado a mesma no terceiro lugar. Ricardo Ferreira seguia-se-lhe, ficando atrás de si David Azevedo, que com um Honda absolutamente ineficaz, nada podia fazer para acompanhar o ritmo dos demais companheiros de manga.
 A segunda ronda contava com os pilotos Marco Silva, Carlos Campos, César Amorim e Rui Mota. Com Marco Silva a adaptar-se a um novo punho e com um início de gripe à perna, a sua prova complicava-se por natureza, mas via Carlos Campos ficar atrás de sí, pois o seu processo de aprendizagem e adaptação ao traçado, parece ter ainda que se lhe diga. No entanto, a sua progressão faz-se notar, já que o seu número de voltas tem aumentado de prova para prova. E o interesse desta manga recaía nos desempenhos de César Amorim e Rui Mota, que mantinham uma interessante luta que viria a pender a favôr deste último, por uma volta apenas. Aqui uma menção igualmente honrosa a este segundo jovem piloto, César Amorim, que cada vez mais se mostra como um temível adversário. E contas feitas, embora os três primeiros da primeira manga tenham mantido as posições, Rui Mota consegue posicionar-se no quarto posto à frente de Ricardo Ferreira. Este por sua vez classifica-se na quinta posição, com a vantagem de 28 metros apenas, sobre César Amorim. Seguiram-se-lhes Marco Silva, David Azevedo e Carlos Campos, mas a uma distância já considerável de voltas.

 Finalmente, o Honda verde e branco viu-se desalojado do lugar mais alto, por troca daquele que andou numa luta pegada o campeonato todo, com o da tinta escorrida.

 E se na prova David Fernandes se conseguiu interpôr no pódio entre os mais velhos, assumindo a vitória, para o campeonato foi Paulo Mendes quem riu melhor.
Para o pódio do campeonato, tivemos ainda a colaboração do "emplastro Marquinho"....doente, mas sempre bem disposto.
 Paulo Mendes, o incontestado campeão, viu ainda David Fernandes assumir a segunda posição, enquanto Augusto Amorim não ía além do terceiro degrau.
 E se Paulo Mendes nos merece um enorme "PARABÉNS" pelo incontestado domínio exercido, também David Fernandes acabaria por demonstrar a enorme valia que representa para este clube, pois apesar da sua juventude, demonstrou um andamento, consistência e maturidade a todos os níveis, "NOTÁVEL". Igualmente de parabéns, Augusto Amorim que consegue estar constantemente na luta pelos lugares principais.
E um obrigado a todos quantos se fizeram presentes em cada uma das jornadas, pois a boa disposição com que sempre souberam estar, é de importância capital para este Clube. Um grande obrigado em especial ao nosso regressado Carlos Campos que apesar de se ter mantido em posições da retaguarda, sabe preservar os valores da modalidade com enorme dignidade. Aos vimaranenses também uma palavra de agradecimento, pois sabemos o esforço que por vezes fazem para poderem connosco usufruir de alguns momentos de boa disposição aliados à competição que tanto apreciamos.
Muito obrigado.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Vem aí Campeonato Grupo 5

 É já no próximo dia 20 do corrente mês de Março que se iniciará mais um campeonato levado a cabo pelo GT Team Slot Clube. Será a pista Ninco a receber o interessante campeonato destinado aos modelos de Grupo 5, ao invés do ano transacto em que este decorreu em pista Carrera. O regulamento está bastante aberto a níveis de preparação elevados, podendo recaír as apostas entre os vários modelos já disponíveis tanto por parte da Sideways, como da Scaleauto.
Arrisque uma cartada em tão interessante campeonato e onde os modelos serão as verdadeiras estrelas em desfile.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Ferrari 512M - BRM

 A BRM tem já pronto mais um histórico dos Sport Protótipos Clássicos. Trata-se do fantástico Ferrari 512 M (M de modificato). A versão azul será naturalmente a mais interessante, tendo participado em Le Mans.


Os anos 60 do slot, num livro de 798 páginas

 Foi editado um fantástico livro que versa os fabricantes que se impuseram nos ano 60 e que no fundo, terão sido os grandes impulsionadores da modalidade.
 Com imensas fotografias e totalmente redigido em inglês, torna-se num imprescindível livro nas estantes dos mais interessados pelos conhecimentos destas matérias.
Para os interessados, poderão fazer a sua aquisição através de Slotcarbooks Website, havendo que dispender a quantia de 289€ mais portes.

Slot.It disponibiliza imagens de futura máquina - Alfa-Romeo 155 V6 TI

 É já sabido que a próxima aposta do fabricante italiano Slot.It, serão os modelos de turismo participantes no campeonato alemão DTM. E nesse sentido, mostra-nos imagens daquele que será o seu modelo de lançamento, tendo essa honra cabido à marca italiana Alfa-Romeo.
 Seguir-se-à o Opel Calibra, devendo acontecer a sua chegada nunca antes de 2016. Sabe-se também que estes modelos encontrar-se-ão aptos a receber o revolucionário sistema de tracção integral desenvolvido pela marca.
É pois tempo de começar a preparar as estantes para receberem estes extraordinários representantes do desporto automóvel.
Mas alguns destes modelos haviam já chegado até nós, pela iniciativa do fabricante espanhol Ninco e que abaixo se mostram. Entre eles, também o Alfa-Romeo lá estava, mas adivinha-se uma distância qualitativa entre ambos que venha a ser considerada abismal.



domingo, 8 de março de 2015

Racer/Sideways - Porsche 935 K2

A Racer através da sua série de plástico, Sideways, já tem pronto para distribuir nos mercados o seu segundo Porsche 935, mas agora na mais primitiva versão relativamente ao 935/78 (Mobydick), a versão K2.
Esta versão foi já a aposta editada da rival Scaleauto e que abaixo se mostra, mostrando-se ambas de grande nível. A grande diferença porém, estará debaixo da carroçaria onde os distintos conceitos adoptados, dão clara vantagem ao que muito em breve estará à nossa disposição. Com provas dadas, o conceito da Sideways que aposta num berço de motor em posição anglewinder, podendo ainda receber um berço de fabrico Slot.It, encontrando-se ambos aptos a receber motores de caixa grande, sobrepõem-se naturalmente ao motor de caixa pequena e em posição sidewinder, a aposta da Scaleauto. Para além disso, este último continua a fazer a sua aposta num chassis de clara complexidade na hora da preparação dos modelos, para a competição. E assim sendo, estamos em crer que a versão Sideways irá ofuscar a categoria disponibilizada com antecedência pela rival espanhola.

Penúltima prova GT Superacing Scaleauto


 A quarta e penúltima prova deste campeonato, decorreu com a disputa de duas mangas, sendo a primeira composta pelos pilotos melhor posicionados no campeonato e a segunda, pelos pilotos que lhes seguiam.
A Paulo Mendes, cabia-lhe a honra de defender as três primeiras vitórias, enquanto Augusto Amorim e Ricardo Ferreira prometiam dar luta séria a este que tem sido até agora, um piloto imbatível. Como autesideres mas atentos a qualquer distracção dos opositores, encontravam-se David Azevedo e César Amorim.
 Mas esta primeira manga viria a confirmar a manutenção da supremacia do piloto comandante deste campeonato, com Augusto Amorim a tentar o tudo por tudo para contrariar esta superioridade. Ricardo Ferreira posicionar-se-ia no lugar seguinte, seguido de César Amorim que se impunha pela diferença de 24 metros a David Azevedo.
 No final, Paulo Mendes parecia querer dizer que foi barba e cabelo...

 A segunda manga viria a ser composta pela brigada do reumático, com David Fernandes, o mais novato destas lides, a contrariar e de que maneira, esta tendência.

 E quem é que estes dois vos fazem lembrar?

 E Mister Campos fez o favôr de se juntar à pandilha dos enferrujados marretas....
 Enquanto isso, era Ricardo Ferreira que tentava desestabilizar a determinação da velha guarda.
 Mas a animação imperou na boa disposição dos "três velhotes" onde até o nosso querido Kikas fez questão de alinhar. Apenas David Fernandes se sentia como uma carta fora do baralho.
 Mas a prova lá decorreu sempre sob o espírito lutador possível desta categoria etária e onde David Fernandes não perdoou, vencendo a manga e conquistando a terceira posição final. Rui Mota ainda deu um ar da sua graça com o único BMW Z4 presente e a fazer jus à imagem do cartaz, resgatando uma surpreendente quarta posição final, com uma vantagem de apenas 3 metros sobre Ricardo Ferreira que havia participado na primeira das duas mangas.
 De referir que o desempenho geral decaíu substancialmente relativamente à prova anterior, onde se tinham atingido as 163 voltas. As 159 voltas atingidas nesta prova e que permitiram a vitória, teriam resultado numa quarta posição na terceira e anterior jornada.
 Mas com este resultado, Paulo Mendes mantém a invencibilidade neste campeonato, esperando-se para o fecho, uma reacção por parte dos adversários mais directos, no sentido de contrariar esta supremacia.

 E se nos pódios dos carros só temos visto Honda, já no dos pilotos, embora sempre composto pelos mesmos elementos, Mendes tem-se mantido ao meio e tem visto uma troca constante entre Augusto Amorim e David Fernandes, a jovem promessa deste clube.

GT Team / ART, vence prova TT

 Levada a cabo pelo Meta Clube, realizou-se uma prova de todo-o-terreno que contou com a participação de uma equipa do GT Team Slot Clube.
 Luís Azevedo e Nuno Aguilar, os representantes da equipa bracarense do GT Team /ART, acabariam por levar de vencida a ronda que se dividia por duas passagens pelo interessante circuito ali montado.
 O somatório das duas passagens definiu a classificação final desta prova.
 De parabéns pois a estes dois elementos que bem souberam defender as cores deste clube.


quarta-feira, 4 de março de 2015

Slot.It - Mais um Grupo C

A Slot.It mostra-nos já uma das suas futuras realizações. Trata-se da versão oficial do Porsche 956, mas agora na sua versão KH. Se até agora haviamos j´s podido desfrutar das versões oficiais, estas eram contudo, tanto nas séries 956 como 962, cauda longa (LH). Esta trar-nos-à um "new look" mais apelativo, ajudado também pelo novo desenho e côr das jantes traseiras. Retrovisores e jantes traseiras não reflectem uma verdadeira e correcta representação, embora passem bem despercebidos.
Nesta versão não haverá necessidade de se recorrer a autocolantes para esconder a palavra Rothmans, já que participou nesta prova com a palavra Racing em substituição do verdadeiro nome do conhecido tabaco.
Na minha opinião, trata-se de um belo exemplar a preencher as bonitas estantes recheadas de fantásticos Grupo C.