sábado, 25 de abril de 2015

Troféu Slot Car Gulf Aston Martin ASV GT3 - Primeira batalha

 Foi com elevada expectativa que os concorrentes aguardaram pelo sorteio do chassis que lhes caberia em sorte, para seguidamente poderem dele usufruir durante um período de 10 minutos de teste e aquilatarem a qualidade do conjunto.
 Este Troféu destinado a modelos Aston Martin do fabricante NSR, recebeu patrocínio oficial da petrolífera Gulf, o que acabaria por resultar na oferta de alguns brindes pela totalidade de participantes.
 Durante o Warm Up, todos os pilotos tiveram oportunidade de perceber como se comportavam as máquinas que diga-se se mostraram de um modo geral, brilhantes.
 Referir que a preparação da totalidade dos modelos esteve a cargo de David Azevedo, o que merece da nossa parte um agradecimento público pela dedicação posta ao serviço de todos, por este adepto e também participante.

 Foram treze os modelos que alinharam, alguns deles com a decoração do principal patrocinador deste Troféu.


 Iniciada a prova, percebia-se que o desenrolar da mesma iria proporcionar grandes despiques, já que a maioria dos andamentos eram muito similares.
 O desconhecimento do traçado por parte de alguns, era um dos factores que determinariam diferenças de andamentos, mas sendo dominado pela maioria dos participantes, encontrava-se equilibrado por natureza o andamento entre a grande maioria dos pilotos.
 Brilharam no entanto pilotos como David Fernades, o vencedor, Luís Azevedo, o segundo e David Azevedo, o terceiro, pois suplantaram no número de voltas os restantes pilotos, mas depois, entre o quarto e o nono classificados, as diferenças foram-se fazendo por metros e por duas voltas apenas entre o quarto e o nono classificado.
 Nessa guerra envolveram-se pilotos como Paulo Mendes, Marco Silva, Ricardo Ferreira, Rui Mota, Augusto Amorim e Nuno Aguilar. Percebe-se pois o elevado equilíbrio entre carros e pilotos que este excelente Troféu proporcionou e continuará certamente, a proporcionar.
Mais distanciados, surgiam César Amorim, Carlos Afonso, Francisco Matos e Carlos Alvim (Kikas), este último a quebrar um jejum de dois anos.

 No final a animação generalizou-se , com a totalidade dos participantes a festejarem cada um à sua maneira, a classificação conseguida




 David Fernandes, o nosso novo piloto estrela, conseguiu impôr-se à totalidade de pilotos muito mais experientes. Sem dúvida de parabéns esta jovem promessa.
 O pódio final com o nosso petiz a impôr-seàs estrelas deste Clube.




 E no final, a foto com a totalidade dos participantes que usufruíram de uma brilhante participação.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Sideways - Mais um 935 da Porsche


Por parte da marca paralela da Racer, a Sideways, eis que se apronta para chegar ao mercado mais um Porsche 935/78 "Moby Dick".
Trata-se da bonita versão de John Fitzpatrick/David Hobbs participante na edição das 24 Horas de Le Mans no ano de 1982.
Portas, tampões das rodas e aileron, são três dos pormenores que o distinguem das anteriores  versões de competição já editados, com a natural salvaguarda da ímpar decoração. No entanto, estas portas eram já nossas conhecidas, pois são iguais às do modelo de testes.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Troféu Gulf Aston Martin ASV GT3 - NSR

Anuncia-se para esta sexta-feira próxima, o arranque do Troféu Gulf Aston Martin ASV GT3, apoiado no modelo de origem NSR.
Como nota de realce, estes modelos serão preparados por uma só pessoa e sorteados pelos pilotos em cada uma das provas. Cada piloto terá apenas como seu e durante a totalidade do campeonato, a carroçaria com que irá participar em cada uma das provas. O sorteio da última prova deste interessante troféu, determinará os donos de cada um dos chassis e respectiva mecânica.
Referir ainda que este troféu receberá apoios particulares por parte da Gulf e GLOBALUBE.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Audi R18 e-tron quattro Hybrid - Slot.It anuncia para 29 de Abril

Já tem data, a chegada de uma das primeiras revolucionárias soluções chegadas ao mundo dos slot car. A Slot.It anuncia para 29 do corrente mês, o lançamento do Audi 4x4 na versão LMP1 do Audi R18 e-tron quattro Hybrid, numa evolução natural da anterior série R18 TDI Ultra.
Com a referência CA29a, representará a versão pilotada por Marco Bonanomi nos testes para Le Mans do ano de 2013.

 Disponibilizadas que foram já as versões tanto de testes como a vencedora da edição de 2011 da clássica francesa, chegou agora a hora de dar o passo em frente, no sentido tanto de corresponder a uma mais séria reprodução dos factos reais, como também numa muito provável garantia de sucesso dinâmico neste tão particular mundo em miniatura.

 Intensamente testada que foi por parte do fabricante, esta solução de tracção integral à escala conta com um revolucionário sistema de diferencial ao eixo da frente, que lhe permite um desempenho similar a um tracção atrás no momento das travagens, mas com o vantajoso argumento de uma poderosa saída em curva.
Claro que a curiosidade se encontra em pulgas e a espera de poder tirar a limpo esta teoria, deixa-nos num verdadeiro desassossego, mas a verdade é que o resultado obtido por esta versão numa prova a sério, cotou-o como o melhor dos Audi presentes, o que já bem diz da sua verdadeira potencialidade.



 Para além da natural expectativa no que respeita à verdadeira novidade que este modelo integra, poderemos acrescentar que relativamente à anterior versão, estamos perante um carro de carroçaria completamente nova também. A Slot.It não faz as coisas por menos e a natural aparência entre ambos foi posta de lado num possível aproveitamento da carroçaria.



 O aileron de dupla deriva passou a equipar esta nova versão e o formato da carroçaria recebeu a respectiva transformação para que isso acontecesse.
A parte superior tantos dos guarda-lama frontais como traseiros, passou a receber o característico rasgo a que os novos regulamentos obrigaram. Mas os guarda-lama frontais nessas mesmas aberturas, foram redesenhados, tendo recebido uma espécie de derivas verticais, embora pouco pronunciadas. O capôt traseiro foi também modificado e recebe agora novas saídas de ar mesmo a seguir ao cockpit. A tomada de ar da capota, passou também a ter novo formato.


Por comparação entre estas duas imagens, torna-se fácilmente perceptível algumas diferenças entre ambos nesta secção frontal, sobretudo ao nível da parte superior dos guarda-lama.


 Para a montagem do revolucionário sitema 4x4, o berço do motor recebe agora um suporte para a correia de transmissão em borracha dentada e que lhe serve de guia.



Mais uma bela obra deste fabricante italiano que não pára de inovar e criar elevadas expectativas entre os aficionados praticantes.
A seguir, venha a versão vencedora de Le Mans.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Flyslot - Brabham BT44 Grande Prémio da Argentina 1975 - Carlos Reutman

O novo Brabham da Flyslot, mostra-se como uma reprodução longe das anteriores reproduções tanto do March como do Lotus. Este que nos chegará em breve, encontra-se mal reproduzido, sobretudo na parte referente ao cokpit, apresentando-se extremamente baixa e pouco inclinada. Esta secção do modelo deveria apresentar-se substancialmente mais alta ao mesmo tempo que a secção frontal, o bico do carro, deveria ser ligeiramente mais baixa. Este aspecto torna-se perceptível, quando comparada com a altura das rodas da frente.
Retrovisores mal posicionados e uma tomada de ar para o motor de grande dimensão não condizente com a da versão da prova anunciada, são mais dois aspectos negativos a apontar.
 A falta de requinte nos acabamentos da qual poderemos apontar a falta de qualidade na reprodução das jantes da frente e um molde da carroçaria muito pouco cuidado, acabam por beneficiar também uma apreciação negativa sobre a globalidade deste que poderia ter sido um tão interessante modelo.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Terceira prova Grupo 5 - Novo vencedor

 A terceira prova de Gr.5 tinha como novidade, o aparecimento de um novo BMW por parte de Augusto Amorim, tendo abandonado a aposta no único Lancia que havia participado neste campeonato.
 Em boa hora o terá feito, pois para além da excelência estética com que surgiu, mostrava-se igualmente forte e capaz de contrariar a supremacia demonstrada desde o início do campeonato por parte do Ford Capri de Paulo Mendes.

 Os David's, pareciam encontrar-se com disposições diferentes.
 E a prova demonstrou a excelente performance do novo M1 em prova, acabando Augustro Amorim por relegar Paulo Mendes para a segunda posição.
A segunda surpresa foi protagonizada por Ricardo Ferreira que com igual elevado rirmo, havia de conseguir ao terceiro degrau do pódio, numa verdadeira demonstração de raqpidez que conseguiu imprimir. Também Marco Silva realizava uma excelente prova vindo a ocupar a quarta posição, relegando Rui Mota para a posição seguinte com uma vantagem de dois metros apenas, o que bem demonstra o real espírito competitivo que marcou esta jornada.
 David Azevedo seguia-se-lhes a apenas duas voltas, batendo uma das revelações do início deste campeonato, César Amorim. Atrás deste classificava-se Francisco Matos e David Fernades fechava a classificação, mas por ter sido vítima de avaria mecânica por duas vezes.

 Mais uma jornada cumprida, onde a supremacia imposta por Paulo Mendes veria desta vez um adversário à sua altura, mas via também subir ao terceiro degrau o Capri da "Nigrin".