terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Nissan Skyline Turbo, o fantasma - Sideways

Estranha edição esta trazida pelas produções Sideways. Tendo sido um dos mais recentes modelos por si produzidos, através do lançamento da versão participante no circuito de Kyalami na África do Sul, surge-nos agora esta versão azul apoiada exactamente no mesmo esquema de pintura, mas apimentada com o surgimento de publicidade do patrocinador "Calsonic".
Trata-se então de uma versão inventada, cuja inspiração proveio de um Nissan Skyline GTR, pelo que não se percebe a intenção desta descabida criação, sobretudo quando a sua referência "FC01", não o faz identificar-se sequer com nenhuma das já existentes séries deste fabricante. Ainda que tivéssemos pensado que poderia fazer parte das séries dedicadas a teams históricos, esta nova referência comprova imediatamente a sua não identificação com o tema.
Contudo e apesar do que me parece tratar-se de um absurdo deste fabricante, o resultado final, não o poderemos negar, foi bem conseguido. Optou-se pela bonita tonalidade da "Calsonic" mas num toque semi baço, no que lhe confere uma agradabilidade invulgar. A brutalidade das linhas deste pequeno monstro, contribuem sempre para que esta máquina se mostre interessante.

Quando ladeados, percebe-se o quanto serviu de base a original decoração do modelo vermelho.
As jantes foram redesenhadas, tendo sido o único elemento a ter sido revisto. Aqui e tal como na opção da decoração, a inspiração proveio do Nissan Skyline GTR.
Mas em breve este modelo "fantasma" irá ter através das edições da Slot.It, o seu irmão GTR com a mesma decoração, para que lhe possa fazer uma interessante companhia.

Ai se a moda pega...

Não se tratando já de nenhuma novidade, estes Chevy recriados pela Pioneer e que nasceram em duas carroçarias similares, representam um popular modelo que milita nos campeonatos britânicos, há moda de troféu.
Diga-se de passagem que se encontram suficientemente bem reproduzidos, ao ponto de com alguma facilidade nos cativarem.
Basta apenas que estes encantadores  Chevy despoletem em nós interesse suficiente para os levar até às mini pistas e aí, se isso acontecer, não sei não...
E aí, ai se a moda pega...

Alfa Romeo GTA 1300 Junior e a segunda vaga - BRM

Chegou já a segunda série dos belíssimos Alfa Romeo GTA, no que constituirá mesmo, o mais interessante de todos os modelos pela BRM/TTS até hoje editados.
Continuando a apoiar-se na primeira série deste modelo, o "Scalino", assim conhecido e que se distingue pela quebra de nível existente entre o capô e a grelha da frente que insere apenas dois faróis de grande dimensão, trouxe-nos agora duas versões, uma vestida de laranja pelo apoio publicitário da "Jagermeister" e outro de suigéneris decoração, num bonito azul com finas linhas brancas que vão delimitando algumas das linhas deste belo modelo.
As novas decorações acabam contudo por ser o único aspecto distintivo existente entre as edições da primeira e desta segunda série, pelo que nada haverá a apontar a algo de inovador que nos pudessem ter trazido.
Na versão azul, a sua côr conjugada com um interior vermelho e jantes caracteristicamente pintadas de dourado, são algo que lhe acrescenta uma boa pitada de beleza.
Verdadeiramente interessante, esta versão será talvez, aquela que mais se distinguirá das habituais decorações que caracterizam esta preciosidade do desporto motorizado italiano.

Sem dúvida que já se encontram no mercado as versões marcadamente representativas deste modelo, bem como a que mais fugirá do esquema de pintura característico dos Alfa. 
Surge também agora uma caixa bem distinta da que nos havia habituado este fabricante, mas que me parece esta nova aposta, um passo à retaguarda.

Fantástico Ford Capri - Sideways

Mais um extraordinário Ford Capri de Grupo 5, é o que a Sideways nos trouxe nesta tão especial época do ano.
Esta máquina tripulada por Klaus Niedzwiedz, acabaria no ano de 1980 por vir a sagrar-se campeão do campeonato alemão DRM. Não escandalizava se tivesse somado mais um título, o do mais bonito modelo de Grupo 5 daquele campeonato.
A valorizar esta máquina, encontra-se a bem conseguida decoração proporcionada pelas côres do patrocinador "D&W", uma bela decoração que se juntou a tantas outras de belo efeito que militaram naquele campeonato.

E dúvidas não haverá, relativamente a uma das mais conseguidas famílias do mundo dos slot car, tanto pelas excepcionais características dinâmicas de que estes bólides são capazes, como pelo extraordinário sentido estético geral que este conjunto já apresenta, o que merece da nossa parte os parabéns a este fabricante.
Em constante crescimento, começa a ser difícil tentar adivinhar qual será a possível decoração que se seguirá.

domingo, 6 de dezembro de 2020

Opel Calibra DTM - A vez do "Cliff" - Slot.It

Chegou já ao mercado o Opel Calibra do campeonato DTM, pelas criações da Slot.It. Sendo um dos modelos já nossos conhecidos, este apenas nos traz uma nova decoração, encontrando-se integrado na sua série dedicada a modelos vencedores ou campeões.
Integrando um grupo que conta já com cinco modelos que se distinguem tanto pelas suas decorações como pelas duas diferentes carroçarias, este Calibra representa a versão campeã daquele campeonato no ano de 1996 pelas mãos do piloto Manuel Reuter, razão pela qual se destaca a sua embalagem da das restantes séries correntes deste fabricante.
Com decoração correcta, não haverá nada a apontar, a mais esta preciosidade que vem fazer crescer à escala 1/32, um dos mais interessantes campeonatos que terão existido.

À semelhança dos Alfa Romeo e Mercedes que se viram repetidos através das anteriores edições do fabricante Ninco, este não constitui excepção, já que também esta versão terá já visto a luz do dia no longínquo ano de 1995 através do mesmo fabricante, volvidos que foram portanto, vinte e cinco anos.
Mecânicamente, apostou-se na mesma bitola que tem pautado a totalidade das últimas edições da Slot.It.
As versões "Clif", "ProMarkt" e "D2/Hutchison Telecom" repartem a mesma carroçaria, ficando agora a versão oficial da Opel e a da "Hasseröder/Old Spice" em minoria.

Hesketh 308 "Warsteiner" - Fly

Pelas produções Fly, chegou já ao mercado mais uma versão do bonito Formula 1, o Hesketh 308 pilotado por Harald Ertl no Grande Prémio da Alemanha no ano de 1975.
Patrocinado e vestido pelas côres das cervejas "Warsteiner", não passará despercebido certamente, pela natural beleza que emana, associado há esbelta linha que ostenta.
Trata-se no fundo, de mais uma obra-de-arte a juntar às anteriores criações deste fabricante, no que respeita à escolha feita da edição dos modelos que representam as melhores épocas do mundial de Formula 1, quando nos referimos a belos modelos dessa categoria do desporto motorizado.
Mantendo a mesma filosofia mecânica dos anteriores modelos, Lotus 78, Williams FW07, March 761 e Brabham BT 44, não poderemos pois contar com eles enquanto modelos absolutamente competitivos, reservando-se-lhes um papel mais domingueiro e para uns entretens mais caseiros.
E há imagem do acontecido anteriormente com o Brabham BT 44, também o chassis deste Hesketh foi herdado do March 761, mas que curiosamente acabou por se vêr modificado de forma a não interferir com o formato arredondado dos pontões laterais. assumindo uma forma mais triangular.

Mas existe algo mais em comum, entre estas duas preciosidades da década de 70 do passado século. Aqui também, tanto as jantes traseiras como as frontais, acabariam por chegar através do mesmo March, o que acaba por constituir um erro, apesar da extrema semelhança entre ambas, no mundo real.
A existência de um curioso apêndice frontal, será talvez um dos aspectos mais identificativos deste modelo.

Quanto aos chassis, o March serve de base a três modelos, tendo o Williams e o Lotus ficado de fora desta opção.
Mas se o Hesketh retoma o nome da marca original deste fabricante, a Fly, os restantes vão repartindo os nomes de Flyslot e Slotwings, no que parece ser uma baralhada que em nada agradará aos coleccionadores, na hora de catalogar os modelos deste fabricante.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Thunder Slot em tempo de Natal

É já a partir do dia 16 de Dezembro que o fabricante Thunder Slot irá distribuir as suas novas decorações para o McLaren Elva MkI e também para o McLaren M6A, com duas novas decorações para cada um deles.

Uma versão dourada e outra com predominância de branco cortada por uma faixa azul, são as duas bonitas decorações que vestirão o mais competitivo clássico da actualidade e que este fabricante nos irá fazer agora chegar.
Não apresentando nenhum deles qualquer diferenciação relativamente às anteriores edições, não deixam contudo de ser tidos por bem vindos.

Quanto ao M6A da McLaren, também um deles apresentará a pouco comum côr branca nesta marca como côr base e dominante. Também não nos traz este, qualquer novidade acrescida de qualquer outra ordem. 
Mas se considero a versão Elva como o mais competitivo Sport Protótipo Clássico da actualidade, este é com toda a certeza um dos seus verdadeiros grandes adversários.
A segunda versão veste-se de um laranja avermelhado e aproxima-se mais do que nos habituámos já a vêr nesta marca.
Um belo presente de Natal que a Thunder Slot nos acaba de propôr.