sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Os Funny Car ainda não estão esquecidos - BRM

Depois do sucesso que constituíram estas máquinas e que terão orientado a BRM para a produção dos populares europeus, eis que voltam à carga os populares americanos, mas agora em radicais e bem conseguidas decorações. Servindo-se de côres baças da actual tendência dos modelos mais poderosos, eis que Mustang e Camaro são agora servidos sob essa premissa, por parte deste fabricante.

Novo Nissan Skyline GT-R - Slot.It


Sendo já conhecido através da versão "Castrol", chega-nos agora apoiado pela "Calsonic", no que constituirá o segundo destes modelos produzido pela Slot.It.
Trata-se de uma decoração que ficou também para a sua história, por se tratar do vencedor do campeonato japonês "JTC" no ano de 1993, através da dupla de pilotos "K. Hoshino/M. Kageyama".
Não havendo nada a apontar de relevante pela negativa, acrescentamos apenas que a sua decoração embora simples, lhe proporciona um aspecto bastante apelativo.


Em termos mecânicos, não há conhecimento de qualquer melhoria, para além dos "patins" existentes no chassis e apontados em anterior artigo.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

BMW 2002 - BRM

Foram já disponibilizadas mais imagens do BMW 2002 por parte da BRM e conseguimos agora perceber o verdadeiro esplendor da máquina germânica.
Tratando-se a par do já chegado Alfa Romeo, num dos mais esperados modelos deste fabricante, poderemos agora relembrar heróicos momentos protagonizados por estes dois ícones do grupo 2.
E qualquer das duas versões apresentam um ímpar brilhantismo, o que dificultará a opção na hora da aquisição.
A mecânica é a já nossa conhecida, com eixo rígido na traseira e semi-eixos à frente.
Ainda que algo exagerados, os alargamentos que cobrem as rodas permitem uma imagem magnífica.


Duas excelentes peças que servirão o capítulo das competições, mas indubitavelmente, também das colecções.






F1 generalista - Desta vez, a aposta da Policar

Chegou também ao mercado a badalada criação da Policar, um Formula 1 da época moderna e que há semelhança do acontecido com a NSR, aproveitou a linha dos actuais Formula 1, para desenhar modelos que poderão a belprazer, serem personalizados por cada um de nós.
Estamos perante uma excepcional criação, tanto ao nível da qualidade da injecção do plástico, hoje algo raro, como sobretudo pelos conceitos em que se apoia este F1. Um engenhoso encaixe permite-nos através de uma pequena peça plástica, a ligação entre o aerofólio frontal e a carroçaria, encontrando-se também independente o aileron, que através de dois apoios laterais se fixa igualmente por encaixe, no chassis. Deste modo, salvaguardam-se as quebras destes acessórios no caso das colisões e que se soltam após a pancada. Menos interessante, está o facto de termos de ser nós a montar o conjunto das peças e piloto, no cockpit. Como extra, faz-se acompanhar de um segundo chassis.
Arriscada parece ser a aposta no micromotor, sobretudo porque o fracasso dos F1 clássicos deste mesmo fabricante, parecer ter-se devido à aposta neste órgão. A transmissão ficou entregue ao muito bem desenvolvido conceito de desmultiplicação do conjunto pinhão/cremalheira que reduz a dimensão deste conjunto.

Depois de montados todos os acessórios que complementam a carroçaria, regista-se um peso total de 65.2 gramas. 
Estaremos então perante um conceito extraordinariamente bem desenvolvido e que aguarda a aceitação dos praticantes, mas altamente dependente da dinâmica que a sua motorização nos fôr capaz de oferecer.

Chegou o BMW B.6 GT3 - Sideways

A mais recente criação do fabricante Racer/Sideways, tem tanto de surpreendente, como de incompreensível. De facto trata-se de uma máquina imponente e encantadora, potenciada pela brilhante e habitual pintura "M Power" que caracteriza a totalidade dos modelos oficiais da BMW.  Porém, a qualidade da sua construção, contráriamente à anterior criação acontecida com o Lamborghini Huracan, muito nos deixa a desejar. Montagem deficiente e peças soltas ou partidas, levam a que muito dificilmente se consiga encontrar algum verdadeiramente imaculado. Obrigará esta verdadeira falta de controle de qualidade, a uma verdadeira batalha que com toda a certeza se gerará entre fornecedores e distribuidores, já que irão ser inúmeras as reclamações a acontecer, com o consequente desagrado  e insatisfação da parte do cliente final.
No caso do aqui agora versado, os modelos por serem de dimensão considerável, viram-se obrigados a serem disponibilizados com o aileron por montar. O que não seria suposto, é que fosse o cliente praticante a ter de montar peças soltas, como é o caso do conjunto dos vidros laterais.
Em alguns dos modelos foi possível observar-se a incorrecta montagem do pára-choques traseiro, surgindo mesmo nalguns casos, a parte direita do mesmo, solta. Solto, registou-se também a parte frontal de um dos interiores, a placa porta piloto portanto, enquanto noutros, retrovisores partidos era o que se registava. Soltos dentro das caixas também acontece por apresentarem o pino de fixação partidos, o que obrigará a uma melhor monitorização do sistema de transportes em que este fabricante apostou. A imagem inferior permite-nos observar a deficiente ligação entre o pára-choques e o guarda-lama, imperfeição praticamente comum na totalidade dos minimodelos.

Uma pena a generalidade das imperfeições neste modelo encontradas e que nos leva a questionar se esta quantidade de imperfeições e imprecisões, justificarão os exagerados preços que temos vindo a despender por estas máquinas de última geração. A qualidade parece um item absolutamente desprezado na actualidade pelos fabricantes, o que não nos leva a qualquer espanto, se a maioria dos praticantes se começar a virar em massa para a escala 1/24, já que a escala 1/32 parece estar a sofrer na grande generalidade dos casos, do mesmo mal.
Resta referir que em termos de proporções este BMW se encontra a preceito, muito correcto e absolutamente  brutal na sua imagem generalista. Dizer ainda que a parte da carroçaria foi montada na China e a mecânica, em França e que, se nos referimos já aos desagradáveis factos acontecidos sobre a parte que mais ressalta à vista, mecânicamente, poderemos avançar que tudo se encontra muito bem trabalhado.
Afinal, uma prenda de Natal algo pôdre com origem nas bandas do oriente.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

X-Pack, a série dos Escort que a Team Slot escolheu.

Da Team Slot e anunciado há já algum tempo, chegou finalmente a versão "vitaminada" do fantástico Ford Escort MK II X-Pack. Trata-se esta versão dum modelo evoluído mecânicamente sobre a série de frente alemã, uma frente em cunha que acopla uma grelha de quatro faróis. Tratando-se a série limitada X-Pack duma versão de 2000 cc e uma carroçaria evoluída que admite vias mais alargadas e uma carroçaria que acompanha essa evolução, já que recorre a guarda-lamas em fibra alargados, recebe nesta versão aqui reproduzida pela Team Slot, guarda-lamas ligeiramente mais alargados ainda, ao que se junta um spoiler frontal mais rebaixado e completado com um lábio rasante à pista. Esta magnífica peça, vê-se ainda abrilhantada pela deliciosa pintura com as côres da "Martini".
Bela aposta deste tímido fabricante, que de quando em vez nos consegue surpreender.

BMW 2002, aí está ele - BRM

Finalmente, a primeira observação com carácter definitivo do próximo modelo trazido pela BRM/TTS. Trata-se do esperado BMW 2002, uma máquina para fazer frente aos Alfa Romeo e Opel Kadett. 
Venha lá então esta nova máquina...

sábado, 12 de dezembro de 2020

Mc Laren 720S GT3 - Sideways

Tendo-se o Mc'Laren 720S da categoria GT3 transformado numa espécie de modelo da "moda", não terá escapado por isso ao fabricante Sideways, uma marca que cada vez mais estende as suas criações para esta categorias de carros de competição, apesar de não ter ainda deixado de se dedicar fortemente aos modelos do Grupo 5, o que nos deixa por isso, bem agradados.
Mas os tempos mudam e outras tendências vão surgindo e nesse desfilar de evoluções, tornaram-se nos nossos dias os modelos da categoria GT3, dos mais populares e interessantes carros de competição da actualidade.
E assim sendo, tendo o Lamborghini Huracan tido o privilégio de abrir esta linhagem dentro das ambições da Sideways, surge agora o BMW M6 e ainda o Ford Gt, cujo desenvolvimento deste último parece ter vindo a sofrer alguns atrasos. Mas entretanto, cruza-se já mais um ambicioso projecto, o do lançamento de uma das máquinas que tem feito furor nalguns campeonatos, o Mc'Laren 720S e cuja Sideways nos mostrou já algumas imagens da actual situação do seu desenvolvimento.
E se tivemos por seu intermédio o privilégio de usufruir de uma esplêndida gama de modelos de Gr.5, parece a ambição deste fabricante querer agora fazer exactamente o mesmo com os modelos desta categoria.
O adiantado estado do modelo que nos é dado a conhecer, poderá dar-nos a indicação da proximidade da sua chegada.
Venha lá o melhor enriquecimento de mais uma categoria...

Sideways e o seu segundo modelo GT3 - BMW M6

Eis que finalmente nos chega o segundo modelo da categoria GT3, o brutal BMW M6 por parte da Sideways e depois do conhecido êxito que assumiu nas competições, o seu Lamborghini Huracan.
Depois de longa espera, vê este tanque germânico a luz do dia, numa espera que só não levou alguns ao desespero porque antes, havia sido já disponibilizado em kit.
Esta versão de apresentação, será eventualmente uma das mais interessantes decorações que vestiram esta carroçaria da BMW. As habituais côres das versões "M" da marca, a que se acrescentou uma pitada de preto, tornaram esta linha absolutamente magnífica.
Entretanto e sem que consiga vêr a luz ao fundo do túnel, continua um dos mais prometedores modelos desta categoria, o Ford GT. Iniciados os testes faz já muito tempo, parece a Sideways ter encontrado alguma barreira que tem vindo a complicar a sua chegada ao seio dos mais prometedores GT3 da modalidade.
Continuemos então a aguardar, pois estamos em crer que terão a necessária capacidade para contornar as dificuldades que constituirão as habituais pedras que se vão encontrando pelo caminho.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

As novidades Slot.It

Mais ou menos preparado para entrar em palco, encontra-se a verdadeira surpresa que a Slot.It nos reservou. Um extraordinário Nissan GT-R da categoria GT3. Deverá este fabricante querer entrar no mesmo campo de batalha onde Scaleauto, NSR, Sideways e Black Arrow andam há algum tempo a esgrimir argumentos. Há que explorar e recuperar terreno, tal como a Slot.It tão bem tem sabido fazer.
Mas temos já no mercado o novo Nissan Skyline GTR com as côres da Castrol, mas onde se apronta também a chegada do mesmo, sob as côres da Calsonic.
Viu-se este fabricante na necessidade de, por serem estes modelos estreitos, colmatar a falta de estabilidade destes em curva, por denotarem uma tremenda fragilidade e natural tendência para levantar as rodas com o subsequente capotanço, introduzir um elemento extra e que se assume como uma espécie de "patim" que vai de certa forma contribuir para a anulação desta tendência, ao apoiar-se na pista aquando dessas exigências dinâmicas. A imagem de cima mostra a montagem desses elementos nas extremidades do lábio frontal do chassis, permitindo assim que assente em pista e dificulte a tendência natural para capotar.
E assim continua caminhando este astucioso fabricante, num invejável percurso e num contínuo desbravar de novos caminhos.