terça-feira, 30 de março de 2021

O gigante acordou - Fly

O gigante, acordou.

Recuperando o espírito que chegou a ter, a Fly prepara-se para retomar o espírito competitivo, através de uma nova linha de modelos especificamente desenvolvidos com o fim competitivo.

Para tal, divulga uma nota nesse sentido e que passamos a transcrever.

"Trabalhando na gama Sport. Iniciaremos em breve campeonatos FLY PROCAR SPORT em diversos países e apoiaremos quaisquer iniciativas que queiram realizar relativamente a campeonatos mono-marca com material sport e igualdade mecânica. Procuramos que a diversão seja o principal motivo para a competição, com custos contidos e sem regulamentos complexos. Continuaremos a dar informações"

E cria-se assim uma luz ao fundo do túnel, apesar de se encontrar em clara perda a aposta dos praticantes, nesta escala 1/32.

terça-feira, 23 de março de 2021

Honra ao Mestre - Garagem Aurora

A Garagem Aurora representa parte da génese do desporto motorizado em Portugal, tendo pautado a sua existência pela eterna ligação à marca Porsche. E chegou a hora de fazer justiça ao homem que devotou uma vida à causa dos automóveis de competição e da sua garagem, através de uma publicação onde se relata o percurso histórico da sua ligação há competição. Falamos obviamente, de Mestre Eduardo.
As causas pandémicas não permitem uma melhor imagem do registo que aqui fica para a posteridade, do momento em que me honrou com uma dedicatória num dos exemplares em que se relata a sua longa história de vida ligado aos automóveis de competição da marca Porsche.
Na sua obra, para além dos históricos relatos, muitas fotografias registam páginas fora, os cronológicos desenvolvimentos desta referência automobilística.
E aqui fica também registada a dedicatória com que Mestre Eduardo me brindou.
Mas sente-se também honrado este Blog por perceber que serviu os intentos desta obra, como atesta a bibliografia mostrada na página 157.
E por não ser todos os dias que nos podemos vangloriar de semelhantes feitos, aqui deixo também um enorme agradecimento à Garagem Aurora e ao Grande Mestre Eduardo, com os votos de que muitos mais anos este binómio possa dar ao automobilismo nacional.

domingo, 14 de março de 2021

Sideways e o Escort de Grupo 5

A cada vez maior aposta do fabricante francês Sideways nos modelos GT, leva-nos a suspeitar no que se traduzirá na cada vez menor aposta na sua extraordinária linhagens dos modelos de Grupo 5.

Mas enquanto isso não leva à total extinção dessa extraordinária categoria, lá vamos recebendo, apesar da cada vez com menor periodicidade, belas notícias.
Cabe desta vez ao Ford Escort MK 2 fazer a sua aparição nos terrenos de plástico, apesar de não se poder ainda, contar com ele no imediato. No entanto, não será para muito tempo a espera de mais uma preciosidade oferecida por este fabricante.
E a surpresa é maior, quando verificamos que serão duas evoluções deste modelo que a Sidewyas nos oferecerá, para além de algumas variantes possíveis em cada um dos desenvolvimentos da carroçaria.
O mais comum Zakspeed que mais conhecido ficou sob as côres da "Mampe", será talvez o primeiro a chegar-nos e também o mais conhecido e mais esperado, mas outras variações cromáticas e de linhas da carroçaria nos surgirão, como um nobre enriquecimento duma página que a Sidewyas tão bem tem sabido reescrever.

Menos conhecida a carroçaria com as formas acima e abaixo mostradas, virá também fazer parte do esperado lote que em breve nos chegará.
Parabéns Sideways.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

A mesma fórmula, para duas Formulas...

Tanto a Policar como a NSR enveredaram por uma solução em tudo idêntica, na tentativa de fazer renascer a Formula 1 no campo das competições slot car. Um único modelo em cada um dos fabricantes, obrigará a alguma personalização na tentativa de os fazer parecer um qualquer Formula que tivesse militado em cada uma das épocas. Mas se a NSR pautou a sua criação inspirada nos modelos que abrilhantaram o Mundial de Formula 1 entre 1986 e 1989, a Policar, através deste mesmo princípio, optou pela recriação dos mais actuais Formula 1. 
Mas se a ideia foi a mesma, a filosofia pela qual cada um dos fabricantes optou, diverge substancialmente. Apoiada a NSR numa mecânica convencional e com motorização de caixa grande em posição "Inline", a Policar aposta nos mesmos micromotores igualmente em linha e que equipam os Formula 1 clássicos da Slot.It, ao mesmo tempo que se apoia também na desmultiplicada transmissão dos modelos Slot.It.
E a questão que se levanta é, em qual dos dois conceitos recairá mais a aposta dos praticantes da modalidade? Os dois modelos apresentam-se com cotas deveras díspares, com a versão da Policar a mostrar-se mais estreita e bastante mais comprida, enquanto a criação NSR se mostra muito mais compacta. 
Parece que temos uma NSR muito mais cativante, pela aposta na mais convencional mecânica em que cada um de nós se sentirá muito mais à vontade. No entanto, se a mais estranha mecânica da Policar poderá criar alguns entraves entre os menos atrevidos preparadores, a Slot.It através dos seus Formula clássicos, já nos deu provas da verdadeira eficácia daquelas transmissões. Menos atractiva, parece mesmo ser a oferecida pelas suas motorizações, não capazes das mesmas elevadas performances.
E se há já quem tenha experimentado com bons resultados os Formula 1 da NSR, pode ser que a criação da Policar muito tenha para surpreender, dadas as suas ímpares cotas e distribuição de peso. A longa distâncias apresentada entre eixo traseiro e patilhão, poderá ter muito a surpreender numa inesperada dinâmica. E houvesse um motor que nos surpreendesse e certamente muito haveria a esperar.

O que valerá o Nissan Skyline da Slot.It?

Uma das últimas criações da Slot.It foi o interessante Nissan Skyline, mas que me deixou esta aposta algo perplexo, porque via nele um modelo com défice de potencial dinâmico, uma sensação meramente transmitida pelo aspecto geral da sua carroçaria.
Mas para que melhor o percebesse e conseguisse aquilatar as suas potencialidades e sem que tivesse havido ainda a possibilidade de o levar à pista, nada como um comparativo com algum modelo potencialmente equivalente e já com provas dadas. Peguei então no Alfa Romeo 155 V6 Ti, dada a mesma origem de fabricante e com os quais tivemos já muitos de nós, oportunidade de perceber o seu potencial valôr à escala reduzida. É verdade que estes dois exemplares se encontram munidos de origem da mesma motorização, mas na competição e para que se aumentasse o potencial deste Alfa apresentado neste artigo, este órgão acabaria por ser potenciado e substituído por um outro de outra origem, o que obrigou também à alteração do seu berço. Para este contacto comparativo, não houve necessidade de se proceder a esta troca no Nissan, visto este teste se restringir meramente a uma análise comparativa de cotas entre ambos.

Com uma carroçaria detentora de uma traseira mais curta e um pequeno aileron de pouquíssima altura, proporcionam clara vantagem ao modelo nipónico. A sua carroçaria permite também que a largura do eixo se torne ligeiramente favorável, enquanto a substancial menor altura da carroçaria, lhe proporcionarão pela certa um comportamento que lhe será favorável.

Um dos factores de primordial importância, costuma ser o peso dos mesmos e aqui, o Nissan com as suas 72,6 gr. ver-se-à largamente batido pelas 69,2 gr do modelo transalpino. E aqui, a medição foi feita a partir de modelos totalmente de origem.  

Perante estes factores, poderemos considerar que possa existir algum equilíbrio entre eles, mas o Nissan leva ainda outra vantagem. A distância entre eixo traseiro e patilhão, sendo maior no Skyline, favorecerá também este novato, pelo que acabará por me convencer e me leva a poder integrá-lo no mesmo rol dos fantásticos DTM editados por este fabricante italiano, no que respeita a performances. Como nota negativa, a maior altura da frente deste Nissan relativamente à pista, o que lhe causará algum desconfortável desequilíbrio que lhe proporcionará a desinteressante tendência para a cambalhota, por falta de apoio em curva. Mas a Slot.It não se desapercebeu deste pormenor e para anular essa tendência, faculta com estas máquinas uma espécie de calço/patim a ser montado nas extremidades laterais da frente, que tenderão a anular este desconforto a quem os pilotará.

Também é certo que aqui tivemos como modelo comparativo um dos piores exemplares desta categoria do desporto motorizado produzidos pela Slot.It, já que tanto as restantes versões deste 155, como o Opel Calibra e ainda o Mercedes 190 se mostram mais eficazes que o 155 aqui mostrado e que serviu de versão de lançamento da Slot.It nesta categoria. Mas é também certo que todas estas conjecturas poderão cair em saco roto, pois a verdade verdadinha, só mesmo o modelo a ser testado em pista. Mas a verdade também, é que parece que potêncial não lhe falta para que nos mostre características dinâmicas que nos possam impressionar. A vêr vamos...

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Novidades Slot.It que estão para vir.

Da parte da Slot.It, parece que 2021 continuará ao ritmo habitual que este fabricante já há muito nos habituou.
E para tal, depois das novidades absolutas já anteriormente anunciadas, iremos poder contar com modelos já conhecidos, mas com novas decorações. Serão os casos de mais um Lola B12/80 e de um Ford GT40. Já no caso do Porsche 962C LH, trata-se do terceiro modelo oficial com que a marca atacou a edição de 1988 em Le Mans e depois de editados já os dois outros modelos oficiais com os dorsais 17 e 19 por parte deste fabricante.
Parece este fabricante não se estar a sentir intimidado com a desencorajante conjuntura mundial.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Sideways, o segundo Celica

A segunda versão editada pela Racer/Sideways do seu recente Toyota Celica LB Turbo, representa a última versão que existiu deste modelo e que havia militado durante dois anos no campeonato alemão de Grupo 5 pelas mãos dos pilotos Rolf Stommelen e Harald Ertl, num desenvolvimento levado a cabo pela Schnitzler. A versão que agora irá ser editada, corresponde já há versão adquirida pela Trust Team e que foi tripulado por T. Kaneumi no campeonato japonês em 1982.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Novidades SRC para 2021/2023

A Slot Racing Company reúne um agradável lote de modelos que constituirão novidades absolutas no seu catálogo e encontram-se previstos para nos chegar entre 2021 e 2023. Uma delas prende-se com o já há muito anunciado BMW 2800CS / 3000CS, cujo protótipo foi já visto a ser testado e ao que parece, com comportamento interessante. A versão "Arte Car" decorada pelo artista plástico Alexander Calder, será uma das interessantes propostas baseado nesta série bávara.

E se no campo dos modelos LMP é já uma inegável realidade a chegada do Toyota TS50, na forja parece encontrar-se já um dos verdadeiros ícones dessa categoria, o Porsche 919 Hybrid. E com estas iniciativas, parece estar a retirar algum do protagonismo que a slot.It tem vindo a cimentar, com a agravante de se tratarem de reproduções extremamente cuidadas, minuciosas e apoiadas em moldes de excelente qualidade e tampografias absolutamente irrepreensíveis, coisas em que a rival italiana tem andado a falhar redondamente. Faltará depois, avaliar a dinâmica destes modelos, comparativamente com as máquinas do fabricante transalpino.

E se no mundo dos ralis nos tem vindo já a oferecer reproduções de categórica qualidade e interesse, que melhor poderíamos esperar agora, se não o extraordinário Audi Sport Quattro? De facto uma escolha muito acertada, visto tratar-se de um verdadeiro campeão do mundo dos ralis, onde ficaram gravadas nas nossas memórias, estas brutais máquinas.
Mas em lista estão ainda tanto o Citroën Xsara como o Mitsubishi. No entanto, não deveremos criar grandes expectativas quanto ao tempo de chegada de cada uma destas bombas, por sabermos que este fabricante não produz nada encima do joelho, optando antes por cuidados extremos que se traduzem em tempos de espera que se vão arrastando. Mas temos por isso a certeza, de que quando nos chegarem, chegam sem erros a apontar.
Temos pois uma lista deveras recheada de interesse, mas que nos obriga a alguma paciência, se alguma das que nos toca o coração, estiver nesta lista.

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

TROFÉU GENTIL BANDIDO 🏆

TROFÉU GENTIL BANDIDO
São enormes as expectativas geradas pelo Campeonato de Clássicos há escala 1/24 que muito recentemente foi alvo de notícia neste mesmo blog, numa iniciativa promovida e levada a cabo por Rui Noronha.
O espírito que este promotor terá conseguido introduzir entre os fãs, tem arrastado desde os mais ambiciosos lutadores pelas vitórias, até aos mais nostálgicos praticantes que terão vivido o espírito do automobilismo nacional da década de 70 do passado século, ao ponto de se sentirem motivados para o regresso à modalidade, nalguns casos, praticantes desligados há décadas.
Instituído por regulamento e pelo próprio promotor a existência de um Concurso de Elegância, ver-se-ia o mesmo e depois de conversada a situação, obrigado a entregar a responsabilidade desse prémio ao fabricante JENS SCALE RACING, a quem competirá a entrega no final ao vencedor do mesmo e na forma de um belo chassis da sua origem.
Mas Rui Noronha no seu habitual altruísmo, resolveu apimentar um pouco mais os aliciantes que este campeonato nos tem vindo a oferecer. E assim, irá atribuir o Troféu Gentil Bandido, ainda que não extensivo à totalidade dos participantes, mas antes a ser dirigido em exclusividade aos participantes que tenham optado pela utilização dos chassis BANDIDO K20, o que afinal terá estado na génese desta iniciativa. 
Também a atribuição deste troféu não se prenderá a nenhum dos habituais conceitos, nem de vitória nem de beleza, mas sim a partir de votação de entre os próprios pilotos, do que vierem a considerar como o mais representativo "Gentleman Racing", ou como Rui Noronha lhe chama, "o Bandido mais gentil" de entre todos os vinte utilizadores daqueles chassis.
E assim sendo, aqui fica a lista dos felizes e privilegiados pilotos que beneficiarão de mais esta iniciativa.

Bandido K20 #01 - Rui Noronha Sousa
Bandido K20 #02 - Fernando Coelho
Bandido K20 #03 - Miguel Angelo Antunes
Bandido K20 #04 - Mário Sousa
Bandido K20 #05 - Mário Sousa
Bandido K20 #06 - Rui Teixeira
Bandido K20 #07 - Jorge Alves
Bandido K20 #08 - Sanchez Sanchez LF
Bandido K20 #09 - Domingos Vinagreiro
Bandido K20 #10 - André Ferreira
Bandido K20 #11 - José Mário Sousa
Bandido K20 #12 - Carlos Afonso
Bandido K20 #13 - Carlos Afonso
Bandido K20 #14 - Nuno Godinho
Bandido K20 #15 - Eugénio Veiga
Bandido K20 #16 - Jorge Valente Albuquerque
Bandido K20 #17 - Pedro Sousa
Bandido K20 #18 - Luis da Silva Teixeira
Bandido K20 #19 - Rui Mota
Bandido K20 #20 - Luis Filipe Morais 
E se era já difícil resistir a esta iniciativa, o que poderemos acrescentar perante tão poderosos aliciantes?

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Novidades Slot.It / Policar

O início do ano de 2021 traz-nos da parte dos fabricantes Slot.It e Policar, o anúncio de modelos que vêem completar gamas de alguns modelos que não nos são já estranhos.
E assim, da parte da Slot.It iremos assistir à chegada de mais um Nissan Skyline, de um Toyota 86C e de mais um Alfa Romeo 155 V6 Ti, sendo estes três, os modelos que irão receber novas decorações anunciadas por este fabricante 
Para o primeiro, veremos chegar a versão vencedora da prova australiana de Bathurst em 1992, para o Toyota chegará a versão dos 1000 Km de Fuji em 1986 e para o Alfa Romeo, uma belíssima decoração "Martini" sobre fundo vermelho e correspondendo à prova de Mugello pelas maos do piloto italiano Gabriele Tarquini.
Já da parte da Policar, iremos ser presenteados com a chegada de um dos mais bonitos Marcha 701 que terão existido. Trata-se da versão sulafricana e participante justamente do Grande Prêmio da África do Sul no ano de 1971, tripulado pelo piloto John Love, com a sua chegada prevista ao mercado, para finais de Fevereiro do corrente ano.


Também foi anunciada a segunda versão do interessante Ferrari 312 B2 e que se distingue da versão de lançamento, pela adopção de duas rampas nas extremidades dos aerofólios frontais .
Portanto, para além das novidades absolutas já anunciadas neste Blog, Slot.It e Policar recheiam os seus catálogos com mais algumas versões muito bem vindas.