terça-feira, 3 de maio de 2022

Carro do ano 2021 escala 1/24 - BRM

Depois de no ano de 2020 a revista alemã dedicada aos modelos à escala, "MODEL  FAHRZEUG", ter votado no Opel Kadett C do fabricante BRM para modelo do ano à escala 1/24, para 2021 a mesma entidade acabaria por atribuir o galardão máximo ao mesmo fabricante, mas agora atribuindo-o à sua mais recente criação, o BMW 2002 ti.Será que veremos em 2022 outro BMW?

sábado, 16 de abril de 2022

Eis o mais esperado BMW - BRM

O fabricante BRM que tem marcado um lugar especial na escala 1/24, oferece-nos agora dois BMW 2002 relativos à segunda série da evolução deste modelo da marca bávara. 
Depois duma primeira edição em que as carroçarias correspondiam a uma terceira evolução dos 2002 e onde ao que parece, a primeira evolução acabará por não ter lugar, brindam-nos agora com duas versões distintas, mas cada uma delas com o seu particular interesse.
Com uma decoração a fazer jus às côres oficiais, participaria em Le Mans este magnífico exemplar representante da marca de Munique, que culminaria a prova com a conquista do primeiro lugar final de entre os modelos até 2 litros.
Com alargamentos da carroçaria ao nível dos eixos significativamente mais avantajados do que as dos primeiros 2002 de competição, permite assim que as vias apresentem as mesmas cotas do que nas versões anteriormente editadas pela BRM.
Esta versão complementa-se com um conjunto de faróis suplementares, pois foi assim que este magnífico BMW se apresentou em Le Mans. Mas apresenta também, embora imperceptível nas imagens que nos chegaram, duas bocas de abastecimento de combustível, na tampa da mala.
Embora o desenho das jantes cumpra na correspondência com a realidade, apresentam dimensão exagerada e serão talvez o ponto mais fraco desta versão, a par do erro já apontado nas duas anteriores versões e que se prende com a anómala representação das embaladeiras (demasiado verticais). O remate entre os guarda-lama frontais e o spoiler estarão também imperfeitos, já que a sua união não deveria ser perceptível, ao mesmo tempo que não estará também ao melhor nível, o remate inferior do desenho da cava das rodas na sua parte mais recuada.
Um pormenor curioso deste BMW, prende-se com a desigualdade entre os retrovisores, sendo de formatos distintos e enquanto o do lado esquerdo se mostra igual aos dos modelos de série e cromado e o da direita será do tipo "Califórnia" e em preto baço.
O piloto iluminador do número das portas não foi contemplado, mas no geral, só poderemos estar gratos por esta máquina não ter caído no esquecimento deste fabricante, por ser um dos mais significativos 2002 do mundo.



A segunda versão dos agora chegados, apresenta alguns pontos distintivos, a começar pelos primários stop's de formato redondo, sendo por isso o primeiro e único exemplar a utilizá-los.
Os alargamentos da carroçaria apresentam também eles, formas bem diferenciadas. Os da frente e na parte junto à porta apresentam-se quadrangulares, perdendo a suave união à carroçaria, o mesmo acontecendo nos traseiros, enquanto estes, sofrem ainda uma deformação descendente, no sentido porta/roda na sua parte inferior. Também o spoiler se mostra avançado e de formato bem mais proeminente, tendo perdido as tomadas de ar de arrefecimento dos travões.
Mais dois extraordinários exemplares da categoria dos Grupo 2 e onde se começa a partir de agora, a contar com os Ford Capri.


sábado, 9 de abril de 2022

Bentley - Sideways

Depois da bem conseguida edição de modelos/versões da categoria Grupo 5, onde muito pouco terá ficado esquecido, mas em que se mantém a porta aberta para uma ainda quase infinita possibilidade de novas versões/decorações, fica contudo nesta altura claro, que o principal foco da Racer/Sideways se encontra na categoria GT3.
Tendo cabido ao Lamborghini Huracan a estreia, ao que se lhe seguiram já algumas preciosidades, tal como o BMW, Ford GT e mais recentemente o Mc'Laren, existindo também mais algumas novidades na forja, anuncia-se e mostra-se também já, o interessantíssimo Bentley que militou nesta categoria.
Tal como habitualmente, este fabricante opta por nos mostrar a carroçaria desta sua última criação, em plástico preto. Torna-se por isso, pouco perceptível a realidade das suas linhas e pormenores, mas no geral, percebe-se que estaremos, à imagem de anteriores criações, perante mais uma peça de eleição.
Mas esperemos que o nível geral da sua construção não se encontre ao nível do que assistimos nos BMW, onde o controlo de qualidade foi absolutamente esquecido, ao mesmo tempo que baixaram também de nível, no que se refere à qualidade dos seus moldes.

segunda-feira, 7 de março de 2022

José Carta, deixou-nos - O Slot ficou mais pobre.


 É com elevada consternação, que este Blog  participa a partida de José Carta,  um dos maiores entusiastas da modalidade, em Portugal. Cumpre-nos o dever transmitir esta triste notícia, transmitindo também as mais sinceras condolências a toda a família.
Um grande até já, amigo Carta.

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Thunther Slot - Mais duas preciosidades


Enquanto o fabricante italiano Thunther Slot não nos faz chegar o prometido e esperado Mustang, é com alegria que recebemos a notícia da chegada de mais dois verdadeiros ícones de Can-Am.
Com a referência CA00205S/W, veremos o brutal Lola T70 Spyder, com que Mark Donohue participou em Nassau no ano de 1966. Com a referência CA00206S/W teremos o mesmo modelo, mas pilotado por John Surfers em Riverside no mesmo ano.
Indiscutivelmente, duas versões com base neste modelo da Lola, com uma bela imagem e indiscutível interesse.

Dinamicamente será desnecessário perdermo-nos em adjectivos, dadas as provas já dadas no sentido de se mostrarem dos melhores modelos até hoje construídos, dentro da categoria de modelos protótipo clássicos.


E agora, começa a crescer a ânsia relativamente à próxima criação  deste fabricante que tem apostado seriamente em modelos com desempenho invulgares.

domingo, 30 de janeiro de 2022

Toyota Celica - Scalextric

Nao sendo novidade no fabricante Scalextric, chegou contudo o momento de reeditar este histórico da Toyota, numa versão "Safari" e de acordo com as mais recentes evoluções do fabricante.
Perde portanto a mais valia da tracção integral, recebendo também semi-eixos para as rodas da frente, no que será certamente uma mais valia no reino das competições que não se levam a sério.



 

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Vai ser na Catedral - 3H Resistência 1/24 Clássicos

Vai ocorrer na cidade de Braga, a inauguração da pista de slot car permanente de origem Carrera, nas instalações da nova loja "A Catedral", dedicada não só ao mundo dos slot car, como ainda ao coleccionismo automóvel estático, bem como contemplando ainda a recriação dos verdadeiros momentos do desporto automóvel, através de um conjunto de simuladores.

A prova de inauguração ocorrerá já no próximo dia 15, sábado e receberá um já bem preenchido lote de pilotos inscritos e oriundos de outras cidades de Portugal, que através das suas belas máquinas clássicas à escala 1/24, irão por certo marcar esta data para o histórico desta loja. Um salutar espírito de luta é o que esperará os concorrentes neste tiro de partida para mais um ponto alto da cidade de Braga, associada ao mundo desta actividade que reúne gente desde tenra idade até aos mais velhinhos.

E querendo estar presente, aguarda-se também a sua curiosa visita, que deverá fazer-se dirigindo-se à loja número 64 da Rua Nova de Santa Cruz, bem perto da zona dos bares da Universidade do Minho. Até lá, bons treinos, boas preparações e muita curiosidade.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

O quase Stratosférico Lancia

Decorreu no ano de 2019 o Campeonato Luso Galaico, que reunia num salutar espírito de convívio e competição, clubes do norte de Portugal e da Galiza. Uma das categorias contempladas, era destinada aos fantásticos modelos da Sideways, de Grupo 5. Mas, dando oportunidade a modelos que se integram numa espécie de "segunda divisão" desta categoria, eram pela organização excluídas as mais portentosas máquinas desta categoria, excluíndo-se portanto, máquinas como os BMW M1 e 3.20, Ford Mustang e Capri, ficando então aberto à totalidade da gama de Porsche's, Ferrai BB e Lancias Beta Montecarlo e Stratos.
A minha equipa acabaria por apostar no Lancia Stratos, adaptando-o a um traçado desenhado com calhas Ninco, tendo-se revisto a totalidade da mecânica para aquele confronto. Tudo o que era original acabaria por dar lugar a material de origem Slot.It, munindo-o ainda de suspensões no berço do motor, mas tendo sempre em vista na sua preparação, contrariar a natural tendência que este modelo demonstrou em levantar a frente nas acelerações mais brutas, sem que se recorresse a lastros para o efeito. Poderia ter-se ido um pouco mais além, caso se tivesse optado pelo chassis azul, mais macio, que permitiria absorver um pouco mais as vibrações que estas pistas proporcionam, assim como se poderia também ter ganho algo no peso, com a substituição do cockpit por outro de lexan. No entanto e apesar disso, o carro acabaria por se mostrar surpreendentemente estável e magnífico.
Para surpresa de todos, acabaríamos por ser os únicos a acreditar no potencial desta máquina que agrada a poucos e que é desprezado por muitos. O Lancia Beta Montecarlo era aquele em que mais se apostava, com dez equipas a fazerem fé no seu potencial, seguido por cinco Porsche 935/78 (Moby Dick) e dois Porsche 935/77, não se tendo visto nenhum Ferrari 512 BB, nem nenhum Porsche 935 K2. Mas lá se encontrava o solitário Lancia Stratos, pronto para surpreender sobretudo "nuestros hermanos", já que desabafavam que nunca haviam conseguido pôr nenhum destes modelos com desempenho que valesse a aposta nele.


Mas o seu vivo andamento veio demonstrar o imenso potencial que dele se consegue tirar, tendo no final sido apenas batido por um estratosférico, este sim,  Porsche Moby Dick, para verdadeiro e desolado espanto dos nossos vizinhos de fronteira, que não conseguiriam ir além da terceira posição final, apesar do tremendo esforço por eles tido, no sentido de não se deixarem vexar por este sapo endiabrado em que  nunca haviam acreditado.

E no final, o surpreendente segundo degrau haveria de pertencer-lhe, no que parece ter sido uma surpresa generalizada.

domingo, 19 de dezembro de 2021

15º Aniversásio Slot Clube do Porto

Foi com muita honra que tive o privilégio e grato prazer de ter podido participar em mais uma festa convívio, num extraordinário ambiente de carinhosa malta que sabe estar e compartilhar as delícias do mundo dos slot car. Foi nas instalações do Slot Clube do Porto que ocorreu para comemorar os 15 anos da sua existência, uma prova convívio com modelos da categoria GT à escala 1/24, culminando a festa numa sã jantarada onde cada um acabaria por contar as suas deliciosas histórias e repartia conhecimentos.
E aqui ficam os registos em imagens deste ímpar dia, onde o slot e a competição acabariam por se tornar apenas, num acessório que nos fez chegar ao convívio que tanto apreciamos e onde alguns dos  melhores momentos aqui ficam para a sua história. A competição, os convívios, o corte do bolo e algumas homenagens aos membros que mais se destacaram ao longo da sua existência.
PARABÉNS SLOT CLUBE DO PORTO