quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Avant Slot - A nova carrinha de assistência, é uma Transit!

Estão a ser ultimados os retoques por parte da Avant Slot para a sua última criação, no que concerne a modelos de assistência ao mundo dos ralis. Desta vez cabe a honra à Ford Transit, modelo que terá sido ampliamente aproveitado por variadas marcas que militaram no Mundial de Ralis, pelo que se espera venham a surgir variadas decorações para este ícone das assistências.

As "novas" novidades da Sideways

A Sideways disponibiliza-nos agora não novidades absolutas, mas novas decorações para dois dos seus modelos já em catálogo.
Não trazendo qualquer novidade para o já conhecido Toyota Celica de Grupo 5, vem contudo agora decorado com o vermelho e branco, por substituição da côr azul da primeira edição, correspondendo ambas no entanto, ao patrocinador "Rodenstock".
Bem mais apelativo do que as duas anteriores edições, parece até que a opção destas côres lhe terão conferido nova vida.



Quanto ao Mc'Laren, esta bonita decoração, apesar de não corresponder a qualquer modelo real, era já nossa conhecida há alguns meses, pela sua apresentação feita pelo fabricante aquando da criação deste mesmo modelo da categoria GT3.

24 Horas Scaleauto - Guimarães

É já nos próximos dias  23, 24 e 25 de Setembro que decorrerão as 24 Horas Scaleauto GT3, exclusiva para a participação do modelo Mercedes AMG GT3 do fabricante Scaleauto, à escala 1/32.
Existe já grande motivação à volta desta terceira edição, pelo que se aguardam disputas de elevado nível, ao mesmo tempo que se espera a presença de algumas equipas nacionais e de Espanha.
Não perca o ensejo para fazer valer os seus argumentos, numa realização a cargo da equipa da "SlotFans".

8 Horas Scaleauto - Guimarães

Decorrerá nos dias 16 e 17 de Setembro a prova de resistência para modelos da categoria GT-AM à escala 1/24 e com a doração de oito horas e a decorrer nas instalacoes da Fábrica ASA em Guimarães e exclusiva para modelos do fabricante Scaleauto.

A organização encontra-se a cargo  da "SlotFans" e espera-se grande animosidade no que à disputa pelas primeiras posições diz respeito.

terça-feira, 6 de setembro de 2022

O homem pensa, a obra nasce - Slot Racing Company

A Slot Racing Company parece não se dar parada e com isso, quem ganha somos todos nós. Depois de termos visto o surgimento do belo Toyota LMP1, é agora tempo de esperar para vêr o Porsche 919 da mesma categoria. Pelo que nos é dado vêr, ao que parece, não teremos que esperar muito...
Em baixo os Toyota e agora, espera-se ao mesmo nível, os Porsche.

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Serão as brincadeiras da Slot.It/Policar, ou algo mais? - March 761 4WD

Foi mostrado pela parte da Slot.It um curioso March 761, no que terá sido o resultado de uma experiência abortada no seio da Formula 1 resultante da era da moda das 6 rodas introduzida pela Tyrrell no seio do topo dos automóveis de competição. Já anos idos, a Scalextric/Superslot aventurara-se na reprodução desta experiência, no que terá editado este mesmo modelo, mas no caso particular, em que apenas se mostravam motrizes, as duas rodas do eixo central.
Desta vez, o engenho de Maurizio Ferrari levou-o a um pequeno exercício mecânico, partindo da carroçaria da versão editada pela Fly e servindo-se também para a parte dianteira, dum chassis de reprodução 3D de origem Andi Rowland. Mostrando uma vez mais do que é este pequeno génio capaz, acabaria mesmo por desenvolver um mecanismo capaz de o transformar num verdadeiro 4WD, ou seja, um puro tracção às quatro rodas traseiras, num sistema que funciona sobre um segundo chassis adaptado à secção traseira deste curioso Formula 1. Sem dúvida um extraordinário exercício mecânico, que ao que parece, com excelente resultado.Apesar da chamada de atenção por parte do fabricante para que não nos entusiasmemos com a ideia por se tratar duma "mera brincadeira", a dúvida que se levanta, é se se tratou apenas e de facto de um mero exercício de curiosidade, ou se pelo contrário, traz água no bico e se preparam para um dia nos fazerem uma daquelas verdadeiras surpresas de se lhe tirar o chapéu.

O terceiro elemento - Ford GT40 Slot.It

Depois de editados o primeiro e terceiro classificados da edição de 1966 das 24 Horas de Le Mans, a Slot.It prepara a edição do Ford Gt40 segundo classificado, naquela que terá sido a primeira tripla histórica naquela prova. 2023 será, pois, o ano da sua edição, depois de termos visto chegar-nos a versão dourada terceiro classificada nas edições correntes e o modelo preto, nas suas séries especiais dedicadas a modelos vencedores. 

Não seria de estranhar se este fabricante nos brindasse com uma "caixa de edição limitada" que integrasse os dois anteriores exemplares e este terceiro que está ainda por vir, a exemplo do que aconteceu já com os Alfa Romeo 33/3 do Targa Flório.

Avant Slot - Nissan 240RS

Depois de anunciado o Nissan 240RS por parte da Avant Slot, este fabricante anuncia agora a versão deste mesmo modelo, mas da sua participação no Rali Safari. E assim sendo, potenciam-se duas distintas decorações, onde uma delas poderá ser editada sob as côres da "Marlboro" e a outra, das côres oficiais.
Mas se as imagens disponibilizadas vierem a corresponder à sua realização, parece que nos depararemos com algumas imprecisões de reprodução, como serão o caso das palas de alargamento da carroçaria ao nível dos seus eixos, onde surgem demasiado horizontais relativamente à realidade.
Esperemos então que a Avant Slot não nos surpreenda pela negativa, dado ter-nos já habituado a muito boas reproduções.
E assim, contrariamente ao que se esperava que viesse a acontecer com a edição do Opel Manta 400 de que nunca chegamos a vêr nenhuma das versões nem do Paris-Dakar nem do Safari, aqui, teremos a felicidade de poder vir a desfrutar das versões do mais duro rali do mundo.

Ford Escort - Scalextric

Com a Referência C52 surgiu por parte da Scalextric/Superslot nos anos 70 do Século XX, um icónico modelo da marca da oval azul. Trata-se do Ford Escort "México" na sua primeira versão, modelo que viria substituir outro ícone da marca, o Ford Cortina.
Após longo interregno, nos mais recentes anos e porque se justificava, a Scalextric remodelava este modelo aperfeiçoando as suas linhas, mas sobretudo, o conceito mecânico até então utilizado.

Embora não nos pareça de grande monta a remodelação a que terá sido sujeito, vem tão somente justificar este aspecto, a qualidade original dos seus moldes. Mas dotado agora de uma linha mais refinada ao nível das suas linhas, acabaria também por absorver algumas novidades e particularidades, como forma de reproduzir nalguns casos, versões específicas de algumas provas onde se terá notabilizado como verdadeira máquina de competição e onde se terá mostrado ao melhor nível mundial.
As faixas vermelhas e as jantes específicas existentes na mais recente reprodução, definem a originalidade da versão "México" que a Ford desenvolveria para marcar o extraordinário feito que foi a vitória no rali "Londres-México", para a sua versão "cliente".
Acabaria por vêr reproduzida a versão vencedora do Rali Safari, um dos mais duros ralis do mundo, onde não falta a reprodução da estrutura tubular frontal e viu incrementado também o grupo óptico suplementar. Palas na frente que serviam para afastar os salpicos da lama para os faróis não ficaram esquecidas, o que enriquece esta bela peça. 

A traseira receberia também um farol suplementar, já que a realidade assim o ditaria.

Outra notável edição, acabou por ser a reprodução do vencedor da prova maratona "Londres-México". Para além dos reforços da estrutura frontal que incluem faróis suplementares, existem agora também duas estruturas de reforço suplementar que partem dos guarda-lama frontais e se estendem até ao topo dos pilares A na capota.
Além da perda do pára-choques traseiro e de ter recebido também o farol extra, os seus originais stop's, deram lugar a três pilotos independentes e de formato redondo.
Portanto, aqui ficou um pouco da história dum ícone da Ford e do Ford Escort da Scalextric, mas também não quero aqui deixar passar a oferta que me foi feita deste modelo original, o branquinho com o dorsal 5, por parte do amigo Pedro Machado, um amante de modelos de slot car e da modalidade e que passou a ter para mim um significado muito especial. Para ele, ao que parece, terá sido uma "troca de galhardetes". Muito obrigado meu amigo!

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

A história do Lotus amarelo - Policar

Este modelo que havia pertencido à equipa de Rob Walker em 1970 e havia sido nesse ano tripulado por Graham Hill, modelo também ele já editado por este fabricante com as côres azul-escuro e branco, acabou por caír em 1971 nas garras de Herbert Müller, um piloto mais ligado ao mundo dos Sport Protótipos e onde participava activamente no Campeonato Interséries. A Policar reconhece a particularidade do acontecimento e traz-nos mais este exemplar da Lotus, em tudo igual à versão do primeiro exemplar que nos terá feito chegar bem como o também tripulado pelo "gentleman driver" Graham Hill, aquando do relançamento desta marca de minimodelos de slot car, à excepção das suas côres. Ressalva-se no entanto que embora nos tenham feito chegar a imagem dum modelo protótipo e por isso passível de correcções, que aguardamos que venha a ser objeto de correção no que ao posicionamento dos retrovisores diz respeito, já que estes se apresentavam agora afastados da carroçaria e assentes no topo de tirantes com formato de tripé.
A morte de Jochen Rindt nos treinos do Grande Prémio de Itália no ano de 1970, onde a Lotus com o objectivo de conseguir o maior ganho de velocidade máxima, suprira tanto os aerofólios frontais como o próprio aileron, comprometeram o melhor desempenho em curva, o que acabaria por se mostrar fatal a este piloto na abordagem da primeira curva situada no final da reta da meta, não inviabilizando no entanto a consagração deste piloto como Campeão do Mundo de Formula 1 a título póstomo, nesse ano de 1970.
Esta versão está também prometida pela Policar, o que esperamos venha a acontecer num futuro próximo. 
Por consequência dessa fatalidade, a equipa Lotus ausentar-se-ia oficialmente da sua participação nesse mesmo Grande Prémio no ano seguinte, por Colin Chapman, o dono do "Team Lotus", temer represálias por parte da justiça italiana, dado saber-se que decorria contra si e equipa, um processo judicial. Assim e por vias travessas, as bonitas côres da "Gold Leaf Team Lotus" acabariam por dar lugar às côres dos charutos "Villiger", surgindo ainda em Monza, Emerson Fittipadi, piloto da marca, aos comandos dum bonito Lotus 56B em preto e dourado e equipado com um motor a turbina da Pratt & Whitney, sob a designação de Worldwide Racing, fugindo assim ao nome da Lotus. Encontrava-se contornada a questão jurídica que poderia impossibilitar a presença da equipa inglesa, tendo-se fazer assim presente em mais uma etapa do Mundial de Formula 1.