domingo, 13 de fevereiro de 2011

1985 ou 1986?

A Porsche através do seu modelo 959, teve duas presenças na prova "Paris-Dakar", nas edições de 1985 e 1986.
Se na primeira edição o êxito não foi o desejado, no ano seguinte obteve uma categórica vitória.
Mas a Porsche no tempo que medeia entre uma edição e outra, procedeu a alguns melhoramentos, à qual a carroçaria não se viu alheia.

O modelo da edição de 1985 da prova Paris-Dakar.



O Porsche 959 Dakar 1986.

 Uma das alterações que o modelo sofreu foi no capôt da frente, ao receber uma grande saliência em quase toda a sua superfície.



 Na sua traseira surgiu um enorme radiador exterior, interposto entre o aileron e a superfície do capôt motor. Também nos pára-choques, lateralmente e perto do canto, estão agora saídas de ar de proporções consideráveis.
 Lateralmente existe também agora um pormenor que permite com facilidade a distinção entre as duas séries, já que para 86 a Porsche introduziu uma nova tomada de ar na zona superior dos guarda-lama traseiros.
 Na imagem de baixo correspondente a 1985, pode observar-se a inexistência dessa mesma tomada de ar.
E agora, em que ficamos?
Tudo isto vem a propósito do futuro lançamento do Porsche 959 por parte do fabricante "MSC.`
É que me parece estarmos perante algo que não se define, nem com uma coisa nem com outra, embora surja referenciado como sendo de 1985. O que na verdade parece tratar-se, é do modelo de série, com as originais grelhas frontais, janelas laterais transparentes e até o original retrovisor, ou será que tem este fabricante outra na manga e nos prepara uma surpresa?

As próprias jantes de 6 braços não correspondem às originais de 7.

Esperemos que este fabricante não alinhe nas mesmas brincadeiras da "Avant Slot" e nos proporcione um mini-modelo fidedigno, pois se conseguiu um dos mais extraordinários modelos de Slot com o fantástico MG Metro 6R4, não é hora de começar a estragar tudo.
E oxalá a base mecânica sirva ainda para o surgimento de outra referência de Weisache, o 911 que saiu também vencedor na mesma prova, em 1984.
 E quem sabe, com um pouco de sorte, surja ainda o 911 do Rali Safari.....