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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Uma obra de arte, .... desvalorizada...

A Audi veio revolucionar o Mundial de Ralis, com a introdução do seu "Tank" Audi Quattro.
A este modelo se deve o declíneo de fantásticos modelos que militavam nesse mesmo campeonato, como são os casos do Renault 5 Turbo e o Lancia 037. Todas as tecnologias até então exploradas pela concorrência caíram por terra, através do novo conceito introduzido pela Audi e que consistia na introdução da tracção integral associada a uma extraordinária potência que o seu fantástico motor debitava.



 Por intermédio do fabricante Fly, tivemos o privilégio de poder usufruir dessa extraordinária réplica para o nosso hobby.
No caso, o modelo conduzido por Hannu Mikola e secundado por Arne Hertz no rali dos 1000 Lagos.
De soberba maqueta, acaba por surpreender pelo todo.
Tendo o fabricante recorrido a um posicionamento central do seu motor de caixa curta e em posição longitudinal e recorrendo ao acrescento do veio para a frente através de mola, conseguiram criar sem grande custo a respectiva tracção ao eixo anterior, dotando-o assim à característica tracção total, à imagem do modelo inspirador.
No seu interior, um detalhe impressionante apesar da colocação do motor eléctrico. Mesmo depois do modelo desmontado, custa perceber como foi possível a criação detalhada de todo o conjunto.
Alguns pormenores não são de estranhar neste fabricante, mas fica a certeza de que a adaptação de todos os pormenores, é mesmo obra de grande engenharia.
Como se não bastasse, proporcionam-nos ainda a existência de um patilhão basculante, em mais uma prova de grande empenho e desenvolvimento desta autêntica preciosidade.
E se quanto à criação de um extraordinário modelo de colecção estamos conversados, já no capítulo da funcionalidade para que é destinado, talvez tenha marcado em absoluto o seu descalabro o fraco desempenho definido pelos materiais de que foi equipado. Pinhões de plástico e um conjunto sem flexibilidade ao nível dos eixos, talvez tenha marcado o abandono por parte dos praticantes.
E num modelo que parecia ter tudo para o êxito, surge um modelo de todo, desvalorizado.....

2 comentários:

  1. Hum, esse pormenor do patilhao basculante do Audi Quattro da Fly era completamente desconhecido para mim... pensava que era "exclusivo" do modelo da Team Slot.


    Sempre quis ter um modelo deste ícone, mas que fosse competitivo. Pelo que vejo e pelo texto, dá para perceber porque nunca foi um modelo muito usado em rally...


    Abraço,

    Hugo

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  2. Viva Amigo Mota.
    Tem sempre outras hipóteses de comparar...
    Gostei da prosa e das fotos.
    Cumprimentos.

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