quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

24 Horas de Daytona - Este fim-de-semana

 É já este fim-de-semana que decorrerá uma das maiores provas de resistência do Mundo.
Daytona receberá 72 equipas e em que o modelo com o dorsal Nº9, dir-nos-à muito. Afinal trata-se de um Corvette DP da equipa Action Express Racing. A equipa de pilotos é constituída por João Barbosa, J.C. France, Terry Borcheller e Max Papis.
Tratando-se da primeira edição para os novos modelos, para os novos Daytona Prototype, ou simplesmente DP, as expectativas quanto aos desempenhos entre modelos desta nova série, levanta alguma expectativa.
Precisam de mais razões para não perder esta edição?

Não percam no próximo fim-de-semana as 24h de Daytona.
Em directo no Motors TV / Speed TV.
Dizem que também dão 6 horas de corrida no Eurosport 2, com comentários em português...       

João Barbosa corre no número 9, um Corvette Daytona Prototype da
equipa habitual Action Express Racing.

No Ferrari 458 da equipa AF-Waltrip nº56 corre o Rui Águas / Travis
Pastrana / Robert Kauffman / Michael Waltrip.

No Porsche 911 GT3 nº32 da equipa Orbit / GMC está inscrito Nicolas Armindo.

As m/amigas sempre podem torcer pelo Patrick Dempsey, o médico giro do
Serviço de Urgência, que corre novamente com um Mazda RX-8 da Dempsey
Racing (nº 40).

E com o nº59 temos novamente as cores míticas da Brumos Racing num
Porsche 911 GT3 de Hurley Haywood / Marc Lieb.

Estreia ainda em competição, penso eu, o novo Chevrolet Camaro GT.R

Mais uma pérola de Rui Queirós e Ricardo Grilo

Porsche 962C KH - Slot.It

 Chegou ao mercado uma das mais belas peças de carros de Grupo C, em mais uma edição italiano da Slot.It.
 O belíssimo Porsche 962C KH decorado com as cores da Jagermeister, apresenta uma ímpar beleza. Com uma frente mais curta que a versão 956 torna-o mais esbelto que o seu antecessor.
 Vencedor dos 1000 Km de Spa no ano de 1986, é sem qualquer dúvida uma aposta ganha por parte deste fabricante.
 Ao nível da traseira, revela-se em tudo semelhante à versão 956 KH.

 Uma vez que este patrocinador já havia anteriormente servido de inspiração à Slot.It para a edição de um modelo, no caso o 956 KH, é possível hoje observá-los a par, numa imagem bem apelativa.
Num relance visual sobre estas duas edições, sobressaem como diferenças maiores, a diferente cor na zona das ópticas frontais, a cor dos tampões das rodas da frente e ainda a distinta cor da faixa do pára-brisas.
Vistos de frente, é perceptível a menor altura entre as duas frentes, o que leva a recente edição a ter as tomadas de ar para os travões substancialmente mais baixas. No modelo 956, surge na zona frontal o excepcional apêndice aerodinâmico com que este modelo foi equipado para a prova de Imola em 1984, de onde viria também a sagrar-se vencedor.
Porém, por uma observação da imagem de baixo e correspondente à participação do Porsche 956 em Imola, poderemos verificar como se encontra muito mal reproduzida a frente deste modelo, já que deveria ser muito mais afilada.
Numa rara imagem e de muito fraca qualidade do modelo de 1986, poderemos constatar que o 962 agora reproduzido, encontrava-se também equipado com o dito apêndice frontal. Inconpreensivelmente, aqui, a Slot.It parece ter descorado algo. Mas porquê?.....
Também o Nº17 que surge na frente do modelo, parece ter sido alvo de maus tratos na reprodução, já que o seu correcto local não será ao meio, mas sim do lado esquesrdo e sobre o guarda-lama frontal, tal como no Porsche 956.
Em baixo, num modelo de colecção, podem observar-se os pormenores indicados, como o pequeno aerofólio frontal e a posição do Nº17 na secção frontal.

Em baixo é visível a menor distância entre a extremidade frontal e a roda, no modelo 962.

 A secção do capôt traseiro, mostra perfeita igualdade entre as duas versões.

 Bela imagem que estas duas referências da Porsche transmitem.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Diabolique

 O Ford RS 200 da MSC em versão do Rali de Portugal e com as cores da Diabolique, encontra-se disponível e está verdadeiramente belo.
 Modelo já nosso conhecido, era por nós esperado por no fundo se tratar duma referência nacional.
 A decoração que não sendo à partida das mais vistosas, mostra-se ao vivo, surpreendentemente atraente.

 O momento em que esta versão se transformou no protagonista maior da edição de 1986 do Rali de Portugal e que provocou o abandono da prova por parte das equipas oficiais. Disso tirou partido Joaquim Moutinho, que viria a vencer esta edição com o fantástico Renault 5 Turbo.

 E comparado em duas escalas, mostra também encontrar-se como de réplica, uma boa reprodução.
 Apenas a cor das jantes poderá merecer alguma referência, mas como no mundo dos ralis estes pormenores sofrem constante substituição, é muito possível que tenha também recebido jantes na cor branca.
 Uma bela peça para coleccionadores, sobretudo se se tratarem de portugueses.
Nota de maior reparo, poderia merecer a tomada de ar ao nível do tejadilho, onde as bocas existentes nas extremidades e a avaliar pela reprodução do modelo à escala 1/43, poderiam levar-nos a supor que deveriam prolongar-se mais para a traseira, tal como é visível na imagem de baixo. Mas felizmente, essa reprodução do modelo mais reduzido, é que me parece encontrar-se mal trabalhada, já que as imagens do modelo real parecem apresentar-nos outra verdade. E assim sendo, a cor das jantes aliado a uma pouca profundidade dos seus centros, parece transformar-se mesmo, no aspecto menos agradável.
O dramático momento encontra-se nesta imagem bem registado.

Os Porsche das grandes Maratonas...

 O modelo 911 da Porsche, tem sido sem dúvida alguma o grande cavalo de batalha da marca. A sua polivalência permitiu-lhe participações nas mais duras provas de toto-o-terreno do mundo. Foram casos disso, as inúmeras participações no Rali Safari, bem como a Maratona Londres-Sydney e até o Rali Paris-Dakar.
 O Rali Safari acabou por tornar-se um terreno de eleição para este modelo, apesar de nunca ter conseguido a almejada vitória.



 A dura prova Londres-Sydney, uma competição feita em estrada aberta ao estilo da Londres-México ou até da carismática Carrera Panamericana, contou com a participação da Porsche, onde o polaco Zasada num dos três modelos oficiais, acabou a mesma classificado na quarta posição final. O aspecto, parece convencer quanto à convicção de poderem apanhar um canguru pela frente....

 Já o Rali Paris-Dakar, tornou-se numa referência para a Porsche, tendo sido capazes do êxito maior pela primeira vez através do modelo 911, seguindo-se-lhe o modelo 959 dois anos depois.


As pérolas de Rui Queirós - Monza ...

 Poucos se lembrarão, mas Monza "dos voos" era assim....


Citroën C4 WRC

Este C4 WRC da Citroën, nunca foi visto em edições de Slot.
Até era giro.....

Faro - Catálogo

 A marca checa Faro, parece registar uma cadência que os faça lançar-se nas lides slotistas.
De conceitos rudimentares, parece no entanto encontrarem-se apostados em várias vertentes e até escalas.
Podemos ver por exemplo, o Skoda Favorit tanto na escala 1/32 como também 1/28.
 As pistas são outra das sua produções e onde com mais facilidade poderão mesmo conquistar mercados. Desde que a sua qualidade não desiluda, poderão vir a encontrar o seu lugar neste mundo.
Dentro do mundo dos Formula, para além dos originários de leste, apostam também nalguns interessantes modelos como o Tyrrel Ford 005, Renault Turbo RE20 e o Ligier JS11.
Curiosamente, um Formula Ford Van Dimen NF 1400 está também em catálogo e que se não me engano, foi onde Pedro Lamy começou a dar os seus primeiros passos nos Formula.
 O Ford GT40 de 1964, um MTX 2-01 Spyder, um Uop Shadow e um interessante Skoda Super Saloon, estão também anunciados.
Mas como o seu interesse pela penetração nos mercados mundiais é bem grande, já aqui se versou, a sua aposta na adaptação de mecânicas próprias em carroçarias da Revell.
Mas pode muito bem tudo isto ser demasiada ousadia, já que este catálogo data de 2007/2008 e até agora, muito pouco destas novidades nos chegaram a conhecimento.
Mas força Faro, estamos aqui à espera...
Estes elementos foram cedidos pelo colaborador António Morgado.