quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Já partiu para testes...

Já se encontra a dar as primeiras voltas, no que são os primeiros testes dinâmicos, o BMW M1 da Sideways.
Características:
Peso total do modelo: 77,2 gr
Peso Carroçaria: 18,7 gr
Peso Chassis: 58,1 gr
Motor: 20.500 rpm / 200 gr/cm
Pinhão: 11 dentes
Cremalheira: 29 dentes
Largura Eixo Frente: 50,02 mm
Largura Eixo Trás: 61,53 mm
Jantes Frente: Plástico
Jantes Trás: Alumínio
 O modelo foi testado numa pista em que o recorde foi estabelecido pelo Saleen S7R da Arrow Slot, com o registo de  10,219 s. Este modelo ao fim de 200 voltas, conseguiu como melhor tempo e neste estágio de desenvolvimento, o tempo de 10,657 s.
 Bons indicadores, para um esperado modelo que preencherá o universo de modelos de Grupo 5, que cada vez se mostra mais preenchido.
 Os conceitos adoptados, foram mantidos a partir da restante linha dos Grupo 5 da Sideways, do qual fazem já parte o Ford Capri e o Lancia Beta Montecarlo.
Quanto ao Porsche 935 Moby Dick, algo parece estar a passar-se, uma vez que era suposto poder já dele desfrutar-se, mas o certo é que continua ainda dentro de portas, sem quase nada dele se saber.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Avant Slot - Um ar da sua graça......Estão vivos!


 Depois de largos meses sem notícias, parece que a Avant Slot deseja ressuscitar. Para tal, começam por editar os interessantes camiões em Kit. Três tipos de Kit irão ser vendidos, com um completamente básico e sem mecânica, outro com o conjunto completo e um terceiro cujo argumento válido, recai na aposta de materiais mais nobres, como outro tipo de jantes e pneus PKS.
 Os preços variam entre os 39.95€, os 64.95€ e os 89.95€ respectivamente. Registe-se que na opção mais dispendiosa, surgem novas suspensões e um chassis. O modelo base é o Man da sua habitual linha de modelos.
Para além disto, anuncia-se ainda, o surgimento do Opel Manta de Carlos Sainz e o Mirage vencedor de Le Mans. Anunciam-se também decorações surpresa e novos tipos de palhetas de reduzida espessura.
Vamos lá a levantar a cabeça...

Novo Chassis Black Arrow


 Se recentemente a Black Arrow nos encantou com o seu Aston Martin, chegou agora a vez do fabricante editar a primeira evolução para o seu DBR9.
 Trata-se de um chassis que permite a montagem do motor em posição anglewinder, acompanhando assim as modernas tendências para este tipo de modelos. Mantendo-se a filosofia in-flex, adianta-se que possivelmente surgirá também um outro chassis destinado aos ralis. E não se pense que um Aston destes será pura invenção nos ralis, pois em Portugal isso aconteceu, tendo-se estreado no rali de Vila verde, nos arredores de Braga, no que terá sido uma estreia mundial.
O chassis que brevemente se disponibilizará, trará inovações técnicas, como os sete pontos de ancoragem e sobre os quais será possível a montagem de suspensões. Deste modo, irão possibilitar-se configurações de afinação, variadas. Parece ser de alguma complexidade o sistema desenvolvido, mas pelo que já observamos no modelo básico, não teremos muitas dúvidas quanto aos resultados positivos que este chassis nos permitirá.
 Em baixo, o chassis básico que equipa o modelo de série.

Uma família simpática, a família BM

Achegada ao mercado através da Scaleauto do BMW Z4 da categoria GT, veio alargar a família BMW no que respeita aos modelos de competição que se celebrizaram no muno automóvel de competição.
 E esta começa a assumir contornos de relevo no mundo dos Slot Car, já que se disponibilizaram modelos de elevadíssimo interesse, para além dos êxitos por eles acumulados no campo competitivo.
Desde a época dos 1800 até aos nossos dias, esta marca tem-se sabido impor nesse capítulo, onde inclusive chegou a sagrar-se vencedor da mais importante prova mundial, as 24 horas de Le Mans. Desde corridas de sprint, ralis e resistências e até à formula 1 onde abrilhantou esse mundo com os seus motores, esta marca tem deixado rasto de sucesso.
 O modelo 3.500 CSL foi outro dos revolucionárias da marca de Munique, onde conseguiu outro importante palmarés, ao conseguir a vitória absoluta nas 24 Horas de Daytona. Tratou-se dum modelo que evoluiu do 2800 CS, modelo este que não tivemos ainda o prazer de o ver chegar aos gloriosos do Slot. No entanto, ou através da Spirit ou da Slot Racing Company, existem algumas esperanças que venha a acontecer.
 Várias foram as evoluções da carroçaria e através da Fly, fomos tendo a possibilidade de juntar às colecções, algumas dessas etapas, bem como das reproduções daqueles que conhecidos ficaram por "Art Car".
 O M1, terá sido uma das melhores criações bávaras. Espantaram o mundo com a sua chegada, ao ponto de ainda hoje os pilotos ficarem espantados com a dinâmica deste modelo nascido em 1978 e produzido até 1981. Trata-se ainda hoje, do único modelo da BMW a ser produzido com motor central de 3.5 de cilindrada, debitando 277 cv e produzido artesanalmente pela BMW Motorsport.
 Excepcionalmente utilizado na competição, chegou mesmo a servir de troféu de animação dos programas de Formula 1, onde alguns dos participantes eram os próprios pilotos desse Campeonato do Mundo.
 A Fly não perdeu o ensejo para a sua reprodução, no que passou a ser um dos melhor conseguidos modelos deste fabricante de Slot Car.
 Não faltou também o "Art Car" correspondente ao M1 que participou em Le Mans.
Aguarda-se agora que através dos fabricantes Scaleauto e Sideways, nos cheguem os mais extraordinários M1 de Gr.5, no que se espera também venham a ser, máquinas de verdadeira animação das competições Slot car.
 Mas a série 3, será porventura uma das mais resistentes dentro do capítulo competitivo. São várias as evoluções ligadas à série 3, correspondentes a vários tipos de carroçarias, desde a série E30 até à dos nossos dias.
 O modelo E30, terá sido o que mais espantou, pela novidade e pelos êxitos a nível mundial que conseguiu abarcar, onde o campeonato DTM terá sido o mais representativo, dada a complexa concorrência com que teve que se confrontar. Os que se seguiram, foram naturais evoluções a que o tempo obriga.
 A série E46 foi muito aproveitada para os campeonatos Norte-Americanos, mas também na Europa, onde somou êxitos de relevo. O piloto português Pedro Lamy, conseguiu através desta série, significativos êxitos com este modelo durante as 24 Horas de Nurburgring em 2004 e 2005, onde fez parte da equipa oficial germânica com os BMW M3 GTR, Embora de séries diferentes, a Fly e a Autoart reproduziram ambas as séries e com elevadíssimo nível qualitativo.
 Em primeiro plano a reprodução da Fly. Por comparação com o modelo da Autoart, pode verificar-se as modificações tanto do capôt-motor, como dos alargamentos da carroçaria ao nível dos seus eixos.
 O próprio estilo da pintura, acaba por determinar a alteração de estilo de ambos os modelos, já que 2001 marcou o surgimento do primeiro M3 GTR, o reproduzido pela Fly.
 Pelo caminho, ficamos com o modelo 6.5 CSI por explorar, pois espera-se por parte da Spirit os gloriosos oficiais que se impuseram em Spa e noutros terrenos de eleição. Até lá, vamo-nos valendo das edições já chegadas.

 A série E92 GT2, é a mais recente série dos M3 a manter vida activa. Presente em edições americanas e europeias, mantem acesa a chama pelas gloriosas lutas contra os mais actuais modelos de competição da sua categoria.
O seu lugar está garantidamentre assegurado, como mais um dos sucessores da marca, nas competições mundiais.
 E a Scaleauto trouxe-nos já o interessantíssimo Z4, do qual se esperam também outras interessantes edições. E pouco-a-pouco, assim vai crescendo a família BMW.....

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Os Porsche também em família....

 Os protótipos da Porsche, têm também servido para alimentar apaixonados da marca e praticantes dos Slot Cars. E ao longo dos tempo temos assistido ao crescimento destas séries, através de alguns menos esperados modelos da marca alemã.
 Foram os casos do 906, também conhecido por Carrera 6 através da Fly, o 910, numa obra da MRRC, o 917 LH de 1969, uma belíssima peça da Le Mans Miniatures e muito recentemente, o 907 através da Slot Racing Company.
 Este último, um dos representantes da marca em Le Mans, chegou mesmo a vencer as 24 Horas de Daytona nesse mesmo ano de 1968.
 Mas tanto o 906 como o 910, tiveram as suas participações e êxitos em inúmeros campeonatos pelos quatro cantos do mundo.
 Mas tanto o 907 como o 917, conseguiram outro estatuto fora de alcance dos dois anteriores. Enquanto Daytona registava em 1968 a sigla 907 nos anais dos vencedores, o 917 Nº14, registava em 1969, a primeira pole position da história de Le Mans, para um modelo da Porsche.
Mas cada um à sua maneira, tem hoje lugar nas estantes dos apaixonados da Porsche.

A família "M", no Slot

A BMW tem por política, atribuir a letra "M" às suas versões de série, mas com forte pendência desportiva. Inicialmente, eram designados também por M Power, numa clara achega à real potência vitamínica de que eram possuídas estas versões, restringindo-se na actualidade a sua designação, apenas à letra "M".
 Mas o primeiro modelo a receber esta designação, serviu também para designar um modelo específico e que ficou para a história da marca. Trata-se do carismático M1, que serviu inclusivamente para um campeonato monomarca, integrado nos programas do Campeonato do Mundo de Formula 1, em que parte desses pilotos, eram os próprios pilotos desse campeonato. Era o Campeonato Procar.
A este, segui-se o interessante M 6.35, mas para o Slot não chegou ainda a ser comercializado segundo as cores oficiais, ainda que se mantenha em catálogo das futuras edições da Spirit.

 Posteriormente, a sigla "M" tomou contornos associados às altas performances de que eram equipados os modelos de série, muitas vezes acompanhadas com substanciais alterações ao nível das suas carroçarias. O BMW M3 E30, foi o quarto dos carros da marca a receber este kit de evolução e que lhe proporcionava uma imagem exterior de agressividade que todos espantou. Mas claro que o segredo maior se encontrava guardado por baixo da bela imagem que  a carroçaria detinha e que a nossa retina  rapidamente assimila. Trata-se mesmo de um look de se lhe fazer uma vénia.
O mundo do Slot, rapidamente se apercebeu destes cativantes factores e através da SCX e da Fly, o modelo M1 acabou por aparecer para fazer as nossas delícias. Mais tarde, Fly, SCX e Autoart fizeram-nos chegar também, o delicioso M3 da primeira série.
A série 5 da marca, o terceiro a receber a misteriosa sigla de alta performance, foi também alvo desta evolução de linhagem, mas para a competição, esta berlina de 4 portas não chegou a merecer destaque de relevo.
Ao longo dos anos, as séries em fabrico vão sendo alvo de evoluções e o modelo da série 3 foi dos mais aproveitados para as apostas "M Power". Várias foram as evoluções que acompanharam as carroçarias da série 3 e todas elas iam sendo alvo de preparações com o objectivo competitivo. E assim, os fabricantes de Slot lá foram fazendo os respectivos e equivalentes upgrades. SCX e Carrera trouxeram-nos também outro delicioso M3, este bem mais recente.
E felizmente, uma das mais recentes criações "M" e que tem preenchido os disputadíssimos campeonatos GT, fez-se chegar ao Slot através da Scaleauto. Trata-se do belíssimo BMW Z4.
E assim vai crescendo a família "M" também dentro do Slot. E que bela família.....