terça-feira, 2 de abril de 2013

Os LMP do momento......

 Nos próximos campeonatos dedicados a modelos da categoria LMP, poderemos ver em confronto com as velhas vedetas, os novos lançamentos tanto da NSR, como da Slot.It.
 E enquanto por parte da NSR parece que iremos ainda esperar pelo novo Toyota, é pelo menos já possível usufruir à bastante tempo do Audi R18 TDI de sua produção. A rival Slot.It, para além desse mesmo modelo, faculta-nos também o Lola B09/60/90.
 Se é grande a incógnita entre o mesmo modelo mas de fabricantes diferentes, dentro da Slot.It a diferença entre modelos distintos, é igualmente uma verdadeira incógnita.
 As cotas de ambos os modelos são tremendamente semelhantes, o que mais difícil nos deixa na tarefa de avaliação de em qual dos dois recairá a melhor aposta. Apenas a secção traseira do Audi se apresenta mais baixa, o que teoricamente poderá representar alguma vantagem, mas apenas os testes poderão definir a verdadeira realidade.
 As similitude das medidas entre eixos e a distância eixo traseiro/patilhão, são igualmente algo que não nos permitirá conclusões antecipadas.
 Porventura a diferença far-se-à através da preparação mais eficiente. Muitas das diferenças serão determinadas pelo tempo que cada um disporá para os testes de relações e na aposta do tipo de suspensões mais adequadas.
 Mas como será a diferença entre fabricantes distintos?
Para além disso, não nos esqueçamos que tanto a Scaleauto através do Radical como a Avant Slot através do Peugeot 908, representam muito bem esta categoria. Mas a verdade também dita que estes últimos se encontram dotados de berço para motor em posição Inline.Os dois exemplares da Slot.It no entanto, encontram-se equipados de série com berços para motor Anglewinder.
 No que respeita ao Lola, existe já em kit uma carroçaria capaz de receber berço para motor Inline, mas para já, o Audi encontra-se excluído dessa opção. A sua carroçaria não permite o encaixe da cremalheira em posição central.
 Será para já um problema por resolver, mas estamos quase certos que muito brevemente este fabricante italiano nos trará uma nova carroçaria com esse fim.

Estaremos com a chegada desta última geração, perante uma verdadeira ameaça aos dominadores das últimas provas desta categoria?
 Encontrar-se-hão estes dois modelos, ameaçados?
Mas incógnita maior estará para vir, pois como será quando chegar a surpresa chamada e-Tron quattro? O futuro R18 da Slot.It virá equipado de tracção às quatro rodas. Os regulamentos serão permissivos a esta nova realidade? E tanto mais que segundo se anuncia, este modelo virá equipado de um sistema desenvolvido a partir dos modelos de rádio controle, onde um sistema de diferencial entrará em funcionamento em curva, com as quatro rodas a puxar apenas em linha recta. Como funciona, é também  incógnita, mas maior incógnita ainda é saber se de facto se tira verdadeiro partido desta situação......

Porsche 917

A sigla 917 tem para a Porsche um significado muito especial, pelos inúmeros títulos conseguidos numa imensa diversidade de campeonatos.
Após os primeiros testes, o carro mostrava-se aterrador para os pilotos, pela brutalidade que estes mostravam ter, pois os seus chassis e travões não acompanhavam a necessária eficiência que lhes era exigida. Consideraram-no até, um carro assassino.
 Mas a Porsche desenvolveu-o, especialmente para conseguir a primeira vitória na mais famosa das provas de resistência. Le Mans.
1969 viu o primeiro desses modelos chegar à pista francesa com esse propósito e muito embora tenha conseguido pela primeira vez para a marca, a pole position, a vitória escapou-lhe.
Este cobiçado modelo, começou a ser tratado de diversas formas pelas privilegiadas equipas que o conseguiam adquirir, chegando mesmo a ver-se em 1971 uma versão, o 917/20, que acabou por se tornar em modelo único. A decoração que o vestiu, valeu-lhe a alcunha de "cochon rose" (porco rosa), bem elucidativa.
 Mas 1970 marcou para sempre uma etapa na marca alemã, pois foi através de um 917 que conseguiram mesmo a vitória em Le Mans, com o modelo mais básico do Team Austria. Neste ano, um segundo modelo desta mesma equipa, mas na versão cauda longa, conseguia também a obtenção da pole position, mas viria a ser a versão cauda curta a atingir o êxito maior, ao fim das 24 horas que compõem a prova.
 As evoluções sobre a base 917 tiveram continuidade e em 1971, chegava às pistas a versão Spyder. Nesse ano, esta versão conseguiu o título de campeã nas Interséries, através do piloto Leo Kinnunen.
 Chegou a existir uma destas versões em que o seu motor era constituído pela junção de dois blocos do motor base. No entanto, não passou da fase de protótipo.
 A versão cauda curta foi no entanto, aquela que mais êxitos de vulto viria a somar, tendo mesmo repetido o êxito em Le Mans, no ano seguinte, em 1971.
O Team de John Wyer que mais conhecido ficou por Team Gulf, conseguiu também êxitos redundantes, mas no continente Norte Americano, já que somou iguais vitórias em 1970 e 1971 nas 24 Horas de Daytona.
 Mas a brutalidade da potência destes monstros haveria de ser levada ao extremo, quando a Porsche se lembrou de dar continuidade ao modelo. Inscrevia na série Can-Am, a versão 917/10, um modelo que declarou de imediato guerra aos habituais dominadores daquele campeonato, como a Shadow e a Mc'Laren.
 1972 via assim este campeonato, com um novo fôlego proporcionado pela grande rivalidade criada aos habituiais dominadores.
 Foram inúmeras as vitórias conseguidas e o modelo começou a ser cobiçado por muitas equipas participantes, que o começaram a vulgarizar nas pistas. Surgia nas laterais do modelo a curiosa designação "Porsche + Audi", numa jogada comercial para dar a conhecer naquele continente, a marca Audi que começava a ser comercializada através dos standes da Porsche nos Estados Unidos da América.
 Mas a Porsche não parava e desejou mais ainda. 1973 viu surgir o top dos top's, quando através da última versão 917/30, exerceu um domínio avassalador que levou os promotores daquele campeonato a subverter as regras do jogo, conseguindo assim banir definitivamente este portento da pistas, que com os seus 1300 cv que debitava, não permitia veleidades ao mais fiel dos opositores.
 E foi assim que por fim, a sigla 917 se extinguiu também.
Felizmente para o slot, através da Le Mans Miniatures, da Fly e da Carrera, conseguimos reunir um pouco dos marcos dessa história do desporto automóvel.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Porsche 911 GT1 EVO 98 - Slot.It

 A segunda versão do Porsche 911 GT1 EVO 98 de produção Slot.It, respeita à versão de testes deste modelo, que decorreu em 1998.
De particular beleza, apresenta-se com algumas diferenças relativamente à primeira versão que nos fizeram chegar.
 Não sendo as diferenças de grande monta e não dizendo respeito a modificações de carroçaria, são no entanto de realce no que toca a pormenores.

 Os stop's da primeira versão, foram apresentados totalmente a vermelho, sem qualquer distinção entre stop e pisca. O agora chegado, já se mostra com essa diferença de cores.
 Em baixo já é perceptível a cor amarela que respeita ao pisca.

 As janelas de arejamento laterais, surgiram transparentes na primeira versão, estando pintado de preto apenas o seu rebordo. Agora, totalmente pretas, conferem um aspecto mais agradável e real.

O óculo da frente que inicialmente se apresentava com o rebordo negro, agora surge com pintura preta até à parte de apoio do limpa-pára-brisas. Apenas um pormenor de exactidão entre ambos, desde a versão de testes, até à de competição.
Mecânicamente, embora de aparência distinta ao nível da motorização, tratam-se de versões absolutamente iguais.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Scalextric Passion - Citroën 2CV Monte Carlo 1954

 Limitado a 50 exemplares, surge na série "Scalextric Passion" um interessante Citroën 2CV participante na edição de 1954 do Rali de Monte Carlo.

 Interessante peça de colecção, os 140€ do seu valor deixá-lo-hão fora de alcance de muitos dos seus apaixonados.
 A grelha frontal perdeu algum rigor do seu detalhe, assim  como desapareceu também o característico buraco redondo que servia para inserir a manivela para por o carro a trabalhar, nas situações mais difíceis.

 O escape passou a ser de generoso diâmetro, o que se encontra perfeitamente errado.
 Mas no geral, trata-se de um magnífico modelo, sobretudo para coleccionadores.

BMW Z4 - World Endurance Series 2013


 Disponível em poucas unidades, encontra-se o modelo Z4 da BMW do fabricante Scaleauto, que serviu de modelo comemorativo das World Endurance Series e que foi distribuído a cada um dos participantes na prova que decorreu em Barcelona ainda este mês.
 Esta decoração teve uma edição limitada a apenas 350 unidades, o que fará mais tarde dele, uma interessante e bonita peça de colecção.
O modelo encontra-se equipado com o novo chassis RT-3 MWB e motor de caixa pequena de 20000 rpm, em posição Sidewinder. As jantes traseiras são de aperto e em alumínio. 
Trata-se básicamente da versão editada na série corrente e que representa a versão de apresentação deste modelo por parte da marca bávara e em que as cores da carroçaria foram substituídas pelo laranja e preto e o aileron recebeu a referência à prova que representa. O dorsal foi tembém mudado para o Nº3 e alguns novos stickers foram acrescentados.


quarta-feira, 27 de março de 2013

Campeonato Turismo Fly 2013 - Última prova


 Uma vez mais as instalações do BB Clube receberam a comitiva de participantes no Campeonato Turismo Fly para equipas constituídas por dois pilotos. Contou-se desta vez com a estreia do iniciado Miguel Carvalho, que apesar do desconhecimento absoluto da pista, conseguiu todos surpreender com um andamento invulgar de iniciado que é, mostrando uma maturidade acima da média.

Para esta prova, o sorteio ditou as seguintes duplas:
1ª Manga                              
José Pedro Marques / David Azevedo
Carlos Alvim / Paulo Gonçalves
Rui Mota / José Pedro Mota

A primeira manga deteve três equipas cujo equilíbrio foi a tónica dominante e em que o iniciado Paulo Gonçalves conseguiu suster as tentativas de ataque por parte de Rui Mota, cifrando-se a diferença entre ambos no final da manga em apenas meia volta. Foi notável a garra com que se defendeu este iniciado, o que comprova o quanto tem este piloto, evoluído. Uma vez mais, o Alfa Romeo 156 se mostrou menos eficiente do que a armada BMW, deixando José Pedro Marques / David Azevedo na terceira posição da manga.


2ª Manga                             
Luís Azevedo / Mika Monteiro
Augusto Amorim / César Amorim
Paulo Mendes / Miguel Carvalho
A segunda manga foi sobretudo marcado pelo elevadíssimo andamento imprimido por Paulo Mendes, enquanto as duplas Augusto Amorim / César Amorim e Luís Azevedo / Mika Monteiro, esperavam tirar partido da menor experiência do estreante Miguel Carvalho. No entanto as expectativas mantinham-se, pois este iniciado, apesar do menor andamento, surpreendia com poucas saídas e um andamento acima do esperado.
 No final, o maior equilíbrio conseguido por Luís Azevedo / Mika Monteiro, permitia-lhes assumir a vitória seguido de Augusto Amorim / César Amorim, este último a conseguir uma vez mais a confirmação de uma extraordinária e invulgar maturidade para uma criança de 11 anos.
 A primeira posição na primeira manga conseguida por Carlos Alvim / Paulo Gonçalves, valer-lhes-ia a terceira posição do pódio. Rui Mota / José Pedro Mota, conseguiam também no final, ficar à frente de Paulo Mendes / Miguel Carvalho. A fechar a classificação, ficava a dupla constituída por José Pedro Marques / David Azevedo.

 Os modelos dispostos de acordo com a classificação final.

 No pódio, os pilotos das três equipas melhor classificadas.

Com este resultado, Luís Azevedo consegue mais um título, seguido da surpresa chamada César Amorim e de José Pedro Mota na terceira posição.
No pódio final, a juventude sobrepôs-se aos consagrados.

Classificação Final Campeonato                      
1º - Luís Azevedo - 334 Pontos
2º - César Amorim - 316 Pontos
3º - José Pedro Mota - 293 Pontos
4º - José Pedro Marques - 293 Pontos
5º - Rui Mota - 282 Pontos
6º - David Azevedo - 275 Pontos
7º - Carlos Alvim - 272 Pontos
8º - Paulo Gonçalves - 272 Pontos
9º - Augusto Amorim - 246 Pontos
10º - Paulo Mendes - 234 Pontos
11º - Mika Monteiro - 228 Pontos
12º - Pedro Correia - 226 Pontos
13º - Bruno Martins - 176 Pontos
14º - Francisco Matos - 169 Pontos
15º - Hugo Figueiredo - 70 Pontos
16º - Miguel Carvalho - 54 Pontos
 
Nota de relevo para os brilhantes exemplos de pilotos sem grande experiência, mas que conseguiram mostrar desempenhos de grande valor.
 
Parabéns a todos os participantes, sobretudo aos iniciados.....