quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Slot.It - Audi R18 TDI Ultra - Le Mans 2012

O ano de 2012 viu a Audi através dos seus novos modelos R18 e-tron quattro repetir a vitória no palco maior do automobilismo mundial. Nesse ano, a Audi surgia em Le Mans com uma armada de quatro carros, dois inscritos pela própria Audi Sport Team Joest e outros dois, pela Audi Sport Noth America. Pela primeira estavam os modelos mais claros, com os dorsais 1 e 2 e pela segunda, os mais escuros com os dorsais 3 e 4. Nesse ano e uma vez mais, a Audi monopolizaria o pódio de Le Mans, com o modelo 1 a vencer, seguido do modelo 2. SSeguiu-se-lhes o modelo inscrito pela Audi América com o dorsal 4. Pois é este o primeiro dos modelos de 2012, que a Slot.It nos propõe para nos fazer chegar dentro em breve.
Depois das versões de 2011 e 2013, chegou agora a vez das versões de 2012, dos quais o terceiro classificado será o primeiro a vêr a luz do dia. Não se trata de uma versão de quatro rodas motrizes, mas as suas linhas são em tudo semelhantes, o que proporcionará de seguida, o lançamento da versão vencedora desse ano.

Já anteriormente editados por este fabricante, encontram-se os vencedores de 2011 (encima) e 2013 (em baixo).
Será que chegaremos a vêr também o Audi vencedor da edição de 2014? Este é verdadeiramente diferente, além de mais estreito também, o que causará alguns constrangimentos adicionais, na hora de fazer dele um modelo dinâmico, já que a opção de montagem de motor em posição anglewinder que define a filosofia destes modelos, certamente encontrar-se-à complicada.


SRC - Novo Ferrari 312 PB


Depois do Ferrari 312 PB cauda curta, a Slot Racing Company faz-nos agora chegar o mesmo modelo mas na sua versão cauda longa.
 Embora sempre interessante, trata-se de uma versão já retratada pela Slot.It, com a agravante de em termos dinâmicos se situar uns bons passos à sua retaguarda. Portanto, nada de novo acaba por nos trazer. Em baixo é possível observar o mesmo modelo numa criação da Slot.It

 Porque não terem dado um passo à frente ou atrás? Aí seria verdadeiramente uma mais valia, já que se o modelo mais recente se trata de uma versão absolutamente modificada relativamente à sua produção, o que nos agradaria, o mais antigo acaba por beber as mesmas linhas, mas perde os faróis e a parte do habitáculo surge muito mais fechada e com um pára-brisas bem mais reduzido. No entanto, a base do modelo é exactamente a mesma e nós, teríamos certamente ganho muito mais.

 Quanto ao modelo em si, encontra-se interessante, mas pedia-se muito mais.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Sideways mostra a sua próxnovidade - Ford Mustang


 Eis que a Sideways nos mostra finalmente o Mustang que nos fará chegar dentro em breve.
 Com uma decoração extremamente bela, a silhueta deste novo Ford sai claramente beneficiada com esta combinação de côres que o veste.
 Corresponde esta decoração à prova de Road Atlanta no ano de 1982, numa participação no Campeonato IMSA.

 O fabricante anuncia que fará equipar este novo Ford Mustang Turbo de uma nova motorização.
 A curiosidade é naturalmente grande, não se tratasse de uma estreia absoluta.

domingo, 7 de agosto de 2016

Thunder Slot - Lola T70 MKIII está a chegar

 Um novo fabricante de modelos de slot, apronta-se para chegar ao mercado. Trata-se da Thunder Slot e o seu primeiro modelo será inédito, já que sendo este bastante semelhante ao Lola T70 e do qual lhe herdou também o nome, trata-se no entanto da versão MKIII do conhecido Lola. São algumas as diferenças entre ambos, muito embora a sua semelhança se propicie a alguma confusão aos menos conhecedores deste modelo.
A imagem de baixo de um Lola T70 do fabricante Fly, serve apenas para que se possam observar algumas das diferenças que os caracterizam.

 Mas esta nova criação deste também novo fabricante, faz lembrar um pouco as produções da NSR. Também aqui e tal como a NSR e a Slot.It, existiu bastante cuidado na tentativa de se recriar um modelo muito cuidado e próximo da versão que lhe dá origem, mas sobretudo com um piscar de olho há competição.
 As imagens mostram-nos como se encontra interessante este T70 MKIII. E para já, irão ser duas as decorações a disponibilizar, ao que parece, em simultâneo.

 Mas é a parte mecânica que suscita maior curiosidade e vontade de poder-mos ter um destes exemplares nas mãos. Dotado de um motor de caixa pequena e 21.500rpm, coaduna-se quem os modelos similares de outros fabricantes, que pensam sobretudo na competição.
Também dotado de berço de motor independente e de formato triangular, no qual se monta um motor de caixa pequena em posição sidewinder, mas numa posição muito ligeiramente oblíquo relativamente ao eixo motriz. É sobretudo aqui, no conceito em si que se vê bastante similitude com os modelos de origem italiana da NSR, onde os próprios pneus e jantes se poderão confundir.
 Mas a Thunder Slot, foi um pouco mais longe, aprimorando alguns pormenores, alguns dos quais, a prática se encarregará mais tarde, de nos provar ou não, que estas inovações foram de facto produtivas.
 O aspecto é excelente, a prometer verdadeiramente viram para a verdadeira guerra das competições puras, neste caso, dos modelos clássicos.
A imagem de cima, mostra um chassis já dotado de algum upgrade, como novos pneus slick, jantes de plástico à frente, mas sobretudo, dotado de suspensões no berço do motor. Em baixo, a versão de série.

Estas duas imagens, mostram bronzes diferentes de tudo o que se tem visto, apenas com uma pestana e um interior cónico que permitirá manter por mais tempo algum o óleo lubrificante dos eixos. A questão do pêso, poderá também ter sido ponderada no seu desenvolvimento.


 Em cima, as peças de aperto do berço ao chassis da versão standard e também aquelas em que se torna possível montar suspensões.
E o berço com cinco apoios de aperto ao chassis, admite que se explore a questão das suspensões.




 O patilhão foi outro ponto a merecer alguma atenção por parte da Thunder Slot. De novo formato, permite pela primeira vez que se garanta que os fios nunca se soltem, excepto por quebra do próprio fio.
 Parafusos allen, permitem que se tranque com toda a segurança as cápsulas que contêm no seu interior os fios condutores de corrente ao motor.
A possibilidade de regulação do eixo da frente em altura, é também possível, algo que começa a ser uma realidade nos mais modernos modelos de slot.
 Estranha é a forma da lâmina deste novo patilhão. O lucro que daqui se possa colher, é para mim e para já, uma incógnita, mas certamente se concluiu da vantagem que daqui se poderá tirar partido.
Em baixo, um pormenor da cremalheira e pinhão em plástico e do próprio motor.
 Seja bem vindo meu senhor, mas venha depressa....

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Uma família bem crescida - Porsche 956/962 Slot.It

O Grupo C tem sido até à data, o maior argumento que a Slot.It tem tido para a edição de variadíssimos modelos e versões. De entre eles, estão os Porsche 956 / 962 nas suas mais diversas formas. Cauda curta (KH), cauda longa (LH), Coupé (C) ou IMSA, todos eles foram já editados por este fabricante.
 Embora não conste nestas imagens a totalidade das referências já chegadas ao mercado, é possível ainda assim, perceber o quão grande tem sido a aposta nestes modelos por parte da Slot.It



 E tudo começo com estes dois modelos participantes na edição de 1983 em Le Mans. Com o dorsal 21, o modelo inscrito pela "Kremer Racing" e o com o dorsal 14, pertencente ao team de Richard Lloyd. Enquanto o primeiro se classificava na terceira posição logo a seguir aos modelos oficiais da Porsche, o segundo, não ía além da oitava posição.
 E seguiram-se-lhes mais uma série de modelos da série 956 LH, onde o modelo sob as côres da "Hugo Boss" seria um dos também lembrados, tendo participado na mesma edição da mesma prova, tendo-a concluído no sétimo posto.

Mas em 1982 eram os modelos oficiais a dominar em Le Mans, tendo monopolizado o pódio com os modelos 1, 2 3 três respectivamente. E não foram aqui esquecidos, sendo editados numa caixa que englobaria os três modelos e integrados na sua série especial dedicada aos vencedores de Le Mans.

 As versões KH vieram enriquecer a lista de modelos Porsche 956.

 Com a decoração "Coca Cola" surgia a primeira das versões IMSA. Trata-se já da séria 962, mas a secção traseira foi completamente revista.

 O bonito 962 LH sob as côres da "Leyton House" foi também integrado na lista de referências da Slot.It.



 O 962 sob as côres da "FATurbo", é um dos mais belos exemplares que até nós nos fizeram chegar.


 Sob as côres da "Rothmans", chegou também a versão oficial cauda curta do Porsche 956.
 Pertencente ao Team de "John Fitzpatrick Racing" e iunscrito pela "Skoal Bandit", editavam o terceiro classificado de Le Mans do ano de 1984. Trata-se de outra ´bonita e excelente réplica.
 A versão decorada sob as côres da "Jägermeister" com um inusual aileron frontal, não foi também esquecido. Esta versão simboliza em simultâneo o modelo que estreou este apêndice frontal, tendo culminado a sua prova com uma vitória. Por essa razão, na prova seguinte este aileron popularizou-se entre as restantes equipas privadas.




 Também a versão decorada com as côres da "Blaupunkt" se torna particularmente atractivo.



 De discutível beleza, encontra-se o 962 sob as côres da "tic tac".

 Em múltiplas formas e côres, temos os 956 / 962 a preencher um capítulo do mundial de resistência e aqui recordado à escala 1/32



 As versões oficiais, serão eternamente interessantes.


 Sob as côres da "New Man", os Porsche 956 atingiriam a glória em Le Mans nos anos de 1984 e 1985. Também estes foram lembrados pelo fabricante italiano.





Obrigado Slot.It. Só faltam as últimas evoluções destes modelos, desenvolvidos pela fantástica equipa da Richard Lloyd. Era bom era...