domingo, 28 de janeiro de 2018

Campeonaton Grupo C - Quarta prova

 Com a presença de dezassete pilotos, decorreu a quarta jornada do campeonato de Grupo C na pista permanente do Clube Slot do Minho e integrada no calendário anual deste clube.
 A prova começou com a participação inicial dos pilotos melhor classificados no campeonato até à actualidade, recorrendo-se depois à rotatividade habitual de entrada e saída de pilotos, de acordo com as regras préviamente estipuladas das calhas virtuais.


 Foram alguns os pilotos externos ao clube a marcar presença, fazendo-se contudo notar as ausências de Carlos Afonso e Luís Azevedo, pilotos cuja presença se faz sempre notar na tabela de classificação. Ficava também de fora José Pedro Vieira, cuja ligeira má disposição o impedia de engrossar a lista de participantes.

 As disputas foram como habitualmente, intensas, mas a boa disposição tem sido uma salutar constância.
 A aposta nos modelos, foi marcadamente notada pela variedade, registando-se aqui como única marca ausente, a Jaguar. De resto, de tudo um pouco por aqui passou.




 No final, a tabela de classificação não mente e as 161 e as 160 voltas dos três primeiros classificados da geral, bem demonstram o quão suada foi a disputa de cada lugar, tendo no final sido Paulo Mendes a saborear o melhor dos prazeres. Mas também David Azevedo que completaria 159 voltas, se via arredado do pódio por uma mera volta. Mas tabela abaixo, poderemos constactar a existência de mais umas quantas disputas bem suadas, onde se louva o regresso de Nuno Mendo que acabaria numa interessante luta com o sempre rápido Bruno Magalhães. Também Luís Pinto nos presenteou com mais uma brilhante participação, tendo mesmo levado a melhor sobre alguns pilotos um pouco mais rodados por cá. Marco Freire e João Preto mantêm o ciclo de aprendizagem, enquanto o forasteiro Ricardo Moura tentava minimizar estragos pelo natural desconhecimento do traçados desta pista. Quanto a António Lafuente, este via a sua prova absolutamente condicionada por opções pouco adaptáveis e recomendáveis num modelo, dadas as condicionantes deste traçado pouco colaborante com aquele tipo de preparações.
 Mas parece ter ficado a confirmação de que em traçados apoiados em pistas de fabrico Ninco, Nissan e Porsche acabam por ser as melhores opções, apesar de se poder contar com os Lancia e Toyota na lista dos carros a eleger para esta classe de mini-modelos.

 Mas confirmado mesmo, é que o Nissan é um modelo soberbo e dificilmente se encontrará outro carro que lhe consiga fazer frente.
 E no Pódio, uma vez mais Paulo Mendes ocupa a posição central, ladeado por David Fernandes, o segundo e Augusto Amorim o terceiro classificado.
Será pois no próximo 2 de Fevereiro que decorrerá a derradeira jornada dum campeonato que Paulo Mendes tem tudo para somar mais um título. Força gente.....

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

BRM - Chegou o Gordini

 Chegou agora por parte da BRM, o Renault 8 Gordini. Na minha opinião, uma pena não o ter feito chegar na sua mais civilizada versão, ao invés desta que não sabemos muito bem se a devamos enquadrar no reino da ficção ou se numa espécie de Gr. 2.
 Talvez estas carroçarias alargadas tenham feito parte de alguma comum integração nas rampas lá para o reino dos gauleses, mas o certo é que pelo mundo fora, era algo muito pouco familiar. E estéticamente, bom, preferíamos mesmo ter visto chegar a mais familiar e corriqueira carroçaria de série.
Mas avancemos, partindo do princípio de que talvez a razão tivesse estado do lado da competitividade, já que existem dois termos de comparação e para o qual conviria que o agora chegado, não perdesse a carruagem imposta tanto pelo NSU TT como pelo Simca 1000.
 O conceito pelo qual o fabricante optou, foi exactamente o mesmo dos dois anteriormente citados. Um chassis e sub-chassis metálicos, motor de caixa pequena em posição anglewinder e semi-eixos para as rodas traseiras, com estas a tomarem camber negativo, uma inovação introduzida no NSU.

E a família com que se poderá para já contar. Quatro distintas versões em que duas delas se identificam de algum modo com a própria marca.








Slot Racing Company para 2018

 O Peugeot 205 Turbo 16 na sua versão de testes para Pikes Peak e pilotado por Ari Vatanen em 1987, será uma das propostas para o corrente ano por parte da Slot Racing Company / Original Slot Car. Trata-se de uma edição limitada a 415 peças, o que o tornará num cobiçado exemplar.
 Também o novo Mc'Laren M23 sob as côres da Yardley e pilotado por Deny Hulme no GP da Suécia e do qual se sagraria vencedor, será outra reprodução a encontrar-se já em linha de produção, o que indiciará encontrar-se para breve a sua chegada.
Mas a grande novidade será mesmo o BMW 280 CS, muito embora se encontre ainda na linha das intenções de produção.
Trata-se de um modelo que será bem acolhido, já que se  trata-se de um dos mais bem sucedidos modelos com carreira evolutiva e que viria a culminar nas versões 3,5 CSL, modelo este explorado pela Fly em inúmeras versões.
Venha ele...

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

NSR e Fly Slot Cars, novidades

Vic Elford / Ahrens Jr. constituíram a dupla vencedora dos 1000 Km de Nurburgring em 1970 no Porsche Nº22 , numa prova em que apenas dois Porsche 908/3 completariam a mesma com o mesmo número de voltas.
 E são já são conhecidas as primeiras imagens com carácter definitivo do primeiro Porsche 908/3 que será editado pela NSR. Em nada difere das imagens anteriormente dadas a conhecer, apenas com o acrescento de alguma pintura dedicada aos órgãos mecânicos e à parca decoração de que se mune este  Porsche vencedor.

  Como dá para perceber, entre os filtros dos carburadores deste oito cilindros, surge uma zona absolutamente simplificada por este fabricante.



Também no sector traseiro é notória a ausência de alguma representação mecânica, mas não compromete de modo algum este ícone da Porsche que ficou conhecido nas hostes, como o "sabonete", por razões óbvias.

 Da Fly Slot, a grande novidade vem do camião Renault, no enriquecimento de uma categoria em que vemos apenas este fabricante a apostar. Mais algumas decorações surgirão para os Buggyra MK08.


Quanto à F1, será editado um bonito Brabham BT 44 participante no GP Canadá, decorria o ano de 1974, mas promete-se também para este modelo, mais algumas decorações.
O Porsche 911 verá também a edição do vencedor do Rali da Suécia no ano de 1968, tripulado por Bjorn Waldegaard. O que se prevê é que continuem a erra neste modelo, já que na época não se apostava ainda nos alargamentos da carroçaria para as rodas mais largas, erro que este fabricante insiste em cometer,
A imagem inferior mostra o quanto alargadas se encontram as carroçarias da Fly, o que acaba por matar estes históricos modelos.