quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Os 33TT12 da Slot Racing Company

Porschista confesso, confesso que o Alfa Romeo 33TT12 me tira do sério. Para mim, um dos mais bonitos Sport Protótipos de sempre, a par dos Ferrari 330 P4 e 312P, só que aqui, numa versão descapotada e mais agressiva. Coube à Slot Racing Company trazer até nós estas belas reproduções, nas versões cauda longa e curta.No imediato, fazem-se notar as dimensões do capô-motor, o que os faz assumir como tratando-se das versões cauda longa e cauda curta, diferenciando-se também pela ausência da tomada de ar periscópica na segunda das versões.Uma pena não serem estes reproduzidos de acordo com as filosofias mecânicas da presente geração, já que o conceito mecânico destes, não faz justiça a tão extraordinárias reproduções. Mas para além da extrema qualidade das suas carroçarias, estes dois belos exemplos, primam ainda pela qualidade das suas jantes, com a dimensão e profundidade devidas, algo que raramente conseguimos referir noutros fabricantes.

Mas se  SRC se dignou realizar réplicas de elevado nivel, primam ainda por dignificar cada uma das versões, tendo-as reproduzido com as devidas diferenças que os caracterizam. Para além do que salta à vista, os pormenores menos significativos mereceram o devido cuidado. 

As grelhas de escoamento de ar dos guarda-lama frontais, surgem-nos de muito maior dimensão no modelo cauda longa.  A diferença entre ambos neste pormenor, é abismal, mas poderemos referir também as diferenças nas tomadas de ar frontais para o radiador, em que no modelo cauda longa é simétrica e no de cauda curta, se estende apenas do meio, para o seu lado esquerdo. Também as tomadas de ar para os travões frontais são distintas, sendo de formato aproximadamente oval e em posição horizontal no maior dos dois e mais quadrangulares e na vertical, na versão curta. Existe ainda nesta última versão, uma tomada de ar de formato triangular do lado direito e acima da entrada de ar para o radiador, isto, ainda na secção frontal do mesmo. Já no cauda longa e do lado direito da tomada de ar para o radior, encontra-se uma pequena grelha.

São igualmente perceptíveis as diferenças de entradas e saídas de ar existentes no capô traseiro. Dimensões e formatos, são bastante distintas entre ambos.
Lateralmente e no referente ao mesmo capô,  percebe-se que na versão longa existem saliências que cobrem as rodas. Isto acontece, porque de facto nesta versão as jantes e pneus são mais largos, o que lhe permite ter a via traseira mais larga do que na versão curta.

E enquanto a versão curta surge com um único retrovisor apoiado por tripé, no outro, existem dois retrovisores mais convencionais em cada uma das extremidades laterais e um terceiro, mais central, assente num pé de grande dimensão. 

Tanto as duas imagens de cima como as duas que abaixo se seguem, permitem que se compare o remate da bossa do capô-motor junto ao habitáculo, sendo de acabamento mais arredondado na versão curta e mais vincada e rectangular na versão longa.
Mas também a parede vertical do habitáculo apresenta diferenças substanciais, facilmente observáveis nestas mesmas imagens.
Obrigado Slot Racing Company, mas seria com muito bom grado que veríamos uma revisão mecânica sobre estes modelos, por forma a podermos com ele vir a usufruir na sua plenitude, de verdadeiros slot car de competição. 

Scalextric Passion - Disponivel um transkit para o Ford Puma

As críticas levadas a cabo pelos aficionados e relativas às incorrecções da decoração do Ford Puma tido como versão participante na edição de 2022 do rali de Montecarlo pelas mãos de Sebastien Loeb e editado pela Scalextric/SCX, não  caíram em saco roto e mereceram séria atenção por parte da Scalextric Passion.Se elementos existem que conferem essa participação, como os nomes de piloto e navegador e número da sua participação, outros existem que dirão mais respeito à versão de apresentação da marca para esse Campeonato Mundial de Ralis. Poderemos começar por referenciar a placa do rali que surge no capô-motor, que deveria identificar a prova, mas que foi substituída por uma em preto ao invés do vermelho e pela inclusão das letras "WRC". Também a faixa do pára-brisas deveria surgir complementada com "AsahiKASEI".Também nas portas e no número da capota, a real placa específica da prova, acabou por ser substituída igualmente pelas letras "WRC". No óculo traseiro e abaixo do aileron, regista-se a ausência da placa do rali.
Mas agora a Scalextric Passion propôe-nos um transkit para as respectivas correcções desta referência A10451S300 da Scalextric/SCX. Em alternativa, faculta-se a possibilidade de envio da miniatura, para que eles próprios procedam às respectivas correcções. 

domingo, 8 de outubro de 2023

O próximo Nissan Skyline GT-R - Slot.It

Foi já dado a conhecer o proximo Nissan Skyline GT-R por parte da Slot.It. Encontra-se prevista a sua chegada para Q2 ou Q3 do ano de 2024 e representa o vencedor das 24 Horas de Spa de 1991, tendo tido aos seus comandos os pilotos Anders Olofsson (Suécia), David Brabham (Austrália) e Naoki Hattori (Japão).

Uma máquina que merece a devida atenção - Scalextric/SCX

O Citroën 2CV faz parte dos modelos que ficaram nos anais da história do automóvel. E a sua existência ficou registada como um baratinho utilitário, mas também com participações pelo mundo da competição,  onde valendo-se sobretudo da sua tracção frontal e baixo peso, ainda que sem ambições dada a sua fraca potência, poderia nalguns ralis trazer alguma surpresa. Uma dessas participações terá acontecido no Rali de Montecarlo no ano de 1954 onde se terão inscrito e participado dois destes modelos, tendo a Scalextric/SCX aproveitado para reproduzir o participante com o número 319, pilotado por Jacques Duvey/Michel Bernier, tendo atingido a bandeira de chegada no 323° lugar final, numa prova em que terminaram 329 automóveis e onde se registaram quatro desistências. O melhor dos 2CV presentes seria contudo o modelo com o número 417, que viria a completar a mesma no 283° lugar, numa participação a solo de Pierre Paoli Hue.
Mas a produção da Scalextric/SCX versa uma das hoje mais procuradas variantes nascidas sobre este "sapinho pinchão". Trata-se do 2CV Sahara, uma máquina munida de dois motores e tracção integral, equipado ainda com o pneu suplente sobre o capô, visto que a sua natural localização se encontrava ocupada pelo segundo motor, na retaguarda. E assim sendo, a reprodução desta versão não serve na verdade para representar nenhum dos participantes daquela edição do Rali de Montecarlo, visto a base tratar-se do conhecido 2CV de produção corrente.

Mas salvaguardando-se esse "descarado" erro, a verdade é que a miniatura se encontra extremamente bem reproduzida e serviu também para realizar esta versão civil específica, sendo que nesse caso, nada haverá a apontar. Mas teremos de acrescentar que se a reprodução da miniatura se encontra excelente, quanto à parte mecânica desenvolvida por este fabricante, poderemos considerar que se enquadra no capitulo da "quase" genialidade. Isto porque, para tão exíguo espaço, atreveram-se a inserir a tracção total, com recurso a pinhões de ataque duplos, não sendo por isso a ligação à cremanheira feita pelo pinhão do próprio eixo do motor. Esta solução,  talvez herdada dos TT's da mesma origem, ajuda a não forçar directamente o motor, o que com o uso levaria a que este ganhasse tendência para se soltar do seu encaixe.
Além disso, atreveram-se a ir mais longe. A integração da tracção integral sem a existência de suspensão, tornaria o modelo extremamente rígido. Ainda que no eixo frontal exista uma ligeira oscilação, houve necessidade se se recorrer à integração de um braço de patilhão basculante, com a agravante da passagem da corrente entre as palhetas (patilhas) e o motor, se fazer através da sua habitual filosofia de chapas e não por cabos, solução universalmente adoptada. Tratando-se de uma miniatura tão estreita, conseguir-se a integração de tudo isto, será caso para dizer mesmo, "é obra"!
É claro que toda esta cientificidade poderá ser o mesmo que "chover no molhado", já que a sua ineficiência é tremenda, comprometidas que se encontram as suas performances por se tratar de um modelo tão estreito e alto e que o torna praticamente inguiável quando as pistas se encontram perfeitamente limpas. Já com pistas sujas, o resultado não será nunca relevante, mas passa a dar o se gozo.
Basta referir que o motor que o equipa é da nova geração RK, com a designação 11.1. Trata-se de um motor de caixa grande com ausência de molas para os carvões, encontrando-se estes encastrados em lâminas metálicas que proporcionam o efeito de mola e dotado de um eixo comprido do lado da cabeça do mesmo onde se inserem os pinhões-de-ataque em ambas as extremidades.
E tal como na restante gama, também este Citroën se encontra dotado do habitual sistema de luzes.
Uma máquina completa que deveria ter lugar em todas as colecções de slot car, por tudo o que representa.
Parabéns Scalextric/SCX, por tão conseguido e ambicioso projecto.

sábado, 7 de outubro de 2023

Novo punho Sloting Plus Pro-R

A Sloting Plus lança o seu novo punho Pro-R.
É já conhecida a fiabilidade e simplicidade da tecnologia em que se apoiam os punhos deste fabricante, mas a procura constante da sua melhoria, leva-os agora à sua mais recente evolução. 
As regulações continuam a ser facilmente perceptiveis, a par da reduzida quantidade de parâmetros.
O controle da travagem é um dos aspectos que mereceu mais atenção e passou por isso agora, a ser mais interessante, passando a ser possivel regular o tempo de reacção no momento de soltar o gatilho.


Características do punho Pro-R

- Microcontrolador integrado.
- Controle de aceleração e travagem, com recurso a sinais PWM e transistores Mosfet.
- Possibilidade de utilização  do controle em canais com conexão positiva ou negativa (POS-NEG).
- LED verde indicando actividade.
- Protecção contra curto-circuitos na pista e super aquecimento.
- Protecção contra sobretensão. 
- Protecção contra mudança de polaridade, devido a erro de conexão. 
- Faixa de uso de 8V a 22V.
- Consumo de electricidade quase inexistente.
- Cabo eléctrico  flexível, de 1,5m de comprimento.
- Conectores de banana em caixa serigrafada.
- Gatilho magnético que elimina o atrito, sem manutenção. 
- Ajusto do travão por potenciómetro de 0 a 100.
- Travão da extremidade direita desconectável ( ON / OFF).
- Travão activo atuando durante a desaceleração,  desconectável (ON / OFF).
- Ajuste do passo da curva por potenciómetro DUAL-de 50 a 0 e de 50 a 100.
- Controle de tracção calibrado por curva (pode ser desactivado - ON/OFF).
- 20 curvas disponíveis  e modificáveis com o selector passo a passo, curva/direcção.
- Selector de curva de 10 posições, fácil de usar.
- Todos os ajustes são feitos externamente, sem desmontar a caixa.
- Possibilidade de ajuste do curso do gatilho ao mínimo (travão).
- Possibilidade de ajuste do curso máximo do gatilho (aceleração).
- Controle simples e intuitivo de todos os controles.
- Potenciómetros superiores para utilizadores destros e canhotos.
- Gatilho plástico 3D para um dedo e dois dedos.
- Caixa própria, tipo Parma.
- Protector de borracha para o cabo.
- Tubos de silicone para fixar o circuito ao cabo e evitar movimentos.
- Peso reduzido.
- Mala de transporte e protecção. 
Este novo punho PRO-R herda a simplicidade e facilidade de uso com as configurações básicas para controlar o modelo, com a maior precisão.

Acabou o "SlotCar Today"

É com tristeza que recebemos a notícia do fecho de uma das maiores fontes de novidades dos Slot Cars a nivel mundial.

A grande maioria dos aficionados da modalidade bem conheciam este nome, pois era aqui que se tomava conhecimento das grandes novidades mundiais. Uma pena. Esperemos que outras fontes surjam em sua substituição,  mas não quer este Blog aqui deixar passar em claro esta triste realidade e deixar um especial agradecimento aos 30 anos de esforço levados a cabo.

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

National Racer - Novo projecto

O Porsche 909 Bergspyder, é um modelo que foi construido em 1968 para as provas de montanha. Daí o nome que lhe foi atribuído.

Até ao final dos anos 60, esta marca competia a nível oficial em rampas, por forma a comprovar as capacidades dos seus modelos enquanto fabricante de automóveis de competição. Mas fazia-o, como forma de comprovar as suas versões especificamente desenvolvidos para a competição,  mas também no capítulo dos automóveis de estrada.

Mas as provas de montanha mostravam-se fundamentais para que os seus engenheiros compreendessem melhor certas técnicas, pois era fundamental a estabilidade dos modelos, com primordial importancia à distribuição e perda do seu peso. Como tal, este fabricante germânico dominaria este tipo de competição durante uma década, de 1958 a 1968, tendo então arrecadado dos 24 troféus possíveis no Campeonato Europeu de Montanha, 20 dessas glórias.
O Porsche 909 veio posteriormente ao 910 Bergspyder, que era já uma real evolução do 906, tendo o 909 sido a resposta de Ferdinand Piëch ao modelo apresentado pela Ferrari.
Para isso, acabaria por recorrer a um notável trabalho, com recurso a materiais super-leves e uma tecnologia bastante avançada para a época. Acabariam assim, por conseguir construir um carro com o incrivel peso total de 375 Kg, cerca de metade do peso de um Formula 1 de actual geração, o que chega mesmo a ser um peso inferior ao de algumas motos. Para se atingir esta meta recorde, o seu chassis tubular foi construído em alumínio, a sua suspensão recorria ao titânio, tendo-se chegado ao cúmulo de recorrer à prata por substituição do cobre, na construção da sua cablagem. O seu depósito de combustível Kugeltank foi construído em borracha e titânio pressurizado com nitrogénio, desprezando-se assim a utilização da bomba de combustível. 
O motor herdado da versão 910, era um 8 cilindros boxer de 2.200 cc e debitava 275 cv. Deslocado para a frente, permitiu que entre si e o diferencial coubesse a caixa de velocidades. Esta solução obrigaria a que o posicionamento do piloto tivesse ficado avançada, obrigando a que os pedais acabassem por se posicionar à frente do eixo dianteiro. Esta combinação de factores, acabaria por proporcionar uma aceleração dos 0 aos 100 Km/h, nuns incriveis 2,4 segundos.
Seriam produzidos apenas dois destes exemplares, tendo competido apenas nesse ano de 1968 através do piloto Rolf Stommelen ao volante, não tendo nunca almejado a vitória,  muito por culpa de vários problemas na sua condução. Acabaria por ser o último modelo desenvolvido para este fim, visto a marca ter abandonado o projecto de desenvolvimento oficial dos seus carros, para as rampas. O seu curto período de vida, serviria no entanto para aplicação de conhecimentos no projecto do Porsche 908/3, que viria a marcar o panorama automobilístico mundial com vários sucessos.
A National Racer aposta então nesta bela história e neste marco germânico de um dos maiores nomes de automóveis do desporto motorizado mundial e traz-nos assim, o Porsche 909 Bergspyder para esta sua nova aventura.
Este é agora um projeto novo em que agora se conta com o primeiro protótipo completo e testado em pista.
Este pequeno modelo que até agora nunca foi reproduzido pelas principais marcas de slot cars, salvo algumas experiências mais ou menos artesanais com resinas ou adaptações de carroçarias semelhantes, terá finalmente uma reprodução fiel à escala 1/32, para a modalidade slot cars. Sim, na escala correta 1/32, não em mais uma adaptação às dimensões mais convenientes para um carro de alto desempenho, o que acaba invariavelmente por distorcer e deformar os modelos, retirando dessa forma, grande parte da sua essência enquanto reprodução.
Mas... engana-se quem possa pensar que esta imperativa realidade assumida pela National Racer, o possa impedir de surpreendentes desempenhos. O resultado ao que parece, é verdadeiramente notável, já que o fabricante o anuncia como um "verdadeiro foguete" dentro da sua classe em que, apesar desta sua irreverência relativa há proporcionalidade  do seu modelo, as performances conseguem encontrar-se dentro do esperado pelo fabricante. Acrescenta ainda, que se encontram finalmente em condições de reproduzir com precisão a carroçaria deste pequeno bólide através da tecnologia 3DP em resina de alta resolução, o que permite obter o modelo livre de imperfeições normalmente associadas a esta tecnologia tradicional, como se ilustra na primeira imagem deste artigo. Uma carroçaria de alto nível a que se associa o conhecido chassis de design próprio  AiO_SAw (All-in-one Small can anglewinder) produzido com tecnologia 3DP HP Multi Jet Fusion em PA12 com revestimento preto. São então estes os condimentos que apimentam esta primeira criação mais séria por parte deste criador português, para que em breve surja uma primeira série de 10 unidades na versão R2R #2 de Rolf Stommelen, igual ao modelo agora ilustrado.
Deixamo-vos agora algumas imagens deste pequeno foguete, que em breve estará disponível para reserva na versão R2R.









Mais informações sobre este novo modelo, em breve.

www.nationalracers3d.com

Design e desempenho. Nova vida para seus carros caça-níqueis.

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