segunda-feira, 30 de outubro de 2023

National Racer, a nova bomba parece que aprova

O clube Bela Vista Slot Clube levou a cabo uma prova destinada aos modelos Sport Protótipos Clássicos, em que ao que parece, se terá dado a estrear em competição a mais recente e prometedora criação da National Racer.Os participantes fizeram apostas em modelos de variadas origens, mas sobressairam os resultados de origem Thunderslot que sairia vencedor através do seu modelo Lola T70, logo seguido de uma das mais recentes criações da NSR, o Porsche 917/10 Can-Am. Era de facto expectante que esta versão da Porsche mostrasse algum ascendente na competição, visto as características da sua carroçaria e respectivas cotas.A grande dúvida estaria nas capacidades competitivas do Porsche 909 Bergspyder, a mais recente e surpreendente criação do fabricante português National Racer. E bom, chegou-nos a notícia de que não tivesse sido um problema mecânico relacionado com o pinhão de ataque que se terá soltado e a vitória ter-lhe-ia pertencido com larga vantagem.

Percebendo a qualidade da concorrência e este estreante ter tido uma participação deste nível, é caso para se dizer, "É OBRA"!

Parabéns então a este "artesanal" fabricante que consegue já com os seus conceitos, impôr-se aos mais conceituados fabricantes da actualidade.

As actividades continuam - CSI (Clube de Slot Invictus)

Chegou a vez do arranque dos fora de estrada. É verdade que o Clube de Slot Invictus toma a modalidade dos Todo Terreno como uma das forças deste clube, uma vertente que se tem mostrado a perder terreno no seio dos fabricantes, mas que há imagem de outros clubes, também aqui se faz gala em que esta não morra. E assim, anuncia-se a todos os interessados na prática da modalidade, que é já no dia 04 de Novembro que se iniciam os Raids tendo lugar a 09 de Dezembro uma prova de resistência dedicada a esta especialidade dos slot car. Iniciam-se então assim as actividades dos fora de estrada, neste novo clube.

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Felgueiras Footwear Grand Prix, irá ter lugar em 2024

Irá decorrer em Felgueiras, a primeira edição do "Felgueiras Footwear Grand Prix", uma corrida destinada a modelos do Grupo C da escala 1/24. Conta a organização, que esta se venha a tornar numa das mais significativas competições de âmbito europeu, a avaliar pelas 24 equipas inscritas a representar 9 nações e onde se encontram alguns dos melhores pilotos e construtores da actualidade no panorama do velho continente.

Para os curiosos, podemos aventar que a mesma irá ter lugar no Mercado Municipal de Felgueiras (Rua da Cegonheira, N°235, 4610-108 Felgueiras, Portugal - GPS 41°21'53"N 8°11'48"W) e decorrerá numa pista de 8 calhas e 50 metros de perímetro. As entradas para acompanhar os três dias que ocuparão este evento serão gratuítas, podendo o público acompanhar a mesma numa bancada e dispôr ainda de bar-restaurante, mini-feira com material da especialidade e ainda de um saguão para convívio.

Para os interessados, inscrições e informações poderão ser efectuadas através do seguinte e-mail:

felgueirasfootweargrandprix@gmail.com

Boa sorte aos organizadores e que esta se venha a tornar num êxito.

Clube de Slot Invictus - Os campeonatos continuam

Continuam as actividades no recém-nascido clube dos arredores do Porto, Clube de Slot Invictus, com uma prova para a escala 1/24 da categoria GT-PRO & GT-AM no dia 27 deste mês,  decorrendo no dia seguinte, 28 de Outubro, uma prova de rali com troços de asfalto e destinado aos modelos Clássicos.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Considerandos em torno dos TT's

O anúncio por parte da Avant Slot do seu retorno à edição de modelos Todo Terreno, trouxe-me à memória o que já de bom alguns fabricantes nos trouxeram.E poderemos começar justamente pelo que este fabricante ao longo do seu percurso já nos trouxe. E se espectacular mesmo, foi terem conseguido trazer à modalidade os camiões, estes acabariam por ser o grande incentivo aos fabricantes artesanais, que rápidamente "encostaram às boxes" tão ambiciosos projectos deste fabricante.

Desde a utilização de dois motores até à inclusão de dois eixos motrizes, foram vários os motivos de interesse, mas que rápidamente acabariam por perder "gás", dada a ineficácia de alguns desses conceitos reativamente à imaginação artesanal que foi proliferando. Contudo, o mais eficiente projecto de origem Avant Slot, acabaria mesmo por ser o seu Jeep Mitsubishi.

Tirando partido da tracção directa do motor aos eixos, acabou por se mostrar no mais eficaz de todos os modelo de série. Os seus amortecedores com maior curso do que os dos rivais Ninco e Scalextric/SCX, ajudaram a que este novo brinquedo vingasse no seio da modalidade. Claro que tal como nos Ninco, o jogo entre os eixos e o alinhamento do veio do motor que se encontra fixo, ajuda a um prematuro desgaste das cremalheiras, mas sendo estes acessórios de substituição, enquanto duram, maravilha.
Aconteceu contudo um erro capital que acabaria por catapultá-los para o mundo dos inúteis, no que aos modelos de série dizia respeito. Isto porque a sua eficácia era tal que iria anular a restante concorrência, sobretudo os Ninco, aqueles em que a maioria dos praticantes havia apostado. E assim sendo, acabaram banidos da Classe T1.
Mas a culpa da loucura dos TT's proveio do fabricante espanhol Scalextric/SCX. Tendo-se iniciado com uma experiência inicialmente muito motivadora mas que veria rápidamente os seus dias contados, a série STS da Scalextric apostava numa escala que a poucos terá agradado, mas em que sobretudo o conceito mecânico não aprovaria. Beneficiando pela primeira vez de um braço de patilhão basculante a que se somava um patilhão que funcionava como giroscópio, compensava assim a inexistência de suspensões, aliado a um sistema de tracção absolutamente inovador, mas que ao mesmo tempo se tornava desagradável, acabando por isso por se vêr rápidamente encostados pela parte dos praticantes.
Os seus chassis eram intercambiáveis pela totalidade dos modelos editados e recebiam um motor de formato quadrado montado em posição oblíqua onde nas extremidades dos seus veios existem sem fins que atacam as cremalheiras montadas nos eixos. Era necessária a adopção de pesos nas suas extremidades, para que se conseguisse assim ultrapassar os obstáculos de montanha, evitando dessa forma a "cambalhota à retaguarda", ao mesmo tempo que se melhorava o poder de tracção 

Depois de longa interrupção nesta matéria, os projectos que se lhe seguiram acabaram por ser radicalmente melhorados, desde logo com a aproximação à mais comum escala dos restantes modelos da sua produção. 
Mas foi muito mais do que isso. Muito bem elaborados, desenvolveram um sistema integral através da inclusão de um segundo chassis que incluía agora sistema de suspensões que funcionavam entre ambos os chassis. A tracção fazia-se apenas ao eixo traseiro, mas a existência de um veio extra permitia a transferência da potência do eixo posterior para o frontal. A eficácia passou agora a ser tremenda para gáudio dos slotistas, fazendo crescer o número de praticantes nesta vertente da modalidade.
Para além do Peugeot 405 e do Nissan Patrol, surgiam também na lista destas novas criações os Buggy's, que ainda que repartissem todo o mesmo conceito, recorriam a rodas de maior dimensão e pneus traseiros mais largos.
Passou depois este fabricante por um longo interregno, tendo parado a produção deste tipo de modelos que tantos praticantes havia apaixonado. E aconteceu logo, numa fase em que se encontrava pronto o modelo seguinte, o Mitsubishi Pajero que acabaria por vêr a luz do dia, uns valentes anos mais tarde, mas apenas em séries especiais e limitadas.
O retomar desta linhagem acabaria por acontecer tendo trazido três novos modelos e de acordo com os tempos mais actuais. O Volkswagen Touareg, Mitsubishi Racing Lancer e o Hummer H3. Tendo bebido o anterior conceito, este acabaria no entanto por ser modificado por uma questão de custos, onde o grande veio de transmissão acabou por se vêr substituído  por dois pequenos semi-eixos plásticos que fazem o ataque às cremalheiras, tendo-se para isso visto obrigada à utilização de uma nova motorização munida de pinhão em cada uma das extremidades do seu veio, contrariando a opção inicial de um só pinhão para a retaguarda.
No meio destes trajectos, surge um novo fabricante cuja proposta que nos ofereceu surpreendeu verdadeiramente. Trata-se da Power Slot que disponibilizou um Hummer H1 que muito prometeu, mas que cedo acabaria comprometido pela fragilidade da maioria dos seus elementos mecânicos.
O seu grande peso aliado à pouca eficácia dinâmica acabaria por derrubar este pequeno monstro que muitos terá encantado.
Mas terá sido o fabricante Ninco a deter o dom de ter sido o grande impulsionador da vertente TT dentro da modalidade slot car. Variadas foram as versões e modelos que nos foram paulatinamente fazendo chegar, desde os puros 4×4 até aos 4x2.
Terão sido estes verdadeiramente os grandes culpados pelo impulso que os TT tiveram. Muitas das competições apoiaram-se nas criações da Ninco, onde o esforço deste fabricante acabaria por proporcionar também a existência de novas e importantes pistas específicas para a prática do TT.
Mas o interesse que começou a despertar, aguçou a Scaleauto, em que inicialmente sob o nome de MSC, acabaria também por fazer uma séria incursão por este mundo específico.
E foram de peso estas produções, já que recorrendo à resina para a criação das carroçarias, acabariam por nos trazer soberbos modelos, já a roçar o interesse dos coleccionadores. 
As suas mecânicas apoiavam-se em chassis plásticos extensiveis que potenciavam a possibilidade de servir criações individuais, com a aplicação destes chassis a diversas carroçarias. 
Mostra-se aqui um Opel Manta 400 de origem Avant Slot, dotado de um destes chassis Scaleauto. O facto de se tratarem de chassis extensíveis, permitem que se regule a distância entre eixos de acordo com cada modelo. A sua motorização de caixa pequena montada em posição transversal central, permite que pela primeira vez se fuja em modelos de série, ao ataque directo entre pinhão e cremalheira montada nos eixos de tracção, recorrendo-se neste caso à transmissão por correias, que poderão ser ou não, dentadas. Mostraram-se extremamente eficazes, mas à imagem do sucedido com os modelos da Avant Slot, também estes não seriam aceites na categoria T1, ou seja, os modelos de série sem alterações. Infelizmente, as últimas produções destes chassis mostraram-se extremamente frágeis ao aperto dos parafusos, resultando em imensas quebras irreparáveis nos mesmos.
Mas terá sido este projecto a última lufada a esvaír-se perante os olhos dos praticantes, quando também este fabricante esmoreceu nas suas produções que terão culminado com a produção do Mini Coutryman.
E depois disto, é com imenso interesse que se vê o renascer dos novos TT por parte da Avant Slot, em cujo conceito mecânico parece estar a continuidade do projecto,  mas onde se recorre agora a plásticos de maior rigidez.
E venham de lá  então, essas novas máquinas....

Está achegar o Mitsubishi EVO V - Scaleauto


É já esta semana que a Scaleauto nos fará chegar este belo exemplar para o mundo dos ralis.

Trata-se do Mitsubichi EVO V que chegou a fazer furor no campeonato mundial de ralis, mas que não tinha ainda visto as pistas de plástico, onde esperamos possa também vir a brilhar.
Enquanto miniatura, poderemos afirmar que não compromete a imagem da realidade, merecendo até os devidos elogios por se mostrar tão próximo do que nos habituamos a vêr no dito mundial.
Irão então ficar a faltar as decorações oficiais dos ralis, já que pelo que nos é mostrado, para já irão ser apenas disponibilizadas as versões "mais civis" deste que poderá vir a preencher os ralis à escala.
Tal como habitualmente, a Scaleauto oferecerá varias opções mecânicas, entre as quais, a tracção total que poderá vir a fazer-se através de correia e polie, a partir duma bancada de motor para posição anglewinder.

domingo, 22 de outubro de 2023

O regresso do mal amado - Avant Slot


 
O conhecido Mitsubishi TT da Avant Slot e há muito esquecido, em boa hora irá ser retomado na produção do que são os futuros projectos deste fabricante. Depois de editadas as versões oficiais e também a do português Carlos Sousa, aguardam-se mais três versões de enorme potencial dinâmico, mas afastado pela generalidade dos regulamentos. Imbatível quando em confronto directo com a restante concorrência de série, via-se obrigado a integrar o panorama dos Protótipos artesanais, onde aí, a diferença já se fazia de forma substancial. Veremos então agora, se haverá uma nova abertura na sua recepção.
Referir que esta categoria da modalidade dos slot cars se tem mantido activa mais por força da carolice dos fãs do TT, do que própriamente gerada pelo interesse dos fabricantes que têem estado a deixar morrer esta actividade a olhos vistos. E portanto, louva-se este recriar desta categoria por parte deste fabricante.

Curiosa é a presença do terceiro elemento com a referência 50706 que embora vista a "cara" dos mesmos Mitsubishi, na verdade trata-se de um HRX Ford.

sábado, 21 de outubro de 2023

Mais um Corvette C7R - Scaleauto


 

O já nosso conhecido mas sempre interessante Chevrolet Corvette C7R GT3, recebeu por parte da Scaleauto uma nova versão. Desta feita, foi escolhida a decoração correspondente à participação deste modelo nas 6 Horas de Shangai em 2018.

Para os interessados, este novo exemplar de origem americsna recebeu a referência SC-6235.

Sideways e o terceiro Ford GT de Le Mans 2019

A Sideways by Racer, faz-nos chegar a partir do final deste mês a terceira decoração com a referência SWCAR02B relativa à participação dos Ford GT oficiais em Le Mans, no ano de 2019. Note-se que as série A e C desta mesma referência se encontram já esgotadas.
Trata-se de um modelo bastante interessante e no qual nos parece este fabricante ter prestado pouca atenção relativamente à quantidade de versões até à data a terem sido editadas.
Quinto classificado na categoria dos LMGTE Pro e segundo de entre os Ford GT participantes, foi inscrito pela Ford Chip Ganassi Team USA, tendo tido como pilotos Ryan Briscoe, Scott Dixon e Richard Westbrook, tendo alcançado a vigésima quarta posição final e segundo melhor representante da marca americana.
Para além de alguns logótipos da Ford escondidos debaixo de autocolantes que deverão ser retirados, também a decoração lateral que inclui os números e restante publicidade, são facultados à parte para posterior colocação. E por uma questão de royalties, também a designação que lhe é atribuída passou a ser FGT, uma abreviatura do que seria natural, Ford GT.