Translate

sábado, 4 de maio de 2024

O renascer do Opel Manta 400 - Avant Slot

A Avant Slot faz renascer o espírito do Opel Manta de Grupo B. E se por um lado edita uma versão que será querida aos espanhóis, também o espírito internacional nos é trazido com a recriação da versão do Rali Safari.

A versão "Safari" é facilmente reconhecida através da existência dos reforços suplementares da carroçaria na zona frontal,  com tubos protectores contra o atropelo de animais selvagens e ainda pelos faróis suplementares montados na base do pára-brisas, junto aos pilares "A". No entanto, não consegui encontrar qualquer referência sobre a que edição esta versão corresponde.
Ficam agora a faltar as versões " Dakar"....
Percebe-se que a sua traseira surge mais elevada do que o normal, numa aparente aproximação com a realidade, pois aquele rali obrigava a que os carros apresentassem uma maior altura ao solo.
No entanto, depois de vermos o seu chassis, percebemos que é igual ao das últimas gerações deste modelo, optando-se contudo agora, pelo berço para motor em posição "anglewinder", por troca com a anterior opção que apostava num berço para motor em posição "inline".Esta mais recente opção, obrigou a que as rodas tivessem que ser levadas mais ao limite da largura da carroçaria, razão pela qual afinal, a carroçaria tivesse de ser elevada na traseira, caso contrário,  estas tocariam no interior das cavas das rodas.
Mas para um carro de rali, a opção de inserção de berço independente para o motor, permitirá que sejam montadas suspensões. Mas a sua aparente falta no eixo da frente, justificaria a integração de braço basculante pata o patilhão, permitindo que se colmatassem com maior facilidade as irregularidades das pistas.
Sobre os primeiros Manta deste fabricante, havia-se já apostado na motorização em posição anglewinder, apesar da ausência de berço para o motor e um braço basculante para o patilhão. 
Mas a criação de mais uma versão para o Manta, justificou também nova chegada de um lindissimo conjunto de assistência.
Os dois modelos que integravam esta equipa, enriquessem este interessantíssimo conjunto.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Calendários Clube de Slot Invictus

Aqui se disponibilizam os calendários de alguns campeonatos a decorrer no Clube de Slot Invictus.
E é comparecer, dando aso às emoções proporcionadas pela velocidade dos pequenos bólides.

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Avant Slot - Os novos Porsche Kremer K8

A disponibilizar em Junho, os novos Porsche Kremer da Avant Slot trarão novidades relativamente às suas primeiras edições.

Se a parte relativa à carroçaria se manteve inalterada, mantendo-se assim os erros já conhecidos, a parte mecânica foi obra de profunda dedicação, na procura da optimização do seu desempenho dinâmico.

Assim, foi desenvolvido um novo chassis que terá recebe agora também um novo berço de motor para posição anglewinder deste órgão, sendo regulável e capaz de receber suspensões, aos quais se juntam ainda eixos calibrados, nova cremalheira em ângulo, jantes de alumínio e pneus de perfil baixo para a frente.
Duas novas versões irão ser editadas, com especial destaque para o azulinho com sponsor da "Gulf" e que participou na edição de 1994 das 24 Horas de Le Mans.

sábado, 27 de abril de 2024

As mais recentes imagens do Kamaz - Avant Slot

Impressionante, é o adjectivo que me parece apropriado para definir o último projecto do fabricante Avant Slot.
O campeão das areias do deserto africano, mostra a mesma grandeza quando mostrado à escala 1/32.
Absolutamente brutal, o bonito Kamaz é ainda ajudado pela extraordinária decoração proporcionada pelos sponsores "Red Bull" e " VTB".

Pormenorizado quanto baste, fica-nos a ideia que se tratará mais de um modelo vocacionado para as colecções, do que própriamente virado para as competições.

Irá ser necessária alguma coragem para desfrutar desta pequena maravilha, já que os complementos da carroçaria, prevê-se que sejam de alguma fragilidade.
Os seus dois pneus suplentes conferem-lhe um "look" verdadeiramente racing.
Mecânicamente, o conceito mantem-se verdadeiramente básico. Dotado de um motor apenas, correspondente à filosofia das suas últimas evoluções no camião MAN e montado num berço independente do chassis,  transfere depois a tracção às rodas frontais, por polia e correia lisa. Como forma de melhoria do seu desempenho, haverá necessidade de recorrer tanto às polias dentadas, como a correias igualmente dentadas. E aí sim, poderemos já contar com uma evolução substancial. Parece-nos o seu braço do patilhão demasiado curto, o que condicionará as suas performances na hora de dar saltos na transposição de obstáculos. 
Mas pela extraordinária obra, só poderemos "tirar o chapeu".

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mitsubichi EVO VI - Scaleauto

Da Scaleauto, chegam-nos as imagens definitivas do seu novo Mitsubishi EVO VI.Apresenta uma imagem muito bem conseguida e com acabamentos de alto nível.
Mecânicamente, desfruta de tracção integral proporcionada pela adopção de correia lisa que transfere a potência do eixo traseiro para o eixo frontal, com motorização em posição "inline" ou " anglewinder".


terça-feira, 23 de abril de 2024

Sideways/Racer, apagada

O que se passa? Depois do grande fulgôr demonstrado pela Sideways com os seus modelos de Grupo 5, era expectante que fizessem chegar até nós, as seguintes e anunciadas recriações, dando assim continuidade a uma das mais fascinantes categorias do mundo do desporto motorizado.

Mas afinal, nem do Porsche 935 K3, nem das duas versões do BMW 3500 CSL nos chegaram mais notícias, depois de nos mostrarem os primeiros protótipos.
Estarão as setas apontadas para os modelos GT3, tendo deixado caír no esquecimento estes mais que esperados e prometedores Grupo 5?

Slot.It - Mais um GT3

Da Slot.It, encontra-se já disponivel o Audi R8 EVO II da categoria GT3.
Não sendo eu um verdadeiro apreciador deste modelo, confesso que acabou por ser para mim uma verdadeira surpresa positiva, o aspecto geral desta reprodução.
Não sei se se deverá tal facto apenas à sua decoração, a fazer lembrar o tempo dos Audi Quattro da "HB", mas o certo é que o acho lindo e brutal.
Mas para os amantes da competição, o importante mesmo será o seu valôr enquanto eficaz em pista. E aí,  a concorrência trazida tanto pela Scaleauto, como pela Sideways, encontra-se bastante forte.
Sabendo-se que nas anteriores edições deste fabricante, os seus modelos não se encontraram capazes de oferecer réplica à concorrência, é uma incógnita o que poderemos agora esperar desta nova criação. 
Mas como em tudo, será necessário ir ao tira-teimas que é o terreno onde tudo se decide, à pista...

Scalextric - Apronta-se o Toyota Yaris

A Scalextric/SCX, mostra já uma das suas futuras criações. Nada mais nada menos, do que um dos mais competitivos modelos da actualidade do Mundial de Ralis. Trata-se do Toyota Yaris, no que será um carro muito apreciado no mundo dos fãs dos slot cars.

Clube de Slot Invictus - Rali clássicos

Mais uma etapa dedicada ao rali para modelos clássicos,  decorrerá no Clube de Slot Invictus no proximo fim-de-semana.

Compareça e sinta a emoção da competição.  

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Avant Slot ataca - Chegou o Kamaz




A Avant Slot mostra o seu futuro Kamaz, modelo que se notabilizou na prova maratona Paris-Dakar.De aspecto absolutamente brutal, acreditamos, venha a ser alvo de grande cobiça. Restará saber se mantiveram os conceitos mecânicos, ou se nesse particular, terá havido alguma revolução.

De resultado brutal, este fabricante só merece mesmo, os parabéns.