quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Apenas 10 unidades - Seat Cordoba Alex Crivillé

 Existem apenas 10 unidades deste Seat Cordoba de produção Scalextric / SCX.
 Representa o modelo com que Alex Crivillé participou no Campeonato Nacional Espanhol de Terra.
 10 unidades foram assinadas pelo próprio piloto, o que fará deles modelos altamente cotados.

Porsche SCX - Edição Especial Formula Kit

 Numa edição baseada no modelo de produção da Scalextric / SCX, a loja de Vigo "Formula Kit", edita este Porsche exclusivo de edição limitada.
 Interessante decoração de rali dos irmãos Vallejo e correspondente à participação no campeonato espanhol do corrente ano de 2011, este Porsche é de produção e distribuição exclusiva desta loja. O modelo é vendido em série limitada, numerada e assinada pelo piloto e pendura. Ressalve-se o facto de estes elementos surgirem no cartão que se faz acompanhar do modelo e não no próprio modelo.
Mais uma peça para coleccionadores.

Dará isto um campeonato?

 A chegada do Cheetah e do Kellison do fabricante MRRC, abriu em mim um crescente sentimento para uma espécie de troféu de clássicos americanos das décadas de 60, já que me encontro bem enquadrado com aquela época de ouro do desporto automóvel e sobretudo, americana.
 A estes dois recém chegados, poderíamos ainda juntar o AC Cobra do mesmo fabricante e até o Shelby Cobra Daytona Coupé, da Revell.
 De características dinâmicas que certamente se aproximarão, permitiriam enveredar por um caminho menos comum que os habituais e disputadíssimos campeonatos apoiados em máquinas altamente performantes, mas sem que comprometessem a existência e continuidade desses mesmos campeonatos.
 O Cheetah e o Kellison repartem o mesmo chassis, com a única diferença a situar-se na distância entre eixos, já que este chassis permite a sua extensão.
O seu chassis simples vem equipado com um motor que se mostrará como sendo a parte mais negativa do conjunto. Porventura dotado de pouco poder de travagem, provocará pela certa algum desalento aos habituais entusiastas praticantes.
 E enquanto a versão negra não chega, poderemos já usufruir das duas versões anunciadas do Kellison.






 O AC Cobra deste fabricante, é um modelo também muito bem conseguido em termos estéticos, apoiado em conceitos mecânicos similares. O motor marcará toda a diferença, o que poderá causar a disparidade de comportamentos que viabilize um campeonato em que se podesse encontrar integrado.

 Por parte da Revell, poderemos encontrar este Cobra Daytona, que poderá em termos de comportamento, situar-se bastante próximo das novidades da MRRC.

Novidade, mas pouco - Avant Slot

O Porsche Kremer K8 da Avant Slot, vê chegar a sua terceira e se calhar mais esperada, decoração.
 Com uma decoração que no meu ponto de vista lhe cai como uma luva, será eventualmente um cobiçado modelo pela parte de "nuestros hermanos".
 Pena, não ser suficiente para colmatar a frente exageradamente esticada que o modelo apresenta.
 O chassis com motor em posição anglewinder é bom, apesar de limitar a largura dos pneus.

O Peugeot 908 HDI é outro dos modelos que recebe nova decoração.
 Agora com o principal patrocínio da "playstation", parece também este Peugeot ter ficado beneficiado.
 Complexa e bonita, esta decoração acaba por valorizar o já sobejamente nosso conhecido modelo.
 O chassis, à boa moda dos LMP da actualidade, mantém o motor em posição inline.

Mr. SlotCar - Novidades anunciadas

A Mr. SlotCar, fabricante que editou já o interessante Mazda 787B, anuncia agora dois novos modelos, ainda dentro da categoria de Sport Protótipos do Grupo C.
 O Nissan R89C será uma das interessantes estreias para o mundo dos Slot Cars. Bom, uma estreia se considerarmos que a antiga edição da Scalextric dentro da sua série SRS, não se enquadrava no mesmo espírito e conceito dos actuais modelos, já que aqueles dispunham duma tecnologia verdadeiramente dotada para as altas performances, com o recorrer a chassis e carroçarias verdadeiramente ultra-leves, fazendo ainda a aposta na adopção do íman.
Modelo que não conseguiu nunca impor-se verdadeiramente no mundo da competição ao mais alto nível mundial, não deixa no entanto de ser um dos bonitos protótipos que atravessaram o asfalto da alta competição.
Em cima, o antigo modelo de produção espanhola da Scalextric

O segunda modelo anunciado, embora não constitua uma verdadeira surpresa pela proximidade com as edições já disponibilizadas pela Slot.It, é-o na verdade. Isto porque, tratando-se do modelo 962 IMSA da Porsche, estes eram substancialmente modificados relativamente às versões que competiam nos campeonatos europeus. Sobretudo ao nível do capôt traseiro, que por vezes surgia com bastantes modificações relativamente às versões originais. E pelo que este fabricante já nos mostrou no Mazda, espero francamente que estes Porsche venham substancialmente mais requintados que o da concorrente italiana.

Hummer - SCX

A SCX edita mais uma versão do Hummer, que pela sua grandiosidade nos acaba sempre por encantar.
À boa moda americana, a imponência dos seus modelos acaba por ser algo verdadeiramente cativante. Para o Slot poderá não ser sinónimo de handicap, mas acaba por ser um verdadeiro regalo para a vista.
 Modelo já conhecido de anteriores edições, não deixa no entanto de marcar mais uma vez território no campo dos TT.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Volkswagen Carocha "Fusquinha" 1963 - Scalextric

Este é um dos por mim mais esperados modelos de Slot. No entanto alguma tristeza me assolou, já que sendo um inveterado apaixonado por este modelo da Volkswagen, com alguma facilidade constato alguns erros que a Scalextric / Superslot apresenta.
De imediato ressalta à vista, a falta dos bonitos cromados que compunham sobretudo os pára-choques, mas também os tampões das rodas, aros dos faróis e ponteiras de escape.
O modelo editado é uma versão do mercado americano, já que os pára-choques com reforço superior e castelos de maiores dimensões, eram sobretudo de exportação para aquele continente, mas também Brasil e alguns países africanos. Não se trata portanto, da versão europeia.
No entanto, um olhar sábio percorrendo as datações e transformações que este incontestado histórico dos automóveis foi tendo, diz-me que a data que este fabricante atribui ao carro do povo, encontra algumas incongruências.
De referência H3204, para que fosse um digno representante dos modelos de 1963 tal como é atribuído, teria que possuir os tão característicos tampões abaulados e não achatados tal como surgem na miniatura. E 1966 é o ano em que surgem pela primeira vez estes tampões achatados. Por outro lado, 1963 é o último ano em que o nariz da iluminação da matricula surge com o formato apresentado. Em 1964, este dá lugar a uma bandeja mais alongada de forma a acompanhar o formato da matricula.
Também as jantes não correspondem à realidade de 1963, pois o seu centro era absolutamente fechado e não com janelas de arejamento.
É em 1966 que pela primeira vez surgem estas jantes, ao mesmo tempo que pela primeira vez também os guarda-lama frontais sofrem um absoluto reestyling, surgindo as ópticas de menores dimensões (foto de baixo).
Estaremos então perante um impasse. Se por um lado não temos dúvidas de que se trata de um modelo de 1963, por outro, leva-nos a pensar que a Scalextric se deu ao trabalho de "Tunar" este bonito carocha. No Tunning inclui-se a segunda cor, algo que não existiu de série.
Algo que lhe fica grosseiramente mal, é a representação dos seus stop's. Estes deveriam apresentar uma pequena parte em plástico e ainda, com maior percentagem, uma parte em chapa que liga o conjunto ao guarda-lama. Porém, a Scalextric simplificou, representando tudo em plástico vermelho. Absolutamente, ridículo.

Em baixo uma imagem dum modelo verdadeiro datado de 1963.

 Em baixo, o modelo de 1964, onde o iluminador da matricula já apresentava outra forma.

Em 1965 ainda se constata a utilização dos tampões abaulados.

Em 1966 surgem pela primeira vez, os tampões e jantes representados pela Scalextric.
Outra das grosserias cometidas, prende-se com a caracteristica embaladeira/pisa-pés dos carochas. Estes eram de chapa revestida de uma borracha canelada, rematada no seu limite por um friso em alumínio polido. Mas pelo que vemos, o preto não surge.....
Para um modelo tão bem representado, acaba por ser uma pena que estes pequenos assassinatos tenham acontecido. No entanto e apesar de tudo, vou ansiosa e serenamente aguardar pela sua chegada......