sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Slot.It, os que estão para chegar

 O Porsche 956 KH em versão 1000 Km de Mugello de 1983 pelas mãos da tripla de pilotos V. Merl/G. Moretti/D. Schrnstein, será uma das próximas edições do fabricante Slot.It.
 E neste modelo pertença do Team Joest, não ficou escondida uma das decorações que mais marcou esta equipa, visto que por dois anos consecutivos levou a melhor na clássica francesa com este modelo las na sua versão LH e sob as cores do patrocinador "New Man". Essa mesma pintura torna-se perfeitamente perceptível na lateral deste modelo. Acrescentado o vermelho, conseguiu-se assim chegar às cores do patrocinador da "Momo" que vestiu este interessante 956 KH.




 A sua construção recorre aos mais recentes preceitos vanguardistas dentro deste fabricante, o que poderá fazer dele um belo campeão nas participações de Grupo C.
A opção mecânica é também a convencional para este tipo de modelos.


 Integrado na série dedicada aos vencedores do Targa Flório, a Slot.It havia já feito chegar-nos a versão vencedora da edição de 1971 do Alfa-Romeo 33/3 com o dorsal 5 e tripulado por Nino Vaccarella e Toine Hezemans, mas também a caixa característica e que completa o conjunto de vencedor e segundo classificado e que tornam o conjunto numa edição limitada. Falta ainda o modelo com o dorsal 2 e que viria a classificar-se na segunda posição através da dupla constituída por Andrea de Adamich e Gijs van Lennep. Dentro de pouco tempo vai tornar-se possível completar o conjunto, desde que se tenha adquirido a caixa também. Neste particular, o fabricante partiu de um princípio invulgar. Aqui os modelos são de série corrente, tendo-se tornado de edição limitada, a caixa e que era adquirida invulgarmente avulso. Talvez um princípio correcto, uma vez que os praticantes ficam com acesso aos modelos, ficando apenas para coleccionadores a preocupação de completar o conjunto.


 Mais um belo Alfa-Romeo 33/3 que vem engrossar o lote de versões já editadas por este fabricante e com enorme significado histórico, pelo 1, 2 conseguido na clássica italiana de estrada.






  Mecânicamente opta-se pela coerência, continuando-se a apostar na bem conseguida mecânica de motor de caixa pequena em posição sidewinder, mas nos tempos mais recentes com a possibilidade de montagem de suspensão lateral no berço do motor.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Tom Kristensen

A nova vida de Tom Kristense. Trocou os bólides de Le Mans, pelos de slot. Pois eu vou trocar os de slot pelos de Le Mans...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Scaleauto - Novidades

 Anunciam-se por parte da Scaleauto, algumas novidades que deverão surgir ainda durante o corrente ano, prendendo-se não só com modelos, mas também com chassis e motores. O Porsche 911-991 GT3, era um dos esperados modelos e já anunciados no ano transacto. A vêr vamos se vai ser neste 2015 que veremos esta bela máquina a correr misturado com os restantes GT's deste fabricante.
 Os chassis para os modelos à escala 1/32 vão desde o básico que recebe a designação Home Series até ao mais apurado, com a designação RS. Pelo meio fica a designação R, um chassis que já admite berço independente, com a respectiva mais valia que isso representa.
 Mas a Porsche vê anunciado um verdadeiro clássico da marca, o 911 RSR e ao que parece, haverá versões para os três tipos de chassis
 Também os Viper GTS-R se verão agora reproduzidos à escala 1/32, uma vez que era já conhecido à escala 1/24. Estão igualmente previstos os três tipos de chassis para este modelo americano.
 No campo dos ralis, é a nova coqueluche da Peugeot a vêr luz branca na Scaleauto. Modelo com muito interesse, irá ser um dos mais esperados modelos de slot, deste fabricante.

 Para os TT, Mini e Porsche 959, ambos dotados do chassis Africa Legends, mas anunciando-se para o modelo alemão o chassis Africa Legends-Dakar Chassis, algo que não sabemos se será uma nova referência, ou se pelo contrário, será o mesmo, serão os polos de atracção para esta peculiar variante do slot car. Menos agradável, está a côr azul do modelo com sponsor da Rothmans, pois encontra-se demasiado claro.
 Do chassis RT3 surge a versão Rev-3, algo melhorada através de guias de orientação do braço extensível de sustentação do patilhão, um melhoramento que se saúda, pois era um defeito que obrigava a muito aperto para que esta parte do chassis não se desviasse do seu alinhamento.
 Também ao nível das motorizações, surgem agora dois novos, um de caixa pequena e outro de caixa grande

Chase-Cars - Para quem prefere realismo

A Chase-Cars tem vindo a fazer chassis nos últimos 4 anos, em que a particularidade se prende no facto de possuirem suspensão e direcção, porque às vezes o realismo acaba por ser mais divertido do que propriamente a adrenalina proporcionada pela velocidade.
Estes chassis adaptados a carroçarias dos anos 60 e 70, serão a pitada para abrilhantar umas bricadeiras dominadas pelo controle das derrapagens em grande estilo.
O chassis encaixa numa boa gama da carroçarias, mas poderá ser adaptado a qualquer modelo que tenha para nós grande significado, com especial relevância para os modelos de rali, o que  proporcionará grande imagens da época em que os ralis eram dominados pelos tracção traseira.
 Estes chassis são reguláveis em comprimento, podendo ir desde os 66 até aos 103 mm, adaptando-se à maioria dos modelos de série, podendo recriar grande parte dos modelos daquelas épocas.
 Os chassis são vendidos em três tipos de kit, desde muito simplificado e com falta de grande parte dos acessórios, até um chassis completo.
Para acesso a instruções de montagem, poderá ser consultado através deste endereço:
www.chase-cars.com
Um filme demonstrativo pode ser aqui visto, onde as derrapagem a sério pode aqui ser observada.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Notícia de última hora

A IBB Autoracing SL, proprietária das marcas MSC Competición e Scaleauto, decidiu fundir  as duas numa marca só, optimizando dessa forma custos de produção e markting.
A partir de agora, a MSC será a marca a ser absorvida e toda a sua gama de modelos e acessórios passarão a engrossar o catálogo da Scaleauto.
Isto significa que desaparecerão os produtos que até agora se comercializavam sob o nome de MSC que passarão a estar incluídos nos catálogos da Scaleauto.
Os últimos modelos que aparecerão com a marca MSC serão o Subaru Impreza do Rali do Quénia e o MG Metro 6R4 com a decoração "Camel".Todos os modelos posteriores e previstos para serem editados, passarão a comercializar-se sob o nome Scaleauto.
Os modelos já comercializados manterão a referêncoa MSC, até estes esgotarem a sua existência no fabricante. Com esta decisão, a IBB Autoracing poderá responder melhor e com mais dinamismo aos seus aficionados.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Matra-Simca 670B - Slot Racing Company

Numa pequena série de apenas 1000 exemplares, a SRC editou o Matra-Simca MS 670B que a dupla J.P. Jaussaud / J.P. Jabouille tripularam na edição de 1973 das 24 Horas de Le Mans. Depois de terem editado a versão vencedora da edição de 1972, a versão cauda curta, editam agora versão cauda longa de 1973. Relativamente às versões editadas pela Slot.It, distanciam-nos um ano apenas, já que o fabricante italiano reproduziu as versões do ano seguinte. As maiores diferenças entre ambos situam-se na parte frontal e na tomada de ar para o motor. A designação oficial de ambos é contudo a mesma, Matra-Simca MS 670B.

Campeonato Superacing Scaleauto - Primeira prova

Inicia-se hoje nas instalações do GT Team Slot Clube, a primeira prova dedicado aos modelos da categoria Grande Turismo, do fabricante Scaleauto.
A pista permanente de fabrico Ninco, será o palco que acolherá máquinas e homens para este campeonato que promete animação.
Assista em directo, ou faça parte das batalhas à escala 1/32.

Sideways - Nova bancada de motor

 O fabricante italiano Racer, decidiu para a sua marca paralela, a Sideways, desenvolver um novo berço de motor que fará a partir de agora equipar os seus bem recebidos modelos de Grupo 5. Um dos problemas que existiam, era não conseguirem uma fixação perfeita dos motores nas suas bancadas, já que os mesmos tinham tendência a ganhar alguma inclinação, com as constantes acelerações a que se sujeitam os motores durante uma prova. Agora, um conjunto de novos acessórios que acompanharão o berço, ajudarão a uma perfeita fixação dos motores, tanto no seu estado horizontal como de rotação no próprio berço. Mas este novo berço evoluído acrescenta também agora que com um acessório extra para a fixação na sua parte frontal ao chassis, que poderá ser de modo simples ou de duplo aperto, acaba por permitir a montagem dos necessários acessórios para a adaptação ao sistema digital. Até agora, essa opção através do sistema utilizado, tornava-se impossível.



 Do lado do pinhão, o adaptador de fixação contempla dois pinos que se ajustarão aos dois buracos do motor Flat, o que contribuirá para uma sólida fixação do motor ao berço, sem que se recorra aí, à utilização de parafusos. Os parafusos que funcionam agora pela parte de cima e após a sua fixação, garantirão uma rigidez absoluta do conjunto.





 O aperto do motor ao berço, far-se-à agora através de dois parafusos através deste adaptador e por cima.


O segundo aspecto negativo do primeiro conceito da bancada, prendia-se com a deformação do suporte do eixo, que deixava desalinhados os bronzes. Novos estudos trazem-nos agora um suporte com menos folgas laterais e perfeitamente alinhados os pontos de ancoragem dos bronzes.







Na parte frontal, o aperto ao chassis poderá ser feito por um só ponto de apoio, ou dois, conforme as conveniências, Já que o sistema de aperto por dois pontos, facilita e permite a montagem do sistema digital no chassis.

Os testes feitos pelo fabricante, indicam melhorias significativas no comportamento do carro, tendo-o tornado mais macio e sobretudo, muito mais estável ao nível do empinamento da frente. Ao que se indica, a tendência de levantar a frente que alguns modelos denotam na aceleração, desapareceu.