terça-feira, 26 de julho de 2016

Porsche 911-991 RSR Scaleauto - Le Mans 2013

 Chegou a hora de vêr-mos finalmente o Porsche 911-991 de origem Scaleauto, totalmente decorado. Isto porque, já se encontrava este modelo nas bancas à algum tempo, mas apenas em kit. Agora, os dois modelo participantes em Le Mans no ano de 2013, farão parte dos modelos editados por este fabricante.
 E se a Scaleauto tem passado um período de aventura, com a criação de mecânicas que não têm trazido os desejados êxitos, parece que finalmente esse capítulo terá ficado para trás.
 E merece-nos um enorme "PARABÉNS", o facto de se irem revelando como das melhores reproduções da actualidade. Isto porque, para além de apresentar maquetas notáveis, o seu nível de acabamento tem-se mostrado uma referência. Com moldes de elevada qualidade, acabam por ser um verdadeiro primôr as peças apresentadas. É o caso deste 991 da Porsche, onde a sua qualidade surpreende, sobretudo quando comparada com as produções dos seus mais directos rivais comerciais.
 E nesta ano de 2013, os modelos com os dorsais 91 e 92, conquistariam as duas primeiras posições da categoria GTE-Pro, com a tripla constituída por Lieb/Lietz/Dumas no Porsche 911 RSR com o dorsal 92 do Team Manthey, a impôr-se ao carro colega de equipa cujos pilotos eram Bernhard/Pilet/Bergmeister, com o modelo com o dorsal 91, apesar de completarem a mesma com o mesmo número de voltas.
 Estas duas imagens, bem demonstram o pormenor a que a Scaleauto tem devotado as suas criações, onde não escapou sequer o pequeno esticador que suporta os apêndices inferiores da traseira destes 911-991.
Será pois muito bem vinda mais esta criação espanhola.

Peugeot 207 S2000 - Bryan Bouffier - Rali dos Açores 2012 - Avant Slot

A Avant Slot continua viva. E a prova disso está a chegar brevemente. Trata-se da edição de mais Peugeot 207 S2000 com que Bryan Bouffier participou no ano de 2012 no Rali dos Açores
Mas pelo que nos é dado a conhecer, estamos perante uma versão carregada de imprecisões no que se refere à decoração do mini-modelo.
Nos vidros laterais faltam os nomes do piloto e co-piloto, na porta não consta o número do carro nem a estrela abaixo do número, na capota, a tomada de ar deveria conter as côres da bandeira francesa, no pára-choques frontal, a faixa branca deveria encontrar-se unida, os símbolos "DC", tanto no capôt como no painel lateral deveriam encontrar-se substancialmente maiores, na porta e abaixo do puxador falta também um patrocinador, a parte superior do aileron deveria ser vermelho e a faixa do pára-brisas, essa, não tem a vêr com nada, onde até a bandeira portuguesa acabou por ser suprimida. Também as jantes deveriam ser brancas e não pretas tal como nos está a ser este modelo apresentado.
E quanto à traseira, acreditamos que somará imprecisões, a avaliar pela secção frontal.
Uma pena, pois tratam-se apenas de logótipos e suas dimensões, o que demonstra um inqualificável descuido por parte deste fabricante com créditos firmados no mundo dos slot cars.
 Mas este carro incorpora um novo chassis, bem como um novo patilhão e nova mola para o patilhão.

Esperemos então, que pelo menos dinamicamente não nos desiluda também.
 Mas no seu aspecto geral, a sua pobreza de imprecisão, proporciona mais a imagem de um brinquedo de criança, do que própriamente uma máquina de ralis, tal como a Avant Slot já nos habituou.



domingo, 24 de julho de 2016

A futura arma para os LMP - Slot.It

 Será muito provávelmente no corrente ano, que ainda veremos a chegada do Audi R8 às nossas pistas, por parte da Slot.It.
Na minha opinião, estaremos perante um verdadeiro campeão, dadas as linhas da carroçaria de que se encontra dotado. Com ausência de capota, para além de redução de peso, permite tembém um abaixamento do centro de gravidade, o que beneficiará um aumento de estabilidade e melhoria de comportamento do modelo.
 Este Audi foi produzido pela SCX/Scalextric tanto na sua linha corrente como na série "Pro", tendo nesta série demonstrado enorme potencial dinâmico. Encontrando-se a Slot.It noutro inegável patamar, não poderemos pois esperar outro, que não um desempenho verdadeiramente extraordinário. Com elevadas expectativas, aguardemos então pelo momento escolhido por este fabricante, para nos dar novas alegrias.
Além disso, permite-se a Slot.It  tirar partido desta linha para mais um êxito comercial, já que este modelo foi bastante utilizado oficialmente mas também a título privado. por pistas de todo o mundo.

Venha o vencedor de 2012 - Slot.It

 Se a Peugeot  em 2009 e a Porsche em 2015 se atravessaram no caminho da Audi na enorme sequência de vitórias a que já nos vinha habituando em Le Mans, também é verdade que entre estas duas desfeitas os modelos deste construtor evoluíram substancialmente de uns anos para os outros, contrariando as anteriores sequências de glória, mantidas à custa de modelos quase inalterados.
Mas isto não é verdade no que se refere aos anos de 2012 e 2103, em que estes germânicos muito se confundem, mostrando-se de linha e até decoração quase inalteradas.
 A Slot.It brindou-nos já com as versões tanto de 2011 como de 2013, em versões que denotam alterações de carroçaria como forma de cumprimento de nova regulamentação entrada em vigôr.

 Tendo sido muito poucas as variações entre os anos 2012 e 2013, e tendo ainda mais a Slot.It editado um Audi R18 e-tron quattro Hybrid que na verdade se encontra mais próximo da versão do ano anterior, tem este fabricante italiano um bom argumento para dentro em breve nos fazer chegar o glorioso de 2012.
 Para nós, acaba por se tornar pouco aliciante, já que pouco mais vamos notar do que a alteração do dorsal que passará a ser depois, o 1. Mas existe já um exemplo anterior, quando a Slot.It nos fez chegar os vencedores de 1968 e 1969 da mesma prova, em que entre os Ford GT 40 da "Gulf", pouco mais se faz notar do que a passagem do dorsal 9 para 6.
Mas sim, será necessária a sua chegada, para a continuidade na série que este fabricante tem vindo a dar à suas criações e relacionadas com os vencedores desta clássica francesa.
E com a programada chegada do Audi R8, bem, aí teremos campo aberto para a chegada de mais uma série de quatro modelos que compreenderão os anos 2000 a 2003, sendo que a mior diferença entre eles se dá logo entre 2000 e 2001. Esperemos que a Slot.It consiga contornar as diferenças e nos apresente modelos fidedignos.




domingo, 17 de julho de 2016

Policar - March 701 chega em Dezembro

A Policar deu a conhecer a decoração definitiva com que editará a primeira referência do March 701. Trata-se da versão com que Chris Amon participou no GP da Bélgica em 1970, no circuito de Spa e em que completaria a mesma na segunda posição final.
Esta edição deverá fazer a sua estreia no mercado para finais do ano, muito provávelmente no mês de Dezembro.
O Lotus 72 ficará até então, à espera do seu primeiro companheiro/rival de prometedoras batalhas.



Slot.It anuncia seu próximo modelo LMP2 - Lola B12/80

Ainda que em fase de protótipo 3D, a Slot.It apresenta a sua futura proposta para os LMP2 (Le Mans modernos) a chegar até nós em data não confirmada, mas que se estimará para o segundo trimestre de 2017.
Embora de uma aparência similar, são muitas as diferenças que existem entre o que agora a Slot.It se propê fazer-nos chegar, Lola B12/80 e o anteriormente por eles editado (imagem inferior), Lola B09/60.

O anunciado Lola, corresponde à versão que se estreou em 2012 sob as côres da petrolífera Gulf, pelas 12 Horas de Sebring, a primeira prova pontuável para o campeonato WEC, nesse mesmo ano.


Está aí o Alfa Romeo 155 V6 Ti


 Chegou a primeira referência do modelo que integrará um novo grupo de carros que começará a preencher os catálogos da Slot.It. Tratam-se das máquinas do DTM.
E com o modelo finalmente na mão, podemos observar-se esta criação com um novo olhar crítico. E a primeira constactação menos agradável, acontece quando percebemos que a côr do carro se deve exclusivamente à côr do próprio plástico. A ausência de tinta, confere-lhe uma tonalidade semi-mate, que segundo alguns, será até o que mais se aproximará da realidade. Quanto a mim, o plástico não substitui o efeito da tinta. A segunda questão que haveria de analisar, prendia-se com o acerto das rodas relativamente às respectivas cavas. E se neste caso o lado esquerdo até se encontra bom, no lado direito a coisa descamba mesmo (imagem de baixo).
 Mas se o modelo no geral se encontra com um interessante "look", quando visto à lupa, percebemos que a fuga aos custos começa a penalizar o aspecto com que estes modelos, infelizmente, se começam a presentar.
 A falta do contorno preto à volta tanto do pára-brisas como do óculo traseiro, não ajudam nada a que o modelo fique a ganhar no aspecto estético, bem pelo contrário, com a agravante de ficarem perceptíveis os pequenos pontos de fixação à carroçaria que estes plásticos transparentes têm.
Não bastando a falta de qualidade dos moldes a que a Slot.It tem recorrido ultimamente para as suas produções, se começarmos agora a somar mais um sem número de pormenores desagradáveis, a Slot.It passará brevemente a motivar apenas os aficionados das competições puras. É que se os slot car deste fabricante conseguiam até à muito pouco tempo rivalizar com produções de fabricantes de modelos estáticos, a partir de agora começa mesmo a perder a corrida nesse particular.

Mas nem tudo serão aspectos negativos. Se na questão estética este fabricante se encontra em queda livre, certamente no capítulo da dinâmica, a Slot.It estará a fazer apostas acertadas.
Agora esperemos pelos rivais e que começará com a chegada do Opel Calibra, em princípio já para o ano de 2017. Entretanto e antes disso, veremos chegar ainda mais um Alfa com o nova decoração.

sábado, 16 de julho de 2016

Audi R18 e-tron quattro - Winner of Le Mans 2013

 É chegado mais um elemento à galeria dos gloriosos de Le Mans, que fazem parte das referências específicas do fabricante Slot.It. Trata-se do Aidi R18 e-tron quattro vencedor no ano de 2013 e que por essa razão, se encontra equipado com o revolucionário sistema de tracção integral, com diferencial ao eixo anterior.
 São reconhecidas as dificuldades de reprodução de tão complexa carroçaria, razão pela qual qualquer crítica relativamente à fidelidade da sua reprodução, poderá ser desvalorizada. No entanto, a grande crítica recairá sobre a enorme falta de qualidade dos moldes que servem para esta reprodução. Percebemos já que a Slot.It irá manter-se neste desagradável alinhamento, muito por culpa do abaixamento de custos que estes envolvem. Infelizmente, nós consumidores, teremos que nos habituar e aceitar este já incontornável facto.
 De linha relativamente bem reproduzida, denota no entanto uma desagradável imagem, a altura a que as rodas da frente se situam, relativamente à carroçaria.
 Estas deveriam quase encaixar no interior das cavas, mas a Slot.It apresenta-nos um modelo com imagem ridícula e a fazer lembrar mais um tractor, do que própriamente um modelo de competição pura e do mais alto nível. Arriscaria mesmo a dizer, que estamos perante uma das menos conseguidas criações da sua autoria. A imagem de baixo, cuja comparação se faz através da mesma versão mas à escala 1/43, leva a perceber  melhor o quão mau aspecto este pormenor acrescenta ao modelo de slot.

 Mas como maior defeito encontra-se a reprodução da carroçaria na zona imediatamente atrás das rodas dianteiras. Se comparar-mos as imagens de cima (modelo estático à escala 1/43) com a de baixo (modelo Slot.It) vê-mos como as incorrecções são tremendas. Mas isto acontece sobretudo, porque entre as versões de testes e a versão oficial da prova francesa, surgiram modificações cujas correcções implicariam elevados custos ao fabricante, já que a Slot.It já nos havia oferecido a respectiva versão de testes, na habitual côr negra mate.
Em baixo, a versão de testes anteriormente apresentada.
Mas sim, apesar de tudo, deveremos reconhecer o enorme esforço e empenho deste fabricante, sempre tendo como objectivo a constante evolução da modalidade e o sistema de tracção total aqui apresentado, é disso um dos inúmeros exemplos que nos têm vindo a conseguir oferecer.