sexta-feira, 29 de julho de 2016

Porsche 914 - KilSlot VS Olifer

 A Slot Racing Company (SRC) alinhou actualmente numa inteligente estratégia comercial. A partir de modelos que fazem parte da sua linha de referências correntes, apostou na venda dos mesmos, em duas formas de kit. Uma, em que se torna possível a totalidade da montagem dos mesmos e outra, em que a carroçaria se faz apenas acompanhar dos vidros, faróis e stop's e ainda alguns acessóriso, como fechos das portas, limpa-pára-brisas e fechos do capôt frontal. Mas isto não é linear, pois para além de se servirem de carroçarias que por qualquer razão foram consideradas em não conformidade com o perfeito, também os conjuntos de elementos de que os mesmos se deveriam fazer acompanhar, resultam quase na totalidade dos casos, em falta de um ou outro elemento.
A imagem de cima mostra dois modelos montados a partir de Kit's completos e em que no caso do modelo verde falta o tampão de gasolina que se deveria situar sob o capôt frontal e no modelo laranja, os fechos de segurança do mesmo capôt, não vieram. Mas mostra também um terceiro 914/6 da série mais simplificada. Não existem interiores, nem chassis, nem mecânica.. Mas para a intenção de que irá servir, está perfeito, já que um interior em lexan é tudo quanto se deseja e a mecânica, será a escolhida a partir de um teste que aqui se descreverá.
Actualmente temos vários fabricantes de chassis 3D capazes de potenciar alguns dos modelos que existem no mercado e que de oura forma, não passariam nunca de verdadeiros monos. E poara este modelo da SRC, iremos servir-nos de um chassis da KilSlot e outro nacional, da Olifer. Estamos em crer, que em qualquer dos casos, estes interessantes Porsche 914/6 sairão verdadeiramente beneficiados.
 Na carroçaria verde, apostou-se no chassis Olifer, um chassis algo flexível e que admite mecânica independente do mesmo.Embora este fabricante disponha já de berços de motor próprios, neste caso servimo-nos de um berço de desempenho comprovado da Slot.It. Existe um pequeno constrangimento, já que a sua montagem exige que de um dos lados se corte o excesso de plástico, para que possa assim entrar no rectângulo perfeito que existe para o efeito. A Slot.It no entanto, brevemente começará a editar berços que ali caberão na perfeição, uma vez que o fizeram equipar no novíssimo Alfa Romeo 155 DTM. No entanto, com algum trabalho consegue-se fazer essa pequena transformação nos actuais berços. A Olifer prometeu também vir a comercializar um interior em lexan, específico para este modelo, o que será certamente do agrado de muitos.
E montado o chassis com berço Slot.It e patilhão do mesmo fabricante, jantes pequenas do Ferrari 312 PB à frente e dos modelos clássicos atrás mas ainda sem o dito interior, lá levamos o novo brinquedo para a pista. Servimo-nos para o teste comparativo entre ambos os chassis, da pista de fabrico Ninco com carácter permanente existente no GT Team Slot Clube, em Braga. E com o modelo com as especificações mencionadas e sem basculação entre a carroçaria e o chassis, no primeiro turno de 10 minutos, o cronómetro registaria como melhor volta, 11,94". Ficava no entanto a nota, de que existiu um excesso de indesejados despistes .

Repetia-se a experiência, mas agora servindo-nos do chassis KilSlot. Para além de registar um pêso superior, é também um chassis extremamente rígido. Aqui a opção do patilhão recaía num de fabrico Scaleauto por nos parecer o que melhor se adaptava a este chassis. E porque já havíamos conduzido o outro, a primeira constactação, é de que este tinha muito menos tracção o que lhe conferia uma traseira extremamente solta, muito embora denotasse uma agradável sensação de segurança. No entanto, os registos do cronómetro eram incrivelmente piores. Ao fim de 10 minutos a batalhar, os tempos não surgiam e registava-se como melhor volta, 12,43".
Era então tempo de começar a mexer em cada um deles, para tentar melhorar o seu comportamento e consequentemente os registos do cronómetro.

 A primeira opção recaíu em desapertar os parafusos que ajustam a carroçaria ao chassis, em cada um deles.Mais um turno de 10 minutos com o chassis Olifer e o melhor registo baixou para 11,86", mas sobretudo a agradabilidade de condução foi o que mais sobressaíu. Os despistes práticamente desapareceram, o que era nesta fase a coisa mais importante.

Repetia-se o mesmo na versão laranja, tendo também este melhorado ao nível da sua tracção e segurança, tendo no mesmo período de tempo a rodar, baixado para os 12,24". Era no entanto, por comparação com o seu rival, desapontante a diferença dos tempos entre eles.

Era então importante continuar a mexer em cada um deles, mas sobretudo no modelo laranja, equipado com o chassis KilSlot. Mas a verdade é que o potencial de desenvolvimento da versão Oliver é bem maior, pois ainda não se tinha começado a trabalhar na afinação do berço do motor. O outro fica automáticamente limitado , por não ter sequer a opção de afinação do berço, simplesmente porque ele não existe.
Começou então o apuro na afinação do berço no chassis Olifer. E como não se encontrava equipado com suspensões, conforme se vai desapertando aquele nos parafusos traseiros, resulta num abaixamento da carroçaria relativamente à pista, ou seja, baixa-se o seu centro de gravidade com os consequentes benefícios que daí advêm.
Na versão laranja, aprimorava-se apenas mais ainda, a excelência da basculação do casamento carroçaria/chassis.

914 verde em pista e era notória a melhoria da estabilidade que este ganhara. Começava agora a perceber-se que se deveria partir para outro patamar, ou seja, melhorar a relação pinhão/cremalheira. Mas para que não se mudassem as regras do jogo, esta iria manter-se até ao fim do teste. E como melhor registo, surgia um promissor 11,72"

Os acertos introduzidos no conjunto associado da KilSlot faziam-se igualmente notar, sobretudo num maior agarre da traseira mas também maior eficácia geral nas curvas. Os tempos baixaram também, mas os 12,19" deixavam ainda um amargo de boca, uma vez que a meta dos 11" não era ainda atingida.

O trabalho que parecia encontrar-se no fim do desenvolvimento em cada um deles, era ainda revisto. E enquanto na versão verde se percebia que quanto mais se soltava a carroçaria do chassis, mais o modelo ía melhorando, no modelo laranja, era importante aliviar muito pouco a frente e mais a traseira. E era aí que se dava mais um pequeno toque de aperfeiçoamento.

 O Porsche verde melhorava para uns agradáveis 11,63", o que começa a ser bastante animador, mas que começa também a ser difícil baixar, pois dá para perceber que só partindo para outros campos, será possível uma melhoria da sua optimização.

 12,09" acabaria por ser o melhor registo do Porsche laranja, num forcing na tentativa ainda inglória de se atingir os 11". Mas daqui não será possível espremer muito mais, para além de uma melhor escolha da relação entre pinhão/cremalheira.

Será possível chegar-se a outro desfecho, caso se tratasse de uma pista de fabrico Carrera, onde os chassis rígidos funcionam melhor. Pode ser que nessas circunstâncias até se equiparem ou que até o chassis KilSlot se superiorize, mas neste caso, ficou claro que o chassis da Olifer é francamente mais rápido, mais seguro e até mais agradável.

E após o teste e numa prova dos nove, tornei a rodar com Porsche verde e em apenas 5 voltas, surgia um tempo próximo do melhor registo conseguido durante estes testes, o que bem demonstra a superioridade do chassis de fabrico português e que este, ao que parece, se encontra no bom caminho.

 A minha escolha está feita e desta forma, vou começar a desenvolver mais sériamente um dos modelos que a mim sempre me agradou muito. Permito-me assim, poder desfrutar de uma bela máquina, ao mesmo tempo que o meu ego se vai maravilhando.


terça-feira, 26 de julho de 2016

Porsche 911-991 RSR Scaleauto - Le Mans 2013

 Chegou a hora de vêr-mos finalmente o Porsche 911-991 de origem Scaleauto, totalmente decorado. Isto porque, já se encontrava este modelo nas bancas à algum tempo, mas apenas em kit. Agora, os dois modelo participantes em Le Mans no ano de 2013, farão parte dos modelos editados por este fabricante.
 E se a Scaleauto tem passado um período de aventura, com a criação de mecânicas que não têm trazido os desejados êxitos, parece que finalmente esse capítulo terá ficado para trás.
 E merece-nos um enorme "PARABÉNS", o facto de se irem revelando como das melhores reproduções da actualidade. Isto porque, para além de apresentar maquetas notáveis, o seu nível de acabamento tem-se mostrado uma referência. Com moldes de elevada qualidade, acabam por ser um verdadeiro primôr as peças apresentadas. É o caso deste 991 da Porsche, onde a sua qualidade surpreende, sobretudo quando comparada com as produções dos seus mais directos rivais comerciais.
 E nesta ano de 2013, os modelos com os dorsais 91 e 92, conquistariam as duas primeiras posições da categoria GTE-Pro, com a tripla constituída por Lieb/Lietz/Dumas no Porsche 911 RSR com o dorsal 92 do Team Manthey, a impôr-se ao carro colega de equipa cujos pilotos eram Bernhard/Pilet/Bergmeister, com o modelo com o dorsal 91, apesar de completarem a mesma com o mesmo número de voltas.
 Estas duas imagens, bem demonstram o pormenor a que a Scaleauto tem devotado as suas criações, onde não escapou sequer o pequeno esticador que suporta os apêndices inferiores da traseira destes 911-991.
Será pois muito bem vinda mais esta criação espanhola.

Peugeot 207 S2000 - Bryan Bouffier - Rali dos Açores 2012 - Avant Slot

A Avant Slot continua viva. E a prova disso está a chegar brevemente. Trata-se da edição de mais Peugeot 207 S2000 com que Bryan Bouffier participou no ano de 2012 no Rali dos Açores
Mas pelo que nos é dado a conhecer, estamos perante uma versão carregada de imprecisões no que se refere à decoração do mini-modelo.
Nos vidros laterais faltam os nomes do piloto e co-piloto, na porta não consta o número do carro nem a estrela abaixo do número, na capota, a tomada de ar deveria conter as côres da bandeira francesa, no pára-choques frontal, a faixa branca deveria encontrar-se unida, os símbolos "DC", tanto no capôt como no painel lateral deveriam encontrar-se substancialmente maiores, na porta e abaixo do puxador falta também um patrocinador, a parte superior do aileron deveria ser vermelho e a faixa do pára-brisas, essa, não tem a vêr com nada, onde até a bandeira portuguesa acabou por ser suprimida. Também as jantes deveriam ser brancas e não pretas tal como nos está a ser este modelo apresentado.
E quanto à traseira, acreditamos que somará imprecisões, a avaliar pela secção frontal.
Uma pena, pois tratam-se apenas de logótipos e suas dimensões, o que demonstra um inqualificável descuido por parte deste fabricante com créditos firmados no mundo dos slot cars.
 Mas este carro incorpora um novo chassis, bem como um novo patilhão e nova mola para o patilhão.

Esperemos então, que pelo menos dinamicamente não nos desiluda também.
 Mas no seu aspecto geral, a sua pobreza de imprecisão, proporciona mais a imagem de um brinquedo de criança, do que própriamente uma máquina de ralis, tal como a Avant Slot já nos habituou.



domingo, 24 de julho de 2016

A futura arma para os LMP - Slot.It

 Será muito provávelmente no corrente ano, que ainda veremos a chegada do Audi R8 às nossas pistas, por parte da Slot.It.
Na minha opinião, estaremos perante um verdadeiro campeão, dadas as linhas da carroçaria de que se encontra dotado. Com ausência de capota, para além de redução de peso, permite tembém um abaixamento do centro de gravidade, o que beneficiará um aumento de estabilidade e melhoria de comportamento do modelo.
 Este Audi foi produzido pela SCX/Scalextric tanto na sua linha corrente como na série "Pro", tendo nesta série demonstrado enorme potencial dinâmico. Encontrando-se a Slot.It noutro inegável patamar, não poderemos pois esperar outro, que não um desempenho verdadeiramente extraordinário. Com elevadas expectativas, aguardemos então pelo momento escolhido por este fabricante, para nos dar novas alegrias.
Além disso, permite-se a Slot.It  tirar partido desta linha para mais um êxito comercial, já que este modelo foi bastante utilizado oficialmente mas também a título privado. por pistas de todo o mundo.

Venha o vencedor de 2012 - Slot.It

 Se a Peugeot  em 2009 e a Porsche em 2015 se atravessaram no caminho da Audi na enorme sequência de vitórias a que já nos vinha habituando em Le Mans, também é verdade que entre estas duas desfeitas os modelos deste construtor evoluíram substancialmente de uns anos para os outros, contrariando as anteriores sequências de glória, mantidas à custa de modelos quase inalterados.
Mas isto não é verdade no que se refere aos anos de 2012 e 2103, em que estes germânicos muito se confundem, mostrando-se de linha e até decoração quase inalteradas.
 A Slot.It brindou-nos já com as versões tanto de 2011 como de 2013, em versões que denotam alterações de carroçaria como forma de cumprimento de nova regulamentação entrada em vigôr.

 Tendo sido muito poucas as variações entre os anos 2012 e 2013, e tendo ainda mais a Slot.It editado um Audi R18 e-tron quattro Hybrid que na verdade se encontra mais próximo da versão do ano anterior, tem este fabricante italiano um bom argumento para dentro em breve nos fazer chegar o glorioso de 2012.
 Para nós, acaba por se tornar pouco aliciante, já que pouco mais vamos notar do que a alteração do dorsal que passará a ser depois, o 1. Mas existe já um exemplo anterior, quando a Slot.It nos fez chegar os vencedores de 1968 e 1969 da mesma prova, em que entre os Ford GT 40 da "Gulf", pouco mais se faz notar do que a passagem do dorsal 9 para 6.
Mas sim, será necessária a sua chegada, para a continuidade na série que este fabricante tem vindo a dar à suas criações e relacionadas com os vencedores desta clássica francesa.
E com a programada chegada do Audi R8, bem, aí teremos campo aberto para a chegada de mais uma série de quatro modelos que compreenderão os anos 2000 a 2003, sendo que a mior diferença entre eles se dá logo entre 2000 e 2001. Esperemos que a Slot.It consiga contornar as diferenças e nos apresente modelos fidedignos.




domingo, 17 de julho de 2016

Policar - March 701 chega em Dezembro

A Policar deu a conhecer a decoração definitiva com que editará a primeira referência do March 701. Trata-se da versão com que Chris Amon participou no GP da Bélgica em 1970, no circuito de Spa e em que completaria a mesma na segunda posição final.
Esta edição deverá fazer a sua estreia no mercado para finais do ano, muito provávelmente no mês de Dezembro.
O Lotus 72 ficará até então, à espera do seu primeiro companheiro/rival de prometedoras batalhas.



Slot.It anuncia seu próximo modelo LMP2 - Lola B12/80

Ainda que em fase de protótipo 3D, a Slot.It apresenta a sua futura proposta para os LMP2 (Le Mans modernos) a chegar até nós em data não confirmada, mas que se estimará para o segundo trimestre de 2017.
Embora de uma aparência similar, são muitas as diferenças que existem entre o que agora a Slot.It se propê fazer-nos chegar, Lola B12/80 e o anteriormente por eles editado (imagem inferior), Lola B09/60.

O anunciado Lola, corresponde à versão que se estreou em 2012 sob as côres da petrolífera Gulf, pelas 12 Horas de Sebring, a primeira prova pontuável para o campeonato WEC, nesse mesmo ano.


Está aí o Alfa Romeo 155 V6 Ti


 Chegou a primeira referência do modelo que integrará um novo grupo de carros que começará a preencher os catálogos da Slot.It. Tratam-se das máquinas do DTM.
E com o modelo finalmente na mão, podemos observar-se esta criação com um novo olhar crítico. E a primeira constactação menos agradável, acontece quando percebemos que a côr do carro se deve exclusivamente à côr do próprio plástico. A ausência de tinta, confere-lhe uma tonalidade semi-mate, que segundo alguns, será até o que mais se aproximará da realidade. Quanto a mim, o plástico não substitui o efeito da tinta. A segunda questão que haveria de analisar, prendia-se com o acerto das rodas relativamente às respectivas cavas. E se neste caso o lado esquerdo até se encontra bom, no lado direito a coisa descamba mesmo (imagem de baixo).
 Mas se o modelo no geral se encontra com um interessante "look", quando visto à lupa, percebemos que a fuga aos custos começa a penalizar o aspecto com que estes modelos, infelizmente, se começam a presentar.
 A falta do contorno preto à volta tanto do pára-brisas como do óculo traseiro, não ajudam nada a que o modelo fique a ganhar no aspecto estético, bem pelo contrário, com a agravante de ficarem perceptíveis os pequenos pontos de fixação à carroçaria que estes plásticos transparentes têm.
Não bastando a falta de qualidade dos moldes a que a Slot.It tem recorrido ultimamente para as suas produções, se começarmos agora a somar mais um sem número de pormenores desagradáveis, a Slot.It passará brevemente a motivar apenas os aficionados das competições puras. É que se os slot car deste fabricante conseguiam até à muito pouco tempo rivalizar com produções de fabricantes de modelos estáticos, a partir de agora começa mesmo a perder a corrida nesse particular.

Mas nem tudo serão aspectos negativos. Se na questão estética este fabricante se encontra em queda livre, certamente no capítulo da dinâmica, a Slot.It estará a fazer apostas acertadas.
Agora esperemos pelos rivais e que começará com a chegada do Opel Calibra, em princípio já para o ano de 2017. Entretanto e antes disso, veremos chegar ainda mais um Alfa com o nova decoração.