sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Mc'Laren M6A - Thunder Slot

O fabricante Thunder Slot, parece encontrar-se decididamente a tomar o seu próprio rumo, no que concerne à sua opção do mercado para os seus modelos. Can-Am parece estar a ser a sua escolha, uma aposta quanto a mim, ganha, sobretudo por quatro razões.
Tratam-se de modelos de linhas marcadamente de baixo perfil, o que assegura no imediato êxito dinâmico; modelos clássicos que atraem sempre bastante clientela; comercialmente com baixa concorrência, onde se vêem esporádicas incursões por parte da Slot.It; e por terem existido desde sempre poucas apostas nesta área por parte dos outros fabricantes, o mercado que se lhes abre para produções nunca vistas, é enorme.
Portanto, sob estes argumentos parecem ter levantado o verdadeiro estandarte da glória.

 Mas se por um lado existem estes sinais mais, por outro, existem também sinais menos. E no novo Mc'Laren que veremos chegar já na próxima semana, constactamos a errada opção de o fazer equipar com as conhecidas jantes dos Lola T70. Essas não correspondem a esta versão desta marca, mas pelo que começamos já a perceber, estas serão as jantes que equiparão uma série de novas criações da Thunder Slot, pois o também já anunciado Mc'Laren Elva que se lhe seguirá, foi já mostrado com as mesmas jantes, quando afinal deveriam ser exactamente as mesmas que equiparam este Mc'Laren M6A.
  E neste particular da correcção dos modelos, está visto que iremos confrontar-nos com um fabricante muito pouco digno no que concerne à exactidão das suas criações, algo verdadeiramente aberrante na edição do seu último Lola T70 Spyder, cujas estética não deixou de ser surpreendente, mas cuja relação com o modelo real se encontra profundamente distante.
Mas se nos facultaram boas máquinas de competição, estou certo que deixarão meio mundo profundamente agradecido.

Curiosidade na Flyslot

 O mundo da Formula 1 sempre despertou curiosidade das massas, sobretudo obviamente, daqueles que se ligam ao desporto motorizado, porque afinal se trata do expoente máximo do automobilismo.
A Fly, como prefiro tratar este fabricante que foi assumindo nomes como "Fly Car Model", "Slotwings" e mais recentemente "Flyslot", soube repescar alguns dos melhores exemplos ligados a esta área do desporto motorizado.
 Brabham BT 44, March 761, William FW 07 e Lotus 78, foram alguns desses exemplos das décadas de 70/80 e tão bem trazidos para o mundo dos slot cars. Dinamicamente, parece estar-mos no mesmo campeonato dos camiões deste mesmo fabricante, isto é, bonitos quanto baste, mas mais vocacionados para as estantes do que própriamente para a prática da modalidade para a qual foram afinal, vocacionados.

 Apesar do pioneirismo adoptado no Williams relativamente ao sistema de tracção feito através da utilização de desmultiplicação da sua relação, recorrendo-se a pinhões e cremalheiras em posição oblíqua, bem como o posicionamento do seu motor, mostrou-se absolutamente inadequado para a prática da modalidade, mas serviu para que se conseguisse a não deformação da secção traseira, que não mostra os habituais exageros da representação mecânica ou da carenagem da carroçaria, para que se consiga esconder as habituais cremalheiras de que estes modelos são equipados. Essa mesma formula explorada de outra maneira, acabaria por ser aproveitada com tremendo êxito e eficácia pela Policar, nos seus Formula 1 Clássicos.
  Mas entre alguns modelos da mesma família, surgem pormenores modificados, que proporcionam um visual distinto, como o que acontece no March em que distintas tomadas de ar para o motor, parecem modificar por completo este belo modelo.

 Mas a curiosidade que se pretende mostrar, prende-se afinal, com uma afinidade comum tanto ao March como ao Brabham. E é por baixo que esta acontece.
  Apesar do distinto formato de cada uma das carroçarias, estes dois também já "Clássicos da Formula 1", repartem o mesmo chassis.
 Acontece até, que no chassis do Brabham, o nome que surge é mesmo "March". Algo afinal inacreditável, pois normalmente os fabricantes têm o cuidado de pelo menos apagar o nome original.
 Não advém daí qualquer mal, mas é apenas uma pequena curiosidade que me chamou a atenção, até porque entre a produção de ambos, existe um considerável espaço temporal.
 Mas agora, os braços da suspensão frontal perderam as molas que faziam parte no modelo do March. Tratava-se apenas de um pequeno preciosismo, mas não há dúvida de que assim, o Brabham parece um pouco mais pobre.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Slot Racing Company oferece evolução para Porsche 914/6


Um interessante upgrade é agora disponibilizado pela Slot Racing Company para o já conhecido e com alguns anos no mercado, Porsche 914/6. Demasiado interessante mas muito pouco eficiente na sua anterior série básica, vê agora chegar um conjunto de evoluções, que no seu todo transformará este interessante modelo noutras significativas valências.
 Foi desenvolvido um novo chassis, que ainda que desprovido de berço de motor independente, admite suspensão traseira independente, a funcionar em cada um dos apoios dos bronzes.
 Além da possibilidade de regulação da altura do eixo frontal, o novo chassis permite a montagem de lastros laterais, recebendo ainda suportes de aperto à carroçaria, que transformam os quatro originais  apoios de aperto, em apenas dois.
 As novas jantes de aperto em alumínio, com a belíssima representação das jante Fuchs, fazem também parte do conjunto.
 E assim, parece estar-mos perante uma nova realidade pronta a provar a sua valia, frente à inúmera concorrência existente nos presentes dias.
Mas uma coisa é certa, assim já poderemos bater-nos com muito mais argumentos.

Mc'Laren Elva Can-Am - O próximo da Thunder Slot

 Tendo constituído um dos populares modelos de Can-Am aproveitado pelos pilotos privados, este modelo desenvolvido por Bruce Mc'Laren é agora alvo também de atenção por parte da Thunder Slot para o mundo dos slot cars.
 Bem visto por parte deste fabricante que parece estar a apontar agulhas para as versões de Can-Am e que terá percebido tratar-se de um modelo de linhas extremamente baixas, traseira curta e desprovido de aileron na traseira, o que proporcionará uma excelente base como modelo de dinâmica potencialmente vantajosa.
  Veremos mais tarde se a falta de alguma altura na parte central traseira, não afectará o bom funcionamento das suspensões, pela forte probabilidade do próprio motor ficar entalado na mesma.
 Comercialmente, a sua popularidade na vida real, proporcionará a este fabricante alguma variedade de decorações a disponibilizar no mercado.
 Usando jantes de desenho próprio, veremos também se a Thunder Slot não nos proporciona uma verdadeira escorregadela, visto nas primeiras imagens do modelo ainda em fase de protótipo, ter sido mostrado, equipado com as jantes do Lola T70.

 Uma original característica deste modelo, prende-se com a adopção da roda suplente posicionada à frente do piloto, o que se torna visível através do pára-brisas. Não constituirá este pormenor qualquer handicap ao modelo, visto ser opção habitual deste fabricante, reproduzir o habitáculo todo em lexan. E assim sendo, também surgirá a simulação desta roda, no mesmo material.

 Mas enquanto se anuncia esta nova criação, vemos algo retardada a chegada do anunciado e esperado Mc'Laren M6A, depois de termos assistido a excelentes desempenhos competitivos por parte dos Lola T70 Spyder deste fabricante.

E não nos admiremos muito, se seguidamente começar-mos a vêr chegar outros estranhos modelos de linhas muito curiosas, como este Shelby King Cobra-Ford T10 que encima se mostra, ou o Honker II Ford da imagem de baixo.
 Pena muito provavelmente nunca virmos a vêr o Porsche 917/10 a chegar ao slot car como um modelo altamente competitivo, depois de ter sido um dos verdadeiros dominadores daquela categoria norte americana.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

O que se anuncia para este ano por parte da RevoSlot

 Em programa por parte da RevoSlot, encontram-se algumas interessantes e belas máquinas para o corrente ano de 2019. O Porsche 911 GT1 é um desses belos exemplos, apesar de podermos já desfrutar de dois belos exemplares por parte tanto da Fly, como da Slot.It. E se por parte do primeiro, pouco mais do que modelo de estante se trata, no que respeita ao segundo, absorve tanto essa possibilidade, como pode transformar-se num completo modelo de competição, o que poderá em parte ofuscar e baralhar as pretensões deste mais recente fabricante.
 Mais interessante será a chegada do Mercedes CLK GTR, um modelo apenas lembrado pela Ninco, mas que terá funcionado apenas como modelo de competição na altura da sua edição. Verdadeiramente obsoleto nos dias de hoje, talvez esta nova geração venha a poder dar-nos as alegrias que com ele nunca tivemos verdadeiramente.
 De nos deixar água na boca, vai ser o Porsche 911 Carrera RSR. Embora tanto a Fly como a Ninco tivessem já andado a rondar esta preciosidade de Estugarda, a verdade é que nunca chegamos a assistir à sua entrada no mercado com o devido respeito. E conhecendo as potencialidades de que este fabricante é capaz, existem motivos de sobra para crer que finalmente a honra lhe será feita.
Outro motivo de enorme interesse é o anúncio da chegada do Ferrari 333 SP, uma máquina também já retratada pela Sclaextric/SCX, que diga-se, de fraquíssima qualidade e pela Racer, um modelo soberbo mas que se restringe às estantes dos coleccionadores. Cremos agora vir a poder contar com um modelo cujas duas características se fundem para poder-mos usufruir dele como um verdadeiro modelo de slot e um perfeito regalo à vista.
Será caso par pensar que 2019 será o ano "Ferrari" no que respeita ao slot, visto para este ano vir-mos também a usufruir de uma das mais icónicas máquinas do cavalinho, com o renascer do P4 por parte da Policar.
E claro, como habitualmente a RevoSlot far-nos-à chegar de assentada, mais do que uma versão de cada um deles, mas que se irá prolongando pelo correr do presenta ano.
Parece contudo, mesmo considerando a enorme valia de cada uma destas criações, que não existe rumo quanto à exploração de um tema para as suas criações, o que poderá jogar contra os seus interesses comerciais.

Os Policar para 2019

 A Policar tem mantido nas suas produções de Formulka 1 Clássicos, um dos seus maiores pólos de interesse entre os praticantes da modalidade slot car, já que muito bem nascidos tecnicamente, proporcionam por essa razão desempenhos destes modelos, verdadeiramente notáveis e surpreendentes. E depois de nos terem feito já chegar dois dos mais representativos March 701 daquela época, brevemente acabaremos por dispôr de mais duas versões deste mesmo modelo, ainda que para além das decorações em si, não apresentem alterações relativamente aos já nossos conhecidos. Mas faz-se assim, um enorme enriquecimento do mundo da Formula 1 dos anos 70 à escala 1/32.

 E se se anunciavam como complemento das suas pistas, os Toyota, parece que se criou um outro modelo para esse mesmo fim. Trata-se do Subaru GT86 que a avaliar pelo seu aspecto, parece mostrar-se bastante interessante. E quererá isto dizer, que dentro em breve teremos este fabricante a alinhar em grandes apostas nas produções do mundo dos ralis?
 Mas chegar-nos-à também mais um Ferrari F40, a sua terceira versão deste modelo na sua incursão  pelo mundo dos GT's, que perante o actual panorama da concorrência terá muito que penar, isto no campo da competição pura e dura. Mas se fôr caseiro o lazer, então é sempre muito bem vinda mais uma versão deste já icónico modelo de Maranello.
 Mas enquanto o prometido Ferrari de Formula 1 teima em se manter na penumbra e como a "pérola escondida" capaz de proporcionar o verdadeiro desespero entre os tiffosi, o seu lugar acaba por ser assumido pelo Ferrari 330 P4, um dos mais belos protótipos de todo o sempre, que terá com certeza o condão de funcionar como verdadeiro "calmante" perante os mais fundamentalistas apaixonados destas máquinas italianas.
 E de facto, pelo que se consegue já vêr e depois de algumas imagens que nos foram paulatinamente chegando sem que nos parecesse poder vir a ser uma obra tão bem conseguida, somos obrigados a vergar-mo-nos perante tão precioso mini-modelo. Referenciado na imagem superior como sendo o segundo classificado dos participantes de Le Mans no ano de 1967, esperamos se dêem ao cuidado de não apresentarem os retrovisores tal como a imagem nos mostra, visto terem sido nessa prova usadas umas curiosas campânulas que cobriam esses mesmos retrovisores.
Mas de linha que nos parece muito bem conseguida, arriscar-se-à mesmo a ser considerado o modelo do ano, correspondam as suas performances ao que este fabricante nos habituou já.
 Pena a Slot.It/Policar não fazer uma melhor aposta ao nível da reprodução das jantes dos seus modelo e caso estas apresentassem a profundidade devida, talvez concorresse mesmo com as melhores criações estáticas existentes.



 E claro, depois das versões oficiais de Le Mans, outras versões se seguirão, esperando eu que cheguem mesmo à edição do glorioso trio de Daytona, onde a versão vencedora se apresenta de capota aberta. Estarei a elevar demasiado as expectativas?
 Quiçá venhamos mesmo a ter uma edição especial com a representação dos três modelos em formação...