segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Mais um 956 KH - Slot.It

De regresso ao maior filão proporcionado no mundo dos slot car, a Slot.It faz-nos chegar mais um dos Porsche 956 KH que percorreram o mundo das competições pelo globo.
Desta feita, chega-nos o Porsche 956 KH participante nos 1000 Km de Kyalami no ano de 1983, pelas mãos da dupla constituída por J. Lammers e J. Palmer, sob o patrocínio da "Gunston".
Com a referência CA09i, quer isto dizer que estaremos perante o nono modelo sob a designação de 956 KH da linhagem Porsche.
Embora tratando-se de uma decoração pouco conhecida, por ser restrita ao país mais a sul de África, não deixa de constituir uma bela versão pelo resultado estético conseguido.
Não apresentando na carroçaria qualquer diferenciação relativa a anteriores edições, vem a equipá-lo o pequeno motor já habitual, mas munido das novas placas de integrado de que agora a Slot.It se serve para fazer chegar a corrente eléctrica aos motores.
Mais um elemento a engrossar a gama de fantásticos Porsche que a Slot.It tem vindo ao longo dos anos a editar.

domingo, 6 de setembro de 2020

O primeiro tridente da Slot.It, já chegou

O Maserati MC GT3 do fabricante Slot.It, chegou já ao mercado. Trata-se de uma máquina que constitui uma verdadeira incógnita, mas com a certeza de possuir um tamanho absolutamente invulgar.
Com um comprimento bem avantajado, não dará para perceber sem que esteja no verdadeiro terreno de testes, o que constituirá este modelo enquanto máquina de competição.
Dotado de um novo berço de côr branca e específico para motor de caixa pequena e cabeça também branca em posição sidewinder, constitui também por si só, uma incógnita. Este berço necessita ainda de um acessório extra para poder ser fixado ao chassis.
Também o patilhão de novo desenho, perde as habituais carapuças que fazem a ligação entre os fios do motor e as palhetas, passando esta a ser feita através de pernos alen, pela frente do patilhão.
E assim, ao que parece estaremos perante variadas inovações, pelo que não poderemos fazer uma apreciação avalizada, sem que se recorra primeiro a um verdadeiro teste dinâmico.

Já se anunciam os primeiros F1 genéricos da Policar

Com base no modelo de F1 universal desenvolvido pela Policar, o slogan que o fabricante arrastará consigo será "Golden Era of Motor Sport", ou seja, veio este modelo honrar as épocas de ouro dos desportos motorizados.
E vão por essa razão surgir estes modelos decorados sob as côres de algumas equipas que se tornaram históricas no seio do Mundial de Formula 1.
E sob este epíteto, surge o anúncio das quatro primeiras equipas a verem as suas côres chegar ao seio destes Formulas da Policar.


Pena representarem equipas dos anos 70 e 80 do passado século, em carroçarias do mais recente que temos visto e perfeitamente capazes de ombrear com as melhores equipas já do século XXI.
A falta de identidade entre ambos, torna-se chocante à luz do que nos pareceria mais lógico ser, mas não deixará de representar uma forte homenagem a quem mereceu, pelo significado competitivo que aquelas equipas representaram.



Fica a faltar saber, se há semelhança do que acontece com os Formula 1 clássicos deste mesmo fabricante, se os micro-motores pela qual se opta, não deixarão latente alguma desilusão quanto ao desempenho destas máquinas que merecerão desempenhos de alto nível.

Os Porsche 914/6 "Tergal" - Slot Racing Company


Falar-mos hoje no fabricante Slot Racing Company, será talvez, falar do fabricante que mais se tem dedicado a evoluções dos seus modelos, que quantas vezes, não passam na grande maioria das vezes, de belos exemplares de exposição.
Mas se a coqueluche do fabricante é ainda e por enquanto o Peugeot 205 Turbo 16, a verdade é que enquanto não chega o Lancia Delta S4, dois outros modelos ter-se-ão já destacado, enquanto máquinas que abrilhantam a modalidade em termos competitivos.
Falo do Ford Capri, que chegou já a ver uma variedade considerável de evoluções e o Porsche 914/6, também ele objecto de alguns estados evolutivos que o elevam hoje a uma máquina com aptidões apreciáveis.
E dentro da série assumida pela SRC como sendo "Chrono", dedicada a modelos melhorados através da adopção de acessórios calibrados e até alguns aligeiramentos, encontramos este último.
E como se não bastasse, esta bela máquina equipada com eixos calibrados, jantes de alumínio calibradas de desenho Fuchs, as originais da Porsche, berço independente para motor M3 montado em posição inline, suspensões que proporcionam esse efeito no eixo traseiro e interior em lexan, vimos chegar ainda a versão nocturna.
Ou seja, deste mesmo modelo, editaram-se duas versões desta máquina que participou no Rali de Montecarlo no ano de 1971 através da equipa espanhola inscrita pela "Escudería  Montjuich" e formada por Josep María Fernández e Juan García Fernández, como piloto e navegador, não conseguindo infelizmente lograr chegar ao fim, numa prova em que a melhor representação deste modelo, conseguiria chegar ao pódio. Mas a SRC acabaria por representar o mesmo modelo, equivalente às versões diurna e nocturna. Isto é, para além do modelo munido com a extensa bateria de faróis suplementares, surge também o mesmo carro, em que para além dessa central de luzes, surgem ainda mais dois equivalentes aos faróis escamoteáveis, em posição aberta.
E ainda que as motorizações e toda a restante mecânica seja a mesma, surge na versão "nocturna", um novo tipo de pneus com tacos, que o distingue substancialmente da versão diurna equipada com pneus slick de série. Ressalva-se o facto da opção nocturna trazer de suplentes, dois pneus slick. Relativamente à côr dos patilhões, não significa qualquer tipo de diferença, sendo mesmo apenas de côres diferentes.
Na visão frontal de ambos, percebe-se a maior quantidade de faróis que equipam a versão nocturna, encontrando-se os mesmos da versão diurna, munidos das comuns capas protectoras. Um preciosismo seria levar esta  segunda versão ao extremo. Quero dizer, que já que se deram ao cuidado desta representação, para a próxima, que se pense também em que elas dêem mesmo luz.
Apesar dos excelentes desenvolvimentos deste fabricante, lamenta-se o facto das versões adquiridas em kit, que não é o caso destes agora apresentadas, virem quase sempre desprovidas da totalidade dos elementos de que deveriam ser compostos, pelo que deveria a SRC prestar muita mais atenção a esta questão, sob o risco de começarem a perder, por descrença dos praticantes, a credibilidade que julgo, procurarão.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Mercedes AMG GT3 - Scalextric/SCX

Da parte da Scalextric/SCX outra boa notícia para os portugueses, já que um dos seus lançamentos se refere ao interessante Mercedes-AMG GT3 inscrito pela equipa alemã SPS Automotive Performance, com que piloto português Miguel Ramos e o italiano Fabrizio Crestani participaram no campeonato GT Open dedicado aos modelos da categoria GT3, tendo completado a época de 2019 no quinto lugar final, com apenas uma vitória no circuito de Monza, na derradeira prova do campeonato.

O modelo parece muito bem reproduzido e a corresponder à versão real, com bastante precisão tanto das suas linhas como na disposição dos complementos publicitários.

A sua estética está bem conseguida de raiz, pelo que se torna num modelo com alguma beleza e interessante exuberância.

Apesar da perda de qualidade dinâmica que este fabricante tem vindo a demonstrar na sua política de fabrico para as suas últimas realizações, este é apesar de tudo, daqueles modelos que se sente pena de perder, não só por representar um acarinhado elemento nacional, mas também pela interessante estética que emana desta brutal máquina.

Contráriamente a outras edições de última geração deste fabricante, neste modelo poderemos considerar exemplar a forma como se dispõe a tampografia, mas também a qualidade da sua pintura, com forte representação das côres baças.
Mas Miguel Ramos havia já visto chegar anteriormente outro modelo seu, pelas mãos deste mesmo fabricante e da Carrera. Tratou-se do Chevrolet Corvette. Mas outro Mercedes era já nosso conhecido, numa produção da Scaleauto e da Ninco, que correrá pelas mãos de José Pedro Fontes e Miguel Barbosa. Mas aqui, a produção da Scaleauto (na imagem), mostra-se bem superior à criação da Ninco e com substancial perda de qualidade relativamente à versão da Scaleauto.
Duas belas peças de colecção, que a nós portugueses muito nos diz.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Família alargada - Volkswagen Transporter - Scalextric/Superslot

A Scalextric/Superslot alarga a oferta da sua já extensa gama de Volkswagen Camper, à versão de apoio da equipa de competição norte-americana, "Brumos".
A sua extrema simplicidade adequa-se há decoração pela qual se optou para os modelos de competição, já que se apoia maioritariamente na côr branca, rasgada pela introdução do azul e do vermelho em discretas faixas.
A carroçaria é em tudo igual há da restante gama até nós já chegada, mas que vem complementar uma série muito bem introduzida no seio dos slot car.


Outras versões existem também bem retratadas, de onde não faltam algumas de apoio a equipas do desporto automóvel.

A versão "Jägermeister" será um dos casos que poderá servir de complemento aos modelos de competição, como será o caso do apoio aos Porsche 914/6.
Também a marca oficial da Porsche, ter-se-à apoiado numa destas carismáticas carrinhas da Volkswagen, como modelo de apoio aos modelos de competição da sua marca.

Mas não só modelos publicitários ou de apoio há competição automóvel este fabricante reproduziu, visto que também as versões "Hippye" terão já sido alvo de reprodução, bem como as versões mais familiares e neste caso, surgiu até uma reprodução simbolizando a degradação provocada pelos anos da sua existência nas piores condições, de onde sobressai o aspecto ferrugento da mesma.
No fundo, um filão com muito mais ainda por explorar.

Rui Azevedo e o seu Escort - Scalextric/Superslot

Da parte da Scalextric/Superslot, chegou ao mercado um verdadeiro brinde para os portugueses.
Quem poderia esperar ver uma das estrelas do nosso campeonato "Classic Super Stock", brindado com a edição do seu Ford Escort MKII? Pois é, o piloto Rui Azevedo que se impôs categóricamente à demais concorrência no circuito de Vila Real, vê chegar assim o seu reconhecimento internacional, ainda que através da escala 1/32 dos slot cars, pela integração deste modelo na série deste fabricante dedicada aos modelos patrocinados pela "Gulf".
Lamenta-se no entanto, apesar da extrema correcção da colocação dos logótipos publicitários que preencheram a sua carroçaria, que se tenha recorrido a um modelos de Grupo 2 e não de Grupo 1 como seria suposto, como se constacta através da inclusão dos alargamentos que ajudam a cobrir as rodas que por via dos alargamentos das suas vias, acabam por se ver obrigados a recorrer, ao invés do por nós esperado e que seria o recurso a uma carroçaria mais estreita, condizente com a categoria em que participou.
Seja como fôr, encontramo-nos perante um erro comum entre fabricantes e que resulta da criação de um só tipo de carroçaria adaptado a uma infinidade de convenientes recriações. 
Facto também grosseiro, será a representação da posição de condução à direita, já que a grande maioria dos países europeus optou pela condução à esquerda, não sendo Portugal a excepção. Também o fato do piloto poderia ter sido representado a azul e não a branco, mas todos estes facto acabam por passar despercebidos, razão pela qual o que nos é apresentado pela Superslot, ser mesmo muito bem vindo.