quinta-feira, 15 de outubro de 2020

O projecto ALL IN ONE "Formula F" - National Racer 3D

Gentilmente cedido pela National Racer 3D, marca portuguesa dedicada há alguns anos à produção de chassis e acessórios através da tecnologia de impressão 3D e com expansão internacional firmada, chegou-nos um exemplar do seu primeiro projecto dedicado a um modelo completo, no que depende deste tipo de tecnologia.Trata-se de um Formula sem definição específica que poderemos comparar a um Formula Ford e cujo fabricante lhe terá atribuído a designação de "Formula F", definido pelas rodas de largura estreita e ausência de apêndices aerodinâmicos, numa aposta que se louva numa altura em que tanto a Slot.It, como Policar e NSR se encontram manifestamente a fazer despertar esta categoria de carros no mundo dos slot car. Irão estes ser disponibilizados em forma de kit, ao que a clientela fará posteriormente a aposta no conjunto mecânico, de acordo com o disponibilizado pelo fabricante num kit independente, ou por opções pessoais ou regulamentares.A versão montada aqui mostrada e equipada com o kit mecânico disponibilizado pela National Racer 3D, opta por uma motorização NSR de caixa pequena de 20.000 rpm e rolamentos no apoio do eixo traseiro, aqui também, para que se possam aquilatar as performances desta pequena jóia, no que constituirá a primeira verdadeira produção portuguesa de um modelo de slot.
Munido de patilhão de produção própria, este pequeno Formula apresenta como curiosidade, a ausência de eixo frontal. Um sistema de braços curvos que encaixa no chassis e se fixa por aperto no mesmo, admite nas suas extremidades a montagem de semi-eixos fornecidos no conjunto, que permite a montagem das jantes de diâmetro inferior às jantes traseiras.
O berço que se fixa ao chassis apenas pela sua extremidade mais avançada, o que permite uma grande flexibilidade desta secção do chassis onde se fixa o motor, admite a montagem na sua parte mais recuada, de suspensões.
A fixação do eixo traseiro ao berço, pode ser feita tanto pelos convencionais bronzes, como pela adopção de rolamentos, como o fez neste exemplar o próprio fabricante (faz parte do kit mecânico). O independente suporte fornecido no conjunto e que permite a montagem de molas para que se desfrute de suspensão no modelo, está também pensado de forma a que se montem parafusos limitadores do curso da suspensão, atavés da opção de pernos (parafusos allen).
Este modelo será alvo de posterior teste dinâmico como forma de podermos aquilatar a verdadeira potencialidade deste arrojado projecto, mas que ficará agora agendado para data condicionada pelas imposições das novas leis relativas à pandemia que nos assolou.
E enquanto esse tão especial dia não chega, passemos então à descrição do kit do conjunto completo da carroçaria.
Num personalizado blister bem identificado através das côres e logótipo da marca, ao que foi incluída a específica designação de "All In One", identificamos esta produção totalmente negra fornecida num bloco só, em que constam a totalidade dos acessórios necessários à sua montagem, à excepção do patilhão (kit mecânico), que nos obrigará ao recurso de um de outra origem, caso se opte pela não aquisição do kit mecânico do fabricante. Note-se que o patilhão da NR 3D se encontra muito próximo do desenvolvido pela Thunder Slot e que tão bons resultados tem dado.

Depois de retirado do blister, este conjunto apresenta um aspecto algo complexo para qualquer leigo, mas bastante familiar para os amantes da modalidade. Deve depois proceder-se cuidadosamente e com recurso a um X-Acto ou uma tesoura de pequena dimensão, à separação da totalidade dos acessórios.
Totalmente separados os acessórios, constactamos que o conjunto contempla três distintos braços dianteiros, todos diferentes, de forma a poder-se optar pela montagem dos semi-eixos fornecidos no conjunto, ou até à opção de rolamentos no mesmo e que segundo a NR 3D se definem por três patamares, o conjunto básico, regular e avançado. Também os semi-eixos que permitem a independência das rodas dianteiras são fornecidos em duplicado, de forma à sua substituição caso exista desgaste, ou simplesmente por alguma quebra por acidente. Quatro anilhas espaçadoras fazem também parte do kit. E para que se facilite o trabalho de pintura do piloto, também este nos é fornecido separadamente da carroçaria. Afinal, tudo muito bem pensado.

A imagem que abaixo se mostra, permite verem-se as jantes frontais já montadas no braço específico para o efeito, percebendo-se também que as próprias jantes foram pensadas para poderem ser fixas através de pernos, tal como acontece nas jantes de liga leve e calibradas.
E depois disto, fica para cada um a montagem do conjunto mecânico que ficará por opção, por conta de cada um de nós, bem como a parte correspondente à pintura e decoração
Para um segundo artigo com base neste magnífico projecto nacional, fica o teste dinâmico que promete agradáveis e surpreendentes prestações.
Realçar o facto de as encomendas terem já superado as expectativas, o que levou a National Racer a ter que proceder a um forcing no sentido de aumentar o número de unidades a produzir, satisfazendo assim os interesses e procura dos amantes da modalidade.
Parabéns pela excelente criação, iniciativa e preocupação em satisfazerem as necessidades dos praticantes da modalidade.




Quer também aqui este Blog fazer um agradecimento público à National Racer 3D, por ter disponibilizada toda a matéria que permitiu a elaboração deste artigo e ter vindo ao encontro da divulgação deste seu novo produto, através do envio tanto do modelo para teste, como também de toda a informação aqui descrita e ainda da versão em kit e tal como irá ser comercializado.

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

O sétimo John Player Special - Sideways

Integrado na sua série dedicada a modelos decorados sob as côres da John Player Special e a que intitulou série "JPS Collection", o fabricante Racer/Sideways edita agora o seu Lancia Stratos de Grupo 5, constituindo o sétimo elemento destes modelo decorados a preto e dourado.
Estranhamente, com a segunda referência desta série, "SWLE02", surge o Porsche 935/78 "Moby Dick", com uma carroçaria completamente cromada. Algo por esclarecer, dada a completa desconformidade com os restantes modelos que compõem esta extraordinária série.
Mas esta iniciou-se com o Ford Capri (SWLE01), vindo a ser posteriormente complementada com modelos como o BMW M1 (SWLE03), Porsche 935/78 (SWLE04), BMW 3.20 (SWLE05), Ferrari 512 BB (SWLE06) e Porsche 935 K2 (SWLE07).

Mas o Lancia Stratos não tem sido esquecido por este fabricante, tanto para as suas séries de produções de réplicas de modelos existentes, como para séries especiais, como os dois integrados na série "Historical Teams" decorados sob o azul e laranja da "Gulf" e de que se espera a edição de uma terceira versão.

Das réplicas de versões que terão existido, contam-se já quatro modelos.

Os novos Audi da Scalextric/SCX

A Scalextric/SCX aventura-se pela primeira vez na edição de modelos de Rallycross, uma modalidade que tem nos últimos anos ganho popularidade, tendo sido o pontapé de saída dado por este fabricante, através da edição de dois modelos Audi S1.Bakkerud e Ekstrom são os dois populares pilotos que vêem assim chegar os seus modelos à nossa tão apreciada modalidade.
O primeiro, apoiado pela "Monster" e o segundo pela "Red Bull", dois importantes patrocinadores que temos visto apoiar a modalidade do desporto automóvel ao mais elevado nível.
Quais serão agora os modelos que se seguirão, eis o motivo que poderá suscitar especulação por entre os aficionados da modalidade slot car.

sábado, 26 de setembro de 2020

Novidades BRM

Se o BMW do fabricante BRM fora já anunciado, apenas agora foi mostrada a imagem do modelo já reproduzido, apesar de se encontrar ainda numa fase não definitiva, o que deixa ainda no ar muita expectativa.
E esta primeira base servirá numa primeira fase para a edição de duas distintas versões, uma com as inconfundiveis barras com as côres de fábrica e outra, com o inconfundível laranja da "Jagermeister".

Para uma segunda fase deverá surgir uma nova carroçaria cujos alargamentos permitirão a reprodução do 2002 que participou em Le Mans.

Para Novembro deverão chegar duas novas decorações para o já conhecido Fiat Abarth 1000 TCR.
E esta versão branca e amarela, surgirá munida de uma representação do motor altamente pormenorizada, perdendo também o característico escape, substituído por um novo que sai na traseira, mas por baixo do limite inferior da carroçaria.

Uma segunda versão cinzenta e branca chegará também, porém a representação do motor será a mesma dos anteriores modelos.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

O mais esperado - Ferrari 312 B2 - Policar

O mais esperado de todos os F1 Clássicos produzidos pela Policar, chegou finalmente ao mercado. Este ícone de Maranello que foi pilotado por uma das lendas do automobilismo mundial, Jacky Ickx, representa a versão com que este piloto triunfou no GP da Holanda no Circuito de Zandvoort no ano de 1971. 

De reprodução quase irrepreensível, reavivará memórias das saudosas batalhas ocorridas na década de 70 do passado século, com pilotos igualmente talentosos que brilhavam em modelos de desenvolvimento duvidoso e cujas ajudas à condução eram inexistentes.
A bonita linha deste F1 foi muito bem conseguida e optou-se, à imagem do acontecido com a edição do último Lotus 72, por equipá-lo com pneus slick, por troca dos antigos pneus com piso.
A reprodução das jantes será a parte menos conseguida, mas apesar disso, não choca.

Começa a tomar forma o mundo destes graciosos Formula 1, em que se conseguia a identificação das marcas pelas formas da carroçaria e não pelas côres dos patrocinadores, como acontece nos tempos mais actuais.
Começamos a poder realizar interessantes formações de grelhas de partida, pela variedade que conseguimos já reunir. Qual o modelo que se seguirá, eis a questão, mas enquanto isso não acontece, vamos conseguindo variantes relativas aos modelos já existentes.
Parabéns Policar, mas é pena estes não terem despertado o merecido interesse por parte dos praticantes.

O "Kamikaze" da Sideways - Nissan Skyline Turbo Grupo 5

O segundo japonês a ser trazido por parte da Racer / Sideways, trata-se de uma verdadeira máquina de dimensões absolutamente descomunais, ao ponto do fabricante se ter visto obrigado a embalar o modelo desprovido de aileron, visto as dimensões standard da caixa não o permitirem. Mas a  fácil montagem desse acessório possibilita até, que o mesmo seja fixado por pressão, escusando-nos do uso de cola. Claro é, que se o pretendermos perfeitamente fixo, esta terá de ser usada.

E que dizer do modelo? Se o Celica não nos mereceu qualquer reparo, pelo contrário, este Nissan levanta-nos sérias suspeitas relativamente à correcção da sua reprodução. Através da imagem que acima se mostra do modelo real na prova das 9H de Kyalami no ano de 1982, detectamos imediatamente que o guarda-lama frontal na ligação aos faróis, apresenta uma superfície plana, que não encontramos na miniatura reproduzida. Mas a suspeita continua, porque embora não tenha encontrado qualquer imagem do modelo real com as formas apresentadas pela Sideways, surgem algumas miniaturas com igual moldagem à encontrada neste modelo da escala 1/32. Portanto, aqui fica uma grande incerteza. A incerteza mantém-se também e pelas mesmas razões, quando olhamos para a imagem de cima e vemos a janela da porta em que se encontra inserido um vidro triangular e um rectangular. Pelo contrário, na versão Sideways, surge um único de grande dimensão. Reparamos também na ausência do friso preto que contorna o pára-brisas e também as janelas laterais. Também os retrovisores exteriores se encontram representados com um suporte demasiado comprido.
Mas encontramo-nos perante uma miniatura verdadeiramente imponente, cuja imagem nos inspira confiança suficiente para o julgar no imediato, como uma das boas máquinas de Grupo 5 reproduzidas por este fabricante.
A imagem inferior vai confirmando também as chamadas de atenção às possíveis incorrecções acima descritas, mas acrescenta mais uma. Se atentarmos na superfície do alargamento da carroçaria situada entre a porta e a roda traseira, percebemos a existência a preto da letra "C", que na miniatura deveria ter surgido mais acima, mas o erro encontra-se no triângulo preto situado entre a letra C e a roda. Ora esse triângulo, é uma saída de ar ali existente, um buraco portanto. Mas a Sideways simplificou, e representou-o apenas através de uma pintura a preto.

Mas abordadas as possíveis gafes ao nível  da sua interpretação construtiva, com que é que poderemos contar afinal, enquanto modelo para a competição?
Sem dúvida, tratar-se-à de uma das boas referências ao mais alto nível. Pelo menos, integrar-se-à no lote dos modelos da primeira liga, por contraposição do que sucede com o Toyota Celica LB Turbo, que cremos se encontrará menos apto.
Comparemo-lo então com um dos modelos que pode ser tido como uma das referências do campeonato de Grupo 5, o BMW M1, mas sempre com a certeza de que outros haverão, como são os casos do BMW 3.20 ou do Ford Mustang por exemplo. De cotas similares, à excepção da dimensão da traseira que poderá vir a ser a razão de alguma penalização, poderemos encará-lo como um modelo de comportamento idêntico ao do carro germânico.

Se o seu comprimento poderá ser influenciador pela negativa, poderá por outro lado vir a beneficiar da da sua menor altura. Com uma linha de cintura abaixo da do BMW e com uma capota de reduzida dimensão e com os pilares "C" a fazerem apoio no alinhamento do eixo traseiro, poderá ser ajudado pela contribuição duma melhor distribuição do peso que se encontra em altura, relativamente à máquina bávara.
Alinhadas as rodas traseiras, a imagem inferior mostra-nos o quanto mais comprido é este nipónico, quando comparado com o M1.
O BMW poderá ainda beneficiar de uma melhor distribuição de peso na secção frontal, pois a sua capota mais avançada poderá permitir maior equilíbrio na hora das acelerações mais violentas. Quanto ao maior apoio frontal permitido pelos extensos lábios frontais e de que os modelos se aproveitam nas curvas mais rápidas, neste particular, julgo podermos estar perante uma equivalência absoluta.
A largura do eixo traseiro poderá conferir algum benefício ao Nissan, visto o BMW encontrar as suas rodas balizadas pela própria carroçaria. Já o Nissan apresenta cavas largas onde as rodas poderão ser levadas ao limite da largura da carroçaria.
À frente a mesma situação poderá acontecer, apesar de nunca se ter sentido défice de apoio no caso do BMW, pelo que poderá tratar-se de uma vantagem "desprezível".
Na distância entre eixo traseiro-patilhão, o equilíbrio é absoluto.


Ao nível da balança, é o BMW quem leva a melhor, mas sabendo-se que em muitos campeonatos existe a permissão de substituição do interior por outro em lexan e percebendo a extrema dimensão deste, no caso do Nissan, é perceptível que a liderança neste particular possa mudar de mãos.
Parece nesta altura notória alguma vantagem do M1, mas como todos sabemos, é mesmo na pista que se descobrem as verdades e aí, nunca se sabe se não surgirão surpresas e a inversão dos papeis.