quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Campeonatos RTR (Ready To Run)

Afinal, os campeonatos feitos com modelos base, ou a pautar na sua quase totalidade, a originalidade, já são acarinhados por parte dos praticanes de slot cars.
E se me é permitido e com base nalguma experiência já por mim tida, tenho aqui a veleidade de sugerir aos apreciadores desse conceito, de que categorias existem esquecidas, mas que poderão proporcionar excelentes iniciativas, proporcionadas pelo êxito dos conceitos em que se apoiaram os fabricantes.
A ressurgida Policar teve a honra de nos trazer os gloriosos Formula 1 Clássicos. O conceito mecânico trazido nesse novo produto, gerou muita desconfiança. Por um lado era a aplicação dos micro motores que até então seriam para a maioria de nós, absolutamente desconhecidos. Por outro e como forma de que o fabricante conseguisse a reprodução dos elentos mecânicos da zona do motor sem recurso a absurdas deformações por forma a encobrir a existência da cremalheira, a Policar encontrou forma de, através de desmultiplicação pinhão/cremalheira, atingir os seus objectivos.
Se na verdade os micro motores poderão provocar alguma desilusão aos amantes das grandes performances e desempenhos de alto nivel, por outro, parece-me absolutamente adequado aos modelos a que se destinam, não desiludindo. Também é uma certeza, de que os ditos se equiparam uns aos outros no geral, para além da sua surpreendente resistência e durabilidade.
Mas a grande surpresa é mesmo causada pelo seu suigéneris sistema de engrenagens. Após efectuado um campeonato, nenhum dos intervenientes sentiu qualquer dificuldade proporcionada pelo mesmo, o que comprova que a Policar antes de ter posto o produto no mercado, cuidou de fazer os necessários testes por forma a não desiludir e não deixar caír em descrédito uma marca tão bem cimentada e aceite nos mercados mundiais. Portanto, a sua aparente fragilidade é falsa, recomendando-se pelo menos uma experiência, em que se permita apenas e por exemplo, a troca das jantes traseiras por outras de aperto e respectivos pneus, que existem disponibilizados por este fabricante.

Ainda na linha do mesmo fabricante mas aqui com a marca Slot.It, temos os extraordinários militantes do DTM, cuja variedade de modelos, versões e decorações, associados a mecânicas comprovadas, serão outro excelente exemplo.
Poderemos igualmente referir que as motorizações os penalizarão, quando temos aquele tipo de participante exigente e que valoriza as altas performances, mas teremos nestes casos de imaginar que nos estamos a orientar para iniciativas apoiadas em regulamentos simples, para cativar uma nova vaga de participantes, mas em que em simultâneo, os expert se poderão divertir e poderão também desfrutar de belas "quezílias" entre parceiros de luta.


Os Grupo C fazem todo o sentido neste panorama, uma vez que se tratando de máquinas mais seguras e por conseguinte mais fáceis no seu domínio, serão preferencialmente de maior agrado dos iniciados e considerados como sendo a "classe raínha"
De igual variedade no que concerne a modelos, variantes e decorações, não faltará com toda a certeza aquele modelo que irá ao encontro do gosto de cada um.
E sendo estes de agrado generalizado, foram mesmo os Grupo C os primeiros causadores da ideia dos campeonatos "Ready To Run", para que pelo menos dois clubes em Portugal tomassem a iniciativa de criar a maior igualdade entre participantes.
Foi a Slot.It mtuito feliz quando dedicou grande parte das suas produções a estes modelos. Convém no entanto esclarecer a possivel ratoeira em que os concorrentes a um campeonato dedicado a estas máquinas poderão caír, já que se por um lado há o mérito de a cada versão editada o fabricante evoluir os seus modelos, passando quase invariavelmente por um imagrecimento, por parte dos participantes as apostas deverão levar em conta esse aspecto, fazendo recair as suas escolhas nas últimas edições, para que não se saia defraudado pelas opções aparentemente iguais, mas que poderão marcar significativa disparidade de andamentos.
Como é possivel observar-se pelas imagens aqui editadas, não faltarão ideias para pôr a girar o carrinho dos nossos sonhos.

Como última sugestão e porque me parecem encontrar-se ao nível dos Grupo C no que respeita a comportamento dinâmico, poria os também fantásticos modelos do Grupo 5 de origem Sideways.
É verdade que estes poderiam ficar para um segundo passo, já para uma fase em que os pilotos iniciados se comecassem a atrever a dar as primeiras mexidas mecânicas. Isto porque, é sabido o quanto poderão melhorar os seus comportamentos aquando da troca do seu berço,  por um da Slot.It e onde se poderia incluir ainda a montagem de suspensões. E assim se poderiam iniciar os primeiros atrevimentos nas tarefas de preparação dos seus próprios carrinhos.
A variedade é também uma constante, quer ao nível dos modelos, como das suas variantes e ainda, das suas decorações. 
Aqui torna-se notória a disparidade de comportamento dinâmico entre cada uma das escolhas, com alguns a mostrarem-se francamente superiores, mas o importante, independente da escolha, seria que cada um dos novatos percebesse o quanto representa o progresso sentido, a cada introdução técnica que consigam inserir nas suas máquinas.



segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Afinal existem, os campeonatos de modelos de caixa

Ouve agitação de águas, após a última publicação acontecida neste Blog, tendo-nos chegado a notícia de que o espírito norteador da modalidade no que respeita a competições feitas com modelos próximos da originalidade, é afinal defendido noutros clubes.

E assim, o SLOTCAR CLUBE D'AZEITÃO fez-nos chegar a noticia de que também naquele núcleo se privilegiava o aspecto relativo à captação de novos praticantes, encontrando-se sensibilizados para a importância da simplicidade com que esta deve ser encarada inicialmente.
E assim, terá também nascido e apoiado nos fantásticos modelos de Grupo C, um campeonato em que exclusivamente se remete à possibilidade de alteração, a troca de pneus. Tudo o mais, terá escrupulosamente de ser mantido.
Parece-me uma fórmula inteligente para acirrar a animosidade de iniciados e que não compromete de forma alguma, a participação dos "prófes" destas lides.
E assim, vêmos também em cada máquina miniaturizada, a realidade reduzida de réplicas do que terão sido os verdadeiros campeões das pistas de asfalto.
E que belos eram estes portentos da competição da década de 80 do passado Seculo XX, de que estou certo, estas miniaturas ajudarão a perpétuar.
E que se reserve espaço dentro dos clubes para este espírito, parece-me um esforço louvável, certamente gratificante e eventualmente necessário na luta de captação de sangue novo e fervilhante, tendo ainda como base de importância a considerar, o controlo de custos para quem se inicia nas corridinhas de "carrinhos de pista".
Parabéns  pois também para os mentores da ideia neste Clube que faz também história no nosso país e que assim procura preservar a modalidade através das gerações vindouras.



sábado, 16 de setembro de 2023

As corridas que já não se fazem

Clubes vão havendo, em que não se esquece a génese da modalidade. O "Bela Vista Slot Clube" será um desses louváveis exemplos.
Levaram a cabo a realização de uma prova para modelos do "Grupo C" e é um regalo perceber que a totalidade das maquinas presentes, se serviu dos seus elementos mecânicos originais.
É de facto um conceito que terá caído em desuso, os campeonatos apoiados em modelos, conforme são adquiridos.
A inexistência de modelos em kit chama a atenção, já que em inúmeros casos, a vantagem de um modelo pintado e montado por nós, poderá representar enorme vantagem.
Mecânicamente, a escolha das relações, o tipo de eixos pela qual se opta na preparação, a qualidade e peso das jantes, enfim, um sem número de elementos pela qual poderemos optar numa preparação, são factores que farão disparar as diferenças de andamentos e os muitas vezes, escusados custos.
E esta será uma das razões que complicará o surgimento de novos praticantes. Se já é uma grande vantagem a experiência de pilotagem dos veteranos, se lhe acrescermos os conhecimentos de preparação, o resultado final torna-se verdadeiramente bombástico e desanimador para quem pretender iniciar-se.
E é por isto que sou apologista de que tem de haver lugar nos clubes, para regulamentos que consigam motivar iniciados a manter a animosidade,  perante o ambiente da competição.
E portanto, gostaria de aqui deixar um elogio a todos os clubes que, tal como o "Bela Vista",  conseguem dar esta necessária motivação aos menos experientes praticantes.
E o "Bela Bista Slot Clube" é sem duvida um desses belos exemplos, portanto, PARABÉNS!

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Para breve - Revoslot

Anuncia-se para breve a mais recente criação do fabricante Revoslot. Trata-se do Chevrolet Corvette C5R, um modelo que conseguiu sempre registos de relevo nas competições onde se viu envolvido. Para já mostram-se três versões, duas delas oficiais, mas acabarão por surgir mais tarde, novas decorações. 














quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Ainda os Matra-Simca da Slot.It

O ano de 1972 viu a Matra inscrever os seus carros oficiais nas 24 Horas de Le Mans, três deles na sua última evolução MS670, com os numeros 12, 14 e 15 e ainda um quarto membro, na sua versão da época transacta, MS660C, com o número 16.Se é certo que veremos por parte da Slot.It os três primeiros, o quarto elemento será provável que não o cheguemos a vêr nunca, nas produções deste fabricante italiano. Mas dentro da série MS670 existem ainda como participantes de Le Mans naquele ano, duas distintas carroçarias. Os modelos 12 (azul/branco) que acabaria por ser o primeiro desistente à segunda hora com problemas de motor e o 14 (azul/amarelo) que completaria aquela clássica no segundo lugar, surgem em versão cauda longa, determinado pelo prolongamento dos guarda lama traseiros que ostentam ainda duas grandes derivas verticais e um pequeno aileron que se situa posicionado centralmente, mas logo após o término do capô-motor, o que acontece pouco após o alinhamento com o eixo traseiro.

Mas o terceiro elemento desta série, com o número 15 (azul/verde), surgia com um capô-motor na sua versão curta, definido por uma quebra abrupta dos guarda-lama traseiros, logo após as rodas. O pequeno aileron assentava no interior dos guarda-lama, que se encontram ligeiramente elevados relativamente à parte central  desse mesmo capô-motor. E este, é a versão  que a Slot.It se escusou para já de nos mostrar, representando o modelo vencedor desta edição de Le Mans. Por esta razão, será quase certo que acabemos por vê-lo editado nas suas séries especiais e limitadas, apresentados em caixas de cartão.Preferiu antes disponibilizar imagens desta mesma versão curta, mas onde a interpretação do aileron se subjuga a outras leis da aerodinâmica, muito embora as linhas do capô-motor se mantenham inalteradas. Aqui, o aileron aproveita toda a largura da carroçaria,  existindo ainda um apoio central para o mesmo. Mas esta versão não teve participação na resistência francesa e apresenta como curiosidade, parte das grandes campânulas dos faróis pintadas de azul e em forma de olho, recebendo na parte superior os logótipos da "Sev Marchal", uma vez que dispensa os faróis duplos de cada lado, dada a natureza da prova em que terá participado, tendo-se por isso suprimido os dois que se encontram posicionados superiormente.
 

O quarto participante era então a versão MS660B adaptada a algumas evoluções, cuja carroçaria mostra uma frente com clara divergência face à mais recente evolução. Repartiu contudo o capô-motor da série MS670, mas não surge a tomada de ar de respiro do motor, tendo participado com o numero 16 (azul/vermelho) e recebido a designação MS660C. Referir que não terá concluído a prova, tendo sido o último desistente à vigésima terceira hora, quando a transmissão acabou por ceder ao esforço.