quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Campeonato de Barcelona 1/32

RESISBARNA é um campeonato de resistência que irá percorrer sete clubes de Barcelona durante o ano de 2024 e orientado para modelos da escala 1/32. Curiosa é a constatação de que cinco destes sete clubes, apostaram em pistas de origem italiana da Policar, em terra onde deveria mandar ou a Ninco ou a mais recente Scaleauto.

Para mais informações, contactar através de:

terça-feira, 17 de outubro de 2023

As próximas novidades da Scalextric/SCX

Duas das próximas edições da Scalextric/SCX, vão centrar-se em duas das suas mais recentes criações, o Ford Puma e o Hyundai I-20 WRC.

Trata-se o Ford Puma da versão do mundial de 2023 e correspondente, provávelmente, à vitória de Ott Tänak no Rali da Suécia. À imagem da primeira edição em que foi anunciado como o carro vencedor de Monte Carlo, mas onde os stickers identificativos dessa prova não correspondiam, também aqui se passará justamente o mesmo e pelas mesmas razões.
O segundo modelo, o Hyundai I-20 WRC, é o carro que foi anunciado pela Hoonigan de que Ken Block era seu proprietário fundador, de que iria ser a máquina tripulada por este "piloto espectáculo" para competir ao seu volante no "American Rally Associatinn's" na época de 2022.
Referir que as côres na minitura poderiam ter ficado um pouco mais vivas.

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Clube de Slot Invictus - E começam também os 1/24


A escala 1/24 vai também arrancar no Clube de Slot Invictus, num campeonato destinado às máquinas da categoria GT-Pro. Agendado para iniciar-se a 27 de Outubro, decorrerá no "Circuito Stop & Go", uma recuperada pista de madeira, com um antigo traçado que fez já em tempos idos, as delícias de muitos praticantes.

Aos interessados, disponibiliza-se aqui o regulamento técnico desta classe, bastando aceder ao seguinte endereco:

 https://bit.ly/reg-csi-2023-124-gt

LMP, o último da Slot.It

O próximo modelo da categoria LMP das produções Slot.It, continuará na linha dos Lola B12/80. Desta vez, trata-se do Mazda quinto classificado na prova de Watkins Glen no ano de 2016.
Mas afinal, já conheciamos o segundo modelo desta mesma equipa, numa edição já com alguns anos da parte deste mesmo fabricante, e que não iria além da vigésima nona posição nesta mesma prova. E se ambos repartem a mesma filosofia da decoração, as mais conhecidas côres verde e laranja acabaram por ser substituidas nesta nova edição, pelo vermelho e cinzento.

O modelo é então já nosso conhecido e portanto, não haverá aspectos de relevo a apontar.
A partir de Outubro irá ser distribuido pelas lojas da especialidade, mas não prevemos para si grande êxito de vendas, já que não se tratando de um modelo ou versão que represente grande novidade, associado ao facto desta categoria não ter registado ainda grande êxito e do decrescente interesse na escala 1/32, acreditamos que acabará por se mostrar de interesse relativo.

E assim sendo, também os aspectos mecânicos são mantidos inalterados, tanto ao nivel do seu chassis como bancada e como do próprio motor.

domingo, 15 de outubro de 2023

Mais uma resistencia de 6 Horas - GT Team/ART Slot Cars

Vai o GT Team/ART Slot Cars realizar mais uma edição  de 6 Horas no dia 11 de Novembro destinada às máquinas de Grupo C, no seu habitual espaço,  sito na Rua Leonido de Abreu, N°87, 4715-202, Braga.
 A pista será a habitual e permanente de origem Scaleauto, disponibilizando a organização e por equipa, um motor e dois pares de pneus, com a sua utilização a ser gerida por cada uma das equipas.

No final, serão sorteados pela totalidade dos pilotos participantes, 3 carros, havendo prémios para o podio à geral. Haverão dois tipos de classificação,  uma delas à geral e outra, entre as equipas forasteiras (equipas formadas por pilotos que não sejam da casa).

Será de 10 o número limite de equipas admitidas à prova, portanto, não  se distraia.

VICANT Slot - Um nome a decorar

VICANT Slot, trata-se de um projecto que nasce da aliança entre dois "jovens" que comungam a mesma paixão pelos slot cars, sendo um de nacionalidade portuguesa, Germano Faria e outro, espanhola, Victor Doucluso, tendo tido como projecto orientador a ideia de reunir num só carro da escala 1/32, tudo o que de melhor a marca SRC pudesse oferecer aos seus clientes.Serviu então de base a este propósito, o modelo TS050 Hybrid LMP1 da Toyota, com a decoração oficial e vencedora das 24 Horas de Le Mans em 2018. Com o dorsal 8 e pilotado por Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, serviram-se da carroçaria da série  "Chrono", equipado com cockpit em lexan. O seu chassis T2 "Competicion", macio, encontra-se equipado com bancada de motor Offset Bolt System Extraduro, admitindo a possibilidade de ajuste de altura através de 4 distintos suportes de eixo, eixo traseiro tubular de 2,38mm, usufruindo de apoio em rolamentos de esferas. A dianteira beneficia de eixo de carbono de 2mm de diâmetro, podendo ser ajustado em altura através de pernos roscados no chassis. Quanto às jantes, são a versão de alumínio com acabamento anodizado em negro, calibradas e fresadas para a redução de peso, com medida de 16.8, equipadas com pneus"Black Pat Max" de 17.6x10.3, na traseira. À frente, a opção recaíu na versão ABS de 16.8mm de diâmetro e exclusivas para eixo de 2mm, com pneus Zero Grip, igualmente da SRC.O motor é o P1 de 21.000 rpm, com 300 gr/cm de torque, podendo ser o patilhão (guia) o novo modelo S7 desenvolvido pela SRC, ou o T1 para circuito, consoante opção do cliente, equipados de palhetas (tranças/patilhas) FK e cabos Ultra Flex de silicone.

A transmissão faz-se através de pinhão de 12z de aperto por parafuso e cremalheira de 28z com núcleo de alumínio e dentes de nylon.
A bancada do motor possui suspensão resultante da utilização de duas molas laterais a que se somam mais duas traseiras, existindo ainda um apoio dianteiro do tipo "pivot", que permite regulação em altura. A dureza das molas pode ser alterada através de parafusos de ajuste, ou pela troca das mesmas por outras de diferenciadas durezas, igualmente disponibilizadas pela marca.
A ligação do conjunto chassis/carroçaria faz-se através de parafusos Supremex da marca, que permitem a basculação entre os dois elementos. O modelo é fornecido ainda com uma braçadeira de motor específica para motores do tipo Flat, permitindo-se assim como opção, a utilização dos mesmos.

Conseguiu desta forma esta equipa, com a selecção do melhor material, obter um conjunto cujo peso final se fixa nas 75gr, o que se cifra sem dúvida num dos factores que lhe permitem tornar-se num modelo altamente competitivo. O número de unidades produzidas de acordo com esta privilegiada opção, dificilmente ultrapassará as 15 unidades, o que os tornarão modelos de extrema raridade e que beneficiará todos quantos conseguirão a sua aquisição. São entregues completamente montados,  prontos a utilizar (Ready To Run) e em caixa da marca. E importante, é saber que a SRC já não o disponibiliza.

Resta deixar aqui o e-mail de contacto para os possíveis interessados na aquisição de tão refinada peça de competição. Terão então que contactar Germano Faria, através de:

moto.germano@gmail.com

E daqui, votos de que esta parceria venha a ter o merecido êxito e que possa eventualmente partir para algo que possa ser mais arrojado. Parabéns pela iniciativa.

Começam as actividades no Clube de Slot Invictus

Aqui se encontram os calendários do inicio das actividades levadas a cabo por este recente Clube e para "adoçar o bico" aos interessados, aqui ficam os programas dirigidos aos Ralis e Montanha, bem como aos Sport-Protótipos Classicos, todos eles relativos à escala 1/32.

Com inicio marcado para sábado 21 de Outubro, arranca a competição destinada aos WRC e dia 01 de Novembro iniciam-se as hostilidades para os aficionados da velocidade, com as atenções a recaírem nos Sport-Protótipos Clássicos.

Os regulamentos de Grupo N, Super 1600, Grupo A e RGT, podem ser consultados em:

https://bit.ly/reg-csi-2023-wrc

Para os Sport-Protótipos Clássicos,  consultar os regulamentos em:

https://bit.ly/reg-csi-2023-132-sp

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Os 33TT12 da Slot Racing Company

Porschista confesso, confesso que o Alfa Romeo 33TT12 me tira do sério. Para mim, um dos mais bonitos Sport Protótipos de sempre, a par dos Ferrari 330 P4 e 312P, só que aqui, numa versão descapotada e mais agressiva. Coube à Slot Racing Company trazer até nós estas belas reproduções, nas versões cauda longa e curta.No imediato, fazem-se notar as dimensões do capô-motor, o que os faz assumir como tratando-se das versões cauda longa e cauda curta, diferenciando-se também pela ausência da tomada de ar periscópica na segunda das versões.Uma pena não serem estes reproduzidos de acordo com as filosofias mecânicas da presente geração, já que o conceito mecânico destes, não faz justiça a tão extraordinárias reproduções. Mas para além da extrema qualidade das suas carroçarias, estes dois belos exemplos, primam ainda pela qualidade das suas jantes, com a dimensão e profundidade devidas, algo que raramente conseguimos referir noutros fabricantes.

Mas se  SRC se dignou realizar réplicas de elevado nivel, primam ainda por dignificar cada uma das versões, tendo-as reproduzido com as devidas diferenças que os caracterizam. Para além do que salta à vista, os pormenores menos significativos mereceram o devido cuidado. 

As grelhas de escoamento de ar dos guarda-lama frontais, surgem-nos de muito maior dimensão no modelo cauda longa.  A diferença entre ambos neste pormenor, é abismal, mas poderemos referir também as diferenças nas tomadas de ar frontais para o radiador, em que no modelo cauda longa é simétrica e no de cauda curta, se estende apenas do meio, para o seu lado esquerdo. Também as tomadas de ar para os travões frontais são distintas, sendo de formato aproximadamente oval e em posição horizontal no maior dos dois e mais quadrangulares e na vertical, na versão curta. Existe ainda nesta última versão, uma tomada de ar de formato triangular do lado direito e acima da entrada de ar para o radiador, isto, ainda na secção frontal do mesmo. Já no cauda longa e do lado direito da tomada de ar para o radior, encontra-se uma pequena grelha.

São igualmente perceptíveis as diferenças de entradas e saídas de ar existentes no capô traseiro. Dimensões e formatos, são bastante distintas entre ambos.
Lateralmente e no referente ao mesmo capô,  percebe-se que na versão longa existem saliências que cobrem as rodas. Isto acontece, porque de facto nesta versão as jantes e pneus são mais largos, o que lhe permite ter a via traseira mais larga do que na versão curta.

E enquanto a versão curta surge com um único retrovisor apoiado por tripé, no outro, existem dois retrovisores mais convencionais em cada uma das extremidades laterais e um terceiro, mais central, assente num pé de grande dimensão. 

Tanto as duas imagens de cima como as duas que abaixo se seguem, permitem que se compare o remate da bossa do capô-motor junto ao habitáculo, sendo de acabamento mais arredondado na versão curta e mais vincada e rectangular na versão longa.
Mas também a parede vertical do habitáculo apresenta diferenças substanciais, facilmente observáveis nestas mesmas imagens.
Obrigado Slot Racing Company, mas seria com muito bom grado que veríamos uma revisão mecânica sobre estes modelos, por forma a podermos com ele vir a usufruir na sua plenitude, de verdadeiros slot car de competição. 

Scalextric Passion - Disponivel um transkit para o Ford Puma

As críticas levadas a cabo pelos aficionados e relativas às incorrecções da decoração do Ford Puma tido como versão participante na edição de 2022 do rali de Montecarlo pelas mãos de Sebastien Loeb e editado pela Scalextric/SCX, não  caíram em saco roto e mereceram séria atenção por parte da Scalextric Passion.Se elementos existem que conferem essa participação, como os nomes de piloto e navegador e número da sua participação, outros existem que dirão mais respeito à versão de apresentação da marca para esse Campeonato Mundial de Ralis. Poderemos começar por referenciar a placa do rali que surge no capô-motor, que deveria identificar a prova, mas que foi substituída por uma em preto ao invés do vermelho e pela inclusão das letras "WRC". Também a faixa do pára-brisas deveria surgir complementada com "AsahiKASEI".Também nas portas e no número da capota, a real placa específica da prova, acabou por ser substituída igualmente pelas letras "WRC". No óculo traseiro e abaixo do aileron, regista-se a ausência da placa do rali.
Mas agora a Scalextric Passion propôe-nos um transkit para as respectivas correcções desta referência A10451S300 da Scalextric/SCX. Em alternativa, faculta-se a possibilidade de envio da miniatura, para que eles próprios procedam às respectivas correcções. 

domingo, 8 de outubro de 2023

O próximo Nissan Skyline GT-R - Slot.It

Foi já dado a conhecer o proximo Nissan Skyline GT-R por parte da Slot.It. Encontra-se prevista a sua chegada para Q2 ou Q3 do ano de 2024 e representa o vencedor das 24 Horas de Spa de 1991, tendo tido aos seus comandos os pilotos Anders Olofsson (Suécia), David Brabham (Austrália) e Naoki Hattori (Japão).