segunda-feira, 6 de maio de 2013

Novo fôlego - Mr Slotcar


 Depois das três primeiras referências trazidas para o mercado e versando sempre o modelo 787B da Mazda, a primeira das quais referente ao modelo em Kit, ao que se lhe seguiu a versão de testes e finalmente a versão vencedora de Le Mans no ano de 1991, a Mr Slotcar propunha-se no imediato o reforço das suas criações, versando sempre a recriação do interessantíssimo mundo dos fantásticos modelos do Grupo C.
 Porém, as notícias sobre este fabricante tardavam, o que começava já a permitir lícitas especulações, relativamente à continuidade da sua existência no mundo das criações dos modelos eléctricos de slot.
E no momento em que curiosamente se disputa um campeonato dedicado aos modelos de Grupo C sob a organização do GT Team Slot Clube e onde um afoito Rui Mota tem vindo paulatinamente a mostrar ao mundo a valia desta única até agora, criação deste fabricante canadiano, surge-nos a notícia da segunda criação em fase adiantada, mas há já muito anunciada.

A segunda peça vai ser um sempre interessante e esquecido até à data pela Slot.It, Nissan. A verdadeira designação do modelo a ser editado permanece ainda uma incógnita, mas as hipóteses são variadas, o que nos deixará na expectativa até lá. No entanto, seja ele qual for o modelo e versão, é-nos já mostrada uma imagem onde é possível aferir-se, as verdadeiras intenções da Mr Slocar. O desenvolvimento e a imaginação poderão vir a potenciar os seus novos modelos, pois um inovador sistema de semi-eixos frontais com suspensão incorporada, parece vir a integrar as suas criações futuras.
Se no campo da competição estas inovações trarão vantagens, só depois de experimentadas poderão merecer o nosso aval. Até lá, ficamos então com água no bico e com muita crença nas suas potencialidades, já que um Mazda da autoria deste fabricante começou em Braga a medir forças de iguial-para-igual com os mais que experimentados e comprovados Grupo C, da Slot.It.
Por mim, pode ser mesmo este Nissan......

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Porsche Kremer CK5 - Flyslot Cars


 Chega a segunda versão do interessantíssimo Porsche Kremer CK5 do fabricante espanhol Flyslot Cars.
 O modelo mostra-se em extraordinário nível de reprodução e estética. Ostentando uma das mais curiosas decorações que vestiram este modelo, representa a versão participante na edição de 1982 em Le Mans.
Como nota de reparo, devo chamar à atenção pela falta da placa identificativa desta prova de resistência de cariz mundial. Deveria surgir mesmo junto ao número, nos flancos laterais do modelo. Qual a razão para esta falha, é uma incógnita, já que a restante decoração se mostra bastante bem conseguida.

Os pneus da frente poderão eventualmente encontrar-se com perfil demasiado alto, mas trata-se de um pormenor de somenos importância.





 A parte mecânica será como sempre neste fabricante, a parte menos positiva e que transformará definitivamente esta máquina apenas, numa extraordinária peça de colecção.

4ª Prova Campeonato Grupo C


Decorrerá hoje, a 4ª e penúltima prova do Campeonato Grupo C 2013, integrado nas organizações do GT Team Slot Clube.

Augusto Amorim que soma 71 pontos, detém larga vantagem sobre os segundo classificados, Rui Mota e Luís Azevedo, ambos com 46 pontos. No entanto, tem-se notado alguma quebra de rendimento por parte do comandante e onde por contraste se tem notado da parte dos mais directos adversários, uma notória subida de rendimento. Não que se questione a manutenção do comando do campeonato por parte de Augusto Amorim, mas fica de pé pelo menos a disputa do primeiro lugar para esta jornada por parte dos seus mais directos adversários e ainda também por parte de Paulo Mendes, apesar de ocupar nesta altura a quinta posição da classificação geral.
Por outro lado, espera-se por parte de Bruno Martins a desforra pela disputa da melhor classificação na guerra dos Mazda, já que a derrota infligida por Rui Mota na jornada anterior, merece por parte daquele, um ajuste de contas.
Ocupando as 6ª, 7ª e 8ª posições respectivamente, encontram-se David Azevedo, Paulo Gonçalves e Miguel Carvalho, os três iniciados que todos têm surpreendido. A diferença de 4 pontos  entre eles, deixa tudo em aberto, sobretudo quando faltam ainda duas provas para o final do campeonato.
José Pedro Marques e José Pedro Mota, poderão vir a baralhar as contas caso as suas participações decorram de acordo com as aptidões por eles já demonstradas.

Classificação no Campeonato                                                     
1º - Augusto Amorim - 71 Pontos
2º - Rui Mota - 46 Pontos
2º - Luís Azevedo - 46 Pontos
4º - Bruno Martins - 42 Pontos
5º - Paulo Mendes - 39 Pontos
6º - David Azevedo - 37 Pontos
7º - Paulo Gonçalves - 34 Pontos
8º - Miguel Carvalho - 33 Pontos
9º - José Pedro Marques - 17 Pontos
10º - José Pedro Mota - 7 Pontos

Com vários pontos de interesse, esta jornada promete.....

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ei-lo - Bela máquina.....

 Já chegou ao mercado a última criação da Slot Racing Company. Modelo que bem dignifica através das suas linhas o nome que ostenta, seria bom que se viesse a transformar numa verdadeira surpresa, na hora de comprovar o fim a que se destina.
 Dotado de um chassis simples que monta um motor de caixa pequena em posição Sidewinder, pode até ser que uma vez que o conceito é o mesmo dos clássicos da Slot.It, se venha a transformar num verdadeiro adversário daquele fabricante, sobretudo em pistas "Carrera". Isto porque este tipo de pistas exige alguma rigidez de conjunto, o que anula de algum modo o conceito de berços basculantes utilizados nos modelos de produção italiana.
 Só a prática o comprovará e muito embora as esperanças não sejam assim tantas, gostaria que assim acontecesse, já que este modelo assim o mereceria.
 Note-se que ninguem diria que o Chaparral 2E da Slot.It poderia ter potencial para a competição, mas a prática disse-nos que em terrenos da Ninco se trata de uma verdadeira máquina de completar voltas em tempo reduzido. E como normalmente é a prática competitiva que vai ditando o mote, nunca se sabe se este novo produto da SRC não tomará também os caminhos do Chaparral...
Venha lá este bonito modelo.....

Black Arrow tem novo chassis



 Embora anunciado à já algum tempo, chegam-nos finalmente as primeiras imagens da futura edição da Black Arrow, o Aston Martin com chassis preparado para receber um berço com motor em posição Anglewinder.
 Mas a novidade adianta mais uma surpresa, já que uma das versões a contemplar esta nova solução, é nem mais nem menos do que a versão que se estreou mundialmente nos ralis.
Foi em Portugal, no rali de Vila Verde em 2009, pelas mãos de José Pedro Fontes e António Costa. Este modelo viria ainda nesse mesmo ano a participar no Rali Centro de Portugal na Marinha Grande e também no Rali Casinos do Algarve.
 Mas esta versão recebeu a designação de DBRS9 GT3 e não a conhecida designação DBR9. Refira-se que a versão de José Pedro Fontes tem um capô-motor diferente da versão anteriormente editada por este fabricante, já que existe divergência entre as tomadas de ar existentes no mesmo. A Black Arrow não procedeu a esta alteração, a avaliar pelo Kit em branco aqui mostrado.
Quanto ao berço mostrado, a sua complexidade permitirá algumas regulações de afinação. Possivelmente, virá a tornar-se numa referência no campo dos ralis disputados em pistas limpas.

Em baixo, algumas imagens do modelo real, em actuação em Portugal.

Campeonato Grupo C - 3ª jornada

Foi sexta-feira passada que se cumpriu a terceira jornada do Grupo C, levada a cabo pelo GT Team Slot Clube.
 Com um total de sete participantes, ficava no ar a possibilidade de surgirem alguns resultados surpreendentes. Assim, assistia-se à estreia pelas mãos do iniciado Paulo Gonçalves, do último modelo da Lancia, uma incógnita até agora, pois este modelo fazia desta vez a sua estreia neste novo traçado. Esperava-se também que pela primeira vez Augusto Amorim tivesse um adversário à altura, já que Luís Azevedo se propunha dar luta séria a este invicto participante. Constituía também surpresa, a estreia do berço para motor em posição Anglewinder no Mazda da Mr Slot Car, por parte de Rui Mota. Afinal, tudo ingredientes que apimentavam a jornada.
 E a partida fazia-se com quatro participantes, sendo eles David Azevedo, Rui Mota, Augusto Amorim e Bruno Martins. Pela primeira vez ir-se-ia assistir à luta directa com armas iguais, entre os modelos da Slot.It e o único modelo da Mr. Slot Car, o Mazda 787B. E curiosamente iríamos assistir também à presença de dois destes modelos, mas um de cada fabricante, o que servia na medida exacta para se julgar o valor de cada um dos Mazda. Bruno Martins era o outro representante da Mazda e não gostaria de ver Rui Mota a impor-se nesta guerra.
Após a partida, cedo ficou claro que iria ser intensa a luta entre os quatro participantes. E embora Bruno Martins tudo tivesse feito para se impor a Rui Mota, este último viria a colher dividendos do único despiste tido durante toda a manga, ficando a apenas duas voltas do vencedor, Augusto Amorim. Este por sua vez, impôs uma vez mais à concorrência, o seu Toyota. David Azevedo queixava-se de um motor já cansado e com alguns picos na entrega de corrente, o que o viriam a penalizar pelos despistes que viria a causar. Ocupava assim a quarta posição na manga.
 Para a segunda manga, Paulo Gonçalves e Miguel Carvalho iriam tentar na medida do possível, equilibrar forças perante Luís Azevedo, o único participante capaz de poder vir a arrebatar a primeira posição a Augusto Amorim.
Esta manga mostrou um candidato muito forte, mas onde os iniciados surpreenderam com andamentos fantásticos. Paulo Gonçalves, para além de rapidez, contou também com um Lancia muito estável onde as saídas se contavam por uma mão apenas. Miguel Carvalho mostra-se cada vez mais seguro, mas o elevado nível mostrado pela concorrência nesta jornada, não lhe permitiram a fuga da última posição.
Luís Azevedo viria a impor-se no final a Augusto Amorim por uma volta e Rui Mota viria a conseguir ocupar brilhantemente, a terceira posição final.
Afinal de contas, foi surpreendente o resultado conseguido pelo modelo da Mr Slot Car que se mostrou em grande nível de performance e quiçá no futuro, consiga até alguma surpresa maior, já que tratando-se de um modelo mais pesado frente à concorrência e ainda com algum défice de preparação, poderá vir a melhorar ao ponto de se equiparar verdadeiramente. A próxima etapa poderá vir a confirmá-lo, ou pelo contrário, provar que o seu limite de desenvolvimento se encontre já no topo.
Por parte dos iniciados, ficou também a prova de que de prova para prova, a sua evolução tem vindo a ser uma realidade. Tenham eles modelos à altura e os consagrados que se cuidem, já que a diferença entre Bruno Martins e Paulo Gonçalves se fez pela diferença de metros, na discussão pelo quarto lugar.

O pódio dos pilotos, com Luís Azevedo a derrotar pela primeira vez Augusto Amorim e Rui Mota a levar pela primeira vez também, o Mazda da Mr Slot Car ao pódio.

A Classificação final...
A próxima prova trará mais um candidato de peso, Paulo Mendes, que contribuirá para aumentar a competitividade que este campeonato tem vindo a demonstrar...

domingo, 28 de abril de 2013

Ninco - Os Lancia

 A Ninco tem nas suas últimas realizações dedicadas ao mundo dos ralis, apostado em modelos de reconhecido valor histórico, tais como Ford Sierra Cosworth, ou os dois Lancia aqui agora mostrados. Dos três, considero o Lancia 037 o menos real, já que se mostra um modelo curto para a largura que apresenta. Quanto aos restantes dois, fogem à habitual deformação deste fabricante, mostrando-se bastante reais.

 Mas entre estes dois exemplares da Lancia, parece vir a ser mais eficiente o Lancia Rallye 037, pelas cotas apresentadas. Mais comprido e mais largo, garante uma estabilidade mais eficaz.
 No entanto, poderá o Stratos acabar por surpreender caso as classificativas se mostrem demasiado sinuosas. As suas cotas de curtas medidas poderão ajudá-lo nessas circunstâncias.
 Uma frente mais estreita mas também uma carroçaria mais baixa do que o rival da mesma marca, poderão permitir ao Stratos alguma mais-valia, dependendo das características dos traçados.
 A traseira do Stratos, apresenta quase a mesma largura do 037, mas as formas da sua carroçaria, enganam.
 A distância entre eixos e entre eixo traseiro/patilhão, são enormes.

 Se à frente a largura entre rodas é substancial, já atrás esta está mais comedida.
Mecânicamente, será na motorização que os equipa que porei a maior crítica, já que todo o conceito de ambos os modelos está interessante. Ambos dispondo de suspensões, terão no motor o seu próprio grande adversário, já que a maioria dos fabricantes opta por motores dotados de dinamismo mais apropriado ao mundo dos ralis. Neste particular, já conhecemos melhores tempos na Ninco....
Na hora de desapertar o chassis do Lancia Stratos, será necessário retirar o patilhão para se aceder ao parafuso da frente que fixa o chassis à carroçaria.