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sábado, 21 de janeiro de 2012

Ford RS200 - MSC - Finalmente, Diabolique....

 Parece que sempre veio. De fabrico MSC e há já muito por nós esperado, eis que aí está o Ford RS 200 dos campeões Nacionais de Ralis, Joaquim Santos/Miguel Oliveira.
 As cores deste saudoso Team encontram-se agora neste modelo que participou no Rali de Portugal e cujo acidente acabou por funcionar como ponto de partida para a precipitação do desaparecimento dos fantásticos carros de Grupo B.
 Modelo já conhecido e já aqui também analisado, é para nós portugueses e apaixonados pelos nossos pilotos, uma referência absolutamente imperdível.
 As habituais cores desta equipa foram neste RS200 substituídas pelo verde e vermelho dos vinhos Mateus, o principal patrocinador desta equipa pertença do co-piloto Miguel de Oliveira.
 Mecânicamente também o que era já conhecido, havendo sempre a possibilidade de montagem do chassis Monte Carlo, que com o seu braço basculante para o patilhão, se torna sempre uma mais valia.
A lista de espera, deve ser bem grande.......

R18 TDI - Pronto a correr

A NSR editou o já conbecido R18, em diversas cores.





 Afinal, o mesmo, mas tipo arco-iris.....

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Vai arrancar... Campeonato de Grupo 2


É já este sábado que se dá início ao arranque do esperado Campeonato para modelos de Grupo 2.
As máquinas, já se tem visto, começam a ficar no ponte ideal de preparação.
A luta vão ser renhida, mas teremos certamente Paulo Mendes e o seu Porsche 911S como a dupla a bater. Todos contra ele e todos contra todos.

Compareçam, porque este vai ser mesmo um campeonato diferente, onde se espera também a presença de Rui Costa e o seu Ford Capri.

Jaguar E Type

A verdade é que a razão deste Post, prende-se com a embalagem dada por Rui Queirós no Blog "Tiger Speed".
A temática ali abordada, prende-se com este modelo inglês da Jaguar, o Type E, vulgarmente chamado e mais conhecido por Jaguar E.
Modelo de linhas invulgarmente atraentes, não ficou esquecido para o mundo do Slot, o que nós praticantes, muito agradecemos.


A Scalextric e a Ninco disponibilizaram-nos a versão MKI Standard, se bem que no primeiro tivesse havido a intenção de mascarar esta carroçaria como sendo uma versão de competição, pela inclusão de números.
Já a Ninco editou um verdadeiro Hino a este Jaguar. Impecavelmente reproduzido, traz-nos a grandiosidade que este modelo merecia. A ligeireza das suas linhas encontram-se no sítio exacto, o que nos proporciona a sobriedade necessária da interpretação original deste modelo.
De linha irrepreensível, remeto-me à falta de argumentos para deixar que os meus olhos leiam o complemento que falta, destas inigualáveis linhas do mundo automóvel.

A Revell permitiu-nos também desfrutar destas mesmas linhas, enquanto modelo de competição.
 Em 1963 a Jaguar inscreveu este modelo em Le mans, mas na sua versão cabriolet e equipado de hard top. E o resultado da Revell, está também bem conseguido, se bem que os faróis suplementares, encontravam-se mesmo exteriores à carroçaria e não integrado no capôt, tal como surge reproduzido.
Este modelo recebeu ainda uma versão muito especial com carroçaria em alumínio que acabou por receber a designação de Lightweight pelo real baixo peso, quando comparado com as restantes versões. Participou também em Le Mans no ano seguinte, em 1964.
Também aqui, a Revell permitiu-nos usufruir deste belo exemplar.
Esta versão cuja carroçaria é composta por painéis de alumínio rebitados, conforme se pode verificar no minimodelo, encontra-se muito bem reproduzido.
A traseira deste Jaguar, encontra-se fielmente retratada no modelo da Revell.



Para uma história bem contada, consulte o Blog Tiger Speed, em:

Feito por encomenda ....

 Luís Barros, é um piloto do Campeonato Nacional de Clássicos, e que participa habitualmente com um Porsche 930 Turbo.
Este bonito clássico, como se não bastasse, encontra-se ainda belíssimamente decorado. Com as cores da AMOB, as tonalidades cinzentas associadas ao amarelo, permitem uma interessante combinação estética, de agrado geral.

Vítor Araújo
 Vítor Araújo, outro dos militantes no Campeonato Nacional com um Datsun 1200, querendo fazer uma surpresa a este Campeão, encomendou a reprodução duma réplica à escala 1/32, para o Slot.
A base de onde se partiu foi justamente o mesmo modelo, numa produção da Ninco.
 Munido das respectivas imagens que permitissem a maior fidelidade possível, meteu-se mãos-à-obra para a tentativa da reprodução que permitisse o maior realismo possível.
Para os modelistas, a maior adversidade é confrontarem-se com as disparidades entre o minimodelo e a correspondente imagem real. E existem de facto algumas incongruências que porém, não nos reteve nas suas devidas correcções, já que não o justificariam, ou por se tratarem de pequena monta, ou porque de facto o trabalho que necessitaria, seria demasiado penoso, quando afinal, a maioria das pessoas nem sequer se aperceberia. E afinal, trata-se de um modelo dinâmico, o que mais faz atenuar, as indesejadas incorrecções.
 Portanto, houve necessidade então, de separar todos os apêndices que se encontravam na carroçaria, faróis, piscas, puxadores, ...
De imediato e preparada que ficou, partiu-se para a pintura na cor base prateada, que na verdade não corresponde à cor verdadeira, já que deveria ser um pouco mais próximo da cor do chumbo.
Recorreu-se depois à habilidade manual, para a pintura do mapa que num cinza bem mais escuro, se encontra representado nas suas laterais.
Depois de aplicada máscara nos locais apropriados, pintou-se a parte laranja que se situa nos pára-choques e nas suas embaladeiras.

 
 Seguidamente partiu-se para a decoração através da colocação dos decalques, onde aqui, se contou com a prestimosa colaboração de Rui Queirós (Ruic's) que prontamente desenhou em computador os logótipos necessários e ainda de Pedro Correia, que conseguiu transformar os desenhos em decalques, através de impressão em folha de decalque, virgem.

 Finalmente, foi necessário proteger todo este trabalho através da aplicação de verniz, em camadas muito finas, salvaguardando assim, que este provocasse encorricamentos dos decalques. Também os vidros foram alvo da aplicação das bandas em cor de laranja.

 Finalmente, os acessórios que se haviam retirado no início, retomaram o seu devido lugar, proporcionando um visual mais composto
 No final, um Porsche diferente e dum Campeão Nacional.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Os protagonistas - Grupo 2 (4)

        Paulo Mendes       
Este é dos pilotos da velha guarda. Não sendo dos mais antigos, é pelo menos aquele que cumpriu a sua actividade neste hobby sem interrupção. Desde que descobriu o Slot, deu-lhe eterna continuidade. Desde a pista do Pub Sorriso até ao actual Clube Slot de Braga, passando ainda pelo BB Clube, tem sido um fervoroso praticante, envolvendo-se invariavelmente em todas as classes.
Apaixonado pelas inúmeras vertentes, sente-se com as suas mais inatas aptidões, vocacionadas para o campo das resistências e velocidade.
Outra das suas mais valias, é a sua capacidade enquanto preparador. Temido por essa razão pelos seus adversários, pois a simbiose entre uma boa preparação e um gatilho avassalador, constituem um temível cocktail.
 O seu dia-a-dia está orientado para as mecânicas auto, onde a sua especialidade se encontra na preparação de suspensões, especialmente vocacionadas para a competição, onde recorrem aos seus serviços inúmeros pilotos, alguns dos quais, campeões. O Troféu FEUP Fiat Punto por exemplo, viu este praticante de Slot, como o preparador oficial das suspensões. Portanto, não nos admiremos das suas faculdades enquanto afinador e preparador dos modelos à escala reduzida. Está-lhe no corpo....
 Para este campeonato, ainda não acertou a sua escolha. Porsche ou BMW, são a sua grande dúvida. O certo é que o 911 por si preparado, começou já a fazer registos notáveis, apesar do BMW lhe andar perto. Vamos ter que esperar pelo primeiro dia de prova, para saber-mos em qual deles recaiu a sua escolha.
 Conhecido ainda como o maior coleccionador bracarense, não foi de estranhar o enorme lote de modelos que estiveram ao seu alcance para a melhor opção. Para isso, Paulo Mendes muniu-se de 3 Escort, dois deles em resina, 1 Alfa-Romeu e 1 Volkswagen Golf e claro, os dois já mencionados. Agora a escolha recairá apenas nos dois anteriormente indicados. BMW ou Porsche, eis a questão.

Pista em Viana do Castelo - Viana Motor Clube

 Os homens de Viana do Castelo não estão parados. A pista com a maior recta do país está em movimento e ao que parece, já na sua fase de acabamentos.
 Ainda com obras sobretudo ao nível do detalhe, começa já a mostrar a sua grandiosidade, sobretudo a descomunal recta que certamente irá causar dores de cabeça na hora da melhor escolha de relação para os minimodelos.
 Pista com 6 calhas, irá permitir provas em conjunto com outros clubes e captará com toda a certeza novos adeptos para a modalidade.
 Como se pode ver na imagem de baixo, a cablagem foi das partes que mais cuidados mereceu da parte de quem tem orientado a montagem deste colosso.
Até breve....