Translate

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Porsche 962C KH - Slot.It

 Chegou ao mercado uma das mais belas peças de carros de Grupo C, em mais uma edição italiano da Slot.It.
 O belíssimo Porsche 962C KH decorado com as cores da Jagermeister, apresenta uma ímpar beleza. Com uma frente mais curta que a versão 956 torna-o mais esbelto que o seu antecessor.
 Vencedor dos 1000 Km de Spa no ano de 1986, é sem qualquer dúvida uma aposta ganha por parte deste fabricante.
 Ao nível da traseira, revela-se em tudo semelhante à versão 956 KH.

 Uma vez que este patrocinador já havia anteriormente servido de inspiração à Slot.It para a edição de um modelo, no caso o 956 KH, é possível hoje observá-los a par, numa imagem bem apelativa.
Num relance visual sobre estas duas edições, sobressaem como diferenças maiores, a diferente cor na zona das ópticas frontais, a cor dos tampões das rodas da frente e ainda a distinta cor da faixa do pára-brisas.
Vistos de frente, é perceptível a menor altura entre as duas frentes, o que leva a recente edição a ter as tomadas de ar para os travões substancialmente mais baixas. No modelo 956, surge na zona frontal o excepcional apêndice aerodinâmico com que este modelo foi equipado para a prova de Imola em 1984, de onde viria também a sagrar-se vencedor.
Porém, por uma observação da imagem de baixo e correspondente à participação do Porsche 956 em Imola, poderemos verificar como se encontra muito mal reproduzida a frente deste modelo, já que deveria ser muito mais afilada.
Numa rara imagem e de muito fraca qualidade do modelo de 1986, poderemos constatar que o 962 agora reproduzido, encontrava-se também equipado com o dito apêndice frontal. Inconpreensivelmente, aqui, a Slot.It parece ter descorado algo. Mas porquê?.....
Também o Nº17 que surge na frente do modelo, parece ter sido alvo de maus tratos na reprodução, já que o seu correcto local não será ao meio, mas sim do lado esquesrdo e sobre o guarda-lama frontal, tal como no Porsche 956.
Em baixo, num modelo de colecção, podem observar-se os pormenores indicados, como o pequeno aerofólio frontal e a posição do Nº17 na secção frontal.

Em baixo é visível a menor distância entre a extremidade frontal e a roda, no modelo 962.

 A secção do capôt traseiro, mostra perfeita igualdade entre as duas versões.

 Bela imagem que estas duas referências da Porsche transmitem.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Diabolique

 O Ford RS 200 da MSC em versão do Rali de Portugal e com as cores da Diabolique, encontra-se disponível e está verdadeiramente belo.
 Modelo já nosso conhecido, era por nós esperado por no fundo se tratar duma referência nacional.
 A decoração que não sendo à partida das mais vistosas, mostra-se ao vivo, surpreendentemente atraente.

 O momento em que esta versão se transformou no protagonista maior da edição de 1986 do Rali de Portugal e que provocou o abandono da prova por parte das equipas oficiais. Disso tirou partido Joaquim Moutinho, que viria a vencer esta edição com o fantástico Renault 5 Turbo.

 E comparado em duas escalas, mostra também encontrar-se como de réplica, uma boa reprodução.
 Apenas a cor das jantes poderá merecer alguma referência, mas como no mundo dos ralis estes pormenores sofrem constante substituição, é muito possível que tenha também recebido jantes na cor branca.
 Uma bela peça para coleccionadores, sobretudo se se tratarem de portugueses.
Nota de maior reparo, poderia merecer a tomada de ar ao nível do tejadilho, onde as bocas existentes nas extremidades e a avaliar pela reprodução do modelo à escala 1/43, poderiam levar-nos a supor que deveriam prolongar-se mais para a traseira, tal como é visível na imagem de baixo. Mas felizmente, essa reprodução do modelo mais reduzido, é que me parece encontrar-se mal trabalhada, já que as imagens do modelo real parecem apresentar-nos outra verdade. E assim sendo, a cor das jantes aliado a uma pouca profundidade dos seus centros, parece transformar-se mesmo, no aspecto menos agradável.
O dramático momento encontra-se nesta imagem bem registado.

Os Porsche das grandes Maratonas...

 O modelo 911 da Porsche, tem sido sem dúvida alguma o grande cavalo de batalha da marca. A sua polivalência permitiu-lhe participações nas mais duras provas de toto-o-terreno do mundo. Foram casos disso, as inúmeras participações no Rali Safari, bem como a Maratona Londres-Sydney e até o Rali Paris-Dakar.
 O Rali Safari acabou por tornar-se um terreno de eleição para este modelo, apesar de nunca ter conseguido a almejada vitória.



 A dura prova Londres-Sydney, uma competição feita em estrada aberta ao estilo da Londres-México ou até da carismática Carrera Panamericana, contou com a participação da Porsche, onde o polaco Zasada num dos três modelos oficiais, acabou a mesma classificado na quarta posição final. O aspecto, parece convencer quanto à convicção de poderem apanhar um canguru pela frente....

 Já o Rali Paris-Dakar, tornou-se numa referência para a Porsche, tendo sido capazes do êxito maior pela primeira vez através do modelo 911, seguindo-se-lhe o modelo 959 dois anos depois.


As pérolas de Rui Queirós - Monza ...

 Poucos se lembrarão, mas Monza "dos voos" era assim....


Citroën C4 WRC

Este C4 WRC da Citroën, nunca foi visto em edições de Slot.
Até era giro.....

Faro - Catálogo

 A marca checa Faro, parece registar uma cadência que os faça lançar-se nas lides slotistas.
De conceitos rudimentares, parece no entanto encontrarem-se apostados em várias vertentes e até escalas.
Podemos ver por exemplo, o Skoda Favorit tanto na escala 1/32 como também 1/28.
 As pistas são outra das sua produções e onde com mais facilidade poderão mesmo conquistar mercados. Desde que a sua qualidade não desiluda, poderão vir a encontrar o seu lugar neste mundo.
Dentro do mundo dos Formula, para além dos originários de leste, apostam também nalguns interessantes modelos como o Tyrrel Ford 005, Renault Turbo RE20 e o Ligier JS11.
Curiosamente, um Formula Ford Van Dimen NF 1400 está também em catálogo e que se não me engano, foi onde Pedro Lamy começou a dar os seus primeiros passos nos Formula.
 O Ford GT40 de 1964, um MTX 2-01 Spyder, um Uop Shadow e um interessante Skoda Super Saloon, estão também anunciados.
Mas como o seu interesse pela penetração nos mercados mundiais é bem grande, já aqui se versou, a sua aposta na adaptação de mecânicas próprias em carroçarias da Revell.
Mas pode muito bem tudo isto ser demasiada ousadia, já que este catálogo data de 2007/2008 e até agora, muito pouco destas novidades nos chegaram a conhecimento.
Mas força Faro, estamos aqui à espera...
Estes elementos foram cedidos pelo colaborador António Morgado.

Chamada de atenção - Alteração - Campeonato Clássicos

O GT Team e o Clube Slot de Braga, vêm alertar os praticantes e concorrentes do Campeonato de Clássicos que se encontra a decorrer, que irá sofrer uma alteração relativamente à calendarização das pistas. Assim, a próxima prova agendada para o dia 27, a próxima sexta-feira, agendada para se realizar na pista da loja GT Team, por razões de força maior, irá decorrer na pista do Clube Slot de Braga.
Manter-se-à no mesmo Clube, a prova marcada para o dia 1 de Fevereiro, decorrendo então as provas de 10 e 17 de Fevereiro, na pista da loja GT Team.
Pede a organização a compreensão dos praticantes, para tal alteração.

Os protagonistas - Grupo 2 (5)

         Emídio Peixoto        
Trata-se de um dos iniciados no Pub Sorriso em Braga, onde praticou afincadamente durante algum tempo, vendo-se posteriormente afastado por longo período, por questões que se prenderam por uma carreira estudantil e profissional, bem exigentes.
Assente e orientada que se encontrou a sua carreira profissional, foi então tempo do regresso ao mundo dos carrinhos à um bom par de anos, sendo desde então um dos praticantes que mais vivamente se tem dedicado à competição. Vocacionado mais intensamente para as modalidades ralizeiras onde as pistas difíceis e manhosas preenchem o seu mais puro estado de prazer, é aí que tem marcado território ao ponto de ser considerado a actual referência regional, nesse campo.
As outras vertentes não têm sido descuradas, envolvendo-se na generalidade das modalidades por aqui levadas a efeito, onde as suas participações em provas de resistência, nunca passam também despercebidas.
Para o campeonato de Grupo 2, a sua escolha foi a mais tardia. Adquirido na véspera da prova, o seu BMW da Spirit foi preparado em cima do acontecimento. E ao que parece, essa não constituíu no entanto dificuldade acrescida, pois acabou por ser, chegar, ver e vencer.
Só atesta a real capacidade deste piloto, mesmo no contornar das inesperadas contingências......

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Novidades Slot.It 2012

 Para 2012, a Slot.It anuncia para além do que já conhecemos, o Porsche 911 GT1 98 e o Audi R18 TDI. O primeiro, já o conhecemos de antigas edições da Fly, dos quais na série Fly Racing, ainda se conseguia tornar modelo de competição praticável. Agora, espera-se vinha de outra pipa, já que os pergaminhos dos italianos nos dão belíssima indicação. Quanto ao Audi R18 TDI, aqui já encontrará feroz concorrência por parte do modelo da NSR.
 O Porsche anunciado encontra-se em versão test Car, o que deixará para segundas núpcias a edição vencedora de Le Mans e que será a mais interessante. O mesmo acontece com o Audi, já que a primeira também corresponde a uma versão de testes, encontrando-se já anunciado o modelo que se sagrou vencedor da edição de 2011 em Le Mans.

 O Ford GT 40 MKII vencedor de Daytona em 1966, é outro dos modelos anunciados. Também aqui, a Fly em seu tempo promoveu este modelo às nossas pistas.

 Outros Toyota, Sauber e o Lancia LC2 em versão "Martini" se encontram em catálogo. Anunciado encontra-se ainda mais uma versão dos Porsche 962, mas em versão americana, cujo capôt traseiro surge substancialmente modificado.
 O Nissan recebe mais um dos modelos participantes em Le Mans e o GT1 98 da Porsche, receberão também mais versões, onde a versão "Jever" da Porsche, é também conhecido através de edições da Fly.
 Também o Mc'Laren F1 GTR, receberá o segundo modelo oficial da BMW, na edição de Le Mans em 1997.


E a Slot.It comemorará o 10º aniversário do modelo R8C através da edição de mais um modelo, nas cores preto e laranja.