sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Porsche 917/20 "Pink Pig" - Le Mans Miniatures - Segunda série

 Encontra-se agendado para a semana que vem por parte da Le Mans Miniatures, a segunda edição do famoso Porsche 917/20 "Ping Pig", adaptando o seu molde às mais recentes técnicas do slot.
 Embora a reprodução da carroçaria continue a ser em resina, passará a ser de plástico o seu chassis receberá mecânica Slot.It, bem como jantes de aperto no eixo posterior.
Desta forma, será possível desfrutar, mas claro, sempre dentro de alguns limites, deste belo exemplar que passará a ter performances até agora impossíveis.

Slot Racing Company - Mais um 914/6

Ainda na senda dos êxitos do Porsche 914/6, a Slot Racing Company edita a primeira versão dedicada aos modelos de rali. E nada melhor do que a versão do terceiro classificado da edição de 1971 do Rali de Monte Carlo.
 A proeza pertenceu ao sueco Bjorn Waldegard que demonstrou as potencialidades desta versão da Porsche que fugiu à tão bem sucedida linha do 911. Exteriormente esta versão distingue-se dos das anteriores edições, sobretudo pela inclusão dos dois faróis suplementares sobre o capôt frontal. Interiormente, a inclusão de mais um ocupante....


Mini All4 Racing Dakar 2012 - Scaleauto

 2011 foi o ano da aposta da BMW no Rali Paris-Dakar, através de uma armada que assentou no Mini All4, pois trata-se de uma recriação germânica e não como originalmente, inglesa. Uma vez que a Mini faz agora parte do grupo BMW, foi criada uma imagem com base no Mini que assentava no chassis já massivamente explorada naquela prova, do BMW X3. E conseguiram assim a chave para o êxito, já que a vitória final lhes sorrir-lhes-ia, através do modelo com o dorsal 302, tripulado pela dupla constituída por Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret. Mas a segunda posição ficaria também na marca, por intermédio de Nani Roma / Michel Périn, em modelo inscrito igualmente pela Monster Energy X-Raid Team e com o dorsal 305. Mas esta representação conseguiria também o quarto lugar por intermédio de Leonid Novitskiy / Andreas Sculz no modelo laranja e preto com o dorsal 312 e ainda o sétimo lugar através da equipa portuguesa constituída por Ricardo Leal dos Santos / Paulo Fiuza, em Mini com o dorsal 309. Foi pois um domínio redundante por parte deste pequeno Golias.

Mas chegados que foram ao mundo dos slot car por intermédio da Scaleauto, apraz-nos fazer algumas chamadas de atenção a pequenos erros cometidos por este fabricante, relativamente à sua reprodução. E ressalta no imediato, isto na versão de Nani Roma, a côr, razão pela qual este artigo versa apenas este modelo. O amarelo de que está pintado, parece-nos exageradamente claro e que o próxima até de um amarelo quase fluorescente. Mas mais grave será até a inexistência tanto do lettering como dos logos da "Monster". Nem colocado no modelo, nem por colocar. Verdadeiramente incompreensível e até inaceitável.
 Serão no entanto os únicos apontamentos a merecer registo no aspecto gráfico da questão. Porém, em termos de maqueta, outros aspecto merecem igualmente reparo pela incorrecção que apresentam. Não se tratando este Mini de um modelo bonito, a interpretação da Scaleauto conseguiu ainda piora-lo mais um pouco.
 E vejamos a frente. Repare-se na excessiva altura que apresenta a grelha frontal. Para além de demasiado angulosa, a sua excessiva altura proporciona um look verdadeiramente desagradável que, quando comparado com a imagem do modelo real, dá para perceber o quanto pior esteticamente ficou este modelo.
 Esse pormenor, associado a uma protecção do cárter demasiado vertical, favorece uma imagem de autêntica parede frontal. De facto, uma secção muito pouco conseguida, mas que no resto do conjunto acaba por ser disfarçada, já que o restante modelo se encontra muito bom.
Como nota final, referir apenas como mais dois ponto negativos, a existência da representação de tubo de escape do lado esquerdo, quando este existe apenas do lado direito e a falta da representação da abertura da tampa da mala, que se deveria prolongar para a capota.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Volkswagen T1 - Scalextric / Superslot

Embora nada diga aos aficionados pelas competições de slot cars, a verdade é que a primeira edição da Volkswagen T1 por parte da Scalextric / Superslot, a alcunhada "Pão-de-Forma", acabou por se transformar num verdadeiro êxito comercial. Um pouco à imagem da popularidade real que este furgão obteve, o mesmo parece estar acontecer à escala 1/32. E disso, este fabricante vai conseguir tirar partido.
 Uma segunda edição, tratar-se-à de uma homenagem ao distribuidor da marca de Wolfsburg, na Holanda. Aquando da sua visita às instalações da fábrica da VW, este holandês de nome Ben Pon, proporia com base no chassis do VW Carocha, a construção de um furgão ligeiro. Nasceria assim a VW T1 e toda uma história de sucesso no mundo dos automóveis.
 A sua popularidade cresceria nos anos 60, através do movimento hippye que alastraria por todo o território dos Estados Unidos da América do Norte e que assentaria em grande parte na aposta neste popular meio de transporte. E com ela, nasceriam autênticos Art Car proporcionados pela inigualável imaginação que certamente os novos alucinogénos que invadiam a sociedade juvenil, permitiam.
E claro, uma dessas recriações é naturalmente aproveitada por este fabricante, que utiliza para o efeito uma nova técnica que permite uma qualidade superior à normalmente utilizada.

Scaleauto - Viper à escala 1/32

O SRT Viper GTS-R, apronta-se para chegar e fazer as nossas delícias, no que será mais um modelo de GT.
 De cotas interessantes, fará crescer o interesse competitivo nesta classe, cada vez mais recheada de bons e bonitos modelos.

Scalextric / SCX - As últimas de 2015

 O fecho de ano para a Scalextric / SCX, parece vior a fechar-se com dois ícones relacionados com o mundo do espectáculo e dos ralis.
 O homem espectáculo, Ken Block, vê o seu Ford Fiesta ST da "Gymkhana GRID Final Madrid 2013" dotado de uma esplendorosa decoração, chegar até às nossas pistas.
 Por outro lado, o super campeão Sebastien Loeb, vê a reprodução da sua última participação no mundial de ralis, chegar também.
 Trata-se do bonito Citroën DS3 WRC do rali da Alsácia, Rali de França em 2013.


Slot Racing Company e Original Slot Cars unem esforços

Os fabricantes Slot Racing Company (SRC) e Original Slot Cars (OSC), esta úlçtima especializada no fabrico de modelos à escala, desenho, mecânica e competição, firmaram um acordo com vista à melhoria dos desempenhos dos seus modelos, em pista.
A SRC tenta tirar partido do fabricante espanhol OSC, que tem nos seus pergaminhos demonstrado tratar-se de uma empresa líder em qualidade mecânica e prestrações dos seus modelos. para além de ter vindo a fabricar autênticas pérolas automóveis à escala 1/32, como é o caso do Peugeot 205 Turbo 16, modelo com que Oriol Vidal se proclamou campeão de Espanha na categoria de Ralis à escala 1/32, no XX Campeonato de ESpamnha, realizado este ano em Igualada.

Esta parceria permitirá uma melhoria exponencial das mecânicas de todos os modelos da SRC e que integrarão a sua série "Chrono", tratando-se de modelos direccionados para a competição e que serão desenvolvidos pelos conceitos tecnológicos da OSC, independentemente das séries correntes que poderão igualmente vir a ser melhorados. Veremos então a partir de agora as belas réplicas da SRC, com dinâmicas desportivas potenciadas através desta parceria com a OSC. 
Segundo Pedro Cieza, CEO da SRC, os próximos projectos integrarão já o anunciado BMW 2800 e 3000 e que chagarão ao mercado no primeiro semestre de 2016 e ainda o F1 Hesketh 308, cujo lançamento se estima para meados do próximo ano. Muitas outras novidades serão trazidas durante 2016, prevendo-se da parte da OSC a chegada do Peugeot 2015 Turbo 16 EVO1 da Volta à Corsega de 1985 com as côres da "Gauloise" e já debaixo desta aliança entre fabricantes espanhóis. Chegará igualmente um Ford Capri RS, que participou nas 24 Horas de Spa em 1972, pelas mãos de Jean-Claude Franck e Klaus Fritzinger. O Ferrari 312 PB e o Mc´Laren M23, serão duas novidades que se aprontam também para chegar. Mas para o ano de 2016, anunciam-se também o March 701, Lola T70 Spyder, Lola T280 e 290, Cadillac Série 62 de 1950, entre outros, não esquecendo por parte da OSC o lançamento do anunciado Lancia Delta S4.
Para esclarecimentos adicioanias; info@slotrc.com e www.slotrc.com

sábado, 12 de dezembro de 2015

Campeonato Todo-Terreno "One By One" - Terceira prova

 Nas instalações do GT Team Slot Clube, realizou-se esta sexta-feira última a terceira jornada dedicada aos modelos TT erelativas ao campeonato Todo-Terreno "One By One".
 Nuno Aguilar terá sido a grande ausência da jornada, mas compensada com a presença de Ricardo Ferreira a estrear-se neste campeonato e a a trazer consigo um Volkswagen Touareg, modelo cada vez menos visto neste tipo de provas.



  E a prova iniciou-se tendo-se visto um Rui Mota de imediato ao ataque e a querer mostrar a real valência dos modelos T3 frente aos rivais da categoria inferior, os T2. Mas Francisco Matos participava também na categoria T3, com a fabulosa Pick-Up que Nuno Aguilar deixava livre.
 César Amorim e o seu Schlesser é que tiveram um início menos conseguido, com a sua máquina a ter algumas falhas de comportamento saudável, tendo-se mostrado ao seu melhor nível, apenas mais para o final.
 E a surpreender estiveram David Fernandes e o Porsche 959 a demonstrar um andamento cada vez mais forte e David Azevedo igualmente com um andamento muito forte e a mostrar que o seu Bowler se começa a intrometer no lote das melhores máquinas aqui presentes.
 Ricardo Ferreira está ainda em tempo de aprendizagem, enquanto o seu Touareg mostra também alguma necessidade de evolução.
Luís Azevedo, apesar do bom andamento por si imposto, manifestou alguma necessidade de melhorar a sua bela máquina. Augusto Amorim aguentou-se enquanto pôde, pois muito perto do final o seu bowler prega-lhe a partida de não querer colaborar mais, imobilizando-se definitivamente.


 Rui Mota e a sua Chevy é que passavam incólumes a qualquer percalço e que acrescido de uma cadência que lhe ía permitindo manter distâncias para a concorrência, acabaria por tornar esta vitória na mais fácil tarefa das três jornadas até agora cumpridas.



 Em baixo o Volkswagen Touareg de Ricardo Ferreira, um modelo que não teve problemas, mas a necessitar de algum melhoramento dinâmico.
 A Chevy de Rui Mota, uma Pick-Up da categoria T3, conseguiu nesta jornada o melhor dos desempenhos registados das três provas cumpridas.
 Esta foi a prova em que se registou a maior diferença na luta pela vitória final.
David Fernandes e o seu Porsche 959, conseguiram também um resultado que lhe permitiu chegar aos lugares do pódio, uma verdadeira surpresa. David Azevedo mostrou que está a entrar no ritmo dos primeiro, conseguindo uma excelente quarta posição, sobrepondo-se mesmo a Augusto Amorim em modelo igual. Este último, padeceria duma partida proporcionada pela sua máquina.
César Amorim ocuparia uma posição muito abaixo do que lhe é possível e Francisco Matos com o modelo da categoria T3, poderia ter feito melhor. Enquanto isso, a última posição de Ricardo Ferreira, resulta duma notória falta de adaptação a estes novos terrenos.

                                     Pódio dos modelos                                 


                                       Pódio dos pilotos