quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Primeira prova Porsche 991 GT3 - Preparação 12 Horas de Braga

 Decorreu na passada sexta-feira a primeira prova das provas que se enquadram no campeonato, mas que tem também como objectivo a preparação para as próximas "12 Horas de Braga".
Para além dos habituais e assíduos participantes nas provas do GT Team Slot Clube, contou-se ainda com dois elementos duma equipa de Viana do Castelo, que se serviram do evento para melhor se adaptarem ao traçado e se inteirarem do nível de preparação do seu Porsche.
E como é habitual, o início das hostilidades aconteceu recorrendo-se à prova de qualificação, que teve em David Azevedo o piloto que estabeleceria o melhor registo.
 Luís Pinto


 Augusto Amorim


 Miguel Carvalho


 Luís Azevedo


 César Amorim


 David Azevedo


 Nuno Mendo

 E os registos conseguidos, ditariam as mangas em que cada piloto se encaixaria. E coube então o início a Augustro Amorim, Miguel Carvalho, Luís Pinto e Rui Mota.
 E esta batalha viria a ser vencida por Augusto Amorim que ainda terá sentido alguma oposição por parte de Rui Mota, enquanto Miguel Carvalho suplantava com alguma facilidade a Luís Pinto, este a debater-se com alguma dificuldade, já que o novo traçado em que se guerreava, constituiu um sério obstáculo.

 A segunda manga recebeu David Azevedo, César Amorim, Nuno Mendo, Paulo Mendes e Luís Azevedo.
 E havia de ser Paulo Mendes a imprimir um ritmo que o distanciaria da demais concorrência, muito embora Luís Azevedo tudo fizesse para não deixar a o seu adversário fugir-lhe. A entrar na guerra dos dois melhores da primeira manga, encontravam-se David Azevedo e César Amorim, já que impunham ritmo semelhante. Nuno Mendo, apesar de ter demonstrado grande e rápida adaptação a este traçado, não era suficiente para conseguir manter-se no ritmo dos seus adversários, cometendo pequenos erros que o foram penalizando.
 Mas no final, aconteceu um desfecho inesperado, já que tanto Paulo Mendes como Luís Azevedo, os dois melhor classificados, haveriam de ser desclassificados por se apresentarem no final com carroçarias com pêso abaixo do admissível.
 E assim sendo, era Augusto Amorim que herdava a primeira posição, lugar conseguido pela diferença de metros entre ele, David Azevedo e ainda César Amorim. Nas posições seguintes, classificar-se-iam Rui Mota, Miguel Carvalho, Nuno Mendo e Luís Pinto.

 Numa prova em que apesar do grande domínio demonstrado por parte de Paulo Mendes e também Luís Azevedo, a diferença entre os quatro primeiros classificados, cifra-se-ia afinal, numa mera volta.
Venha a próxima....

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

24 Hour WAR - Belas imagens da maior clássica do mundo.


http://www.elusivemagazine.com/the-24-hour-war/

Campeonato Porsche 911/991 Scaleauto - Arranca hoje

Inicia-se hoje no GT Team Slot Clube, o campeonato destinado exclusivamente ao modelo Porsche 911/991 do fabricante Scaleauto.
Serve este, para que os interessados consigam assim, preparar as suas máquinas para as 12 Horas de Braga que se avizinham, já que essa prova assenta neste mesmo modelo. Sendo este Porsche desconhecido da totalidade dos participantes, será uma boa forma e oportunidade de cada um conseguir explorar a sua dinâmica.
Boa sorte.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Policar - Lotus 72 Oulton Park 1970

 À parte um novo posicionamento de retrovisores, um novo piloto e uma nova decoração, o Lotus 72 que a Policar se apronta para nos oferecer ainda no corrente mês e ainda antes do anunciado March 701, nada trás de novo relativamente ao seu modelo de estreia nas lides dos modelos de Formula 1.
 Graham Hill é o senhor que se segue, depois de já termos tido Jochen Rindt no bonito Lotus 72C vestido com as côres da "Gold Leaf Team Lotus".
 Pena este novo fôlego da Policar no seio dos modelos de Formula 1, não ter ainda dado frutos. Parece não ter ainda inflamado vontades e com isso, animosidades que rodeiem este tipo de modelos. Quase extintos no campo dos campeonatos dentro dos clubes, os Formula 1 poderiam já ter reavivado com o ressurgimento tanto da Policar como das novas apostas por si trazidas em modelos desta categoria.


A última loucura, vem da BRM

 Fabricante de modelos à escala 1/24, a BRM resolveu fugir um pouco da sua linha de produção e apresenta-nos agora dois antigos pequenos utilitários, mas que foram na sua época verdadeiras referências no capítolo da competição. São eles, o Simca 1000 Rallye 2  e o NSU TTS.
 Cada um deles receberá cinco versões distintas no que à sua decoração diz respeito e estão anunciados para chegar ao mercado, a 31 de Outubro. Mas sendo modelos de pequeno porte, a novidade BRM não se esgota aí, já que a grande surpresa encontra-se afinal, no seu interior. Alguém imaginaria modelos de slot com camber no eixo traseiro? Sob o pretexto de se tratarem de modelos de pequeno porte e por isso capazes de denotar alguma ineficiência dinâmica, apostou este fabricante no que considera, uma tecnologia capaz de melhorar essa muito provável carência comportamental.
 Dotado de um cardan a meio do eixo traseiro e simultâneamente, motriz, permite-se assim, segundo a BRM, um ganho de estabilidade pela possibilidade de cada uma das rodas poder assumir câmber negativo. Na verdade o que daquie resultará, é o que nos deixa fundamentadas expectativas, mas para já, parabéms a este fabricante não só pela novidade, mas também pelos dois modelos até nós trazidos.
 E tratando-se de modelos mais reduzidos do que o habitual para a escala 1/24, permite-se também uma melhor acomodação às tradicionais pistas mais indicadas para a escala 1/32 do que própriamente para a 1/24.
 Pena a inexistência de suspensões, pois talvez fosse possível melhorar a agradabilidade do conjunto.
Mas para já, que pequenas delícias de brinquedos....
Mas enquanto o NSU irá ser comercializado sob o nome de BRM, o Simca 1000 servir-se-à do nome TTS. Estranho, mas......
Uma dúvida: o que daqui resultará, no que aos pinhões e cremalheiras diz respeito?

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Campeonato Porsche 991 GT3 -É o próximo

O próximo campeonato que será levado a cabo pelo GT Team Slot Clube, é específico para os modelos Porsche 911/991 do fabricante Scaleauto.
Uma vez que a próxima edição das 12 horas de Braga se realizará apoiada neste modelo, considerou este clube que seria adequado para todos os interessados, servirem-se de um campeonato com estes mesmos modelos, como forma de melhor prepararem as suas máquinas.
Aproveite a oportunidade e comece a explorar as potencialidades deste belo Porsche de origem Scaleauto.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Alfa Romeo 155 V6 TI - Está aí a segunda versão

 Depois do sucesso que foi a chegada da primeira versão, o modelo oficial da marca italiana para o campeonato DTM, é chegado o momento de vermos os típicos carros vermelhos, agora vestido de côr-de-laranja.
Se no anterior lançamento nada havia a apontar, este segue a mesma linha de correcção, mas agora com a sempre interessante decoração da "Jägermeister".

 Mas vai continuar a faltar a chegada do próximo modelo, o já anunciado Opel Calibra. Depois, bom depois, venha o Mercedes....



Campeonato Interclubes - GT Team Slot Clube - 9ª prova

 Realiza-se este sábado próxima a 9ª jornada do Campeonato Interclubes.
O palco será montado nas instalações permanentes do GT Team Slot Clube em Braga e reunirá alguns dos melhores praticantes da modalidade no capítulo dos Todo Terreno. Continuará a luta pela conquista em cada uma das quatro classes em presença, que engloba desde modelos próximos das versões de série até aos verdadeiros protótipos divididos entre jeeps e camiões.
Não perca a oportunidade de se inteirar de como decorrem estas verdadeiras batalhas de TT's em miniatura.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O que parece, pode não ser....

 A recente chegada do novo Audi R8 do fabricante Slot.It, um modelo da Classe LMP, mereceu rasgados elogios pela inerente potencialidade a que as suas linhas parecem potenciar este modelo para as provas de slot cars. Como rival, o extraordinário Lola do mesmo fabricante. Mas vamos através de várias vertentes, analisar esta nova chegada.
Há alguns anos atrás, já a Scalextric/SCX nos havia presenteado com este belo exemplar da Audi.
Abordemos então esta matéria, um pouco através tanto da história como pelo capítulo competitivo.

Tratando-se à época de um modelo dotado dos conceitos pela qual se regia a Scalextric, não poderia tratar-se já na altura de um modelo de todo competitivo, se bem que o seu chassis largo e plano, podesse fazer dele um modelo a trer em atenção.
Comparativamente com o que de melhor se faz hoje, óbviamente que se tratam de comparações impossíveis, podendo essa restringir-se exclusivamente a questões estéticas. Mas também aí a nova criação se situa um tudo nada à frente,  muito embora se possa atribuir maior correcção de alguns pormenores, à antiga versão da Scalextric. Mas não é agora esse o tema que nos apraz abordar, pelo que deixaremos esse assunto para segundas núpcias.
Mas por parte da Scalextric o resultado terá sido positivo, ao ponto de ter aproveitado este modelo para uma série bem mais competitiva, onde o equiparia de um revolucionário chassis. Dotado de um berço de motor independente do chassis, este tem a capacidade de oscilar longitudinalmente, o que permite com esse princípio tirar partido de um inovador travão, que era accionado por encosto da cremalheira a um apêndice de borracha que friccionava nesta. E se este carro chegou a brilhar pelo seu excelente desempenho e tirando partido da extrema leveza e da sua mais poderosa motorização, relativamente à anterior versão, já não se conseguiu tirar partido do seu maior poder de travagem, já que este sistema viria a ser banido pela quase totalidade dos regulamentos. Mas aproveitava a Scalextric para estrear nesta série, não só uma carroçaria mais leve, mas também do modelo a seguir.
A imagem de baixo mostra-nos que o pilar que liga a parte superior da carroçaria ao chassis, na parte posterior da roda de frente, se encontra na segunda versão bem mais alongado. Esta evolução veremos certamente dentro em breve, também na Slot.It, já que se trata de um modelo vencedor de Le Mans em anos consecutivos e onde esta, a par de algumas alterações também no aileron, serão objecto de modificação por parte do fabricante italiano, para poderem dar continuidade às edições específicas dos vencedores de Le Mans.
Mas agora, interessa-nos mais saber o que valerá este novo Audi, relativamente às mais valias para o grupo dos melhores LMP. E nesse particular, o Lola do mesmo fabricante, tem se mostrado uma referência. Servir-nos-emos então desse mesmo modelo como base comparativa, na tentativa de se tentar tirar conclusões importantes.
E comecemos pela medição das gramas que cada um deles atinge.
Embora a Slot.It nos tenha habituada a reduzir o peso dos seus modelos à medida que nos vão fazendo chegar ao mercado e apesar deste novo Audi não possuir capota e consequentemente ausência também de vidros, surpreende-nos o seu maior peso quando comparado com o Lola. 2,2 gr é a marca que se regista, com prejuízo para a nova criação, em ambos os modelo completamente montados.

E chegou o momento de repetir-mos a operação, mas apenas com as carroçarias. E aqui, já só se regista um aumento de 0.6 gr. Quer isto dizer que se reparte o aumento de peso, tanto pelo chassis como pela carroçaria, mas com maior incidência a recair no órgão mecânico. Não será alheia a maior dimensão deste modelo, na contribuição do seu maior pêso.

Curiosa é a presença de pequenos pinos no interior da carroçaria deste Audi, o que significa que está já pensada para a montagem de kit de luzes para as provas de resistência, servindo estes para encaminhamento dos fios condutores. Dispensa-se assim a utilização de colas, pois se estes forem derretidos, segurarão na perfeição os finos cabos normalmente utilizados pelas equipas.

Mas observemos ambas as carroçarias, para que se proceda a uma análise empírica da validade de cada uma delas. A ausência de capota, parece ser no imediato uma vantagem, mas o maior peso deste R8 de onde virá então? É certo que o centro de gravidade é mais baixo no Audi do que no Lola, o que permitirá à partida um melhor comportamento ao carro alemão. No entanto, o seu peso penalizador, encontra-se na pior localização, isto é, atrás do eixo posterior. Uma traseira mais alongada, aliada a um aileron largo e com maior massa, provocarão em curva uma inércia desfavorável na secção traseira do modelo.
Em cima pode observar-se o quanto maior é a traseira do Audi, enquanto no Lola um aileron muito mais estreito acaba por ser mais um factor favorável.

Em termos mecânicos, o Audi vem já equipado com o patilhão de aperto, enquanto o Lola era equipado com patilhão de clipe. Mas daqui não se colhe qualquer benefício, uma vez que se tratam de órgãos intercambiáveis, mas o chassis mais largo e completamente plano do Audi, poderá representar vantagem.
Pois bem, ainda apoiado no que se conheceu do extraordinário comportamento do Audi da Scalextric/SCX em competição, parece-nos que o excesso de carroçaria para além do eixo traseiro no Audi, poderá não representar um verdadeiro handicap. E assim sendo, o Audi parece possuir verdadeiros argumentos para revolucionar os campeonatos de modelos LMP, mas, .....o que parece, pode não ser....