segunda-feira, 13 de agosto de 2018

As últimas da Slot.It

A gama de modelos Slot.It alargou recentemente com a introdução dos seus modelos de primeira geração do campeonato DTM. E enquanto não nos chega o prometido Mercedes do dito campeonato, as novidades vão-nos chegando na forma de novas versões dos conhecidos Alfa 155 e Opel Calibra.
E deste último, mais uma decoração sobre uma carroçaria em tudo igual à da versão oficial de estreia deste modelo germânico. Uma apelativa decoração sob o desígnio dos patrocinadores "Old Spice" e "Hasseröder", conferem-lhe um apelativo look.
Ao que se sabe, as primeiras séries chegadas ao mercado, estarão a ser devolvidas pelos distribuidores, por falta do gancho de reboque que deveria existir na secção frontal.

O Mc´Laren F1 GTR vê também uma nova decoração, sobre a também já conhecida evolução deste modelo.
 Indiscutivelmente belo, poderá vir a engrossar o lote de modelos da categoria GT, que felizmente começam a surgir um pouco por todos os fabricantes.

 E chegou-nos também o mais do que esperado Alfa "Martini".
Mas aqui trata-se já de uma evolução significativa da sua carroçaria, onde um pára-choques frontal redesenhado e uns guarda-lama mais proeminentes, lhe proporcionam um visual mais aguerrido. Por comparação com a imagem inferior, torna-se perfeitamente perceptível.

 Na secção traseira, a colocação dos escapes será talvez o aspecto mais diferenciador, desaparecendo os quatro escapes com curvaturas para cima nas suas extremidades e passando a ser apenas dois com ponteiras mais convencionais, mas puxadas para as extremidades da carroçaria. O chassis passa a sobressair do alinhamento desta, para servir de cobertura a esses mesmos escapes.


Surge também uma nova decoração do Lola B12/80, que embora em tudo igual ao já conhecido sob as côes da Lotus, acaba por realçar pela opção de côres da petrolífera "Gulf".

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Porsche 962 IMSA - Mais um da Slot.It

 Tendo sido o Audi R8C o primeiro modelo da Slot.It, nem por isso lhe é conferido o título de modelo deste fabricante. E não porque, esse galardão vai direitinho para a série composta pelos Porsche 956/962. Foi sem dúvida o modelo mais explorado, tendo surgido todo o tipo de versões, KH, LH, C e até os IMSA. E é mais um destes exemplares que nos fazem chegar e mais uma vez, um participante das 12 Horas de Sebring. De decoração pouco exuberante como é tipico dos modelos americanos, mas numa bonita combinação de côres com predominância do preto e do vermelho, com um fino friso dourado a interpôr-se entra ambas.
 As restantes versões Imsa até nós já chegadas.




quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Também a Porsche tem uma bela família - Sideways

 Dentro das produções Sideways, a família Porsche encontra-se também ela, já bem representada. Com um senão, se as versões 935/78, conhecidas por "Moby Dick" terão já visto quase a totalidade das versões possíveis, a restante gama peca ainda pela ausência de um bom número de belos exemplares. Além disso, a anunciada versão K4, a mais espectacular delas todas e a K3, porventura a mais bem sucedida, não receberam ainda qualquer chamada a terreiro.
E foi a versão 935/78 a primeira a ser conhecida dentro desta marca alemã, tendo chegado tanto as versões de competição que receberiam várias adaptações evolutivas, como nos chegou igualmente, a versão de testes de desenvolvimento desta portentosa máquina. Esta mesma versão de testes, serviu de base para o lançamento de um belo exemplar decorado sobre as fantásticas côres do "Pink Pig" que participou em Le Mans no ano de 1971 e que ainda este ano teve um tremendo êxito na versão 911 GT3 na mesma prova francesa.
 Mas mais um bom lote de exemplares deste fantástico modelo de competição nos fizeram chegar, onde não falta a versão "Martini", ainda que não sendo da versão participante em Le Mans, as versões americanas da "Momo" e ainda o belíssimo "JDAVID"
 Seguiu-se-lhes a primeira versão dos modelos 935, de que se espera sejam editadas uma boa mão de belos exemplares. Decorações não faltam e se nos lembrar-mos dos modelos da "Hawaian Tropic", ficamos com a certeza de que não os quereremos perder.
 Esta versão recebeu duas decorações inventadas sob o patrocínio da "Gulf", sendo a inversão das côres a fazer a diferença entre eles.
 Seguidamente vieram os K2. De perfil já bem próximas da versão K3 e onde o refinamento das suas linhas lhe proporcionam um aspecto mais agressivo, mas que não terá ainda visto chegar algumas das mais interessantes versões.
Mas da série K2 foram já editadas quatro distintas decorações, de onde se destaca naturalmente o modelo verde do patrocinador "Vaillant".

 Em baixo, destaque para um dos participantes de Le Mans, onde o óculo traseiro nos permite a curiosa observação dos logótipos existentes na prateleira traseira interior.
 A versão "Vaillant", será sem dúvida uma das mais interessantes.
Venham os K3, onde não poderá faltar o vencedor de Le Mans e o K4, vocês prometeram....
É sabido que nenhum destes modelos se terá conseguido impôr no capítulo competitivo, mas são modelos sempre desejados pelos amantes dos modelos de Stutgard.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Mais uma família Sideways - Ford Capri Grupo 5

 Continuando na senda das famílias de Grupo 5, chega agora a vez de abordar as máquinas de origem norte americana.
A Sideways iniciou a sua série desta categoria de modelos, através da edição do Ford Capri. Sem dúvida excelente escolha, pois tratou-se afinal do mais bem sucedido de todos os modelos militantes nesta extraordinária competição destinada a modelos capazes de estrondosas performances.
E pertencem também a este modelo, dois dos mais cotados exemplares deste fabricante.
Tanto o Ford Capri da "JPS Collection", uma temática destinada básicamente a modelos decorados sob este patrocinador, ainda que possam ou não ser inventados e ainda ao Ford Cpri sob as côres da "Wurth" sob fundo branco, que recolhem a maior procura de entre os coleccionadores desta matéria. Difícil mesmo, é conseguir-se dar com algum para venda, entrando portanto aí a regra da oferta e da procura, a fazer disparar os preços sobre cada uma destas versões.
 Existe ainda outro Capri cuja decoração entra no capítulo das temáticas inventadas. Trata-se da versão decorada com as côres da "Gold Leaf Team Lotus", integrado na temática dos "Historical Teams", mas cuja cotação ou procura, não se aproxima do patamar dos dois anteriormente mencionados.

 Mas quanto à família em si, conta já com um variado leque de decorações, todas elas marcantes do citado campeonato.

 Para além da sua beleza, constitui também um dos exemplares com melhor desempenho dinâmico no capítulo dos Gr.5 dos slot cars. Não se trata do melhor, mas quando bem preparado, poderão contar com eles como sérios adversários.

 E este alargado leque de oferta, recebeu como último exemplar chegado ao mercado, justamente o simétrico daquele que abriu a série dos Grupo 5. Trata-se do modelo da "Wurth", mas ao invés do branco, recebe agora o preto como côr de fundo.

 Mas a temática "Família Ford" não estaria completa sem falarmos no seu congénere Mustang. Tratam-se afinal de dois similares modelos, que conseguem repartir o mesmo chassis. De cotas absolutamente iguais apesar de linhas que aparentam alguma natural diferenciação, o prémio de beleza vai direitinho para o Capri, mas o Mustang parece reunir alguns argumentos que lhe permitam  vantagem no capítulo da dinâmica.


Afinal, mais uma bela família que nos é trazido por um fabricante que começa a apontar baterias para os modelos GT3. Contudo, parece não ter esfriado ainda os seus ímpetos, no que concerne à continuidade de lançamentos destes fabulosos Grupo 5.

As famílias do Grupo 5 - BMW M1

 Na senda dos modelos do desaparecido Grupo 5 e no seguimento de recente artigo trazido até vós versando o outro modelo desta marca, o BMW 3.20, parece-me a propósito trazer o seu irmão mais novo, mas a todos os níveis mais brutal. Contudo, na carreira histórica de ambos, os êxitos de maior relevo acabariam por ficar agregados ao mais velhinho destes, modelo que acabaria por ter uma vida quase eterna dentro deste grupo, já que as metamorfoses por ele sofridas, o íam conseguindo manter em actividade, desde o surgimento deste campeonato e até ao fim.
Mas o fabricante Sideways a quem aqui deixo uma honra especial pelo contributo que nos tem trazido ao nível desta matéria, também soube explorar a série existente do BMW M1 Gr.5. Bem sabemos que este modelo serviu igualmente como base evolutiva para outras versões que aqui ficaram de fora, mas sobretudo pela disparidade existente entre eles, porque no fundo, tratavam-se de distintos modelos.
 Este modelo da BMW acabaria por ser desenvolvido por dois preparadores distintos, a Sauber e a Schnitzer. Apresentam-se com formas básicas similares, mas torna-se possível enumerar as maiores diferenças existentes entre eles, de forma a perceber-se que modelo estamos a observar.
Para além do ailerons onde surgem derivas verticais de formato distinto e em que o modelo da Sauber se serve dos originais apoios do M1 de Gr.4, os alargamentos dos guarda-lama traseiros acabam por definir com maior facilidade cada um deles.
Na versão Schnitzer, estes apresentam na parte mais adiantada, enormes tomadas de ar, enquanto o desenvolvimento da Sauber os orientou para um progressivo alargamento fechado, com a existência de tomadas de ar de formato triangular, num plano inferior.
 Comparadas as imagens superior e inferior, torna-se possível aquilatar o formato de cada um dos guarda-lama de ambas as versões. Também se torna possível verificar as diferenças existentes entre cada uma das derivas verticais onde assentam os ailerons.
E se há coisa que aprecio particularmente nos fabricantes, é a capacidade de conseguirem sobre uma mesma base, apresentar algumas particularidades diferenciadoras, o que na verdade implica mexidas sobre os moldes dos mesmos, ou mesmo à introdução ou substituição de novas partes dos moldes.
 E estes M1 foram alvo dessas mexidas que acabam por valorizar cada uma destas unidades.
Na fotografia de cima surgem dois M1 de origem Sauber, mas sobre os guarda-lama frontais, na versão "BASF" existem grelhas laterais, equanto na versão "VSD" estes se encontram lisos. É a única diferença entre cada um, mas no entanto, suficientemente significativa.
Quanto às versões Schnitzer, o mesmo acontece relativamente aos guarda-lama frontais, mas aqui estendendo-se também aos traseiros e ainda ao capôt-motor. Nas duas versões brancas, as carroçarias surgem com uma série de grelhas inexistentes na versão "Lubri 10.000". No capôt frontal, os dois modelos brancos não contemplam lâminas de escoamento de ar na abertura central, optando-se por uma abertura totalmente livre. Já no das "bolinhas", estas equiparam-se às das versões Sauber.
A versão "Olympus", é a única que contempla derivas verticais a todo o comprimento do capôt frontal, mesmo encostadas às grelhas de arejamento sobre os guarda-lama.

Muito obrigado Sideways, por mais estas maravilhas....

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Ford GT40 X1 - NSR - Será que vem aí?

Aqui está uma curiosa proposta da NSR sobre o seu já conhecido Ford GT40. Trata-se da rara versão descapotada e que receberia a designação de Ford GT40 X1.
Terá participado sem êxito na edição de 1966 em Sebring e tripulado pela dupla de pilotos constituída por Ken Miles/Lloyd Ruby.
Parece-me contudo que nesta versão simplificada por parte deste fabricante e que se limita a retirar-lhe a capota, ficarão a faltar as respectivas correcções, como o seu pára-brisas modificado e também a lâmina existente na extremidade da cauda do capôt-motor, que sobressai da carroçaria mais do que o habitual, assim como ficarão a faltar os tirantes de reforço que aí passam a existir.
 Mas não deixa de marcar a diferença perante as restantes versões editadas, fazendo jus a uma versão que merecia vêr a luz do dia.