quarta-feira, 11 de maio de 2022

Mazda 787B Teste Car - Slot.It

A Slot.It vê como alternativa final de aproveitamento de molde do Mazda 787B, a produção da versão de testes da primeira máquina japonesa a levar o troféu maior de Le Mans. Apesar do fabricante Mr.Slot Car já o ter feito, a verdade é que existem algumas características que os distinguem, pelo que também este tem o seu lugar garantido.

terça-feira, 10 de maio de 2022

Porsche 917/10 Can-Am - NSR

Uma das mais recentes criações da NSR, é o Porsche 917/10, um modelo que militou quase em exclusividade no campeonato norte americano da Can-Am. Agora fazem-nos chegar um pack onde se incluem dois dos mais interessantes e bonitos modelos participantes naquele campeonato.
Nesta versão, a equipa Penske foi a que mais se notabilizou, com os seus belos modelos vestidos sob as côres da "L&M" e com os pilotos Mark Donohue no modelo com o número 6 e George Folmer no número 7.
Excluídos os já anunciados erros de maqueta apontados em artigo aquando da sua chegada ao mercado, abstraindo-nos disso, poderemos afirmar estar perante um interessantíssimo modelo, carregado de soberba estética. Da sua dinâmica não temos ainda dados, mas potencial teórico para se posicionar no topo das competições, parece não lhe faltar.
Como peças coleccionáveis será inquestionável o seu interesse, enriquecido ainda pela belíssima caixa onde se inserem, sob as mesmas côres deste patrocinador.

Mas foi também anunciada a edição do mesmo modelo sob as não menos interessantes côres da "Jagermeister".

Não faltam motivos de interesse para abrir-mos os cordões à bolsa....


Lexus GT3 - Sideways

No capítulo dos modelos da categoria GT3, embora haja vários fabricantes a fazer uma séria aposta neles, a mais assertiva nesta matéria, tem sido a Sideways.
Depois de nos ter feito chegar o Lamborghini Huracan, BMW B6, Ford GT e mais recentemente o Mc'Laren 720S, tem já anunciados o Aston Martin e o Bentley, tendo recaído no Lexus a mais recente revelação. Mantem-se este fabricante de vento em popa, num verdadeiro ritmo difícil de acompanhar pela concorrência.

O Bentley GT3.


O Aston Martin GT3.


O Mc'Laren MC12 GT3.

Mc'Laren 720S - NSR

A NSR parece mostrar interesse nos modelos da categoria GT3, uma classe que está a mostrar interesse generalizado pelos fabricantes.
Duas versões oficiais são disponibilizadas, uma correspondente ao modelo de testes, com o dorsal 3 e com o dorsal 5, o correspondente à sua participação nas 12h Yas Marina Circuit no ano de 2018, pilotado pela tripla de pilotos constituída por Alvaro Parente, Ben Barnicoat e Shane Van Gisbergen, tendo cortado a meta na quinta posição final.
Ambos se fazem equipar do motor King 21 EVO3 de 21.400 rpm quando montados em posição anglewinder e o Shark 25K EVO de 25.000 rpm, na versão sidewinder.

A carroçaria apresenta-se com óptimo aspecto e excelente acabamento. Mas esta máquina terá que se haver com a equivalente criação da rival Sideways, que reproduziu também já este mesmo modelo e sabendo nós das características dinâmicas de que este fabricante dota as suas máquinas, a NSR muito provavelmente encontrará nele, um osso duro de roer.

sábado, 7 de maio de 2022

Encontra-se já na forja o segundo Nissan GT-R Nismo GT3, por parte da Slot.It. Depois da primeira versão reportar o modelo sob o patrocínio dos jogos "GT - Gran Turismo", edita-se agora uma das versão que militou no campeonato japonês e vencedor da prova de Fuji em 2018, pelas mãos dos pilotos Y. Taniguchi/A. Imperatori. E entre estas duas versões, não se registam quaisquer diferenças entre ambos, valendo a nova decoração como elemento decorativo interessante.



Ferrari 512M - Policar - Versão definitiva

O fabricante Policar apronta-se para fazer chegar um dos mais esperados modelos de slot car.
Trata-se do histórico Ferrari 512M que permitirá a chegada de mais algumas versões, entre elas, a mais interessante de todas, a da equipa norte americana que vestia este modelo de azul e amarelo e com um chefe de equipa  que dá pelo nome de "Roger Penske".
 Aquando da amostragem das primeiras imagens que a Policar disponibilizou, tivemos oportunidade neste Blog, de enumerar alguns aspetos que se encontrariam menos corretos. Constacta-se agora pela análise das mais recentes imagens e correspondentes à fase final da sua evolução, que algumas coisas terão sido objeto de correção, mas outros não. E há até um melhoramento introduzido, através da pintura das luzes piloto existentes na capota, de que estes não existiam na realidade, o que nos leva a pensar se não teria sido melhor, tê-los mantido tal como se encontravam no modelo protótipo (imagem superior). Por outro lado, o retrovisor existente na capota, é agora cromado, correspondendo assim à realidade, mas o seu pé deveria ser preto e no seu topo, a cúpula ali existente deveria surgir igualmente na côr preta e num formato mais proeminente.

                   
Duas imagens de pormenor que nos permitem observar melhor o retrovisor, assim como se torna percetível a inexistência dos indicadores luminosos que a Policar fez questão de salientar.
Apontado havia também sido o exagero da altura dos pilares de sustentação das duas pequenas asas traseiras. Não tendo sido sido objeto de correção, mostram-se assim errados pelo exagero na altura que apresentam.
Também havia na altura sido referido a existência de uma pequena lâmina vertical nas extremidades dos guarda-lama frontais e que percorrem o mesmo desde o farol até ao final do "Sandeman", o homem da capa negra. Mas conforme se constacta, acabou também por ficar esquecida.
Ao nível da pintura, substituiu-se e bem, a côr amarela pela laranja no triangulo frontal existente do lado direito, entre o farol e o número.

Quanto ao resto, só poderemos encontrar-nos gratos por este fabricante não se ter esquecido de representar tão bela preciosidade do mundo do desporto motorizado. Uma pena a Policar/Slot.It não conseguir ainda proporcionar maior realismo na representação das jantes, pecando quase sempre por não conseguir dar a profundidade desejada e que se exigia, o que acaba sempre por penalizar uma imagem quase perfeita de cada uma das suas criações.




Entre Policar e Slot.It, as novidades e o que está programado.

Propõe-se trazer-nos agora a Policar, a evolução "E" do famoso Lotus 72. E se a primeira versão até nós trazida sob as côres da "John Player Special" coube ao campioníssimo Emerson Fittipaldi, cabe agora a vez ao sueco Ronnie Peterson. Adoptando rodas traseiras com pneus mais largos, um aileron mais recuado e de formato igual ao da última versão editada, repartindo ainda com esse mesmo modelo a forma das duas asas frontais e de novos pontões laterais redesenhados e uma tomada de ar de respiro do V8 que permite agora maior caudal de entrada de ar, parecem ser as diferenças que nos vai trazer o sexto elemento da série dedicada ao Lotus 72.
No capítulo dos Sport Protótipos Clássicos, a honra irá brevemente caber ao Chaparral 2F, por parte da Slot.It. As imagens do protótipo já disponibilizadas, mostram-nos um magnífico exemplar, mas que não corresponderá ainda à participação deste modelo em Le Mans no ano de 1967, mas sim da sua participação em Daytona, no mesmo ano. E assim sendo, nota-se para já a ausência da divisão das grandes tomadas de ar existentes na parte superior dos guarda-lama traseiros. Quanto ao resto, parece-nos mais uma brilhante realização deste fabricante.
Quanto aos modelos do DTM, chegou já também mais um bonito Opel Calibra, dotado de uma carroçaria já nossa bem conhecida, mas com uma decoração apelativa, muito embora não tenha ficado registada nos anais dos bons resultados desta categoria das competições automóveis.


E quanto aos Mercedes da mesma competição do anterior Opel Calibra, é-nos já mostrada a nova carroçaria do Mercedes Classe C, que viria substituir a série 190E, de que se mostra também a sua última realização sob as côres da "Camel". Mas o novo modelo germânico, parece reunir características que o tornem mais competitivo do que as do seu irmão mais velho. De carroçaria mais compacta e um spoiler frontal mais alongado, permitirá certamente um alongamento da distância do patilhão ao eixo traseiro e provavelmente, também um melhor apoio frontal da carroçaria, em curva.

E no mundo dos F1 Clássicos, não tardará provavelmente a chegada da nova criação. Trata-se do BRM P160, por parte da Policar. De carroçaria encorpada e arredondada, poderá vir a mostrar-se uma interessante versão para a competição deste tipo de monolugares.

Afinal, Policar e Slot.It, sempre no bom caminho.

 

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Slot.It - Jaguar XJR10 1990

A existência de várias evoluções sobre a sigla XJR da Jaguar, levou a que a Slot.It se debruçasse sobre mais esta evolução, a XJR10, já que outras houve também por si reproduzidas, tal como as XJR6, XJR9 e XJR12. E como tem sido apanágio deste fabricante transalpino, as evoluções dos modelos têm por si sido bem acompanhadas.
E a versão que nos faz agora chegar, trata-se de uma evolução que mais militou do outro lado do Atlântico, mais precisamente em território Norte Americano e no caso, encontramo-nos perante a réplica do vencedor dos 300 Km de Portland, no ano de 1990, com Davy Jones ao volante.
Como maiores características que o distingue dos demais, encontra-se o formato dos seus faróis, e as chaminés de arrefecimento dos travões traseiros, mas existem mais um sem número de pormenores, que o torna absolutamente diferente.
Na verdade, trata-se de uma carroçaria totalmente nova, mas cuja decoração já nossa conhecida, poderá torná-lo de algum modo, familiar.
No fundo, mas uma bela peça de colecção que fará certamente as delícias dos "Jaguaristas", trazida por este extraordinário fabricante, que mantém uma política de constante evolução, em cada sua nova criação.
Não nos parece haver grande matéria de análise negativa relativa a esta versão XJR10, ficando a faltar saber se no capítulo da dinâmica, terão havido melhorias, comparativamente com as anteriores criações associadas aos Jaguar de Grupo C.
Um novo chassis poderá ser um indicador de melhorias dinâmicas, mas apenas as voltas em pista o dirão. Mantem-se o conceito ligado a todos os modelos de Grupo C da Slot.It, mas com a possibilidade prática e rápida de troca de motor, através da ficha que permite a ligação do motor ao patilhão.

Mais um enriquecimento do mundo dos slot car, mas sobretudo dos apaixonados ligados à marca britânica.