quarta-feira, 6 de setembro de 2023

BRM e umas pitadas de novidade

Uma das últimas edições da BRM,  versa o já anteriormente editado Porsche 911 GT1. Mas agora o molde da carroçaria foi revisto, bem como o seu proprio chassis. Mas para nós portugueses, a melhor notícia é mesmo a referencia BRM154, já que este Porsche do Team Schubel participante na edição de 1977 das 24 Horas de Le Mans, teve como um dos pilotos, o nosso Pedro Lamy.


O mercado recebe também o revisto Mc'Laren F1 GTR da "Gulf" e igualmente de Le Mans mas do ano de 1995, com a curiosidade de entre ambos, o chassis apresentar diferenças,  incluindo a opção de semi-eixos nas rodas da frente.

As gloriosas máquinas da Scalextric/SCX

Quer se queira quer não, quer se concorde ou não, é um facto que o fabricante espanhol Scalextric/SCX tem um lugar especial no seio dos aficionados que chegaram a praticar a modalidade slot car,  no passado século XX.

 É verdade também, que as suas performances se mantêm actualmente distantes dos grandes progressos sofridos sobretudo nas duas últimas décadas por grande parte da concorrência, mas mantendo-se fiéis a princípios que os pautam por grande fiabilidade, acabando ainda assim, por mostrar performances agradáveis. 
As suas produções surpreendem também pelas escolhas em que inúmeras vezes se dedicam à edição de modelos em que se adivinha no imediato a sua inoperância dinâmica, mas que acabam por nos preencher o ego por inúmeras razões saudosistas.
Mas é também verdade, que se tratam de máquinas que garantidamente as colocamos na pista e podemos no imediato desfrutar de umas voltinhas, sem que nos desiludam ou dêem trabalho a pô-los a funcionar, algo que inúmeros fabricantes não conseguem fazer.
E se as mais recentes vedetas do desporto automóvel se encontram constantemente na linha de criações da Scalextric/SCX, aqueles que chegaram também a ser referências do nosso quotidiano,  não têem marcado ausência desses mesmos catálogos de novas criações.
Primam também por nos trazerem as mais prestigiadas e inesquecíveis gloriosas máquinas do presente mundo das competições, pautando a sua produção normalmente pela chegada desses novos produtos, à frente da concorrência.

E graças a este fabricante, quase todo o praticante ou coleccionador, consegue reunir no seu "mundinho", aquela "belezura" que tanto o marcou por uma qualquer razão, podendo ainda deles desfrutar tanto de modo estático como dinamico.
E graças a eles se conseguem as mais inimagináveis e estranhas máquinas de duas ou quatro rodas motrizes, dedicadas à velocidade ou ralis, ou mais radicalmente, à modalidade TT.

Mas permitem-nos ainda o invulgar aproveitamento de parte das suas produções, revertendo-os em belas peças de competição, quando conjugados com produtos de outras origens.

E assim se podem transformar máquinas apatentemente inúteis, em interessantes modelos potenciados de forma a surpreender a concorrência mais desprevenida ou descrente das possíveis potencialidades que dali se poderiam retirar.
Parabéns e que continuem com a filosofia própria que têem conseguido manter, apesar das inúmeras crises que se têem abatido sobre a modalidade.

Slot.It prepara-se para a edição do Audi R8 GT3 EVO 2

Encontra-se em fase de projecto e testes finais, o Audi R8 da categoria GT3 EVO 2, por parte do fabricante Slot.It, ao que se devotarão posteriormente as atenções para as versões a escolher para a correspondente edição. 

Apesar da marca Audi ter parado definitivamente com a sua produção e respectivas evoluções, chegou agora a hora de vermos crescer este modelo no mundinho da escala 1/32. Parece a Slot.It devotar grandes esperanças no resultado final deste projecto, depois do Nissan Nismo anteriormente editado, não ter conseguido acompanhar as máquinas dos fabricantes rivais. A sua chegada acaba por ser uma quase afirmação por parte deste fabricante, de que passou agora a ser esta a categoria a explorar, depois dos sucessos atingidos tanto pela Scaleauto como pela Sideways.

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Slot Racing Company celebra 10° aniversario.


A SRC (Slot Racing Company), escolheu o Porsche 914/6  para comemorar o seu 10° aniversário, editando para o efeito um pack sobre os três gloriosos que em 4 de Agosto do ano de 1970 realizavam um feito notável, ao ocuparem as três primeiras posições numa prova maratona que viria a ter como duração 86 horas, no mítico circuito de Nürburgring.
Um pequeno revés na fase de pintura de cerca de 50% da sua produção,  não permitirá que este precioso conjunto chegue aos mercados na data prevista pelo fabricante, mas conta-se que para breve possam vir a arregalar os nossos olhos.
Dos 64 participantes que estiveram à partida, apenas 24 viriam a conseguir vêr a bandeira axadrezada, o que bem comprova a dureza da kilometragem que deverá ter sido esta maratona.
Em primeiro lugar viria a ficar o modelo com o dorsal 1 e tripulado pelo francês Gérard Larrousse,  o austríaco Helmut Marko e o suíço Claude Haldi. A segunda posição acabaria por pertencer ao modelo com o número 3 e tripulado pelos suecos Björn Waldegaard, Åke Andersson e o francês Guy Chasseuil, cabendo o terceiro degrau do pódio ao modelo número 2 e tripulado pelo francês Claude Ballot-Lena, o alemão Günther Steckkönig e o luxemburguês Nicolas Koob. Uma notável participação deste modelo, numa categórica afirmação de robustez e eficiência. 
Parabens SRC pela extraordinária escolha para a comemoração de tão marcante data.


segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Porsche 962C "MOMO-Slot.It

Depois de conhecida a última criação da Slot.It sobre a série dos Porsche 956/962 sob as côres da "Faturbo", é-nos dado agora a conhecer mais em pormenor, a segunda decoração sobre essa mesma carroçaria, a fazerem-nos chegar em Novembro do corrente ano. 
De inegável beleza, acaba mesmo por se mostrar surpreendente o resultado estético daqui resultante.
Ainda que se encontre já anunciada mais uma versão sob as côres da "Repsol" e a ser editada em 2024, este fará o fecho deste ano para esta versão dos modelos de Estugarda.
Quantas versões sobre este eterno 956/962 estará a Slot.It ainda a preparar para o futuro, é uma incógnita, mas sem dúvida que é um imenso privilégio ter-mos já podido desfrutar de mais do que uma quarentena de variantes, somadas as versões e decorações.  
Comparativamente com a anterior edição sobre esta mesma carroçaria, parece não existir qualquer mais valia dinâmica, já que parece manter-se tudo de acordo com o mesmo conceito.


domingo, 3 de setembro de 2023

BRM - Policar


Conhecida já a primeira edição do BRM P160 editado pela Policar, encontra-se para breve a chegada da segunda versão. Se o primeiro ficou conhecido pelo "Yardley BRM", numa clara alusão ao seu principal patrocinador, o segundo tem a honra de ter sido o primeiro Formula 1 a vestir-se com as apelativas côres  da "Marlboro".
Em termos de carroçaria, é apenas na secção traseira que se distinguem, pois se o primeiro utiliza cobeturas planas na zona dos carburadores, o segundo assume uma proiminente tomada de ar para os mesmos.
Mas não chegou ainda ao mercado a segunda versao do BRM P160 por parte da Policar e é já anunciada para 2024 uma versão anterior e correspondente ao BRM P153. A sua importância está no piloto que o tripulou na Africa do Sul em 1970. Nada mais nada menos, do que o carismático Pedro Rodriguez.
Se a mecânica deverá ser repartida, já as carroçarias apresentam imensas diferenças, com as frentes bastante distintas, ausência de tomada de ar para o motor, um aileron também ele bastante diferente e jantes traseiras que também não são repartidas.
E assim vão nascendo linhagens que marcaram os Mundiais de Formula 1.

A SRC prepara-nos uma reedição do fantástico Porsche 914/6, equipado de algumas evoluções e dotado de alguns extras na caixa.Trata-se de uma nova edição elaborada especialmente para a competição e dotada de nova configuração mecânica.O fabricante anuncia a sua chegado ao mercado a partir da proxima semana, por forma aos participantes no "RALLYSLOT LEGEND SRC" levado a cabo nas "Asturias Racing Slot" poderem já desfrutar desta máquina de série, mais evoluida. Uma das suas evoluções,  provém da integração de um "stoper" calibrado e quiçá, da utilização da sua nova motorização M8.SRC, um fabricante que não aposta em soluções verdadeiramente inovadoras, mas que mantém activo o constante espírito evolutivo das suas máquinas.



sexta-feira, 1 de setembro de 2023

A Slot.It continua a anunciar novas referencias para 2024, entre elas, o Nissan GT-R Nismo GT3. A novidade provém dos novos moldes relativamente às anteriores edições, já que houve como objectivo minorar pesos e o consequente abaixamento do centro de gravidade, tanto ao nível da carroçaria, como do próprio chassis. Uma natural necessidade, dada a elevada altura deste modelo japonês. Tudo o resto parece manter-se inalterado. Contudo, as mudanças operadas servem para a enorme melhoria dinâmica que se pretenderá.

E vai-nos chegar mais uma novidade num regresso aos primários Porsche 956. Se era já nosso conhecido o modelo da "Richard Lloyd" na sua primeira participação em Le Mans com este modelo e constando na lista de edições da Slot.It sob a referência SICA02b, numa edição que teve paralelismo com o bonito modelo igual mas com as côres  da "Kenwood", veremo-lo chegar agora, mas na sua versão mais curta, KH e do ano seguinte.
Este fabricante parece não querer esquecer-se deste fantástico modelo, fazendo-o perpetuar-se na lista das suas referências.