segunda-feira, 4 de julho de 2011

Volkswagen - Pink-Kar

Graças ao fabricante espanhol Pink-Kar mas infelizmente já desaparecido, foi-nos trazido para o Slot o extraordinário modelo alemão da Volkswagen.
Conhecido como ficou por Carocha, Escarabajo, Beetle, Fusca, Kafër, etc. etc. etc., este que veio a conquistar os terrenos de todo o mundo, independentemente de se tratarem das melhores auto-estradas alemãs e americanas ou as piores picadas e desertos africanos, conseguiu uma invejável conquista proporcionada pelo sistema de arrefecimento do seu motor.
Nascido de uma imposição de Hitler, a Pink-Kar atreveu-se à reprodução do modelo que no fundo se associa a um dos piores acontecimentos da história humana.
Depois da edição do modelo Sedan de 1951, conhecido por "carocha de 2 vidrinhos" ou "Split Windows", seguiram-se uma série de modelos ainda dentro da série de duas janelas no óculo traseiro.
Mas o facto histórico relacionado com o modelo e a Segunda Guerra Mundial, ficou transcrita pelo fabricante através deste cabriolet em que ao invés do original símbolo nazi, surge o mesmo ficticiamente representado na bandeira sobre a cobertura traseira da capota de lona.
 Modificado o molde do VW Sedan para o modelo de 1953 onde as famosas 2 janelas dão lugar a uma só em formato oval, o fabricante reproduziu o famoso Herbie protagonista dos filmes de Walt Disney.
Esta versão tem imenso significado, o que por si já justifica a sua presença numa colecção, apesar do verdadeiro modelo representar uma versão um pouco mais moderna, já que detém um óculo rectangular e os seus pára-choques correspondem à versão USA, com o seu reforço superior e os castelos de maiores dimensões. Editado com o Nº58, são-nos fornecidos os famosos 53 separadamente.
Mas a Pink-Kar ofereceu-nos ainda uma versão bem mais interessante e correspondendo ao modelo comemorativo do 1º 1000000.
A Volkswagen para marcar o acontecimento, editou um único exemplar na cor dourada, com um típico interior em tecído rosado.
A carroçaria aqui é de facto a do modelo de óculo oval na traseira e o fabricante aqui não errou.
Editado numa caixa em cartão diferente das habituais em acrílico, apresenta-se com um requinte inusual para a Pink-Kar.
Trata-se para os apaixonados do modelo alemão, de uma imperdível peça de coleção.
Com o carocha e com o Citroën 2CV, este fabricante demonstrou enorme coragem, acabando por proporcionar aos apaixonados do Slot, alguns impensáveis modelos que pela sua manifesta impotência competitiva, jamais marcariam o mundo dos carrinhos de pista, apesar de terem manifestamente marcado algumas gerações.