quarta-feira, 30 de março de 2016

SRT Viper GTS-R - Scaleauto

 O próximo campeonato aberto a modelos GT levado a cabo pelo GT Team Slot Clube, contará com a estreia do novo Viper de produção Scaleauto.

 Muito embora a versão em kit constitua a versão mais evoluída deste fabricante para a vertente competitiva, o certo é que necessita ainda assim de algum trabalho extra, por forma a aproximá-lo das melhores vedetas existentes já no mercado.
 E aparentemente, o berço de que se faz equipar de série, é o top dos top's. Contudo, desprovido dos acessórios que lhe permitem equipar suspensões laterais, vê-mo-nos na obrigatoriedade ou de recorrer a material suplente, se o tivermos, ou acabar mesmo por recorrer a mais um pequeno investimento.
Depois temos mesmo que adquirir o conjunto de suspensões, já que estas não fazem parte do kit. E depois, seria uma questão de meter mãos-à-obra.
 Seria, disse bem, mas a verdade é que acabamos por nos deparar com um imenso contratempo e este, absolutamente incompreensível.
 Tal como a imagem de cima nos mostra, há necessidade de se acoplarem ao berço, uns braços que tornarão posteriormente possível a montagem das suspensões laterais. Mas se do lado esquerdo do mesmo essa tarefa é pacífica, já do lado oposto, torna-se impossível.
 Em cima pode observar-se o anel onde se acoplaria o tal acessório que permite a montagem da suspensão. Mas este anel, de incompreensível espessura dupla, faz com que o braço para a suspensão bata no chassis, não permitindo que o berço retome a posição necessária. E assim, o berço acaba por ficar torto e desnivelado do lado direito, relativamente ao chassis.
Agora, das duas uma. Ou se consegue cortar este anel, ou adquire-se um berço similar avulso, já que estes correctamente fabricados, permitem-nos sem sobressalto algum, o melhor dos trabalhos.
Em baixo, o chassis já com o berço montado e as respectivas suspensões.
O motor foi igualmente mudado por força do regulamento, bem como o pinhão, a cremalheira, o patilhão e as jantes. Para se trabalhar o pêso geral do modelo, recorreu-se ao uso de jantes plásticas no eixo da frente e atrás de magnésio do fabricante Slot.It.
E sabendo-se que o chassis preto não é a melhor opção para as pistas Ninco, haverá que proceder à sua troca, assim que possível.
E posto isto, pergunta-se:
Afinal, o que se aproveita deste kit?
 A adaptação do chassis à carroçaria, merece uma chamada de atenção àqueles mais incautos ou menos habituados às preparações. Este fabricante dota e muito bem as carroçarias com quatro pontos de encosto ao chassis, possibilitando dessa forma a excelência de basculação entre o conjunto chassis/carroçaria, na quantidade de dois de cada lado, conforme a imagem de cima nos consegue mostrar, além dos naturais pilares de aperto entre estas duas partes.
Mas destes quatro anunciados apoios, o de trás do lado esquerdo necessita de um ligeiro desbaste (imagem de cima), não muito, para que não se perca a sua eficácia enquanto apoio, dado que quando com a totalidade da sua forma, sobrepõe-se ao braço do berço que se prolonga para a montagem da respectiva suspensão lateral, hipotecando-se assim a correcta eficácia de ambas as funções que se pretendem.
E posto isto, boas preparações.

BMW M1 - Scaleauto

E o Sr. que se segue, é o novo Viper....


terça-feira, 29 de março de 2016

A febre dos chassis 3D - Slot.It

A Slot.It entra definitivamente na guerra dos chassis 3D. A partir desta semana, este fabricante disponibiliza-nos um chassis para o BMW M4 DTM, do fabricante Carrera. Desenvolvido especificamente para este modelo, encontra-se completamente compatível com os seus acessórios e com as suas bancadas de motor, sendo também compatível com os Chip's digitais Oxigen da Slot.It, Chip digital da Carrera e ainda com o sistema digital da Superslot. Pode ainda ser encomendado com suporte de patilhão Standard ou do tipo LMP.
Para os interessados, é possível a sua aquisição através da loja Shapeways Shop, da própria Slot.It.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Campeonato GT Open - GT Team Slot Clube

Arranca dia 8 de Abril nas instalações do GT Team Slot Clube, o campeonato aberto a modelos GT. Abrangendo o regulamento vários fabricantes, será certamente um aliciante observar dentro da panóplia de modelos possíveis, quais os mais aptos na luta pelas vitórias.
E se se considera aliciado, vá preparando o seu bólide e cá o aguardaremos para o ajudar na sua integração num grupo de verdadeiros apaixonados.
Força....

Campeonato Interclubes Bajas Slot

A quarta jornada do competitivo Campeonato Interclubes Bajas Slot, vai visitar pela segunda vez a cidade dos arcebispos.
O palco do GT Team Slot Clube receberá os amantes e habituais participantes deste campeonato específico para modelos TT, esperando-se novamente muitas disputas pelas diversas classificações em questão, em cada uma das classes.
E começam já a demarcar-se alguns dos mais eficazes pilotos, o que estabelece e define a classificação geral em cada classe e obriga a concorrência a trabalhar no sentido de não permitir que se alarguem as diferenças.
Cá vos esperamos, sempre com o mais sério espírito de luta que nos une e que mantém esta bela chama acesa.

domingo, 27 de março de 2016

Rali Clássicos - Slot Clube do Porto

 Sábado foi para mim, dia de diversão. Isto porque, um rali é coisa que raramente consigo desfrutar, apesar de nunca nesta matéria me ter sentido à vontade.
 Mas os modelos escolhido são por sí só, um verdadeiro postal  e nostálgica carta de chamada a que muito dificilmente os mais velhinhos conseguem resistir.
 Modelos como os carochas, Porsche 911 e 356, Ferrari GTO, Lancia Stratos, Fiat 131 Abarth, Ford Escort MK1 e 2, Jaguar XK120, Ford RS200, Peugeot 205 Turbo 16, Renault 5 Turbo e Alpine A110, enfim, um inúmero lote de máquinas a que a minha memória tem imensa dificuldade em resistir, tornando-se objecto de irresistível chamariz.
 E a possibilidade de revêr amigos que os anos vão cimentando, são outro dos apelativos valôres de que dificilmente se consegue abrir mão. E estava encontrada a fórmula que justificava uma deslocação àquele simpático clube que tão bem sabe ir recebendo os forasteiros praticantes.

 O parque era de facto de luxo e as expectativas quanto ao desempenho individual era coisa que a mim não me preocupava, pois a minha falta de eficácia nesta matéria, orienta-me mais para desfrutar de umas boas conversas sobre algumas das mais aliciantes máquinas que ali se encontravam.

 Mas com um Jaguar XK120 emprestado pelo amigo José Guilherme, consegui ainda curtir com alguma animosidade os três troço de dificuldade para mim razoável. Isto, bem depois de me ter empanturrado com uma "francesinha", na sempre agradável companhia desse bacano, mestre Albino,


 O ambiente geral é ali habitualmente acolhedor e este rali assim o provou. E foi bom ter também ali encontrado o amigalhaço Miranda, um praticante de excelentes dotes, mas à muito afastado destas lides por razões profissionais que o empurraram para bem longe do nosso Portugal.


 As imagens mostram as boas gentes que por ali andam e que com o seu esforço vão conseguindo manter acesa esta chama de que tanto gostamos de usufruir.

 O nosso sempre simpático e animado Dias também marcou presença.

 Rui Queirós é outro dos excelentes convivas com que se consegue passar agradáveis momentos.


 Por razões pessoais não me foi possível marcar presença até ao final, mas valeram as horas que por ali me mantive, dando sempre como ganho o tempo em que lá estive.
Obrigado gentes do Porto e ao Slot Clube do Porto.

Campeonato Clássicos Sport Protótipos

 E foi sexta-feira última que decorreu nas instalações do GT Team Slot Clube a quarta jornada do segundo campeonato levado a cabo por este clube bracarense.
 E com as festividades da quaresma a decorrer, foi notória a ausência de alguns dos protagonistas militantes deste campeonato.
 Para a primeira das duas mangas,estiveram Luís Azevedo, Rui Mota, David Azevedo e Augusto Amorim. E acesa a luz verde, era Rui Mota que se impunha, beneficiando da partida numa das melhores calhas, mas Augusto Amorim, rápidamente repunha a verdade dos acontecimentos e pulava para a cabeça da prova. David Azevedo igualmente capaz de forte andamento, acabaria por pressionar fortemente Rui Mota mesmo no final da prova, não conseguindo no entanto sobrepôr-se a este, por escassos metros. Luís Azevedo acabaria por ser o mártir da jornada, porque um motor trocado mesmo na hora da partida, fá-lo-ia perder qualquer esperança numa classificação honrosa, já que a velocidade proporcionada por este órgão mecânico acabaria por ser bastante comprometedora.
  E a partida para a segunda manga recebeu como pilotos Ricardo Ferreira, Vítor Lopes, este a conseguir finalmente participar com um modelo mais capaz, Nuno Dias, numa notável luta de aprendizagem e César Amorim, o mais jovem dos pilotos em presença. E Ricardo Ferreira e César Amorim acabariam por encetar uma interessante luta que os posicionaria nas quarta e quinta posições, com o melhor lugar a pertencer a César Amorim. Vítor Lopes por seu lado, fez a prova possível, já que a sua máquina ainda que melhor do que as anteriores, encontrava-se aquém dos melhores modelos presentes. Atrás de si situar-se-ia Nuno Dias, o pilotos que após uma experiência como convidado, tem vindo a marcar presença assídua e com constantes e significativos progressos.

 E uma vez mais, a quarta vitória em quatro possíveis para o Matra-Simca MS 670C com que Augusto Amorim tem vindo a dominar este campeonato. Porém, as duas posições seguintes pertenceriam desta vez aos Mc'Laren M8B.


Pódio da prova
Pódio - Pilotos Ouro

Pódio - Pilotos Prata

Pódio - Pilotos Bronze

quarta-feira, 23 de março de 2016

Novidades Sideways

 A Sideways prepara-se para editar mais uma versão do recentemente chegado BMW 3.20. Desta vez, este modelo vem vestido de azul e com a interessante decoração da "FRUIT OF THE LOOM". Relativamente aos já nossos conhecidos, este difere nalguns pormenores. Assim, um novo spoiler frontal, um novo desenho dos guarda-lama frontais e ainda um aileron com novas formas, distinguem-no bastante dos dois anteriormente chegados até nós.



E dentro da série "Historical Colours", chegou a vez de inaugurar as sempre interessantes côres do patrocinador "Gulf". E para isso, serviram-se do modelo 935 da Porsche. Mas esta beldade não vem só, já que o fabricante editará também as belezas de nome Inna, Jane e Helena.
Depois das raparigas da Playboy e da John Player Special, eis que nos  chega a armada da "Hawaiian Tropic". As suas referências são SWFIG/008, SWFIG/009 e SWFIG/010.
E a Sideways mostra-nos estas figuras, adoçando-nos o bico não só com o Porsche Gulf, mas também mostrando uma das suas futuras produções, o Ford Mustang.