terça-feira, 22 de agosto de 2023

Cheetah - Uma máquina travestida da Chevrolet

Cheetah é uma marca nascida da guerra entre a Chevrolet e a Ford, que haviam assinado um pacto de desistência de luta directa nas pistas. Mas a verdade é que por vias travessas, a Ford entregou as suas mecânicas à Shelby para a produção dos AC Cobra e a Chevrolet, à Cheetah.

Se em tempos idos estas criações à escala 1/24 e 1/32 acabaram por ser produzidas por fabricantes como a Cox, mais recentemente foram alvo tanto da Carrera como da MRRC. E são esses que aqui se mostram, com destaque sobre os mini-modelos da MRRC, por se terem dado ao cuidado de criar quatro versões distintas em pequenos aspectos.


Foram criados capôs lisos, mas também com aberturas de refrigeração na zona mais avançada, bem como reproduziu ainda motores com aspectos diferenciados. Ainda na secção frontal existe a colocação de retrovisores, ou tampões de combustível.

Também na secção traseira, o modelos pode surgir com dois ou quatro stop´s,  e ainda com ou sem pneu suplente dentro do habitáculo.


As características jantes "Gotti" foram respeitadas e bem representadas, ao mesmo tempo que se apostou para cada um dos exemplares em côres distintas.
Também a Carrera recriou este ícone americano, tendo igualmente apresentado variantes, mas que infelizmente aqui não se mostram, apesar de o ter feito em ambas as escalas.
Dotados de um "look" mais atraente, abrilhantado com elementos cromados e rodas que proporcionam um enchimento agradável, a verdade é que nem os da MRRC nem os da Carrera servirão para grandes deleites quando confrontados com outras máquinas.
As suas capacidades dinâmicas muito deixam a desejar, contráriamente ao que na sua época os Cox conseguiam fazer.

Rosso o bianco? - Famiglia italiana

Martini e Lancia, representam uma longa ligação que marcou tanto o mundo dos ralis como da velocidade, tanto ao nível do DTM com os Alfa Romeo 155, como dos Grupo C através das inúmeras participações dos Lancia LC1 e LC2.
Mas foi no Mundial de ralis que mais se estreitou esta ligação através dos 037, dos Deltona e dos Delta S4. Mas a característica que mais ficou gravada para a história, foi a extraordinária combinação da côr branca com as faixas em tons de azul e vermelho. Mas as excepções existem e foi pela substituição da côr base branca dos modelos pelo vermelho, que se fez a maior distinção.
E através dos fabricantes Slot.It e Fly, conseguimos parte desses registos da história do desporto motorizado mundial, com o primeiro a trazer-nos os Alfa Romeo 155 V6 Ti à ribalta e o segundo, esses fantásticos Lancia Rally 037.

domingo, 20 de agosto de 2023

Acura - Slot.It

Da parte da Slot.It, prepara-se já o desenvolvimento do Acura ARX-06 IMSA LMDh, modelo que milita nos campeonatos Norte Americanos, apresentando excelentes resultados.
No mundo das pequenas máquinas, veremos como se sairá.  

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Avant Slot - BMW 2002 Ti

Privistos para chegarem na próxima semana, encontram-se mais três modelos do BMW 2002 por parte das edições da Avant Slot, no que terá sido uma criação da Spirit.
Pena continuarem na aposta duma carroçaria que em grande número das situações, não corresponde à realidade, mas em que o resultado final é agradável, sobretudo na versão da "Warsteiner".

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Modelos/Versões, menos vistos

O fabricante Gom teve um percurso relativamente curto, mas suficiente para nos ter deixado um legado de inegável valôr.
O seu Alfa GTV terá por ventura sido, das suas mais interessantes criações, tanto pela novidade, como pelas suas caracteristicas dinâmicas depois de trabalhado, tendo em consideração que se trata de um modelo clássico. 

O Porsche Kremer CK5, modelo criado para ser integrado no novo regulamento de "Grupo C", não terá sido aproveitado pelos fabricantes de slot car, à excepção da Fly, que deitou mão a esta pouco vista criação. 
E curiosamente, é uma destas versões que nos proporciona uma rara decoração "Gulf" sem que se tivesse recorrido às vulgares côres azul e laranja.

Também foi a Fly que nos trouxe o invulgar Lancia 037 da "Martini", mas com uma base vermelha. Habitualmente brancos, esta invulgar versão mostra-nos parte da historia da evolução do modelo, quando em testes.

Avant Slot, reproduziu o Subaru de Ken Block, um modelo que rapidamente desapareceu do mercado, razão pela qual pouco o teremos visto na prática da modalidade, muito provavelmente por ter assumido lugar especial por entre as estantes de coleccionadores.

Da Slot.It, dou preferência a duas versões do seu Alfa Romeo 33/3, dado cada um deles possuir caracteristicas que os distinguem das demais edições. 
A primeira, referente ao capô traseiro da versão participante no campeonato Can-Am, que contempla as grelhas unicas na secção traseira, com o capo a proporcionar a sua integração. 
A segunda caracteristica distintiva, prende-se com a utilizacao de faróis,  algo pouco comum neste modelo.

Da Falcon, outro dos fabricantes de efémera existência, trago os bonitos Porsche 944 participantes em Le Mans sob o patrocinio da "Boss" e que muito provavelmente terão visto raramente as pistas no capítulo da competição. Outro dos casos que não estranharei, se tiverem maioritariamente integrado as estantes dos coleccionadores.

domingo, 23 de julho de 2023

25° Aniversário NSR

O 25° Aniversário da NSR, fica marcado pela edição dum modelo comemorativo do acontecimento, oferecido dentro duma caixa a preceito e de extremo bom gosto.
Foram escolhidas as côres preto e dourado, com o nome do fabricante a sobressair na côr vermelha e posicionado sobre o aileron.
Digno de mostra em qualquer colecção, a NSR encontra-se duplamente de parabéns, pelo brilhante acontecimento e pela beleza da opção que tomou para marcar esta data.
A opção do modelo recaiu bem no seu Formula 1 genérico, já que dessa forma não privilegiou nenhum modelo ou marca existentes.
Parabéns pelos 25 anos que sempre souberam manter numa constante luta em que têm sabido manter as suas opções e evoluções ao melhor nível.

Decorações históricas-Sideways

A continuidade a que a Sideways se presta relativamente às decorações históricas, deve-se afinal a vários pedidos de coleccionadores, para que sobre a carroçaria do Ford Capri se eternizassem algumas das mais marcantes decorações que desfilaram sobre os mais prestigiados circuitos do mundo.
E depois da anunciada versão "Ripolin" que virá já impulsionada por esta iniciativa, anuncia-se também agora as mais significativas côres da "Rothmans", cujas participações da Porsche ajudaram a celebrizar.
Apoiando-se talvez mais na decoração que vestiu o Porsche (959)/961 em Le Mans do que própriamente na dos Porsche 956/962 que mais marcaram estas côres, temos como resultado um brilhante encaixe nesta carroçaria da Ford.
Relembre-se que este modelo da Sideways teve como primeira edição a marcar estas edições limitadas, as côres da "Gold Leaf" Team Lotus. Posteriormente viria a receber a mais marcante decoração da "John Player Special", côres essas que acabariam por arrastar-se para abrilhantar a quase totalidade dos modelos de Grupo 5 deste fabricante.
De excelente resultado acabariam também por ficar os Porsche 935/78, o famoso "Moby Dick", quando se viu decorado com a côr rosa eternizada pelo Porsche 917/10, o "Couchon Rose" e a decoração psicadélica do fantástico Porsche 917 LH que acabaria por finalizar a prova de Le Man de 1970 na segunda posição. 
E por este andar, talvez um dia destes vejamos o Capri decorado à Mazda "Renowe", "Fruit of the Loom", ....
Da "Jagermeister" não veremos concerteza, porque já as vestiu na realidade e foi já também editado por este fabricante.

Mas este, parabéns,  fica lindo!


 

sábado, 22 de julho de 2023

O Ford Puma, chegou aos ralis - Scalextric/SCX

Assim como quem não quer a coisa, PUMMM.... Pois é, a Scalextric/SCX disponibilizou já um dos mais interessantes modelos do panorama do Mundial de Ralis da actualidade.
Trata-se do Ford Puma, que infelizmente não vê equiparada a sua beleza a resultados condignos no Mundial onde milita, mas aqui para o nosso mundinho, será sempre uma bela prenda para os aficionados.
Se o renovado fabricante retirou nas suas primeiras obras o sistema de tracção integral dos modelos, desta vez surpreende-nos com a sua recriação. No entanto, serve-se do primitivo conceito que utilizou nos Audi Quattro e Ford RS 200 para se atingir esse objectivo. Isto é, desaparece o comprido veio do motor dotado de um pinhão em cada uma das suas extremidades, para passar a fazer a tracção directamente ao eixo posterior pela utilização de um motor de caixa pequena de referência ""SCX FR42" e pinhão de ataque a uma convencional cremalheira, fazendo a transferência da potência para a frente, através da utilização de duas correias, uma de cada lado, mas agora com uma novidade. Na verdade não existe eixo à frente, mas sim, pseudo-semieixos, o que implica a obrigatoriedade de utilização de uma correia para cada conjunto de roda anterior e posterior.
Talvez esta nova solução nos ofereça alguma suavidade a que não estamos habituados nas máquinas da Scalextric/SCX, mas ao mesmo tempo de perda de eficácia à medida que estas percam a elasticidade original ou pela existência de poeiras que façam diminuir a fricção entre a correia e a póli que se encontra integrada nas jantes.
Mas é uma solução bem vinda, que retoma a recriação da realidade e que vai mostrando uma das maiores características deste fabricante, a procura da melhoria e renovação dos seus conceito.
Parabéns Scalextric/SCX, por esse espírito batalhador de não baixar nunca os braços. E o Puma, foi uma aposta ganha!