segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Fly Slot - O renascer do 917

 O "extinto" fabricante Fly, foi pródiga na edição de modelos Sport Protótipos clássicos. Dessa linha de edições, esteve presente o Porsche 917 K, do qual as versões de maior relevo se prendem com os participantes em Le Mans no ano de 1970, editados num Set sob as cores da Gulf.
 Desse conjunto, fazia parte um modelo de edição avulso e com o dorsal 21, que completaria o conjunto desse Team nesse ano.
Mas a Fly chegou a ir mais longe, editando ainda um 917 (21) um 908 Flunder (29) e um Ford GT40 que participaram na rodagem do filme "Le Mans" e que correram nessa mesma edição dessa prova, em 1970. Munidos das respectivas câmaras de filmagem, acabam por ser modelos imperdíveis para os fanáticos destas histórias e colecções.
 Chegados a 2011 vemos a renascida Fly, agora com o nome de FlySlot, a editar novamente este histórico da Porsche.
 De semelhante aparência, prestada um pouco de mais atenção, verificaremos que o baixo custo apresentado, tem a sua justificação.
 Atentemos nas ópticas frontais. Os duplos faróis que deveriam surgir dentro da enorme cúpula exterior, não se encontram à vista. Será que as tem? Embora servindo-se do existente molde da carroçaria, parece ter havido uma fuga a alguns dos pormenores que fazem disparar o custo básico dos modelos. Porventura, o interior terá também sofrido um similar emagrecimento.
 Mas a diferença que se fará notar com maior facilidade encontra-se no seu chassis, já que o conceito original que se apresentava num duplo chassis, desaparece, para dar lugar a um mais convencional de motor em posição inline, contrariamente ao motor em posição transversal, apresentado nas séries da Fly.
Bem, surjam as primeiras unidades, para as podermos experimentar.....