quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

BMW 2800CS - Hei, Spirit!!

A BMW tem assumido desde sempre, um impressionante registo desportivo. Desde a época dos 328, passando mais tarde pelos 700, têm conseguido manter-se na modalidade com uma dignidade difícil de igualar. As séries 1800 Ti e 2000 TiLux, berlinas de 4 portas, começaram a vincar resultados dignos de fazer tremer a concorrência. E a partir dessa referência da marca, a BMW com o seu modelo 1600 e 2002 associada a alguns preparadores, começou a registar uma escalada de sucesso que ainda nos nossos dias perdura no desporto automóvel.
A Spirit trouxe-nos para o Slot um desses orgulhos alemães, o BMW 1600, 2002, ou 2002 Ti. Inéditos até então e apresentando uma reprodução muito interessante, deixou muitos de nós verdadeiramente babados.
Sob as cores da Alpina, conceituado preparador desta marca, saía a primeira referência, uma reprodução do 1600 guiado em 1970 no circuito de Nuburgring, por Niki Lauda. Esta referência teve continuidade noutras também bonitas versões de Grupo 2.
O envergonhado alerta que anda a ser dado sobre um possível ressurgimento deste fabricante, obriga-me a que comece uma verdadeira campanha de massacre sobre a Spirit. É conhecida a inata tendência deste fabricante para a reprodução de ícones alemães e em particular sobre modelos BMW, tal como o provam as versões 2002 e 6.35 CSI.
Não resisto pois a que a sucessão dos fantásticos 2002 seja tomada, através da edição dos 2800CS ou até 3000CS.

E nessa série, Nicha Cabral estaria concerteza integrado através do modelo com que militou no nosso Campeonato Nacional, com o 2800CS com as cores oficiais da marca naquela época.


E a imagem de baixo leva a questionar como é que a Carrera ainda não editou este modelo....
E modelos não faltarão para reproduzir, se bem que sempre com o senão dos pequenos pormenores que vão sempre variando de versão em versão, como o tipo de jantes e spoiler's.


E se Niki Lauda teve a honra de ter visto a sua versão 1600 desfilar pelas nossas pistas, poderia também acabar por ver o 2800 CS que se mostra em baixo sob as mesmas cores do preparador Alpina.

Trata-se afinal de uma das máquinas que não deixaria os amantes do Grupo 2 indiferentes.
E enquanto isso, esperemos que pelo menos do 6.35, surjam as versões oficiais.....

2 comentários:

  1. Olá Mota. Após esta excelente sucessão de artigos a fazerem propaganda dos próximos duelos de carros do Grupo 2, e já que o regulamento é bastante aberto quanto aos modelos de carros e chassis permitidos, será que não era possível incluir carrocerias de resina no regulamento ?
    É que eu tenho um Ford Capri lindíssimo em resina da OCAR models, e gostaria de experimentá-lo.

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui.

    Estou absolutamente aberto a essa ideia. Pode-se reformular o regulamento e abrir a possibilidade dos modelos em resina. Vou Tratar disso.

    Um abraço

    ResponderEliminar