sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Visto à lupa - Fiesta WRC SCX

 
 O rali da Suécia de 2011, prova de abertura do calendário do Mundial de Ralis, teve como vencedor Miko Hirvonen num Ford Fiesta WRC de última geração.
 O fabricante espanhol Scalextric / SCX que tem andado algo arredado da procura dos amantes das grandes competições de Slot, teve este modelo como uma das suas últimas criações e mesmo a última como modelo dirigido ao capítulo dos ralis.
 Com a referência A10029S300, temos então a reprodução deste que constitui um dos modelos Top do Mundial de Ralis, em mais uma reprodução dotada de tracção total e equipado com o habitual sistema de luzes.
 Reprodução bem conseguida, proporcionado e com acabamentos ao seu habitual nível, não haverá muito a apontar para além das imperfeições de acabamento da sua pintura e de uma cor vermelha que nos parece francamente, demasiado escura. Também o número 3 deveria encontrar-se numa cor bem mais viva.

 Dentro daquilo que têm sido os seus vulgares conceitos, encontramos então um chassis que se une à carroçaria através de 5 parafusos, algo em desuso para os mais actuais projectos de outros fabricantes.
 Um motor de duplo veio proporciona a tracção integral, que se faz através de pinhões de 9 e cremalheiras de 27 dentes, o que poderemos mesmo considerar esta relação, standard nesta marca.
 Também um conceito amplamente explorado pela SCX, é o seu sistema de passagem de corrente da pista até ao motor. Palhetas metálicas integradas no chassis, trazem a electricidade das patilhas até à sua transferência para o motor, feita aqui pelo encosto de chapas metálicas integradas no motor, às palhetas do chassis.
 Do mesmo modo, chapas metálicas integradas na carroçaria, proporcionam a transferência da corrente eléctrica existente nas chapas do chassis, para as placas de integrados onde se encontram os Led's, tanto das luzes de trás como da frente.

 A passagem de electricidade da pista para as chapas do chassis, fazem-se como habitualmente através das patilhas integradas no patilhão. Patilhas montadas em formato duplo e que pela sua passagem mais interior se ligam por contacto às chapas do chassis, permitindo assim que se alimente o motor do minimodelo. O patilhão possui interiormente uma fina mola que lhe permite o auto-centramento sempre que o modelo se encontre fora da calha. Por outro lado, as chapas que transmitem a passagem da corrente eléctrica até ao motor, sendo flexíveis nesta zona, funcionam também como mola do próprio patilhão, o que favorece e minimiza o prejuízo causado pela extrema rigidez e inflexibilidade de ambos os eixos.

 O motor, um RK 91, integra-se na linha de última geração de motores deste fabricante. Mais compacto ao nível da sua blindagem, vem agora dotado de carvões cravados em finas chapas, tornando-se por esta razão a parte mais sensível destas motorizações. Sem que o fabricante tenha ainda dado indicações técnicas relativas a estes novos motores e atendendo ao alerta de alguns leitores que o dão como um belíssimo motor, é muito provável que a bitola tenha sido o anterior RX91, modelo que equipou em exclusivo o Lancia Delta e que atingia a 21.500 rpm.

 Muitos casos existem de modelos da SCX, em que parte do seu chassis recorre a encaixe directamente na carroçaria. Assim acontece também neste Fiesta. Como se não bastassem já os 5 parafusos que complicam e de que maneira as desejáveis basculações entre carroçaria e chassis, ainda se aposta em mais este inconveniente sistema.
A grelha da frente que é parte integrante do chassis, encaixa na perfeição na grande boca existente na frente da carroçaria.
No entanto, trata-se de um irresistível modelo carregado da característica mística própria de um quase lendário fabricante.

6 comentários:

  1. Apesar de ter 5 furos, não deixa de ser um facto curioso que o único furo atrás e os 2 furos frontais muito proximos do parachoques parecer assentar bem para adaptar um chassis Monte Carlo. Se calhar era capaz de dar origem a uma maquininha engraçada.

    Abraço,

    Hugo

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  2. Boas, sendo que tenho mais de uma dezena de SCX, permita-me um reparo. As cremalheiras de 32 dentes só se for recentemente , todos os modelos que disponho e conheço são de 27. Um amigo que comprou um também notou incorrecção nas rotações de motor que não são 15000, mas ele dirá de justiça pois de momento não tenho a certeza. Já o experimentei e achou-o fantástico.

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  3. Boas,
    Começo por dar os parabens pelo blogue de excelente qualidade e, de leitura obrigatória. Permita-me um reparo deste modelo da SCX, motor com rpm muito superior ao referido, provavelmente o melhor motor da SCX. Confirma-se que a cremalheira tem 27 dentes.
    Cumprimentos

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  4. Muito obrigado pelas chamadas de atenção acerca da cremalheira que refiro. De facto e tal como também referencio tratar-se de uma relação "standard", só poderia mesmo tratar-se de 27 dentes. Provavelmente, no momento da escrita, o meu espírito ter-se-à direccionado para a escala. Não sei mesmo onde estaria com a cabeça, ao escrever 32.
    Muito obrigado pois pelo reparo, que agradeço sinceramente e que corrigirei de imediato.
    Quanto às rotações do motor, por mais que tenha procurado, não encontrei referências em lado nenhum e como não tenho como fazer tal medição, parto do princípio que estará dentro do seu habitual. Mas se de facto tem bastante mais, poderá ser então uma base próxima do anterior RX91 (Lancia Delta) que atingiam rotações da ordem das 21.500.

    Apenas uma pergunta ao Sr. Garcia.
    Não é jornalista e vive em Guimarães?

    Muito obrigado a ambos pela correcção e também pelo elogio.

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  5. Boas,
    não tem que agradecer mas, sim nós pelo seu excelente blogue...continue que tem na certeza bastantes adeptos...
    ...das rotações ainda não consegui ler nada oficial mas, pela m/experiencia em motores da SCX não tenho dúvidas que não deve fugir muito das rpm mencionadas...não sou jornalista e, vivo actualmente no concelho de Tomar.
    Cumprimentos

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  6. Muito obrigado pelos esclarecimentos Sr. Garcia.

    Ainda que este Blog possa ter a sua importância no universo Slotista, é também sempre agradável para quem escreve, receber a constactação de agrado desse lado. Pelo facto, os meus agradecimentos uma vez mais, que obrigatóriamente terei que os fazer.

    Os meus sinceros cumprimentos

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