domingo, 26 de fevereiro de 2012

Uns para coleção, outros para competição ....

O Audi R18 TDI foi já alvo de edição por parte de dois grandes fabricantes de Slot, a saber, a NSR  e a Le Mans Miniatures. Embora ambos dedicados ao mundo do Slot, o espírito de abordagem dos seus conceitos, diverge em toda a linha. E se a NSR privilegia o grande desempenho das suas máquinas em pista e sempre com grande aposta  no mais alto rendimento possível, a Le Mans Miniatures, prima pela excelência das suas reproduções, ao ponto de acabar mesmo por baralhar os conceitos dos próprios praticantes. Serão modelos de Slot, ou apenas belas máquinas de exposição? E enquanto a máquina da Slot.It não chega e que supomos venha a ocupar um lugar a meio caminho entre estes dois gigantes, se bem com maior pendência para o lado da NSR, comparemos em termos visuais estes dois modelos.
 Vistos de frente, é notória a diferença de alturas entre o cockpit de ambos. Em cima, no modelo de resina francês, uma capota com maior realismo apesar de mais alta. A NSR, apostando na vantagem de um modelo mais baixo como forma de garantir um desempenho mais eficaz, deformou-a de forma substancial. A interpretação dos faróis entre ambos, também reflete resultados de significativa diferença.

Na traseira, onde se fazem notar as disparidades mais significativas, situa-se mais ao nível inferior, a que faz já parte do chassis.Na zona da carroçaria, o resultado é bem mais próximo.

 Pensado para a competição, o Audi italiano não demonstra o mesmo realismo e esplendor que o Audi da Le Mans Miniatures reflete. Este, uma verdadeira peça de coleção, enquanto o R18 da NSR, vai ser uma verdadeira dor de cabeça para a concorrência.

 Embora dotado de mecânica do fabricante Slot.It, um chassis cujo patilhão se situa numa posição anterior ao eixo frontal, não deve conferir aptidões minimamente competitivas, ao modelo da Le Mans Miniatures.
Aguardemos agora pelo Audi da Slot.It, para ver até que ponto se irá situar a fasquia das performances.