A Feira de Nuremberga serve na grande maioria das vezes para que os fabricantes anunciem as suas intenções para os próximos 12 meses seguintes e por parte da Thunderslot, a novidade absoluta prende-se com o anúncio da edição do MacLaren M6B, um modelo que militou nos campeonatos Can-Am em 1968. Tendo já nós percebido a real eficácia das suas criações no âmbito da competição e por paralelismo com o McLaren de produção Slot.It, poderemos acreditar que venha aí mais uma máquina bombástica. Para já, anunciam-se duas decorações para este mesmo bólide.
Quanto à continuidade dos modelos em produção, anunciam-se também mais duas versões para o já conhecido Lola T70 MKIIIB Spyder, também eles protagonistas dos campeonatos Can-Am.
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quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018
Policar em Nuremberga
O ressurgimento da Policar começa a arrastar consigo um infindável rol de belíssimas notícias. A primeira foi o já anunciado ressurgimento das pistas. E em Nuremberga pôde já ver-se as mesmas, ainda que em fase de protótipo, mas com a certeza do seu ressurgimento em forma definitiva ainda durante o corrente ano.
A segunda grande notícia, é que disporemos finalmente dos Ferrari 412P e 330 P4 de forma não exclusiva para as estantes, mas devotado e capacitado para a competição ao mais alto nível. Adivinha-se um infindável número de "Ferraristas" a esfregar as mãos, mas com razão, diga-se.
A terceira bela notícia prende-se com a política de começarem a dedicar-se também à produção dos F1 modernos, algo que começava já a parecer uma miragem. E de certo não faltarão adeptos para esta quase extinta classe dentro da modalidade slot car.
Por último, e aqui estou em crer tratarem-se de séries pensadas na optimização de custos e racionalmente produzidos a custos mais reduzidos, surge a notícia da produção do Toyota GT86, encontrando-se já numa fase bastante adiantada de produção, tratando-se de um modelo que desconhecia em absoluto, mas que ao que parece é bastante popular e reparte a carroçaria também com a Subaru, o que permitirá a exploração ao máximo em termos de decorações de um só modelo.
Mas em Nuremberga mostrou-se já um pouco de tudo isto e poderá observar uma breve entrevista com Maurizio Ferrari no link que abaixo se expôe.
https://www.facebook.com/1419812524899419/videos/2132019377012060/quarta-feira, 31 de janeiro de 2018
O segundo March 701
Felizmente que a Policar tem feito crescer esta preciosa linha dos F1 Clássicos. Esta autêntica linha de pérolas de colecção iniciou-se com o Lotus 72 e a continuidade surgiu na forma do também interessante March 701. E depois do modelo de estreia sob as côres da "STP", chegou a vez do icónico March inscrito por Ken Tyrrell e pilotado por esse incontornável Jackie Stewart.
Para além da côr, as diferenças acontecem em torno do piloto, já que neste March azul o pára-brisas sofre um prolongamento para a retaguarda, acabando mesmo por formar um pequeno encosto de cabeça. Os retrovisores tomam novo posicionamento, tendo recuado relativamente à versão original da própria March.
Nestas duas fotografias, percebe-se a alteração acontecida ao nível do cockpit.
Agora, venham lá os March 711, ........... e o Ferrari.....
Para além da côr, as diferenças acontecem em torno do piloto, já que neste March azul o pára-brisas sofre um prolongamento para a retaguarda, acabando mesmo por formar um pequeno encosto de cabeça. Os retrovisores tomam novo posicionamento, tendo recuado relativamente à versão original da própria March.
Nestas duas fotografias, percebe-se a alteração acontecida ao nível do cockpit.
Agora, venham lá os March 711, ........... e o Ferrari.....
O novo Opel Calibra da Slot.It
E o que nos trás este de novo? Na verdade o mais importante mesmo será a versão em si que se distingue da da primeira edição, sobretudo pela diferença de côr e dos patrocinadores. Mas obrigou esta a uma modificação de molde, pois ainda que ligeiras, existem diferenças.
Na traseira, a versão amarela recebe uma terceira lâmina vertical nos difusores ao nível do chassis, quando anteriormente existiam apenas duas. Mas não implicou este pormenor um chassis novo, já que repartem o mesmo, só que já se encontrava preparado para receber este suplementar difusor que surge agora.
A parte frontal apresenta agora um novo formato de entradas de ar para os radiadores, tendo-se reduzido as três iniciais a uma só, à largura, mas também mais baixa, surgindo também no local da suposta matrícula, uma suplementar estreita entrada de ar. Os retrovisores são também agora de novo formato.
Por cima dos alargamentos da carroçaria das rodas traseiras, existem agora também, novas entradas de ar, coisa que proporciona um novo visual aos alargamentos originais.
Por que caminhos se anda a meter a Slot.It?
Surpreende-nos a Slot.It com o anúncio da edição de um modelo da categoria GT3. Nem mais nem menos do que o Maserati GranTurismo GT3, um modelo de pouca história na competição automóvel, para além do troféu mono-marca em que alinhou.
De linhas belas e elegantes, será no entanto que o posicionará este fabricante no mesmo patamar competitivo do que uma Black Arrow e até uma Sideways conseguiram com os seus fantásticos Lamborghini? Em termos de maqueta estará por certo a anos luz, já que os moldes da Slot.It têm vindo a caminhar de mal a pior. Fará então sentido que a Slot.It se queira intrometer em terrenos por demais escorregadios? É que ainda por cima, não se trata também de um modelo que cative multidões. E na realidade, encontramo-nos também perante um modelo cujos resultados desportivos se encontram muito para além do estrelato. Bom, haverá então razões para que a Slot.It o faça chegar até nós e logo como modelo de estreia para si, na Categoria GT3?
Tem uma vantagem, poucos fabricantes se lembrarão de lhe fazer concorrência....
De linhas belas e elegantes, será no entanto que o posicionará este fabricante no mesmo patamar competitivo do que uma Black Arrow e até uma Sideways conseguiram com os seus fantásticos Lamborghini? Em termos de maqueta estará por certo a anos luz, já que os moldes da Slot.It têm vindo a caminhar de mal a pior. Fará então sentido que a Slot.It se queira intrometer em terrenos por demais escorregadios? É que ainda por cima, não se trata também de um modelo que cative multidões. E na realidade, encontramo-nos também perante um modelo cujos resultados desportivos se encontram muito para além do estrelato. Bom, haverá então razões para que a Slot.It o faça chegar até nós e logo como modelo de estreia para si, na Categoria GT3?
Tem uma vantagem, poucos fabricantes se lembrarão de lhe fazer concorrência....
terça-feira, 30 de janeiro de 2018
Revo Slot - As novidades para 2018
Depois de bem acolhidos os Porsche da Revo Slot entre os aficionados, uma marca que surgiu apenas no ano passado, anunciam para o corrente ano, alguns modelos de grande interesse. Mas para além disso, preparam-se também novas versões dos Porsche 911 RSR.
Tanto o Toyota GT One como o Ferrar 333, são dois modelos que não deixarão muita margem de tempo para pensar se os quereremos ou não.
Mas na lista de edições surgem mais modelos e entre eles, Panoz e Dodge Viper, sendo que este último será mesmo o próximo lançamento.
Mas também o Mercedes CLK e Toyota Supra se encontram contemplados para chegar até nós.
Ao que parece, esta recente marca teve êxito suficiente com as suas primeiras edições, o que os catapulta para ambiciosa entrada neste complexo mercado, ao que não será alheia a filosofia em que apostaram, já que os seus chassis metálicos fogem em absoluto dos conceitos da grande maioria dos fabricantes que se dedicam à escala 1/32.
Mas na lista de edições surgem mais modelos e entre eles, Panoz e Dodge Viper, sendo que este último será mesmo o próximo lançamento.
Mas também o Mercedes CLK e Toyota Supra se encontram contemplados para chegar até nós.
Ao que parece, esta recente marca teve êxito suficiente com as suas primeiras edições, o que os catapulta para ambiciosa entrada neste complexo mercado, ao que não será alheia a filosofia em que apostaram, já que os seus chassis metálicos fogem em absoluto dos conceitos da grande maioria dos fabricantes que se dedicam à escala 1/32.
segunda-feira, 29 de janeiro de 2018
Sideways, mais um Capri.
A Sideways disponibiliza a partir desta semana, mais um Ford Capri de Gr. 5.
Engrossa assim a já extensa linha destes modelos produzidos por este fabricante francês.
Em baixo, seguem imagens dos anteriormente editados
BRM - Fiat 600 Abart, é o senhor que se segue...
Estas duas imagens, são referentes a mais duas das quatro versões anunciadas.
E como já há quem esteja em pulgas, vamos lá, apressem isso....
Preparam-se já novos campeonatos
Estando o campeonato de Grupo C integrado e calendarizado nas iniciativas do Clube Slot do Minho a chegar ao fim, aprontam-se já as novas montadas para o campeonato que se avizinha.
Trata-se do GT Open que tal como o nome indica, será aberto aos vários modelos e de variados fabricantes, que se integrem no espírito dos modelos GT. Havendo já um extenso e bem variado leque em oferta no mercado, os pilotos poderão ter que se defrontar com a dificuldade de escolha, mas certo é que há já quem muito bem saiba naquilo que irá apostar.
E quase em paralelo e agendado para 9 de Fevereiro, está também o início de um curioso campeonato, o "Open Friday". Destina-se este a equipas de dois pilotos, em que um deles fará parte do rol de habitués nos campeonatos, mas o segundo será obrigatóriamente, ou estreante, ou que esteja à muito afastado destas lides. Os modelos são pertença do clube e todos preparados segundo o mesmo critério. Estarão fixos em cada calha cabendo a rotatividade apenas aos pilotos.
Trata-se de uma original iniciativa que esperamos traga alguma animosidade aos novatos.
domingo, 28 de janeiro de 2018
II Campeonato Slot Car Luso Galaico 2018 - Abertura no Clube Slot do Minho
Foi nas instalações do Clube Slot do Minho em Braga, que se deu o arranque da segunda edição do Campeonato Slot Car Luso Galaico, uma iniciativa que reúne seis clubes, sendo que quatro deles de Espanha e dois de Portugal, a saber, Slot Baixo Miño, Mangallo Slot, Slot digital Rias Baixas, Rias Baixas Slot, Clube Slot do Minho e Guimarães Slot Clube.
O formato desta iniciativa desdobra-se em dois distintos campeonatos, arrastando por isso uma considerável caravana de pilotos, sendo que as manhãs de sábado recebem participações individuais em modelos clássicos e as tardes destinam-se a equipas formadas por dois a três elementos, sendo os fantásticos modelos de Grupo C, os protagonistas da segunda metade do dia.
E depois dos habituais períodos destinados aos treinos livres, os modelos rumaram ao parque fechado, seguindo-se-lhes a primeira das batalhas, a disputa pela pole position. Os quatro primeiros melhores registos acabariam naturalmente por pertencer a elementos da casa, seguindo-se-lhes Alfonso Mouriño, um habitué destas paixões e com inúmeras participações pelo nosso país.
Depois foi hora de devotar todos os dotes à luta em pista, demonstrando o melhor de todos os saberes em cada ponto do traçado por parte de cada concorrente, tentando fazer a diferença sobre cada um dos adversários que se fizerem presentes e com as mesma legítimas intenções.
Com uma grelha de variadíssimos modelos e de distintos fabricantes, parece contudo ter vindo ao de cima uma clara supremacia do modelo McLaren do fabricante Slot.It, mas sempre com o Matra do mesmo fabricante, a espreitar.
Houve um claro e natural favoritismo dos elementos da casa, vindo mesmo a conquistar as quatro primeiras posições da classificação geral. Diogo Matos fazia as honras de primeiro elemento externo ao conquistar a quinta posição, sendo Alfonso Mouriño na oitava posição, o primeiro espanhol, numa lista de participantes em que se registaram vinte e três competidores.
A organização atingiu o ponto da excelência a todos os níveis, proporcionando um regular decorrer dos acontecimentos, conforme a regulamentação o exige.
Mas porque se tinha um sábado pleno de actividade, os horários tornam-se apertados e poucos pontos mortos se permitem e por tal razão, tratou-se de imediato de pôr em movimentos elementos e máquinas para a longa tarde que se aprontava.
Organização a postos, era tempo de receber as máquinas para as verificações técnicas.
Enquanto isso, os menos familiarizados com esta pista aproveitavam todas as oportunidades para adaptar o dedo ao traçado.
Outros, ultimavam as preparações....
Qualificação - Pilotos e máquinas
Cumprida a primeira das etapas, o lugar seguinte era a grelha de partida. Com um total de onze equipas em presença, era necessário como habitualmente, recorrer-se ao método das calhas virtuais, servindo-se os elementos desse intervalo entre a saída e a nova entrada, para retemperar energias.
Entretanto era hora de cada um desempenhar o melhor possível a tarefa para o qual se havia proposto.
A equipa do GT Team / ART #2 era o primeiro comandante desta pequena maratona, mas havia quem não a quisesse deixar descansada e os bons desempenhos começavam a surgir.
Slot Test e GT Team / ART #3 começavam disso a dar plenas indicações, acabando por assumir as duas primeiras posições.
Mas a prova ía decorrendo e os primeiros comandantes íam decaíndo, ao mesmo tempo que se começavam a cimentar no topo da tabela as equipas do GT Team / ART #1 e do Clube Slot do Minho, acabando mesmo estas duas ultimas formações, ambas equipas caseiras, por ocupar as duas primeiras posições, numa prova em que o team vencedor provou ter andamento superior aos demais e onde as equipas de fora acabariam por sofrer do desconhecimento do traçado. Não virá daqui mal maior, pois esta situação repetir-se-à em cada um dos clubes por onde a caravana terá de passar. E é no final que as contas se farão.
No final houve tempo para o alinhamento das máquinas presentes e também para uma bela sessão de fotografias.
Prevaleceu tal como anteriormente, a excelência do convívio proporcionado entre os elementos das equipas.
Quanto ao presidente do clube, parece ter ficado também satisfeito.
E no final a fotografia para a posteridade, onde não queremos deixar aqui registado o apreço pela sã camaradagem proporcionada não só pelos forasteiros portugueses, mas também por "nuestros hermanos".
O formato desta iniciativa desdobra-se em dois distintos campeonatos, arrastando por isso uma considerável caravana de pilotos, sendo que as manhãs de sábado recebem participações individuais em modelos clássicos e as tardes destinam-se a equipas formadas por dois a três elementos, sendo os fantásticos modelos de Grupo C, os protagonistas da segunda metade do dia.
E depois dos habituais períodos destinados aos treinos livres, os modelos rumaram ao parque fechado, seguindo-se-lhes a primeira das batalhas, a disputa pela pole position. Os quatro primeiros melhores registos acabariam naturalmente por pertencer a elementos da casa, seguindo-se-lhes Alfonso Mouriño, um habitué destas paixões e com inúmeras participações pelo nosso país.
Depois foi hora de devotar todos os dotes à luta em pista, demonstrando o melhor de todos os saberes em cada ponto do traçado por parte de cada concorrente, tentando fazer a diferença sobre cada um dos adversários que se fizerem presentes e com as mesma legítimas intenções.
Com uma grelha de variadíssimos modelos e de distintos fabricantes, parece contudo ter vindo ao de cima uma clara supremacia do modelo McLaren do fabricante Slot.It, mas sempre com o Matra do mesmo fabricante, a espreitar.
Houve um claro e natural favoritismo dos elementos da casa, vindo mesmo a conquistar as quatro primeiras posições da classificação geral. Diogo Matos fazia as honras de primeiro elemento externo ao conquistar a quinta posição, sendo Alfonso Mouriño na oitava posição, o primeiro espanhol, numa lista de participantes em que se registaram vinte e três competidores.
A organização atingiu o ponto da excelência a todos os níveis, proporcionando um regular decorrer dos acontecimentos, conforme a regulamentação o exige.
Tabela da Classificação Geral - Clássicos Sport Protótipos
Mas porque se tinha um sábado pleno de actividade, os horários tornam-se apertados e poucos pontos mortos se permitem e por tal razão, tratou-se de imediato de pôr em movimentos elementos e máquinas para a longa tarde que se aprontava.
Organização a postos, era tempo de receber as máquinas para as verificações técnicas.
Enquanto isso, os menos familiarizados com esta pista aproveitavam todas as oportunidades para adaptar o dedo ao traçado.
Outros, ultimavam as preparações....
O Parque fechado
Até que chegou a hora da qualificação, que ditaria a ordem de escolha das calhas.Cumprida a primeira das etapas, o lugar seguinte era a grelha de partida. Com um total de onze equipas em presença, era necessário como habitualmente, recorrer-se ao método das calhas virtuais, servindo-se os elementos desse intervalo entre a saída e a nova entrada, para retemperar energias.
Entretanto era hora de cada um desempenhar o melhor possível a tarefa para o qual se havia proposto.
A equipa do GT Team / ART #2 era o primeiro comandante desta pequena maratona, mas havia quem não a quisesse deixar descansada e os bons desempenhos começavam a surgir.
Slot Test e GT Team / ART #3 começavam disso a dar plenas indicações, acabando por assumir as duas primeiras posições.
Mas a prova ía decorrendo e os primeiros comandantes íam decaíndo, ao mesmo tempo que se começavam a cimentar no topo da tabela as equipas do GT Team / ART #1 e do Clube Slot do Minho, acabando mesmo estas duas ultimas formações, ambas equipas caseiras, por ocupar as duas primeiras posições, numa prova em que o team vencedor provou ter andamento superior aos demais e onde as equipas de fora acabariam por sofrer do desconhecimento do traçado. Não virá daqui mal maior, pois esta situação repetir-se-à em cada um dos clubes por onde a caravana terá de passar. E é no final que as contas se farão.
No final houve tempo para o alinhamento das máquinas presentes e também para uma bela sessão de fotografias.
Prevaleceu tal como anteriormente, a excelência do convívio proporcionado entre os elementos das equipas.
Quanto ao presidente do clube, parece ter ficado também satisfeito.
E no final a fotografia para a posteridade, onde não queremos deixar aqui registado o apreço pela sã camaradagem proporcionada não só pelos forasteiros portugueses, mas também por "nuestros hermanos".
Tabela Classificação Final - Grupo C
Agora venha a próxima, e viva Rias Baixas Slot...dia 24 de Fevereiro...
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