sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Para breve - Revoslot

Anuncia-se para breve a mais recente criação do fabricante Revoslot. Trata-se do Chevrolet Corvette C5R, um modelo que conseguiu sempre registos de relevo nas competições onde se viu envolvido. Para já mostram-se três versões, duas delas oficiais, mas acabarão por surgir mais tarde, novas decorações. 














quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Ainda os Matra-Simca da Slot.It

O ano de 1972 viu a Matra inscrever os seus carros oficiais nas 24 Horas de Le Mans, três deles na sua última evolução MS670, com os numeros 12, 14 e 15 e ainda um quarto membro, na sua versão da época transacta, MS660C, com o número 16.Se é certo que veremos por parte da Slot.It os três primeiros, o quarto elemento será provável que não o cheguemos a vêr nunca, nas produções deste fabricante italiano. Mas dentro da série MS670 existem ainda como participantes de Le Mans naquele ano, duas distintas carroçarias. Os modelos 12 (azul/branco) que acabaria por ser o primeiro desistente à segunda hora com problemas de motor e o 14 (azul/amarelo) que completaria aquela clássica no segundo lugar, surgem em versão cauda longa, determinado pelo prolongamento dos guarda lama traseiros que ostentam ainda duas grandes derivas verticais e um pequeno aileron que se situa posicionado centralmente, mas logo após o término do capô-motor, o que acontece pouco após o alinhamento com o eixo traseiro.

Mas o terceiro elemento desta série, com o número 15 (azul/verde), surgia com um capô-motor na sua versão curta, definido por uma quebra abrupta dos guarda-lama traseiros, logo após as rodas. O pequeno aileron assentava no interior dos guarda-lama, que se encontram ligeiramente elevados relativamente à parte central  desse mesmo capô-motor. E este, é a versão  que a Slot.It se escusou para já de nos mostrar, representando o modelo vencedor desta edição de Le Mans. Por esta razão, será quase certo que acabemos por vê-lo editado nas suas séries especiais e limitadas, apresentados em caixas de cartão.Preferiu antes disponibilizar imagens desta mesma versão curta, mas onde a interpretação do aileron se subjuga a outras leis da aerodinâmica, muito embora as linhas do capô-motor se mantenham inalteradas. Aqui, o aileron aproveita toda a largura da carroçaria,  existindo ainda um apoio central para o mesmo. Mas esta versão não teve participação na resistência francesa e apresenta como curiosidade, parte das grandes campânulas dos faróis pintadas de azul e em forma de olho, recebendo na parte superior os logótipos da "Sev Marchal", uma vez que dispensa os faróis duplos de cada lado, dada a natureza da prova em que terá participado, tendo-se por isso suprimido os dois que se encontram posicionados superiormente.
 

O quarto participante era então a versão MS660B adaptada a algumas evoluções, cuja carroçaria mostra uma frente com clara divergência face à mais recente evolução. Repartiu contudo o capô-motor da série MS670, mas não surge a tomada de ar de respiro do motor, tendo participado com o numero 16 (azul/vermelho) e recebido a designação MS660C. Referir que não terá concluído a prova, tendo sido o último desistente à vigésima terceira hora, quando a transmissão acabou por ceder ao esforço.

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Eis uma novidade excelente - Slot.It

Eis o membro que faltava da Matra. A Slot.It acaba de nos brindar com a noticia de que nos fará chegar a versão 670 da Matra, aquela que levou a melhor perante a feroz concorrência de Le Mans, em 1972.Ainda que nos sejam mostradas as versões  cauda longa e cauda curta mas de aileron largo, anuncia-se também o mais importante de todos, ou seja, o cauda curta de aileron estreito, afinal, aquele que venceu a edição de 1972 da clássica francesa. Ficará assim fechado o capítulo dos vencedores de Le Mans ligados à Matra,  por parte deste fabricante. Vamos vêr é em que tom de azul virá desta vez!E os praticantes também muito agradecerão certamente, porque se a versão cauda longa que já nos foi disponibilizado e referente ao ano de 1974 já se mostrou um belo elemento em competição, o que esperar deste cauda curta que está para vir?

Mitsubishi EVO VI - Scaleauto

A Scaleauto mostrou já os primeiros testes de decoração sobre o seu Mitsubishi Lancer EVO VI e corresponde à participação deste modelo no rali da Catalunha de 1999, sendo o número 1 o pertencente a Tommi Mäkinen e o 2 a Freddy Loix.Mostram-se interessantes, com uma reprodução convincente e a Scaleauto deposita nele grandes esperanças de que se venha a tornar numa estrela à escala 1/32.Talvez algo exagerado na largura das suas vias, ficaremos a aguardar se será mesmo uma necessidade, ou se pelo contrário, se trata apenas de uma questão de markting para nos mostrar o quanto brutal poderão ser no campo de batalha.Imaginamos a expectativa gerada em torno desta nova criação, por parte dos inumeros apaixonados pela vertente dos ralis, na modalidade slot car.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Sideways e o M4

Sideways trabalha na próxima máquina de Munique, o BMW M4 GT3. Depois do M6, a versão M4 encontra-se também em fase de testes e desenvolvimento.
Não deverá tardar o tempo em que poderemos competir com a máquina mais recente da BMW, da categoria GT3.

domingo, 10 de setembro de 2023

Ferrari 412P - Policar

Para breve, é o que anuncia a Policar para a edição de mais uma referência a fazer chegar ao mercado. Trata-se do Ferrari 412P participante na edição de 1967 das 24 Horas de Le Mans, pilotado pelo carismático Pedro Rodriguez e Giancarlo Baghetti, não tendo terminado essa edição da prova.

Inscrito pela North American Racing Team (NART), ostentava as côres definidas para as equipas norte americanas, ou seja, o branco com uma faixa azul. Infelizmente, este Ferrari acabaria por vêr o seu motor V12 de 4,0L entregar a alma ao criador, ao fim de 144 voltas.

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Bugatti T57S - Le Mans Miniatures

A Le Mans Miniatures propôe-nos agora dois grandes protagonistas da historia do automobilismo, à escala 1/32.

Tratam-se dos Bugatti T57S inscritos no Grande Premio AFC de 1937 e com os quais Ettore Bugatti queria participar, mas infelizmente, isso não viria a acontecer.A organização acabaria por estragar a festa a este construtor que havia conseguido as duas primeiras posições da grelha de partida, retirando-lhes os tempos, uma vez que Wimille tinha ido para a pista sem que o seu carro tivesse chegado a ser verificado. Essa decisão levaria Ettore Bugatti a retirar os dois T57S da prova, tendo assim essa edição da prova registado a ausência deste construtor.

A Le Mans Miniatures acaba por editar esses dois ausentes com os números 14 e 16, dotados da representação dos pilotos, diferentes. Assim, o Bugatti com o dorsal 14 tem como piloto representado, o próprio Ettore Bugatti, enquando no 16, é Wimille que se senta ao volante.
O fabricante disponibiliza ambos os modelos a partir da primeira semana de Setembro, cabendo respectivamente aos modelos 14 e 16, as referências LM132099M14 e LM32099M16.

A terceira, pertenceu à Pennzoil - Sidewais

Depois da versão  "Castrol", a Sideways recriou o Nissan Skyline de Grupo 5, dedicado ao reconhecimento da "Pennzoil" pela sua já longínqua ligação ao desporto automóvel. 
E de todas as já conhecidas associadas a este modelo, talvez se assuma como uma das que melhor resulte estéticamente. 
A já natural brutalidade deste modelo, acaba por se mostrar mais agressiva ainda, proporcionada pelas côres claras deste patrocinador, ao fazer realçar a totalidade das suas linhas.
Não sei se alguém conseguirá ficar indiferente ao resultado desta bem conseguida associação. 

Bmw M6 GT3 - Sideways


Depois do brutal M6 da BMW em versão GT3 de apresentação e da sempre interessante decoração da "Jägermeister", a Sideways dedicou a sua atenção ao vencedor das 24 Horas de Spa de 2018.
Decorado com as côres de guerra da marca mas dotado de nova filosofia decorativa, aposta agora numa nova distribuição de côres, bem como na mistura de côres brilhantes com foscas.
Parte dos logótipos encontram-se ocultos, tornando-se possível a remoção de uma película para que os mesmos se mostrem a descoberto.
Esta máquina editada com a referência SWCAR03C, encontra-se mecânicamente equipada de acordo com as habituais referências deste fabricante, para os seus modelos de série. 

Quanto à sua carroçaria, não mostra qualquer novidade relativamente à versão de apresentação.